Geral
Bairro da Juventude: Há 75 anos promovendo a transformação real
Em 1º de setembro de 1949, em um cenário ainda despovoado, após três casas serem construídas no bairro Pinheirinho, se deu início a SCAN (Sociedade Criciumense de Auxílio aos Necessitados). Por uma iniciativa do Rotary Clube, e nascendo de uma necessidade de atendimento às crianças, em situação de risco, a SCAN prestava atendimento apenas a meninos no sistema de internato. Já na década de 50, os padres rogacionistas passam a administrar a Instituição.
“Quando os padres italianos assumiram a gestão, vindos de um pós-guerra, na Itália já existiam trabalhos sociais que prestavam atendimentos para meninos. E estes locais eram chamados de Villaggio del Fanciullo, que numa tradução rápida, os religiosos deram o nome de Bairro da Juventude”, cita a diretora-executiva da Instituição, Silvia Regina Luciano Zanette.
A entidade continuou funcionando como internato até o ano de 1975, período este em que os padres entregaram a gestão da Instituição para 25 Entidades e Clubes de Serviço. “A partir deste novo formato foi eleito o primeiro Conselho Deliberativo. Este modelo segue sendo o utilizado para administrar o Bairro da Juventude até os dias atuais. Ao longo de nossa história, mantivemos a constância no propósito de atender crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social”, revela Silvia.
Neste domingo, 1º de setembro, o Bairro da Juventude está completando 75 anos de fundação. Atualmente a entidade atende no período diurno 1,6 mil estudantes, vindos de 89 bairros do município de Criciúma e região. Na entidade eles têm à disposição ensino infantil e fundamental, profissionalização, transporte gratuito, alimentação, ambulatório com médico pediatra, atendente de ambulatório e dentista, atendimento com psicólogas e assistentes sociais, espaço cultural, atividades de esporte, lazer e cultura, Centro Multiuso e um moderno e amplo Centro Lúdico de Inovação e Criatividade (CLIC). Já no período noturno, a Instituição oferece atendimento a jovens e adultos em cursos de qualificação e requalificação profissional, além de disponibilizar um núcleo de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A missão do Bairro da Juventude busca promover, por meio da educação e assistência social, a garantia de direitos para crianças, adolescentes e jovens. “Nós apresentamos e mediamos os direitos das pessoas, auxiliando no alcance da autonomia e bem-estar. Temos métodos e estratégias pontuais que projetam e acompanham trajetórias de vida, respeitando a diversidade e fortalecendo a sinergia social”, avalia Sílvia.
E pelo importante papel desempenhado e transparência em suas ações, a entidade conquistou o reconhecimento da sociedade e de diversas organizações, com repercussão nos níveis regional, estadual e nacional, ao receber prêmios como: Prêmio “Itaú Unicef” (2006 e 2017), Prêmio “Amil de Combate à Obesidade Infantil” (2015), 100 Melhores ONGs do Brasil (2017, 2020 e 2023), Melhor ONG da região SUL do Brasil (2020), Selo Doar Ambev (2020), Certificação Internacional Phomenta pelas boas práticas de transparência e gestão (2021), Prêmio Melhores Ongs (2023) e Prêmio ODS Santa Catarina (2023).
“Ano passado fomos reconhecidos mais uma vez entre as 100 Melhores Ongs do Brasil e pela primeira vez levamos o Prêmio ODS Santa Catarina, um reconhecimento dado às ações desenvolvidas pelos Signatários do Movimento ODS e que reforça nosso compromisso com a sustentabilidade. Todo o reconhecimento obtido contribui com o planejamento das ações futuras, bem como nos motiva a buscar novos objetivos e obter resultados ainda mais impactantes”, observa o diretor de projetos, Nei de Souza.
A partir do crescimento da Instituição muitos foram os processos que ajudaram a construir a história do Bairro da Juventude. “Sempre buscamos caminhos para realizar nossos projetos, independente do momento ao qual estamos inseridos, pois nossa missão sempre foi clara”, analisa a diretora.
E é por entender seu propósito que a Organização consegue impactar e mudar a realidade de muitas crianças. O chefe de padaria Luiz Felipe Vargas sabe bem o que é ter a vida transformada pelas oportunidades oferecidas pelo Bairro. “Aos quatro anos comecei a frequentar a Instituição. Minha infância foi muito difícil, marcada inclusive pela fome. Lembro que muitas vezes fui dormir sem poder me alimentar direito. No Bairro eu encontrava o que precisava e foi na Instituição que eu me encontrei. Sabia que era o melhor lugar para mim. Hoje tenho minha família, meu filho, minha profissão. Sou a mudança, a diferença e um vencedor”, conta emocionado Vargas.
Geral
Natal Encantado 2024: Prefeitura de Criciúma inicia preparativos para festividades
Os preparativos para o Natal 2024 em Criciúma já iniciaram. Nesta quarta-feira (2), o prefeito em exercício, Ricardo Fabris, acompanhado da equipe da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), e do secretário-geral de Governo, Thiago Pavan, estiveram reunidos com o governador de Santa Catarina, Jorginho Melo, a fim de apresentar o projeto Natal Encantado 2024. O encontro, realizado no Centro de Inovação Criciúma, também contou com a participação do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), André Luiz Santiago, para solicitar ao Governo do Estado apoio financeiro para a realização das festividades na cidade.
“O espírito de confraternização e solidariedade é fundamental para a cidade e para o comércio. É esse o clima que precisamos para ajudar os comerciantes. Se cria uma expectativa muito grande no final do ano, isso ajuda no fechamento de caixa. É um reforço em que eles precisam, uma época que faz a diferença”, ressaltou o prefeito em exercício.
O projeto Natal Encantado, possui três frentes principais: decorações com iluminação em led como árvores de Natal, figuras e elementos representativos, que serão instalados nos parques municipais, praças e outros equipamentos públicos. Instalação de peças decorativas como mangueiras de luz, cascatas luminosas e refletores em ruas e principais pontos turísticos. O Mirante Municipal Realdo Santos Guglielmi será decorado com uma árvore natalina e com uma estrela na ponta. A programação prevê ainda a realização de seis desfiles natalinos diferenciados, com personagens, carros e alegorias em diferentes bairros de Criciúma.
O ofício, entregue pelo prefeito em exercício ao governador, solicita um apoio financeiro ao Governo do Estado no valor de R$ 2 milhões, para viabilizar a execução das ações do projeto, que visa transformar a cidade e fortalecer o comércio.
Geral
Abba Pai Church promove Simpósio sobre Fé e Ciência
Temas como design inteligente e a criação do homem versus evolução serão discutidos durante o primeiro Simpósio Sul Catarinense de Integração entre Fé e Ciência, promovido pela Abba Pai Church. O evento será realizado a partir das 15h deste sábado (5/10) na sede da igreja, em Criciúma.
A iniciativa busca promover discussões que geralmente ocorrem apenas entre especialistas. A proposta é oferecer ao público a oportunidade de ter acesso a conteúdos científicos profundos que corroboram a ideia da criação intencional.
“A concepção de um evento de grande porte como o simpósio surgiu juntamente com a criação do Ministério Fé e Ciência, da Abba Pai. Apesar de abordarem temas diferentes, fé e ciência não se anulam. Existe uma militância nos meios acadêmicos que defende que, para ser cientista, é preciso ser ateu. Isso não é necessário e nem faz sentido. A pessoa pode professar sua fé e, ao mesmo tempo, ser cientista. Aliás, muitos ganhadores do prêmio Nobel nas áreas de ciência eram cristãos. Nesse contexto, o simpósio irá explorar temas que conectam essas duas áreas, mesmo que, por si só, elas não pareçam interagir”, explica o biólogo e líder do Ministério Fé e Ciência, Heitor de Jesus Motta.
Gratuito e aberto ao público, o simpósio contará com palestrantes como Marcos Eberlin e Michelson Borges. Além disso, haverá sessões de painéis ao longo da tarde, com interação direta com o público. Eberlin é um dos principais cientistas brasileiros da atualidade. Borges, por sua vez, é teólogo, escritor e autor de diversos livros, além de editor de revistas.
“A ideia do simpósio é colocar em pauta um tema tão relevante quanto a ciência em paralelo com a fé, mostrando que elas não são conflitantes, mas complementares. Convidamos pessoas renomadas do Brasil para garantir a qualidade do evento, tornando-o relevante para a cidade e a região”, destaca o pastor Telmo Martinello.
O Ministério Fé e Ciência
O Ministério Fé e Ciência da Abba Pai Church realiza encontros mensais e podcasts quinzenais, abordando temas científicos que dialogam com a fé. Além de questões científicas, são discutidos aspectos históricos, arqueológicos, filosóficos e teológicos.
“Ao se aproximarem, ciência e fé podem se complementar de várias maneiras. A ciência pode desafiar a fé a refletir sobre as interpretações dos fenômenos naturais, estimulando abordagens mais abertas e reflexivas. Por outro lado, a fé pode oferecer à ciência uma perspectiva ética e filosófica, ajudando-a a considerar as implicações morais de suas descobertas e inovações. Assim, ambos os campos podem enriquecer a compreensão humana da realidade. Enquanto a ciência explica ‘como’ as coisas funcionam, a fé pode explorar o ‘porque’ de certos fenômenos, oferecendo uma visão mais ampla da experiência humana”, comenta Motta.
Programação:
15h – Abertura
15h30 – Painel: Emanuela Borges (Design Inteligente)
16h30 – Painel: Tiago Moretti (Biografia da Espécie Humana: Uma História Mal Contada)
18h30 – Palestra: Michelson Borges (Fé e Ciência)
19h30 – Palestra: Marcos Eberlin (Fé e Ciência)
Geral
Outubro Rosa: Saúde de Criciúma inicia ações de prevenção ao câncer de mama
A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira (1º) a campanha Outubro Rosa, um movimento mundial para conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante o mês, serão intensificadas as ações para alertar as mulheres sobre a importância dos cuidados preventivos.
A campanha deste ano busca destacar a relevância do cuidado com a saúde integral e da continuidade dos tratamentos necessários. A programação inclui atendimentos em unidades de saúde até atividades de conscientização em diferentes pontos da cidade.
Dia ‘D’ nas Unidades Básicas de Saúde
No dia 19 de outubro, será realizado o Sábado Rosa, também conhecido como Dia ‘D’. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17h, oferecendo consultas de enfermagem, coleta de exames preventivos e solicitação de mamografias conforme protocolo municipal. Brindes serão distribuídos para as mulheres que realizarem os exames preventivos. Além disso, durante todo o mês, serão realizadas ações de educação em saúde nas UBS, abrangendo também clubes de mães, igrejas, empresas e grupos comunitários, ampliando o alcance da campanha.
Criciúma Rosa
Outro símbolo importante será a iluminação de prédios públicos como o Paço Municipal, o Mirante Realdo Santos Guglielmi e os parques municipais, com luzes cor de rosa para sensibilizar sobre a campanha e a importância da prevenção.
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades