Conecte-se conosco

Geral

Dia Internacional da Síndrome de Down: Educação fumacense celebra data com conscientização e inclusão

Publicado

em

Se a transformação começa pela educação, a turma do 4º ano matutino da Escola Pietro Maccari deu exemplo do que pode ser um futuro promissor. Para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down, que acontece nesta sexta-feira, 21 de março, os alunos celebraram a data na última quarta-feira, 19, quando todos foram convidados a irem com meias trocadas, especialmente coloridas e extravagantes, para aumentar a conscientização sobre a Síndrome de Down e celebrar a diversidade. O fato se tornou ainda mais marcante pela presença do pequeno Danilo, aluno com Síndrome de Down, que também veio com suas meias trocadas e pôde celebrar com seus colegas.

“Esse ano fizemos esta ação e foi muito bem aceita e divertida. Nosso aluno Danilo me viu com as meias invertidas e coloridas e me deu um abraço gostoso, pois ele sabia que estávamos assim por ele e por tantas outras crianças”, destacou a professora Daiani Piva, que pelo segundo ano consecutivo leciona para o aluno. A ação educativa, que foi marcada pelas meias trocadas, contou ainda com informação aos alunos para saberem o porquê daquela atitude, o que é a Síndrome de Down, a escolha da data e importância de celebrar a diversidade. “É uma forma simples de mostrar aos alunos que ser diferente é normal”, complementou a professora. 

Jéssica Cardoso, mãe de Danilo, também comemorou a celebração feita pela turma do filho. “Fiquei super feliz e com o coração cheio de gratidão em saber que ainda existem pessoas que queiram fazer a diferença. Foi um gesto muito lindo da professora Daiane e dos amigos de classe”. Ela agradeceu o gesto, celebrando ainda que a cada dia se surpreende mais com o desempenho que a equipe tem com o filho e com os demais alunos da classe. “Foi muito lindo mesmo e eu estou radiante até agora por saber que meu filho é muito amado por todos da sala, pela professora e todos os funcionários da Escola Pietro Maccari”.

A campanha “Lots of Socks” (que significa Muitas Meias) é uma iniciativa global que ocorre anualmente no dia 21 de março para marcar o Dia Mundial da Síndrome de Down. Neste dia, as pessoas são incentivadas a vestirem meias coloridas com pares propositalmente trocados, com o objetivo de promover a conscientização sobre a Síndrome de Down e celebrar a diversidade. Pessoas com síndrome de Down tem uma cópia extra do cromossomo 21 (trissomia do cromossomo 21), tendo 47 cromossomos em suas células em vez de 46. A inspiração para a ação também se dá porque os cromossomos têm formatos semelhantes aos das meias. 

Atualmente, seis alunos com Síndrome de Down estudam na Rede de Ensino de Morro da Fumaça. Outras escolas do município também promoveram ações educativas e de conscientização sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down, fazendo diversas atividades e dinâmicas diferentes para abordar o tema. 

Educação fumacense em capacitação constante para atender os alunos com necessidades educacionais especiais

O Governo de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria de Educação, está atento às Necessidades Educativas Especiais (NEE) de seus alunos e atendendo aos 158 estudantes da Rede Municipal de Ensino com deficiência. O número de 158 alunos, no entanto, se refere somente às crianças cujos pais ou responsáveis já apresentaram laudo à Secretaria de Educação e não engloba os casos em investigação. 

O secretário de Educação do município, Marcos Silveira de Jesus, explica que a importância de atender adequadamente os alunos com necessidades educacionais especiais vai além da inclusão. “Atender a esses alunos de maneira adequada é garantir o direito à educação para todos, respeitando as diferenças e oferecendo a cada aluno as condições necessárias para seu desenvolvimento. É mais que uma obrigação legal, mas também uma responsabilidade ética, que visa proporcionar igualdade de oportunidades e combater a exclusão social ”.

E mantendo o compromisso com a capacitação constante, nesta terça-feira, 25 de março, integrantes da equipe de educação do município fumacense participarão do 10° Seminário sobre a Síndrome de Down, que acontecerá no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. “Investir na capacitação dos profissionais e na melhoria das condições de atendimento aos alunos não é apenas um avanço para a educação fumacense, mas também é um reflexo de uma sociedade que reconhece e valoriza as diferenças, buscando proporcionar a todos as chances de crescimento”, pontua o secretário. Participam do evento 25 profissionais da educação fumacense, entre professores, auxiliares e especialistas, além de familiares das crianças com Síndrome de Down.

Geral

Criciúma 100 anos: Governo de Criciúma laça campanha “100 Toneladas de Solidariedade”

Publicado

em

Em alusão ao Centenário de Emancipação de Criciúma, a Administração Municipal, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Cruz Vermelha e demais instituições, realizará neste sábado (12) o lançamento da campanha “100 Toneladas de Solidariedade”. O objetivo é arrecadar 100 toneladas de alimentos até o fim do ano, que serão distribuídas para instituições de assistência social. A ação acontecerá durante a 16ª edição do Imposto de Renda na Praça, das 9h às 12h, na Praça Nereu Ramos.

“Criciúma está prestes a completar 100 anos de emancipação. Queremos que esse centenário seja marcado por gestos de cuidado, empatia e compromisso com o próximo. A campanha ‘100 Toneladas de Solidariedade’ é um símbolo da generosidade que sempre fez parte da nossa história”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

Segundo a presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Cristiane Uliana Macari Zapellini, até o momento foram arrecadadas três toneladas de alimentos, desde a primeira reunião do grupo de trabalho do Centenário de Emancipação com a secretaria de Assistência Social. “Essa será uma grande campanha, em parceria com os supermercados da região, para que possamos arrecadar uma grande quantidade de alimentos para as famílias carentes da nossa cidade. O objetivo é mobilizar toda a população, para celebrar o centenário de Criciúma com ações de solidariedade”, explicou a presidente.

Imposto de Renda na Praça

Com o objetivo de orientar e incentivar a população a destinar parte do Imposto de Renda devido aos fundos municipais, acontecerá neste sábado (12) a 16ª edição do Imposto de Renda na Praça. Os contribuintes podem destinar até 6% do imposto, sendo 3% para o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e 3% para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI). A iniciativa é realizada pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Pessoa Idosa (CMDPI), em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unesc, o curso de Ciências Contábeis da universidade e o Sindicato dos Contabilistas de Criciúma e Região (SINDICONT).

As comemorações do Centenário

No dia 4 de novembro de 2025, Criciúma comemora 100 anos de emancipação político-administrativa (1925-2025). A Administração Municipal, por meio da Fundação Cultural de Criciúma, montou uma Comissão que reúne 86 representantes de entidades, deputados, sociedade civil e equipe de Governo, para organizar as diversas ações alusivas ao Centenário. O objetivo é reverenciar a história do município e celebrar suas vitórias.

Continue Lendo

Geral

Morro da Fumaça retoma aulas gratuitas de cerâmica artística para crianças do município

Publicado

em

Foram retomadas, nesta quinta-feira, as aulas de cerâmica artística para crianças de nove a 12 anos de idade, promovidas pela Administração Municipal de Morro da Fumaça, por meio do Departamento de Cultura e Turismo. As aulas, que resgatam as origens do município relacionados à cerâmica vermelha, foram pausadas para o público infantil por alguns anos e agora voltam a acontecer. As aulas gratuitas são promovidas às quintas-feiras, no Centro Cultural Silvio Cechinel, das 13h30 às 16h30, sob comando do professor e artesão Joselito Henfrain. 

Celebrou a retomada da iniciativa, o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, destaca que a cerâmica artística ocupa um espaço importante na história e cultura fumacense, visto que o setor cerâmico, especialmente a produção de cerâmica vermelha, já teve grande participação no desenvolvimento econômico do município. “Queremos manter essa tradição e a nossa conexão com essa prática milenar, agora investindo no futuro por meio das nossas crianças, para que aprendam essa arte e a mantenham viva”.

O coordenador do Departamento de Cultura e Turismo de Morro da Fumaça, Paulo Vitor Cechinel explica que a cerâmica artística é importante instrumento educativo e que carrega histórias, simbolismos e expressões culturais. “Além de todo o fator histórico e cultural, para as crianças, o contato com o barro permite desenvolver a percepção tátil, a coordenação motora e a concentração, sendo utilizada em contextos escolares e terapêuticos”, explica o coordenador.

As aulas infantis de cerâmica artística em Morro da Fumaça contarão com no máximo dez alunos por turma, sendo que a cada quatro meses as turmas se renovam para dar oportunidade a mais alunos do município. Para realizar a inscrição na lista de espera do curso é preciso entrar em contato com o Departamento de Cultura e Turismo fumacense pelo telefone (48) 3434-6123, pelo e-mail [email protected] ou diretamente no Centro Cultural Silvio Cechinel, localizado na Rua Nereu Ramos, nº 90, Centro.

Continue Lendo

Geral

Escola Olívio Recco abre temporada de Festas da Família em Morro da Fumaça

Publicado

em

Acontece neste sábado, dia 12 de abril, na Escola Olívio Recco, a primeira Festa da Família na Escola deste ano na Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça. Organizado com apoio da Secretaria de Educação para envolver alunos, professores, familiares e demais membros da comunidade escolar, o calendário de Festas da Família se estende pelos próximos meses, conforme o calendário de cada unidade escolar. No sábado (12/4), as atividades acontecem a partir das 14h30, no complexo esportivo do Bairro Maccari, com atividades recreativas envolvendo música e brincadeiras, e um convite às famílias a fazerem um piquenique no local. 

O secretário de Educação de Morro da Fumaça, Marcos Silveira de Jesus, explica que a promoção de festas da família na escola é uma iniciativa de grande valor para o fortalecimento da relação entre a comunidade escolar e as famílias. “Esses momentos de encontro e celebração representam muito mais do que simples confraternizações, são espaços de construção de vínculos, de escuta e de pertencimento. Quando as famílias estão presentes no ambiente escolar, compartilhando experiências e afetos, contribuímos para um clima mais acolhedor e colaborativo, essencial para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes”.

Na opinião do secretário, a parceria entre escola e família é um dos pilares fundamentais para o sucesso do processo educativo. “Cada criança e adolescente se beneficia dessa união, sentindo-se mais valorizado, seguro e motivado. Celebrar os vínculos familiares na escola é reafirmar nosso compromisso com uma educação mais humana, participativa e transformadora”.

As próximas Festas da Família no município fumacense que já estão agendadas são as da Escola Vicente Guollo, no dia 26/4, do CEI Estação Criança, no dia 10/5, às 15h, no salão de festas da paróquia de Estação Cocal; do CEI Luiz Casagrande, no dia 13/9, às 14h30, no salão de festas da igreja de Mina Fluorita; do CEI Narciso Maccari, na sede do centro educacional, no dia 25/9, em horário a definir; CEI Honorata Pavei Maccari, no mês de outubro, em horário a ser definido; além de outras em data e horário a serem definidos.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos