Geral
Anatel implementa nova medida para combater ligações indesejadas

A Anatel está implementando mais uma medida no combate a ligações indesejadas. A agência vai receber, mensalmente, das prestadoras de telefonias móvel e fixa, os relatórios referentes do tráfego, incluindo chamadas com indícios de alteração indevida no código de acesso, prática em que o identificador de chamadas exibe um número de telefone ou outras informações para fazer parecer que as chamadas são de uma pessoa ou empresa diferente. Embora as informações de quem liga possam parecer locais, as chamadas geralmente são feitas por operadores de telemarketing.
Esta nova coleta permitirá à agência constatar irregularidades e atuar com mais rapidez para a proteção do consumidor.
José Augusto Bastos, analista de marketing, costuma receber esse tipo de chamada. Para ele, apesar das recomendações de não atender, na prática, isso é muito difícil. “O pessoal recomenda que a gente não atenda pessoas que não são dos nossos contatos, mas alguma emergência ou alguma oportunidade pode aparecer. E é número desconhecido. E essas chamadas de telemarketing indesejadas, realmente, atrapalham o dia a dia das pessoas que estão esperando alguma coisa ou que estão cuidando de algum parente ou amigo”, destaca.
A superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Suzana Silva Rodrigues, explica que fraudes como essas têm recebido cada vez mais atenção da agência: “a questão da fraude em serviços de telecomunicações é um assunto que tem recebido uma atenção grande por parte da Anatel. A gente sabe que é necessária uma atualização constante da agência para que se tenha êxito no combate a esse tipo de fraude, justamente porque nós estamos lidando com infratores que estão constantemente alterando a sua forma de atuação”.
A representante da Anatel também resume as punições, caso a medida seja descumprida: “o descumprimento desse despacho pode sujeitar os infratores a multas de até R$ 50 milhões e o encaminhamento das informações relativas a essas infrações aos órgãos de segurança pública”.
A Anatel estima que já houve uma redução de quase 185 bilhões de chamadas inoportunas no país entre junho de 2022 e dezembro de 2024, com a implementação de diversas medidas pela instituição.

Geral
Morro da Fumaça abre processo seletivo emergencial para a saúde

A Prefeitura Municipal de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria Do Sistema de Saúde e Desenvolvimento Social, lançou nesta quinta-feira, 17 de abril, o Processo Seletivo Simplificado Emergencial nº 02/2025, com o objetivo de preenchimento de vagas para contratação temporária de enfermeiro e auxiliar de dentista e para compor reserva técnica para ocupação de vagas que venham a surgir no decorrer do prazo.
As inscrições para o processo seletivo estarão abertas entre os dias 22 e 25 de abril, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, diretamente na Coordenação da Secretaria do Sistema de Saúde e Desenvolvimento Social de Morro da Fumaça, localizada na Rua Eugenio Pagnan, s/n, Galeria/Edifício San Valentin, Centro de Morro da Fumaça.

Geral
Clero da Diocese de Criciúma celebra Missa do Crisma

Na manhã desta Quinta-feira Santa, dia 17, o clero da Diocese de Criciúma reuniu-se para a tradicional Missa do Crisma, também conhecida como Missa dos Santos Óleos, na Catedral São José. Presidida pelo bispo Dom Jacinto Inácio Flach, a celebração integra as atividades do Tríduo Pascal, período em que a Igreja Católica recorda intensamente a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
A cerimônia contou com a presença de seminaristas, diáconos, religiosas e fiéis de diversas paróquias. Em sua homilia, Dom Jacinto ressaltou a importância da comunhão com Deus. “Todos estamos no mundo, mas não somos desta terra. A essência de nossas vidas é Deus, é Ele quem nos alimenta de corpo e alma, preenchendo verdadeiramente nossa existência de sentido, amor e esperança”, afirmou.
Um dos momentos mais significativos foi a renovação das promessas sacerdotais, quando os padres reafirmaram seu compromisso com o serviço a Deus e à comunidade. Dom Jacinto convocou os presentes a viverem o mandamento do amor, seguindo o exemplo de Cristo. “Devemos agir sempre com Deus, que nos ama e só nos quer bem”, disse o bispo, enquanto os padres seguravam suas estolas, símbolo da autoridade sacerdotal.
O bispo também pediu aos fiéis que rezem pelos sacerdotes e os apoiem em sua missão. “Rezem pelos padres, ajudem-nos como irmãos em Cristo, para que continuem evangelizando com coragem e fidelidade”, enfatizou.
Santos óleos
Durante a celebração, Dom Jacinto abençoou os óleos do Batismo e da Unção dos Enfermos, e consagrou o Óleo do Crisma, que serão utilizados nos sacramentos ao longo do ano. Os óleos foram levados ao altar em crismeiras pelos diáconos Marcos Aurélio Mazuroski, Guilherme Menegazzi Barbosa e Eduardo Borges Viana.
- Óleo do Crisma:
Composto por óleo e bálsamo, simboliza a plenitude do Espírito Santo. É usado nos sacramentos da Crisma e da Ordem Sacerdotal. Durante o rito, o bispo soprou sobre o óleo, representando a ação do Espírito Santo, e acrescentou uma essência, lembrando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. - Óleo dos Catecúmenos:
De cor vermelha, é utilizado no Batismo, simbolizando a libertação do mal e a força de Deus na vida dos que se preparam para o sacramento. - Óleo dos Enfermos:
Aplicado na Unção dos Enfermos, representa a força e o consolo do Espírito Santo diante da doença e do sofrimento.
A Missa do Crisma encerrou-se em clima de fraternidade e esperança, preparando os corações para as solenidades dos próximos dias. Após a celebração, os padres participaram de um almoço de confraternização oferecido pela comunidade da Catedral.

Geral
Cooperaliança recebe moções de congratulações na Câmara de Içara

A Cooperaliança foi homenageada na sessão da Câmara Municipal de Içara, na noite de segunda-feira (14), com duas moções de congratulações propostas pela vereadora Elisângela Zanolli Vieira (PSDB). As homenagens reconhecem a conquista do Prêmio ANEEL de Qualidade 2024 e o trabalho social desenvolvido pela Cooperaliança Inclusiva, centro de atendimento gratuito a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“A premiação da ANEEL avalia a qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica em todo o país, com base na satisfação dos consumidores”, destacou a vereadora, ao justificar a moção relacionada ao prêmio nacional, que posiciona a Cooperaliança entre as melhores distribuidoras do Brasil.
Compromisso social com a inclusão
A segunda moção foi entregue em reconhecimento ao trabalho da Clínica Cooperaliança Inclusiva, que atualmente oferece acompanhamento terapêutico gratuito a 131 crianças com TEA. Elisângela enfatizou o impacto social da iniciativa, destacando o modelo como um exemplo de como instituições podem transformar realidades por meio da solidariedade.
“Parabenizo o presidente Reginaldo de Jesus e todos os membros do Conselho Administrativo e colaboradores da Clínica Inclusiva pelo compromisso e dedicação com a sociedade içarense. É uma missão nobre e essencial”, declarou a parlamentar.
Funcionários da Cooperaliança estiveram presentes na sessão para receber as moções e agradecer o reconhecimento.

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades