Conecte-se conosco

Geral

Acic tenta garantir agilidade para obra de Centro de Inovação

Publicado

em

Para garantir que o Centro de Inovação de Criciúma seja licitado ainda neste ano, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) firmou parceria com o Governo do Estado e vai realizar as modificações necessárias no projeto em tempo hábil. A primeira reunião após o anúncio de lançamento do processo licitatório pelo governador em exercício de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, feito durante a posse da diretoria da Acic, ocorreu na manhã desta quarta-feira, 21, na sede da associação empresarial.

Participaram do encontro os representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS), Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), e institucionais educacionais como: Satc, Unesc, Ifsc e Senac.

“A Acic assumirá os ajustes e melhorias necessárias ao projeto na parte estrutural e orçamentária, contando com a parceria das universidades e instituições educacionais, para que, possamos agilizar o processo de início da construção do Centro de Inovação. Além disso, colocamos toda a estrutura da associação à disposição para que o movimento de inovação se fortaleça antes mesmo do prédio estar concluído”, destaca o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

De acordo com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDS, Jean Vogel, pequenas alterações que não envolvam o projeto executivo, como a troca de arenito por porcelanato, precisam ser readequadas para dar um ganho de qualidade, tornando o projeto melhor, mais rápido e mais barato. “Com a experiência de outros centros já em construção, queremos fazer do Centro de Inovação de Criciúma o melhor construído até então. A ideia proposta na reunião de hoje foi justamente ter o apoio da associação e das entidades parceiras para dar velocidade ao projeto. Tendo a viabilidade garantida dos ajustes e a atualização dos custos, iniciamos a montagem do processo licitatório e lançamos o edital no prazo de até 60 dias, contando do compromisso firmado pelo governador no dia 14 de março na Acic”, garante Vogel.

O secretário executivo da ADR, João Fabris, salientou que os recursos já estão garantidos pelo governador. “Este é um compromisso do governador Eduardo Pinho Moreira que já nos cobrou celeridade para o lançamento da licitação. Os recursos já estão garantidos agora é readequar o projeto”, ressalta Fabris.

Comissão e câmara técnica
para acompanhar as modificações

O presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Mário Gaidzinski, também diretor da Acic, destaca que o momento é de união para que este projeto saía do papel. “Estamos trabalhando em conjunto com as academias que nos darão suporte, disponibilizando seu corpo técnico para que as alterações ocorram o mais rápido possível. Formamos também uma comissão e uma câmara técnica para acompanhar todo esse processo”, coloca Gaidzinski.

O Centro de Inovação de Criciúma será construído em terreno localizado na Rodovia Jorge Lacerda e terá quase de cinco mil metros quadrados com quatro pavimentos. O valor da obra deve chegar a R$ 11 milhões com previsão de conclusão de 18 meses. O projeto mobiliário também já está concluído, orçado em R$ 880 mil.

Durante o encontro desta quarta-feira os técnicos da SDS entregaram ainda guias de implantação dos centros de inovação de Santa Catarina, que já estão sendo estudados pela Acic.

Geral

Agentes de trânsito intensificam ações de fiscalização e orientação em Criciúma

Publicado

em

O Governo Municipal por meio da Diretoria de Trânsito e Transporte, intensifica a fiscalização nas principais vias da cidade. As ações implantadas pela Superintendência de Trânsito tem objetivo de orientar os motoristas e reduzir o número de infrações. A presença de agentes de trânsito têm sido intensificada desde o início de janeiro em trechos com maior movimento em diversas regiões da cidade. A medida visa trazer mais segurança para o trânsito de Criciúma, que possui uma frota de 147.892 automóveis e 31.015 motocicletas registradas.

Uma das ações adotadas pela superintendência para coibir as violações de tráfego foi o reforço da presença de viaturas e agentes de trânsito posicionados em vias que com maior fluxo de veículos, como por exemplo as avenidas dos bairros Próspera, Rio Maina, Santa Luzia e a Avenida Centenário, na área central da cidade. “A frota do município evidencia a necessidade de ações mais estratégicas para prevenir possíveis acidentes e seus desdobramentos”, declara o superintendente de trânsito, Edno Dutra.

Além disso, o setor deve organizar materiais informativos sobre os procedimentos necessários para realizar intervenções em vias públicas em decorrência de obras e construções. A fiscalização de trânsito possui atendimento integral em todos os dias da semana e os cidadãos podem entrar em contato pelo número 118 para informar ocorrências e irregularidades.

Continue Lendo

Geral

Governo de Criciúma revitaliza sinalizações de trânsito do município

A previsão da Diretoria de Trânsito e Transportes é que os trabalhos sejam concluídos até o dia 17 de janeiro

Publicado

em

Em busca de proporcionar mais segurança para os pedestres, melhorar a mobilidade e promover um ambiente mais acessível para toda a população, a Administração Municipal, por meio da Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT) iniciou as obras de revitalização das faixas de pedestres próximas as escolas municipais de Criciúma. A conclusão da recuperação e pintura dessas sinalizações de trânsito, está prevista para sexta-feira, dia 17 de janeiro.

Conforme o diretor da DTT, Frank Bez Fontana da Silva, o trabalho iniciou nas ruas próximas às escolas para garantir maior segurança sobretudo em horários de chegada e saída dos estudantes. Deste modo, o projeto na infraestrutura urbana, com um foco especial na revitalização das faixas de pedestres, tem o objetivo de ser finalizado antes do retorno das férias escolares.

Além disso, o diretor informa que está previsto para o decorrer do mês de fevereiro serem trocadas também as outras formas de sinalizações de trânsito em frente aos colégios. “Faixas bem sinalizadas e em bom estado aumentam a visibilidade e reduzem o risco de acidentes”, evidencia Silva.

Continue Lendo

Geral

Professora da Unesc integra pesquisa internacional sobre biomarcador de saúde publicado em revista científica

Estudo foi publicado na revista científica The Journal of Sport and Health Science

Publicado

em

A professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Unesc, Susana Cararo Confortin, é uma das autoras de um estudo internacional pioneiro, liderado pela Universidade da Austrália do Sul (UniSA), e publicada recentemente na revista científica The Journal of Sport and Health Science. O estudo científico estabelece novos valores de referência para a força de preensão manual, considerada um biomarcador confiável para avaliar saúde e envelhecimento. 

A pesquisa contou com a colaboração de 140 cientistas de todo o mundo e reuniu dados de 100 estudos observacionais, abrangendo 2,4 milhões de adultos de 69 países, representando 71% da população global.

Os novos valores de referência foram organizados em percentis, facilitando a classificação dos níveis de força muscular classificados como: Baixa força: abaixo do 20º percentil; Força um pouco baixa: entre o 20º e 39º percentis; Força moderada: entre o 40º e 59º percentis; Força um pouco alta: entre o 60º e 79º percentis; e Alta força: acima do 80º percentil.

Conforme a pesquisadora, essas classificações podem ser aplicadas na prática clínica para identificar indivíduos em risco, monitorar o envelhecimento saudável e acompanhar a eficácia de políticas públicas de saúde.

Para Susana, fazer parte de uma pesquisa internacional com impacto mundial é uma experiência enriquecedora e desafiadora para qualquer pesquisador. “A nossa contribuição no estudo sobre a força de preensão manual, conduzido por uma equipe global de cientistas, exemplifica a relevância de integrar um projeto que combina dados robustos, metodologias avançadas e a colaboração de especialistas de diferentes contextos”, disse ela.

Essa oportunidade, segundo a pesquisadora, não só amplia o alcance do conhecimento gerado pela pesquisa, mas também permite a troca de experiências, a construção de redes acadêmicas sólidas e a aplicação de descobertas em um cenário mais amplo. 

Um marco 

Pela primeira vez, foram criados valores de referência internacionais que levam em consideração idade e sexo para a força de preensão manual. Este dado é medido com um dinamômetro que avalia a força máxima exercida em poucos segundos. A pesquisa revelou que a baixa força muscular está associada ao maior risco de mortalidade, doenças cardiovasculares e incapacidades físicas, ressaltando a importância desse indicador para monitoramento de saúde.

“Além disso, o estudo estabelece parâmetros que podem transformar a prática clínica, orientando políticas de saúde pública e beneficiando populações ao redor do mundo. Participar de um trabalho com essas características reflete o compromisso com a produção de ciência de alta qualidade e com o impacto positivo na saúde coletiva”, enfatizou ela.

Impacto

Os novos padrões permitirão análises consistentes entre e dentro dos países, além de oferecer feedback individual para intervenções de saúde personalizadas. “A força de preensão é um indicador fundamental para a saúde ao longo da vida adulta, e agora temos uma base sólida e padronizada para utilizá-lo em escala global”, destaca. O estudo também oferece informações para políticas públicas, permitindo identificar tendências ao longo do tempo, monitorar melhorias na saúde e avaliar o impacto de iniciativas voltadas para o bem-estar da população.

“Fazer parte de um estudo internacional que promove avanços no entendimento e no monitoramento da saúde é motivo de orgulho e gratidão. Essa experiência reforça o compromisso com a construção de conhecimentos que têm o potencial de transformar vidas, impactar políticas públicas e oferecer soluções inovadoras para desafios de saúde em escala mundial”, finalizou Susana.

Confira o estudo completo aqui: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2095254624001741

Continue Lendo

ADSAAA

ADS1

Mais vistos