Blog Anderson de Jesus
Vaguinho reúne entidades em roda de conversas e ouve demandas da cultura em Criciúma

Com objetivo de ouvir das entidades culturais de Criciúma os seus principais pleitos, o candidato a prefeito Vaguinho Espíndola (PSD), juntamente com o seu candidato a vice Salésio Lima, reuniu representantes das instituições em uma roda de conversas na noite desta terça-feira, 17. Na oportunidade, Vaguinho explanou as ações já previstas no Plano de Governo para o segmento e escutou as demandas elencadas.
Para Vaguinho, o momento serviu para que a chapa da coligação “Criciúma Acima de Tudo” fizesse o que mais tem feito nos últimos dias: ouvir. “E este ouvir precisa ser exercitado todos os dias e com todos os seguimentos da sociedade. Um ouvir com o coração, com sensibilidade, para realmente sentir os anseios dos segmentos importantes em Criciúma, como a cultura. Precisamos fazer com que todas as demonstrações culturais ganhem a visibilidade que merecem, e reconhecemos que ainda temos muito a evoluir. Por isso, nos colocamos à disposição para ouvir e aprender com essas entidades, que muito já fazem, às vezes com menos do que merecem”, avalia.
Participaram do encontro, representantes da Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul, da Associação Dança Criciúma, da Casa do Hiphop Florescer, do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma, do Conselho de Turismo de Criciúma, da Sociedade da Etnia Polonesa de Criciúma, do Grupo de Encenação Histórica Monte Castelo, do Coral Show Criança Feliz, bem como dos demais corais da região.
“Foi muito importante termos ouvido dos principais envolvidos com o setor, o sentimento real de quem vive todos os dias a Cultura em nossa cidade. Saímos dessa conversa com ainda mais certeza de que podemos fazer mais pelo segmento e que estamos dispostos a trabalhar por melhorar a realidade de todos”, completa o candidato a vice-prefeito.
Propostas do Plano de Governo
Entre as propostas elencadas por Vaguinho para a Cultura, já descritas no Plano de Governo da chapa, estão o fortalecimento dos espaços de demonstrações culturais vivas, principalmente nos parques; o estabelecimento de oficinas culturais nas comunidades; e a garantia de autonomia financeira para a Fundação Cultural de Criciúma. “Também me comprometo a depositar o Fundo Municipal da Cultura na íntegra e trabalhar pela publicação de novos editais de incentivo. Sempre com um olhar sensível para as demandas das comunidades e para construir junto com os atores e com as entidades um futuro melhor para a Cultura do nosso município”, completa Vaguinho.
Pleitos das Entidades
Seguindo em muitos pontos as propostas já apresentadas por Vaguinho e Salésio, o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Criciúma entregou uma carta aberta aos candidatos, em nome de todas as entidades, citando os principais pleitos do setor atualmente. Vaguinho se comprometeu a atuar em conjunto com as entidades, buscando soluções reais e efetivas para as principais demandas de todas as instituições.
Texto e foto – Assessoria do Candidato

Blog Anderson de Jesus
Câmara vai criar Medalha Zefiro Giassi para homenagear empresários de Içara

Começa a tramitar hoje na Câmara de Içara um projeto de resolução que cria uma comenda do mérito empresarial na cidade. A proposta é do presidente do Legislativo, vereador Eduardo Duca Zatta.
Segundo ele a proposta vai reconhecer todos os anos os empreendedores que são destaque no município e em contrapartida reconhecer um dos maiores nomes do setor empresarial de Santa Catarina.
“É um projeto de resolução de minha autoria. Pela proposta, todo mês de maio cada vereador vai escolher um empreendedor da cidade para ser homenageado com a Medalha Mérito Empresarial Zefiro Giassi. É um reconhecimento aos nossos empreendedores e uma homenagem a memória do seu Zefiro”, justifica.

Blog Anderson de Jesus
Cooperaliança da início na obra de implantação da terceira subestação

Equipes da Cooperaliança estão realizando os primeiros movimentos para a implantação da terceira subestação da empresa. A obra será realizada na comunidade de Sanga Funda. O investimento é de R$ 7 milhões e a projeção feita pelo presidente Reginaldo de Jesus é de que o sistema entre em operação no ano que vem.
“Estamos iniciando toda parte civil e de barramentos e estruturas diversas. Mas é preciso lembrar que a obra só será finalizada com a chegada do transformador. Esse equipamento tem prazo de 12 meses para ser entregue então a previsão é que o início da operação ocorra no ano que vem”, adianta.
Segundo Dede, o investimento é justificado pelo crescimento constante na demanda. O presidente da Cooperativa lembra que também já há a projeção de uma quarta subestação. “a demanda de energia da Cooperaliança no verão tem ultrapassado as previsões e é responsabilidade nossa não correr riscos por falta de capacidade de distribuição de energia em nossa concessão. Depois dessa já há projeto de uma quarta unidade na Vila São José. O investimento está projetado para 2029”, adianta

Blog Anderson de Jesus
Setor supermercadista sofre com carência de mão de obra

Setor supermercadista tem sofrido com a falta de mão de obra. Segundo Neném do Abimar um dos motivos é a abertura dos estabelecimentos ao domingo. “Eu não culpo as pessoas. Se elas podem trabalhar em uma atividade em que no domingo podem estar com a família porque vão para os supermercados. Acho que está na hora dos empresários do setor sentarem e estabelecerem que o domingo é dia de ficar com a família. As pessoas até podem dizer que é mais fácil comprar no domingo, mas o domingo é o melhor dia para aproveitar a família. Temos que repensar isso ou não teremos mais mão de obra”, aponta
Em entrevista que concedeu a Rádio Cidade em Dia, Neném também falou da Páscoa. Ele admitiu que a inflação dos alimentos tem pesado no bolso do consumidor, mas ainda assim acredita em uma boa páscoa. “As pessoas estão comprando, com mais cuidado, mas estão comprando”. Neném também falou sobre os preços elevados de alguns itens. “Olha isso é assim desde o descobrimento do Brasil. Se o clima não ajudar o produto vai ficar mais caro. Se estiver mais interessante vender para fora é isso que vai ser feito e o produto também vai ficar mais caro. Então quanto a isso não podemos adotar a hipocrisia porque isso não é novidade e sempre foi assim”

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades