Conecte-se conosco

Geral

Terceira edição do ViverCom nos Parques reúne comunidade em torno da cultura

Publicado

em

O sábado de clima agradável levou centenas de crianças, adolescentes, adultos e idosos ao Parque da Prefeitura para a 3ª edição do ViverCom nos Parques, evento realizado pela Unesc em parceria com a Jovem Pan Criciúma.

Quem passou pelo Parque pôde participar de atividades de artes, assistir a uma roda de capoeira, conhecer a oficina de palhaçaria, aprender na prática sobre serigrafia artesanal, relembrar antigas brincadeiras, brincar com jogos de mesa, assistir lindas apresentações artísticas e muitas outras atividades especiais, pensados com carinho especialmente para este dia.

O Enrico Antunes Del Prato, de apenas cinco anos, foi um dos participantes que aproveitou tudo o que tinha direito na gama de atividades do ViverCom. Acompanhado da mãe e da avó, ele foi surpreendido com atrações diferentes do que costuma ver no Parque. “Brinquei de massinha, fiz pintura no pano e até ganhei presente”, relatou.

Conforme a mãe, Manuela de Souza Antunes, é comum que a família visite o parque aos finais de semana, mas dessa vez foi especial. “Viemos pensando que teria no máximo uma feirinha e encontramos toda essa ação da Unesc. Adoramos e aproveitamos muito. Até eu e minha mãe andamos de perna de pau e relembramos brincadeiras”, comentou, agradecendo pela oportunidade de participar.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, que representou a reitoria da Universidade no evento, é um afago no coração ver a Instituição proporcionando uma tarde tão especial para a comunidade. “Isso está no nosso DNA e é sempre muito gratificante vermos de perto a Extensão acontecer na prática. Levarmos a cultura, a diversão, a alegria também para fora do nosso campus está na nossa missão e a cada oportunidade nos enchemos mais de entusiasmo por estarmos juntos da comunidade”, apontou.

Entre professores, colaboradores e acadêmicos, a Unesc contou com uma equipe de mais de 50 pessoas nesta edição do projeto.

A próxima edição do ViverCom será realizada no Parque dos Imigrantes no dia 14 de setembro. Já no dia 28 de setembro o evento ocorre novamente no Parque da Prefeitura.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secretaria da Aquicultura e Pesca orienta sobre inscrição para a safra da tainha 2025

Publicado

em

A Secretaria da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina está orientando os pescadores do estado sobre o início do processo seletivo de habilitação e credenciamento de embarcações para a pesca da tainha na temporada de 2025. O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) já publicou o Edital de Seleção nº 1, que regulamenta o processo. As inscrições podem ser feitas neste link.

Os interessados que possuem embarcações de pesca com autorização para cerco/traineira, incluídas nas modalidades de permissionamento e emalhe anilhado, poderão participar do processo. As inscrições estarão abertas até 26 de janeiro de 2025, exclusivamente pelo site oficial do MPA.

Para participar, é necessário que os pescadores confiram atentamente as condições, prazos e documentos exigidos no edital. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 3276-4428.

“As vagas e as cotas para 2025 ainda não estão definidas pelo Governo Federal. E precisamos que os pescadores estejam atentos para que não percam esse prazo e possam atuar na safra de 2025 na modalidade de cerco traineira e emalhe anilhado. Só com a inscrição feita o pescador consegue depois a liberação para a pesca, por isso a inscrição é muito importante”, disse o secretário da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo.

A captura da tainha é uma das atividades mais tradicionais da pesca catarinense e representa uma importante fonte de renda para os pescadores e suas comunidades. A Secretaria da Aquicultura e Pesca reforça a importância do cumprimento dos requisitos para que as embarcações estejam aptas a participar desta temporada.

Os pescadores de Santa Catarina podem contar com o apoio da secretaria para esclarecimentos adicionais sobre o edital e o processo de inscrição.

Continue Lendo

Geral

Santa Catarina vai ganhar mais cinco escolas cívico-militares em 2025

Publicado

em

O Governo do Estado irá ampliar o Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares com mais cinco unidades a partir de 2025. Sendo assim, o programa passará a contar com 15 escolas estaduais atuando no modelo.

O Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares de Santa Catarina foi instituído pelo Governo do Estado em 2023, com a assinatura do decreto Nº 426 pelo governador Jorginho Mello. O projeto prevê a manutenção das escolas que já operam neste modelo e a ampliação para mais unidades.

“Estamos muito contentes com essa grande novidade. A ampliação das escolas cívico-militares nos transmite confiança na melhoria da educação catarinense. A disciplina e os valores que os jovens aprendem nessas escolas não só os tornam estudantes melhores, mas também cidadãos melhores”, destaca o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

Em 2024, o programa já foi ampliado, com a implementação do modelo na EEB São José, em Herval d’Oeste. Com a unidade, que atende aproximadamente 480 alunos das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, o programa passou de nove para dez escolas.

“É com muita alegria que implementamos o Programa das Escolas Cívico-Militares em mais cinco unidades da nossa rede estadual. Sabemos que este é um modelo de sucesso, que traz benefícios para a aprendizagem dos estudantes. Por isso, estamos atendendo aos pedidos dessas comunidades escolares”, ressalta a secretária adjunta da Educação, Patricia Lueders.

Confira as novas escolas Cívico-Militares da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina

  • EEB Prof. Neusa Ostetto Cardoso, em Araranguá
  • EEB Sólon Rosa, em Curitibanos
  • EEB Walmor Ribeiro, em Ibirama
  • EEF Francisco de Paula Seara, em Itajaí
  • EEB Prof. Maria Paula Feres, em Mafra

Continue Lendo

Geral

Praças e parques de Criciúma são opções de lazer e descontração durante as férias

Publicado

em

Criciúma dispõe de diversas opções de lazer ao ar livre, ideais para moradores e visitantes que buscam descontração e bem-estar no período de férias. A cidade conta com seis importantes equipamentos turísticos: o Parque das Nações, o Parque dos Imigrantes, o Parque da Prefeitura, o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², o Mirante Realdo Santos Guglielmi e a Mina de Visitação Octávio Fontana. Esses espaços promovem o contato com a natureza, a saúde e a qualidade de vida da população.

“Cada ponto turístico tem seus diferenciais, proporcionando um ambiente familiar, acolhedor e repleto de opções para todas as idades. Queremos que a população visite e desfrute desses espaços com segurança e conforto, aproveitando o que temos de melhor para o lazer, cultura e contato com a natureza”, destacou o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.

Além dos parques, as praças da cidade, como a Praça do Congresso e a Praça Nereu Ramos, oferecem refúgio em meio à agitação urbana, proporcionando contato direto com a natureza. Nos últimos anos, esses locais passaram por revitalizações promovidas pela Administração Municipal, com melhorias que incluem nova iluminação de LED.

Para garantir a manutenção e proteção desses pontos turísticos, Criciúma criou a Diretoria dos Parques e Praças. “Estamos trabalhando para manter o padrão dos nossos equipamentos, monitorar a limpeza e preservar os espaços. Nosso papel é acompanhar de perto as necessidades de cada ponto e atuar para garantir o bem-estar da população”, afirmou o diretor Gustavo Medeiros.

Destaques dos Principais Pontos Turísticos

Parque das Nações

Com uma área de 109 mil m², oferece pistas de caminhada, ciclismo, academia ao ar livre, espaço pet e um palco para eventos. O destaque é a locomotiva “Terezinha 01”, réplica histórica que percorre 800 metros e relembra a mineração em Criciúma.

Funcionamento: todos os dias, das 5h às 22h. Passeios de locomotiva: terça a sexta-feira (8h às 11h30 e 13h às 16h); finais de semana (13h às 18h).

Parque dos Imigrantes

Localizado no Rio Maina, é um símbolo de recuperação ambiental e preserva tradições da cultura italiana. Além de espaços esportivos, possui uma atafona histórica movida por roda d’água, usada para produzir farinha de milho.

Funcionamento: todos os dias, das 5h às 22h.

Parque da Prefeitura

Instalado na antiga área do Aeroporto Leoberto Leal, conta com um Skate Park de padrão olímpico, além de quadras poliesportivas, ciclofaixas e academia ao ar livre.

Funcionamento: todos os dias, das 5h às 22h.

Parque Astronômico Albert Einstein E=mc²

Localizado no Morro Cechinel, oferece experiências únicas como um planetário digital, telescópios e exposições de meteoritos e fósseis. Destaque para o foguete VS-40 e outros equipamentos espaciais doados pela FAB.

Funcionamento: todos os dias, das 9h às 21h. Ingressos para o planetário: R$ 10.

Memorial Nikola Tesla

Próximo ao Parque dos Imigrantes, é um espaço interativo que homenageia o inventor Nikola Tesla. Oferece experimentos científicos como a Bobina de Tesla e o Globo de Plasma.

Funcionamento: segunda a sexta (8h às 12h e 13h às 17h); finais de semana (9h às 12h e 14h às 18h).

Mirante Realdo Santos Guglielmi

Localizado no alto do Morro Cechinel, proporciona uma vista 360° da cidade, da serra e do mar. Possui elevador panorâmico e plataformas de vidro.

Funcionamento: todos os dias, das 9h às 21h. Entrada: R$ 10.

Mina de Visitação Octávio Fontana

Única mina de carvão mineral aberta à visitação na América Latina. O passeio guiado, que percorre 300 metros de galerias, permite aprender sobre a história da mineração em Criciúma.

Funcionamento: segunda (15h às 18h); terça a domingo (9h às 18h). Entrada: R$ 20 (meia entrada disponível).

Continue Lendo

ADSAAA

ADS1

Mais vistos