Conecte-se conosco

Geral

Aprovado projeto de financiamento junto ao Fonplata

Publicado

em

Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto do Executivo que autoriza a contratar operação de crédito externo junto ao FONPLATA – Fondo Financiero para el Desarrollo de la Cuenca del Plata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata), com garantia da União, até o valor de até US$ 17.250.000,00 para financiamento parcial do Projeto de Transporte e Mobilidade Urbana, observada a legislação vigente, em especial as disposições da Lei Complementar n.º 101, de 04 de maio de 2000.

Os recursos da operação de crédito correspondem a 50% do Projeto de Transporte e Mobilidade Urbana, cabendo ao Município de Criciúma promover a adequação da Lei Orçamentária Anual. O projeto vai permitir a implantação do binário da Rodovia Santos Dumont, no Bairro São Luiz até a Avenida Centenário, no Pinheirinho.

Segundo a Secretária de obras de Criciúma a expectativa do Governo municipal é de que o recurso possa estar liberado até o ano que vem, mas para isso o Senado Federal ainda precisa autorizar o empréstimo. “Os recursos, serão usados para construção do Binário da Avenida Santos Dumont, no bairro São Luiz”, explica Kátia Smielevsk.

O município para cada real investido, precisa dar a contrapartida de mais um real. “Mas o Fonplata leva em consideração algumas obras que executamos e que estão sendo executadas, ou seja, a contrapartida está bem encaminhada”

Geral

Campanha de vacinação contra paralisia infantil inicia segunda em Içara

Publicado

em

As Unidades de Saúde da Família (USFs) de Içara começarão a campanha de imunização contra a paralisia infantil nesta segunda-feira, dia 27. A ação seguirá até 14 de junho, em todas as unidades com sala de vacinação.

Um Dia D será organizado em 8 de junho, o segundo sábado do próximo mês, para facilitar o acesso da população ao imunizante. As USFs inseridas são as dos bairros Presidente Vargas, Liri, Jaqueline, Aurora, Vila Nova I, Boa Vista, Esplanada, Primeiro de Maio, Jardim Elizabete, Raichaski e Nossa Senhora de Fátima.

“Durante toda a campanha, as USFs dos bairros Presidente Vargas e Vila Nova atenderão em horários estendidos de segunda a sexta-feira, das 16h às 20h. São as duas unidades das pontas da cidade, que poderão receber os pacientes de outros bairros. Tudo para gerar mais comodidade aos pais”, observa o secretário de Saúde de Içara, Gustavo de Jesus.

O público-alvo contempla crianças com idades entre um e quatro anos completos. “A imunização contribui com a redução do risco de reintrodução, no Brasil, do vírus que está ativo em outros países. Não é porque erradicamos a doença no passado, que devemos relaxar. É um dever de cidadão mantermos a vacinação dos nossos filhos em dia”, destaca a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Shirley Gazola.

Paralisia Infantil

A poliomielite – também conhecida como pólio ou paralisia infantil – é uma doença contagiosa causada por um vírus chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos, podendo acarretar paralisia irreversível nos membros inferiores, em casos mais graves. Com o último registro da doença ocorrido em 1989 no Brasil, a vacinação é importante para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no país, principalmente após a notificação, em 2023, de um caso da doença em uma criança no Peru, país que faz fronteira com o Brasil.

O esquema vacinal é composto por três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), aos dois, quatro e seis meses de vida, e com mais duas doses de reforço com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), para menores de quatro anos.

Continue Lendo

Geral

Quinta-feira vai fechar com risco de temporais em Santa Catarina

Alerta é da Defesa Civil. Meteorologista Piter Scheuer afirma que no Sul chuva chega antes do jogo do Tigre.

Publicado

em

A Defesa Civil de Santa Catarina está alertando para a possibilidade de chuva forte para o estado a partir da tarde desta quinta-feira. Em alerta encaminhado à imprensa a Defesa CIvil informa sobre o risco de temporais com chuva forte, rajadas de vento e eventual queda de granizo em algumas regiões do estado entre hoje e amanhã. O alerta está em vigor a partir das 14h de hoje e segue até as 11h de sexta-feira (24).

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, a mudança no tempo é causada pela aproximação de uma frente fria que trará um “pacote completo” de intempéries. “É importante ressaltar que são situações isoladas. Elas acontecem em um ponto, mas em outros passa em branco”, explica Scheuer.

Previsão para o fim de semana:

Segundo Scheuer, a partir de sábado (25), a previsão é de tempo bom com queda na temperatura. A máxima no fim de semana não deve passar dos 16 graus. Já na segunda-feira (27), a chance de chuva retorna para o sul do estado.

Continue Lendo

Geral

Lançamento da 23ª Festa do Colono de Siderópolis será no dia 1º de junho

Publicado

em

A 23ª edição da Festa do Colono de Siderópolis tem data marcada para ocorrer de 4 a 7 de julho. Antes disso, a organização prepara o lançamento oficial do evento, que acontecerá no dia 1º de junho, na Piazza Nova Belluno com atrações gratuitas.

“Preparamos um evento para toda a família. Contamos com a presença da população para que juntos possamos dar início à nossa aguardada Festa, que promete ser sucesso por mais um ano”, convida o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, acrescentando que em breve serão divulgadas também as atrações.

Na ocasião, a “Associação Bellunesi Nel Mondo Famiglia de Siderópolis – Nova Belluno” será homenageada pela celebração dos seus 30 anos com o lançamento de um documentário que conta a história da imigração italiana. “O documentário foi produzido através de recursos da lei Paulo Gustavo, com a participação de filhos e netos de italianos que moram em Siderópolis. Esse documentário representa o início da colonização italiana em nosso município até os dias atuais”, mencionou a presidente da Associação, Maria Rossa Gross.

O assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabricio Nunes, destaca que o lançamento será um momento de festividade, união e celebração das tradições. “É uma oportunidade para darmos continuidade às divulgações da Festa e chamar o público para participar. Preparamos atrações para toda família, sem esquecer de homenagear nossos antepassados e as pessoas que também colaboram para o desenvolvimento da cultura e do turismo da cidade”, pontuou.

Programação completa:

16h – Homenagem junto ao Monumento dos Imigrantes (oferta de guirlanda de flores);

17h – Santa Missa em italiano (presidida pelo Pe. Anderson) – Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida;

19h – Ato oficial de lançamento da 23ª Festa do Colono (celebração dos 30 anos da Associação Bellunesi Nel Mondo Famiglia de Siderópolis – Nova Belluno);

20h30 – Tombo da polenta (com o Grupo Amici Della Polenta de Urussanga);

21h – Apresentações culturais (Isabeli Moro, Grupo de cantores Bellunesi e Grupo Roba da Ciodi).

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com