Conecte-se conosco

Geral

Alunos de Morro da Fumaça celebram o Dia Internacional da Síndrome de Down com ação de conscientização

Publicado

em

A inclusão e o respeito às diferenças ganharam destaque na Escola Pietro Maccari, em Morro da Fumaça, nesta semana. Para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, os alunos do 4º ano matutino participaram de uma ação especial de conscientização: todos foram convidados a usarem meias coloridas e trocadas, simbolizando a diversidade e a importância da inclusão.

A atividade, inspirada na campanha global “Lots of Socks”, foi ainda mais significativa com a presença de Danilo, estudante com Síndrome de Down, que celebrou junto aos colegas e professores.

“Nosso aluno Danilo me viu com as meias invertidas e coloridas e me deu um abraço gostoso, pois sabia que estávamos assim por ele e por tantas outras crianças. Foi uma ação simples, mas muito significativa”, destacou a professora Daiani Piva, que leciona para Danilo pelo segundo ano consecutivo.

Além do gesto simbólico, a escola promoveu uma conversa educativa explicando aos alunos o significado do Dia Mundial da Síndrome de Down, a importância da inclusão escolar e o respeito às diferenças.

Mãe comemora inclusão na escola de Morro da Fumaça

A mãe de Danilo, Jéssica Cardoso, também celebrou a iniciativa da escola. “Foi muito lindo e emocionante. Saber que meu filho é tão amado e respeitado pelos colegas e pela equipe da Escola Pietro Maccari me enche de orgulho e gratidão”, afirmou.

A ação reforça o compromisso da Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça com a educação inclusiva. Atualmente, seis alunos com Síndrome de Down estudam nas escolas municipais, além de outros 152 estudantes com diferentes necessidades educacionais especiais.

Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça aposta em capacitação para inclusão escolar

O Governo Municipal de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria de Educação, investe constantemente na formação dos profissionais para atender adequadamente alunos com deficiência e necessidades especiais.

Nesta terça-feira (25), uma comitiva com 25 profissionais da educação do município — entre professores, auxiliares, especialistas e familiares — participará do 10º Seminário sobre a Síndrome de Down, no Auditório Antonieta de Barros, em Florianópolis. O objetivo é ampliar conhecimentos e práticas para garantir uma educação cada vez mais inclusiva.

“Garantir o direito à educação de qualidade para todos, respeitando as diferenças e oferecendo oportunidades iguais, é mais que uma obrigação legal. É um compromisso ético e social que assumimos”, enfatiza o secretário de Educação, Marcos Silveira de Jesus.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Temporal deixa estragos em Içara e Treze de Maio

Publicado

em

Um forte temporal registrado na tarde desta quinta-feira provocou danos em Içara, com registro de granizo, rajadas de vento e alagamentos em diferentes pontos da cidade.

De acordo com a Defesa Civil de Içara, o granizo teve maior intensidade na região de Esplanada. Já no bairro Vila São José, a força do vento derrubou uma estrutura metálica, que atingiu a rede elétrica e chegou a entortar um poste. Veículos que estavam no local também foram atingidos.

Antes da mudança no tempo, o calor era intenso. Termômetros de rua chegaram a marcar quase 40ºC no município. No entanto, conforme dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, a temperatura oficial atingiu cerca de 30ºC por volta das 13h.

O município de Treze de Maio foi atingido por ventos fortes e queda de granizo na tarde desta quinta-feira (2), provocando danos em diferentes pontos da cidade.

De acordo com a Defesa Civil de Treze de Maio, equipes estão em campo realizando o levantamento das ocorrências para avaliar a extensão dos prejuízos.

Foram registradas quedas de árvores, além de destelhamentos em galpões e residências. Apesar dos danos materiais, não há, até o momento, registro de pessoas desabrigadas, desalojadas ou vias interditadas.

Já em Criciúma também houve registro de granizo fraco, vento e pontos de alagamento. A chuva forte também provocou alagamentos pontuais na cidade

Continue Lendo

Geral

Balneário Rincão tira do papel obra aguardada há uma década na Zona Sul

Publicado

em

Em ato solene na Zona Sul, a Prefeitura de Balneário Rincão assinou, na noite de ontem, a Ordem de Serviço para a retomada da escola municipal paralisada desde 2016. O projeto, que se arrastava por 10 anos devido a entraves burocráticos, agora recebe um investimento de aproximadamente R$ 4,5 milhões via FNDE.

A nova unidade contará com 12 salas de aula e foco no atendimento do pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental. A localização estratégica, próxima à APAE, visa suprir o vácuo educacional de bairros como Mirassol e Chico do Poço. A secretária de Educação, Jucilene Fernandes, destacou que a estrutura chega em um momento crítico de crescimento populacional. Segundo ela, o perfil da cidade mudou drasticamente após a pandemia, com o aumento de famílias que escolheram a cidade como residência fixa.

Iniciada em 2014 e interrompida dois anos depois por problemas técnicos e judiciais, a obra segue agora um cronograma rigoroso. A previsão é que os serviços sejam concluídos em até um ano. A estrutura moderna é vista como o principal equipamento público para consolidar a urbanização e o atendimento social na Zona Sul do município.

Continue Lendo

Geral

Unidade, fé e missão marcam a Missa do Crisma na Diocese de Criciúma

Publicado

em

A Catedral São José, em Criciúma, foi o local de encontro do clero da Diocese de Criciúma na manhã desta Quinta-feira Santa, dia 2, durante a celebração da Missa do Crisma, também chamada de Missa dos Santos Óleos. A solenidade foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, e contou com a concelebração de Dom Milton Zonta e dos sacerdotes de todo o território pastoral.

A celebração integra o Tríduo Pascal, tempo central da fé cristã, no qual a Igreja recorda os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Além dos padres, participaram seminaristas, diáconos, religiosas e fiéis vindos de diversas comunidades.

Em sua reflexão, Dom Jacinto ressaltou o valor da Eucaristia como fonte de unidade e encontro com Cristo, recordando que a missão sacerdotal permanece viva ao longo dos séculos, dando continuidade ao testemunho dos apóstolos. “A Santa Missa nos insere neste mistério divino e fortalece nossa caminhada de fé”, disse o prelado.

Durante a celebração, um dos momentos mais expressivos foi a renovação das promessas sacerdotais. Diante do bispo e do povo, os padres reafirmaram sua entrega ao serviço de Deus e da Igreja. Em sua exortação, Dom Jacinto incentivou os sacerdotes a permanecerem firmes na vocação, mesmo diante dos desafios. “Somos chamados à fidelidade e à perseverança, confiando sempre na presença de Deus que nos acompanha”, afirmou.

O bispo também dirigiu uma palavra aos fiéis, convidando-os a sustentarem seus pastores com a oração e a comunhão. Segundo ele, toda a Igreja é chamada a viver como discípula missionária, mantendo o olhar fixo em Cristo e na eternidade.

Os Santos Óleos

Durante a celebração, Dom Jacinto abençoou os óleos do Batismo e da Unção dos Enfermos e consagrou o óleo do Crisma marcando outro momento importante da celebração. Os recipientes com os óleos, conduzidos até o altar pelos diáconos Danilo Pereira dos Reis (Irmão Moisés), Marco Antonio Scarpari Amboni e Rithele Alexandre Lima, serão utilizados ao longo do ano nos sacramentos celebrados nas paróquias e santuários.

O óleo do Crisma, preparado com óleo e bálsamo, está ligado aos sacramentos da Crisma e da Ordem, sendo sinal da presença do Espírito Santo. Durante o rito, o bispo soprou sobre o óleo e acrescentou o perfume, gesto que recorda a missão do cristão de testemunhar Cristo no mundo.

O óleo dos catecúmenos, empregado no Batismo, simboliza a força divina que sustenta aqueles que iniciam a vida cristã. Já o óleo dos enfermos, utilizado na Unção, expressa o cuidado de Deus diante da fragilidade humana, levando consolo e esperança aos que sofrem.

A celebração foi concluída em clima de unidade e espiritualidade, preparando a comunidade para os dias mais intensos da Semana Santa. Após a missa, o clero participou de um momento de convivência fraterna em um almoço oferecido pela Catedral São José, fortalecendo os vínculos de comunhão entre os sacerdotes.

Confira o horários das celebrações na Catedral e nos santuários diocesanos:

Catedral São José
Quinta-feira: Missa dos Santos Óleos às 9h30 e da Ceia do Senhor às 20 horas
Sexta-feira: Paixão do Senhor às 15h e Procissão da Via Sacra às 19h saindo do bairro Michel
Sábado: Solene Vigília Pascal às 19 horas
Domingo: Missa às 8h, 10h, 17h e 19 horas

Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens (Araranguá/SC)
Quinta-feira: Missa da Ceia do Senhor às 19h30
Sexta-feira: Paixão do Senhor às 15h e Procissão às 19h
Sábado: Solene Vigília Pascal às 19 horas
Domingo: Missa às 8h, 16h e 19 horas

Santuário Nossa Senhora de Caravaggio (Nova Veneza/SC)
Quinta-feira: Missa da Ceia do Senhor às 19h30
Sexta-feira: Paixão do Senhor às 15h
Sábado: Solene Vigília Pascal às 18 horas
Domingo: Missa às 8h e às 10 horas

Basílica Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus (Içara/SC)
Quinta-feira: Missa da Ceia do Senhor às 19h30
Sexta-feira: Via Sacra da Paixão de hora em hora das 6 às 11 horas – com encenação às 13h30 saindo da Igreja de Morro Bonito e Leitura da Paixão às 15h
Sábado e Domingo conforme os horários de costume 

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos