Conecte-se conosco

Sem Categoria

Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal é proposto pela vereadora Karol Calegari

Publicado

em

A criação do Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, foi sugerido ao Poder Executivo pela vereadora Karol Calegari (MDB). Conforme a parlamentar a finalidade da proposta é captar e aplicar recursos visando o financiamento, investimento, expansão e aprimoramento das ações voltadas à proteção e bem-estar dos animais, bem como à prevenção de zoonoses e demais medidas de saúde pública relacionadas à causa animal. “A criação desse fundo permitirá que seja possível organizar e captar recursos para auxiliar, nas fiscalizações de maus tratos, apoiar as entidades e os protetores e implantar uma política pública cada vez mais efetiva”, explicou Karol.

A vereadora ressaltou que esse tipo de medida consegue unir saúde pública e responsabilidade social. “É uma forma de resposta para essa demanda que tem sido frequente, principalmente nos bairros do interior do município”. Karol Calegari completou salientando que a criação desse fundo não diz respeito a gerar despesas ou custos ao erário público. “Muito pelo contrário, é criar um instrumento para captação de recursos, realizando a gestão com bastante transparência desses recursos para consolidar uma política pública permanente para a causa animal”.

Sem Categoria

Secretaria de Saúde reforça a importância da presença dos pacientes agendados

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva está realizando um grande mutirão de exames especializados, com o objetivo de reduzir a fila de espera até o final deste ano. Serão realizados mais de 3 mil exames agendados, entre eles ressonâncias magnéticas, ultrassons, exames oftalmológicos, tomografias, endoscopias, colonoscopias, mamografias, testes ergométricos e MAPAs.

Os exames incluídos no mutirão são de responsabilidade do Estado, mas a gestão municipal decidiu agilizar o atendimento. A Secretaria de Saúde reforça, porém, a importância do comparecimento dos pacientes aos exames agendados. “Infelizmente muitos pacientes confirmam o agendamento e não comparecem. Cada ausência representa uma vaga desperdiçada que poderia ser ocupada por outra pessoa que também está aguardando, por isso, pedimos a compreensão de todos”, alerta a secretária de saúde Manoella Porto.

A presença de cada paciente é fundamental para o sucesso do mutirão. Evitar ausências garante que mais pessoas tenham acesso aos exames de maneira ágil e que o investimento público seja aproveitado da melhor forma.

Continue Lendo

Sem Categoria

Museu do Carvão de Siderópolis recebe exposição “Pessoas como Patrimônio”

Publicado

em

Nessa segunda-feira, dia 6, iniciou a exposição “Pessoas como Patrimônio”, no Museu do Carvão, no antigo escritório da CSN, em Siderópolis. Ela celebra a memória viva e a identidade cultural na região sul-catarinense. A exposição é uma parceria entre o Museu Ferroviário de Tubarão e o Museu do Carvão de Siderópolis, e ficará em cartaz até o dia 3 de novembro de 2025.

Conforme o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabrício Nunes, destaca que será a quarta exposição temporária que o Museu do Carvão recebe este ano. “Isso fortalece o papel do espaço como ponto de encontro entre memória, arte e comunidade. Nosso objetivo é que o Museu seja cada vez mais um espaço vivo, que receba diferentes manifestações culturais e esteja sempre próximo da comunidade”, destacou.

A mostra, que reúne obras de 11 artistas contemporâneos, propõe uma reflexão sobre a memória, a história e a identidade cultural das comunidades do Sul de Santa Catarina, destacando a importância das pessoas como guardiãs do patrimônio imaterial ligado à história da Ferrovia Tereza Cristina e suas comunidades.

A exposição faz parte do Projeto Curadoria Artística realizado pelo Museu Ferroviário de Tubarão e nessa terceira edição fará inerência em Araranguá, Criciúma, Tubarão, além de Siderópolis.

Continue Lendo

Saúde

Profissionais da Educação e da Saúde participam de formação na Casa Guido

Publicado

em

Na noite desta segunda-feira, 29 de setembro, profissionais da Educação e da Saúde de Morro da Fumaça participaram de uma formação promovida em parceria com a Casa Guido, de Criciúma. O encontro aconteceu no Salão de Festas da Capela de Santa Luzia, no bairro Jussara, e teve como foco o fortalecimento do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. 


O secretário do Sistema de Educação de Morro da Fumaça, Marcos Silveira de Jesus, ressaltou a relevância do encontro para qualificar o olhar das equipes que atuam diariamente com crianças e adolescentes. “Esse momento de formação é essencial para que nossos profissionais estejam preparados não apenas tecnicamente, mas também com sensibilidade para perceber sinais que muitas vezes passam despercebidos. A parceria com a Casa Guido reforça nosso compromisso com o cuidado, a prevenção e a proteção integral das nossas crianças e adolescentes”, afirma.

A atividade contou com a presença do assistente do Programa de Diagnóstico Precoce da Casa Guido, Schneider Neves, que destacou a importância de encerrar o Setembro Dourado com ações educativas e de sensibilização. “O mês de setembro é dedicado à prevenção do câncer infantojuvenil. Com esse encontro de formação, temos um alcance maior para distribuir materiais gráficos de alerta e fornecer orientações essenciais. Nossa expectativa é sensibilizar as pessoas para que estejam atentas aos sinais e ajudar na construção de uma consciência preventiva”, ressaltou Schneider.

Além dele, também participaram a biomédica Ana Caroline Francisco e a fisioterapeuta Edilene Rocha, da Casa Guido. As especialistas apresentaram o trabalho desenvolvido pela instituição e orientaram como os profissionais da Educação e da Saúde fumacense podem colaborar na identificação precoce dos sinais da doença.

Casa Guido realiza trabalho de referência na região

O câncer infantojuvenil é hoje a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A Casa Guido atua em 45 municípios das microrregiões da AMESC, AMREC e AMUREL, oferecendo acolhimento às famílias e apoio durante o tratamento. Além da assistência direta, a instituição desenvolve ações educativas, justamente pela dificuldade no diagnóstico precoce, já que os sintomas iniciais costumam se confundir com doenças comuns da infância.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos