Conecte-se conosco

Entretenimento

Inscrições abertas para a primeira Cãominhada de Morro da Fumaça

Publicado

em

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf), em parceria com o Departamento de Cultura, promove, no dia 6 de abril, domingo, a 1º Cãominhada de Morro da Fumaça, para orientar sobre os cuidados básicos com os animais, a guarda responsável, além de alertar e sensibilizar a população para a problemática do abandono de animais domésticos. O evento educativo, que tem apoio da Unisul, é gratuito e as inscrições devem ser feitas até o dia 31 de março pelo telefone (48) 3434-4497 ou pelo WhatsApp (48) 99610-3267. Os participantes inscritos irão concorrer a brindes.

A concentração da Cãominhada de Morro da Fumaça será a partir das 13h30, na Praça Fernando Zanatta, com saída às 14h. Visando ao bem-estar dos animais, o percurso terá duração máxima de 30 minutos e será limitado a ida da Praça Fernando Zanata, pela Rua 20 de maio, logo após pela Rua Inocente Pagnan, em trajeto devidamente sinalizado, finalizando na antiga rodoviária municipal, na Rua Eugênio Pagnan, no Centro. Serão disponibilizados pontos de hidratação no local da concentração, bem como no local de chegada, e haverá apoio veterinário em todo o percurso. O evento acontece até às 17h.

A Cãominhada é aberta para cães de todos os portes, sendo que o tutor deve ter capacidade de mantê-lo sob controle e tem total responsabilidade sobre eles. Caso o tutor do cão seja menor de idade, deverá ser acompanhado de um responsável acima de 18 anos durante todo o evento. Todos os cães participantes deverão permanecer na guia e coleira durante todo o evento e, caso necessário, o cão deve usar focinheira. O tutor também deverá levar sacolas higiênicas para recolhimento de possíveis fezes do seu animal.

Entretenimento

Festival de Documentários do Museu ao Ar Livre tem 57 inscritos

Publicado

em

O 1º Festival de Documentários do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans, recebeu 57 inscrições de obras audiovisuais. Agora, três curadores serão responsáveis pela seleção de 20 produções que serão exibidas no dia 7 de agosto de 2025, em comemoração ao Dia do Documentário Brasileiro.

Segundo a diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon, os filmes selecionados serão organizados em três sessões — nos turnos da manhã, tarde e noite — e exibidos no Centro de Vivências do museu. A lista com os 20 documentários escolhidos será divulgada até o dia 25 deste mês. “Cada obra selecionada receberá um cachê de R$ 300,00 e será exibida em um evento gratuito e aberto ao público”, destaca a diretora.

Escolas interessadas em agendar a participação de seus alunos nas exibições podem entrar em contato pelo WhatsApp (48) 9904-2739. “Em alguns casos, o projeto prevê transporte. Caso algum grupo mais distante queira prestigiar o evento, é só agendar que estudaremos a possibilidade de transporte”, explica Valdirene.

Continue Lendo

Entretenimento

Museu ao ar Livre vai promover Festival de Documentários em agosto

Publicado

em

Estão abertas, até o dia 6 de julho, as inscrições para o 1º Festival de Documentários do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans. O evento selecionará 20 obras audiovisuais no formato documentário ou baseadas em fatos reais, com até 60 minutos de duração. As exibições acontecerão no dia 7 de agosto de 2025, em comemoração ao Dia do Documentário Brasileiro.

Poderão se inscrever pessoas físicas ou jurídicas residentes em Santa Catarina ou obras que tratem de temas relacionados ao estado. Os trabalhos devem ter sido finalizados entre 2023 e 2025. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário disponível no site do Museu ao Ar Livre ou do Unibave. Cada obra selecionada receberá um cachê de R$ 300,00 e será exibida no Centro de Vivências do Museu ao Ar Livre, em evento gratuito e aberto ao público.

“Nós observamos que obras audiovisuais foram realizadas em praticamente todos os municípios catarinenses, principalmente depois da execução da Lei Paulo Gustavo. Levando isso em consideração e o fato de o Museu ter essa premissa de cuidar da memória e da cultura da região, é que pensamos em realizar este evento”, afirma a diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon.

O festival é um projeto executado por meio do Edital Circuito Catarinense de Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com apoio do Governo Federal.

Continue Lendo

Entretenimento

Corte da XII Cocalfest inicia roteiro de divulgação por festas da região

Publicado

em

A divulgação da XII Cocalfest já percorre os municípios do Sul do Estado. Desde abril, a corte da festa, formada pela rainha Isabely Rosso e pelas princesas Beatriz de Noni e Lara Feliciano, tem representado Cocal do Sul em eventos culturais da região. O objetivo é ampliar a visibilidade da festa, que acontece de 24 a 28 de setembro, e reforçar os laços com cidades vizinhas.

A primeira participação foi durante a Heimatfest, em Forquilhinha, no dia 25 de abril. De acordo com o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Juarez Fogaça, o município retomou a estratégia de iniciar o roteiro meses antes do lançamento. “Reforçamos uma prática que vínhamos perdendo: imediatamente começar a divulgação. Começamos por Forquilhinha e desde então temos mantido uma agenda constante aos finais de semana, com boa receptividade do público”, explica. O cronograma seguiu com presença na Maggiofest, em Morro da Fumaça, no dia 16 de maio, e no Ritorno Alle Origini, em Urussanga, no dia 30 do mesmo mês. A programação inclui ainda participação na Festa da Gastronomia Italiana, em Nova Veneza, no próximo dia 22 de junho.

Estão previstas visitas a municípios da AMREC e da AMESC, como Turvo, Arroio do Silva e Araranguá, além da presença nas festividades comunitárias de Cocal do Sul. Neste ano, a Cocalfest integrará à programação a I Festa do Colono e do Caminhoneiro. A novidade vem para valorizar setores que movimentam a economia local e atrair novos públicos. Estão previstas exposições de empresas, atrações musicais e uma gastronomia reforçada. A organização também trabalha para trazer show nacional, com entrada gratuita.O lançamento oficial da festa será no dia 30 de agosto. Na ocasião, será apresentada a programação completa.

Rainha e princesas compartilham experiências e expectativas

Durante o roteiro de divulgação, a rainha Isabely Rosso tem representado Cocal do Sul em nome da festa. “Representar a Cocalfest em outros municípios tem sido uma experiência incrível. Como rainha, tenho a honra de levar o nome de Cocal do Sul com muito orgulho, mostrando a força da nossa cultura e tradições da nossa gente. Por onde passo, recebo carinho e admiração, e isso me motiva ainda mais a representar nossa festa com amor, alegria e dedicação”, diz orgulhosa. Ela avalia que a expectativa para a edição deste ano é alta. “A Cocalfest 2025 está sendo preparada com muito carinho para encantar todos os públicos. Será uma celebração ainda mais especial das nossas raízes, da força do nosso povo e dos talentos da nossa terra. ”Entre os momentos mais aguardados, Isabely cita a Festa do Colono e do Caminhoneiro, o show nacional e a tradicional missa como destaques da programação.A princesa Lara Feliciano também compartilha a experiência. “Tem sido uma honra representar a nossa cidade e a Cocalfest em tantos lugares. Cada evento que participamos é uma oportunidade de mostrar a riqueza da nossa cultura e receber o carinho das pessoas”. Sobre a programação, ela destaca o envolvimento da comunidade. “O mais bonito da Cocalfest é ver a cidade inteira mobilizada. As famílias participam, os voluntários ajudam, as escolas, as entidades… todo mundo se envolve. Isso faz toda a diferença”, ressalta

Prefeito convida população para participar

O prefeito Ademir Magagnin reforça o convite à comunidade e aos visitantes. “A Cocalfest é a síntese da nossa história, da nossa gente e das nossas tradições. É um momento de valorização das nossas origens, da cultura local e da força das famílias que construíram nossa cidade. Estamos preparando tudo com muito zelo para que Cocal do Sul receba de braços abertos todos que vierem nos prestigiar”, diz animado. A festa ocorre de 24 a 28 de setembro. A programação completa será divulgada nas próximas semanas.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos