Geral
Centro Madre Teresa está com quase 98% das obras concluídas
Uma obra grandiosa que irá impactar efetivamente na saúde e no cuidado das pessoas de toda a região. O Centro Madre Teresa de Jesus Gerhardinger, novo bloco do Hospital São José de Criciúma, está na fase final de suas obras, com quase 98% concluídas, e irá representar um avanço significativo na saúde, tecnologia, humanização e bem-estar da comunidade. Para celebrar o Dia do Hospital, lembrado em 2 de julho, esta é uma grande conquista para toda a região.
“A obra segue em ritmo intenso, hoje contamos com um efetivo médio de 70 colaboradores atuando sobretudo nas áreas externas e setor D (recepção), que são os setores impactados pelo antigo ginásio, e que, portanto, somente puderam evoluir após a demolição, liberada no início deste ano. Nas últimas semanas, a continuidade dos serviços nessas áreas foi interrompida, visto que algumas equipes e fornecedores foram severamente atingidos pela tragédia climática no Rio Grande do Sul, afetando diretamente o cronograma destes setores, levando sua conclusão para julho de 2024”, explica o engenheiro da Tedesco, construtora responsável pela obra, Rafael F. Fritzen.
Por outro lado, se as obras na parte externa foram impactadas pelas chuvas no último mês, todas as utilidades do prédio já estão instaladas e funcionando, em fase de comissionamento, e os pavimentos térreo, 1, 2, 3 e 4 já se encontram concluídos.
“O primeiro pavimento já está finalizado, terceiro e quarto já finalizados também. No térreo já está com a ocupação definitiva, com as áreas administrativas e direção. O pavimento 1 e 3 está na fase de mobiliário interno e, em check-list final de acabamentos, os pavimentos 2 e 4”, reforça o gerente de manutenção e obras do HSJosé, Ronaldo Agostinho de Freitas.
Os pavimentos subsolo e cobertura, além da casa de máquinas estão em fase de acabamento, com previsão final de conclusão também em julho de 2024.
Espaço pensando em conforto e humanização
O Centro Madre Teresa contará com mais de 17 mil metros quadrados, divididos em nove andares que irão comportar todo o atendimento de quimioterapia, pronto-atendimento adulto e pediátrico, além da emergência; setor administrativo; Internações convênios e particular, Centro de Diagnóstico por Imagem, além do pavimento técnico.
“As pessoas poderão contar com ambientes amplos, modernos e funcionais, agregando conforto e diversidade, distribuídos nos pavimentos entregues nesta fase, além de acessos e fluxos otimizados, aliados a uma arquitetura de traços suaves e objetivos, gerando uma atmosfera leve e serena aos visitantes”, garante o engenheiro Rafael.
Até que os novos espaços sejam oficialmente inaugurados, algumas alterações temporárias de entradas e saídas nas portarias e setores da instituição precisaram ser realizadas. “Sabemos que acaba gerando um certo transtorno momentâneo para quem precisa utilizar o hospital, mas para termos essas melhorias, as alterações foram necessárias. Nossas esquipes estão organizadas para facilitar esse fluxo e auxiliar nas demandas de quem precisa utilizar o HSJosé”, finaliza Ronaldo.
Geral
Cermoful acompanha novas tendências de gestão de pessoas no RH+ COOP
Inteligência artificial, liderança, novas competências profissionais e saúde mental estiveram no centro das discussões do RH+COOP, realizado no Costão do Santinho, em Florianópolis. A Cermoful Energia marcou presença no encontro representada pela analista de Recursos Humanos, Daiane Rocha, que acompanhou uma programação voltada às mudanças no ambiente de trabalho e aos novos desafios da gestão de pessoas.
Para o presidente da Cermoful, Rudy Recco, acompanhar essas transformações também ajuda a trazer novas referências para a rotina da cooperativa. “O jeito de trabalhar está mudando rápido. Surgem novas ferramentas, novas formas de liderar e também uma atenção maior às pessoas. Quando nossa equipe participa de encontros assim, volta com ideias e experiências que podem contribuir para o trabalho feito todos os dias na Cermoful.”
Conforme informações da analista da Cermoful, o primeiro dia começou com um olhar para o futuro das profissões, quando foram abordadas as competências que ganham espaço em uma nova realidade de trabalho. O RH Estratégico e o papel da área na organização e no desenvolvimento das equipes, assim como tecnologia, também foram temas que estiveram em pauta.
Segundo a analista de Recursos Humanos da Cermoful, Daiane Rocha, a programação trouxe conteúdos que dialogam diretamente com os desafios atuais da gestão de pessoas. Entre os destaques, estiveram o impacto da liderança na saúde mental das equipes, abordado por Rafael Takei, além de temas como felicidade, resiliência e bem-estar no ambiente de trabalho.
Para Daiane, o principal resultado da participação está no aprendizado e nas novas referências que o encontro proporciona. “São conteúdos que ampliam nosso olhar e trazem novas ideias para o dia a dia do RH. A gente volta com mais conhecimento, novas referências e possibilidades que podem ser avaliadas e aplicadas de acordo com a realidade da Cermoful e das nossas equipes”, afirma.
Geral
MPSC apura possível discriminação em faixas exibidas no desfile de 7 de Setembro em Içara
Procedimento investiga mensagens sobre orientação sexual, identidade de gênero e modelos familiares apresentadas durante evento cívico
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou uma Notícia de Fato para apurar uma denúncia relacionada a faixas exibidas durante o desfile cívico de 7 de Setembro, em Içara. O caso envolve mensagens sobre orientação sexual, identidade de gênero e modelos familiares que, segundo a denúncia, poderiam apresentar conteúdo discriminatório contra pessoas LGBTQIA+.
A manifestação chegou ao MPSC por meio eletrônico e relata a participação de uma entidade religiosa no evento municipal com faixas contendo mensagens de caráter religioso e posicionamentos sobre família, casamento e gênero.
Entre as frases apontadas na denúncia estão referências à defesa do casamento heterossexual e monogâmico, à chamada família tradicional e manifestações contrárias à chamada “ideologia de gênero”.
MPSC solicita informações à Prefeitura
Ao instaurar o procedimento, a Promotora de Justiça Rafaela Mozzaquattro Machado considerou que os fatos podem envolver a proteção de direitos fundamentais e o combate à discriminação, com possível repercussão sobre interesses difusos e coletivos.
A partir disso, o Ministério Público determinou a realização de diligências para esclarecer as circunstâncias da participação da entidade no desfile.
A Prefeitura de Içara foi notificada para apresentar, no prazo de 10 dias, informações sobre a participação da entidade religiosa no evento, além de documentos e eventuais registros oficiais relacionados ao desfile.
O MPSC também solicitou uma cópia do formulário utilizado pela entidade para solicitar participação no evento e informações sobre o setor ou servidor municipal responsável pelo recebimento e controle dessa documentação.
A instauração da Notícia de Fato não representa conclusão sobre a existência de discriminação. O procedimento tem como objetivo reunir informações e verificar as circunstâncias dos fatos denunciados.
Geral
Meu Doutor registra mais de 2,4 mil atendimentos em um mês em Criciúma
Serviço de telemedicina da Prefeitura funciona 24 horas e teve tempo médio de espera de 4 minutos e 22 segundos no primeiro mês
Mais de 2,4 mil consultas médicas por videochamada foram realizadas em Criciúma durante o primeiro mês de funcionamento do Meu Doutor. O serviço oferecido pela Prefeitura permite que moradores tenham contato com um médico sem precisar sair de casa.
O tempo médio de espera registrado no período foi de 4 minutos e 22 segundos, abaixo dos 12 minutos estabelecidos como referência para o atendimento.
A plataforma funciona 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados, e pode ser utilizada por meio de celular ou computador com câmera e microfone.
Para o prefeito Vagner Espíndola, os números iniciais permitem ao município avaliar a adesão da população ao serviço.
“Mais do que colocar uma nova ferramenta em funcionamento, o primeiro mês nos permite observar como a população está incorporando esse serviço à rotina”, afirmou.
Como funciona a consulta
O atendimento começa com uma videochamada com um médico. Durante a consulta, o profissional avalia os sintomas relatados, orienta o paciente e pode prescrever medicamentos quando houver indicação.
Caso identifique a necessidade de uma avaliação presencial, o médico orienta o usuário sobre o encaminhamento mais adequado dentro da rede pública de saúde.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Deivid de Freitas Floriano, a consulta remota permite uma primeira avaliação da situação apresentada pelo paciente.
“O médico consegue ouvir o relato, avaliar os sintomas e conduzir a consulta a partir dessas informações”, explicou.
O vice-prefeito Salésio Lima destacou que a disponibilidade ininterrupta pode ser útil principalmente em situações que surgem fora do horário convencional de atendimento.
Como acessar o Meu Doutor
O serviço pode ser acessado pelo endereço meudoutor.criciuma.sc.gov.br.
No primeiro acesso, o usuário deve entrar na plataforma pelo celular ou computador, informar o CPF e utilizar como senha inicial os seis primeiros números do documento. A senha pode ser modificada posteriormente.
Depois do login, é necessário selecionar a opção “Pronto Atendimento Médico”, permitir o acesso à câmera e ao microfone e informar brevemente os sintomas.
Na sequência, o usuário aguarda o contato do médico para iniciar a consulta por videochamada.
O atendimento pode ser solicitado de qualquer local e permanece disponível durante 24 horas.
-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia7 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades
















