Conecte-se conosco

Geral

Campanha tenta estimular desenvolvimento sustentável no Estado

Publicado

em

#DesafioDos17Dias promove a realização de ações ligadas com cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Movimento Nacional ODS Nós Podemos Santa Catarina está promovendo durante o mês de setembro a campanha “Que futuro Queremos”. O objetivo é mobilizar os diferentes setores do Estado, desde empresas, poder público e sociedade civil para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, acordados por 191 países signatários da ONU, entre eles o Brasil. Os catarinenses podem se engajar fazendo parte do Movimento, sendo signatários e adotando os ODS como uma prática no seu cotidiano.

Mas por que esse é um assunto importante para Santa Catarina?Apesar de se destacar em alguns indicadores de desenvolvimento humano, se comparado ao restante do país, Santa Catarina enfrenta desafios. Por exemplo, mais de 289 mil pessoas vivem na extrema pobreza. É o que mostra levantamento feito pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação de SC (SST), realizado em 2017. Nele, é apontado que 4% da população do estado vive com até R$ 85 por mês; estando estas pessoas concentradas, principalmente, em Lages, Florianópolis e Joinville. Cerca de 35 mil delas são crianças de zero a 14 anos, conforme pesquisa da Fundação Abrinq, publicada neste ano.

Ainda segundo dados da SST, a parcela da população desocupada em SC foi estimada em 283 mil pessoas, um crescimento de 17%, se comparado ao mesmo período em 2016.

Quando o assunto é a  participação feminina na política, a desigualdade de gênero é evidente em Santa Catarina. No Estado, apenas 33,0% dos candidatos para a Câmara de Vereadores, em 2016, eram mulheres. A proporção de mulheres eleitas para a Câmara de Vereadores no Estado foi de 13,5%, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral.

A erradicação da pobreza; o trabalho decente e crescimento econômico; e a igualdade de gênero estão entre as 17 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, estabelecidos em 2015 para serem alcançados até 2030. Em setembro de 2000, as Nações Unidas pela primeira vez estabeleceram um plano de ação para resolver problemas mundiais graves. Foram 8 objetivos para serem alcançados até 2015.

Em setembro de 2015, os países-membros da ONU decidiram continuar o trabalho iniciado quinze anos antes, e aprovaram outro plano de ação, mais abrangente.Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) visam colocar o mundo em um caminho sustentável e resiliente.

Com o propósito de disseminar esses objetivos, o Movimento ODS Nós Podemos Santa Catarina promove, neste mês de setembro, uma campanha estadual de sensibilização e mobilização pelos ODS.

“Precisamos deixar esse legado para as futuras gerações. A campanha 2017, com o lema ‘Que Futuro Queremos?’, visa estimular pessoas e organizações a movimentarem-se para que o desenvolvimento sustentável ocorra em Santa Catarina”, afirma Adelita Adiers, Coordenadora Geral voluntária do Movimento ODS Nós Podemos SC e Consultora de Responsabilidade Social da FACISC.

Segundo Andreia Amorim, Coordenadora de Mobilização voluntária do Movimento e Diretora da Prosperitate Consultoria, além de participar da mobilização divulgando a campanha nas redes sociais; as pessoas, as instituições públicas, as empresas e as organizações da sociedade civil podem se envolver realizando ações que contribuam para o alcance dos ODS.

“As empresas, por exemplo, podem usar os ODS como ferramenta de gestão, levando em consideração a sustentabilidade. Já o poder público pode usar os objetivos globais para planejar e executar políticas públicas. As organizações da sociedade civil podem medir seu impacto e avaliar se suas ações ajudam a contribuir com os ODS. E a população em geral pode se envolver participando de ações que envolvam um ou mais dos 17 objetivos, por meio de mutirões ou outras iniciativas sociais. Existem muitas formas, e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável servem como um guia para quem quer partir para a ação”, explica Andreia.

Signatária do Movimento, a plataforma de engajamento social Go For Good está realizando o #DesafioDos17Dias, onde cada inscrito recebe por e-mail uma dica de atitude por 17 dias. Todas essas ações estão sempre ligadas com cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além de realizar as ações, o inscrito será convidado a dar o exemplo e divulgar suas ações nas redes sociais, ganhando assim o selo de “influenciador do bem”.

“A ideia é mostrar que fazer a diferença não precisa ser difícil ou chato, muito pelo contrário, pode ser algo fácil e até divertido. Existem muitas formas de no nosso dia a dia, através de ações rotineiras, gerar um grande impacto. Desde doação de sangue, separar o lixo em casa, usar um transporte alternativo ao invés do carro, uma vez por semana reduzir o consumo de carne, enfim, são ações que temos o poder de fazer rotineiramente e às vezes esquecemos”, explica Jorge Henrique da Silva, um dos fundadores da startup Go For Good.

As inscrições podem ser realizadas no link: http://content.goforgood.com/desafio-dos-17-dias.

Se você ainda não é signatário do Movimento ODS Nós Podemos SC e deseja participar da campanha, faça sua adesão ao Movimento!

Entre em contato pelo e-mail [email protected]. E para saber mais sobre o Movimento, acesse http://nospodemos-sc.org.br/

Geral

Ex-engenheiro da Nasa ministra palestras no Parque Astronômico de Criciúma

Ex-engenheiro da Nasa ministra palestras no Parque Astronômico de Criciúma

Publicado

em

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta segunda-feira (15) a abertura de uma sequência de palestras ministradas pelo ex-engenheiro da National Aeronautics and Space Administration (Nasa), o norte-americano Gabe Gabrielle. O palco do evento será o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², localizado no Morro Cechinel. As sessões acontecem de segunda-feira a sexta-feira (19), às 9h e às 14h, e no sábado (20) e domingo (21), às 18h. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

A palestra tem como objetivo encorajar as pessoas a seguirem seus sonhos, além de instigar a curiosidade pelo aprendizado dos estudantes da rede municipal, que estarão presentes no evento. “O objetivo da palestra é, acima de tudo, inspirar nossos meninos e meninas e mostrar a eles que é possível chegar onde queremos a partir dos estudos, da dedicação e do trabalho”, afirma o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Gabe já esteve em Criciúma em 2023, quando ministrou palestras com uma abordagem descontraída. O ex-engenheiro relatou suas experiências pessoais e profissionais, detalhando trabalhos anteriores ao de engenheiro de estruturas da Nasa e o caminho trilhado até a realização de seus sonhos. “A educação pública de Criciúma é referência, inclusive, na área da astronomia. Por isso, é interessante promover eventos que despertem ainda mais o interesse dos nossos estudantes por essa ciência”, relata a secretária municipal de Educação, Alexsandra Stols Pelegrim.

Além da participação na palestra, o evento confere à população, aos membros do Clube de Astronomia e demais estudantes da rede municipal de ensino, a oportunidade de visitar o  Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc² e participar de sessões no planetário digital. “Os estudantes assistiram às palestras realizadas no parque com muita empolgação, e agora outros alunos poderão ter a oportunidade de participar dessa iniciativa”, conta a coordenadora do Parque Astronômico Municipal e do Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras, Vanessa Medeiros.

A história de Gabe Gabrielle

De chapeiro do MC Donald’s a engenheiro da Nasa, o norte-americano Gabe Gabrielle levou 20 anos para concluir o ensino superior. Apesar do longo tempo, ele atuou como diretor de Engenharia do Comando de Operações Espaciais da Força Aérea dos Estados Unidos, engenheiro do Knnedy Space Center e membro da equipe de palestrantes “Speakers Bureau”, da Nasa. Nos dias atuais, Gabe percorre diversos países relatando suas experiências pessoais e profissionais de forma divertida e motivadora, mostrando ao público que é possível alcançar seus sonhos através da dedicação e perseverança.

Continue Lendo

Geral

Posto de atendimento do Detran será instalado no Espaço Cidadão

Publicado

em

O Espaço Cidadão, de Forquilhinha, passará a contar com mais um serviço para a população. Nos próximos dias, um Posto de Atendimento do Detran iniciará as atividades no local. A parceria entre o Governo de Forquilhinha e o Governo do Estado, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SC) foi firmada através de reunião entre o prefeito de Forquilhinha, José Claudio Gonçalves, o Neguinho e o presidente da autarquia estadual, Kennedy Nunes.

O acordo firmado nesta quinta-feira, dia 11, prevê que a administração municipal cederá de dois a três funcionários, além do espaço, já o Detran será responsável por fornecer todo o suporte operacional. “Com exclusividade a população de Forquilhinha, o posto de atendimento estará em funcionamento em breve. É mais um passo visando o desenvolvimento do município”, afirma o chefe do executivo.

O Espaço Cidadão de Forquilhinha fica localizado na Alameda Felipe Arns, nº 201, no Centro, com horário de funcionamento das das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Continue Lendo

Geral

Prefeitura de Criciúma destina mais de R$ 35 milhões para execução de grandes obras

Publicado

em

Criciúma terá mais duas grandes obras de mobilidade urbana em execução ainda neste ano: a implantação da via de ligação entre as rodovias Antônio Just e Vante Rovaris, na região da Grande Santa Luzia, e a terceira etapa do Binário da Avenida Santos Dumont. As obras estão em processo licitatório na Prefeitura de Criciúma, com datas de sessões públicas para abertura dos envelopes previstas para o próximo mês. Somados, os investimentos iniciais ultrapassam R$ 35 milhões, provenientes de operação de crédito internacional viabilizado junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

“Criciúma vive um momento de transformações, com obras espalhadas por toda a cidade. São investimentos que melhoram o dia a dia dos cidadãos e proporcionam mais qualidade de vida. É natural que cada uma gere transtornos, que serão transformados em benefícios a longo prazo. Seguimos realizando uma gestão eficiente para melhorar ainda mais a vida de cada criciumense”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

A via de asfalto que ligará as rodovias Antônio Just e Vante Rovaris será implantada ao lado da AM Master Hall (apenas referência), com aproximadamente 700 metros de extensão. A obra contemplará, ainda, a construção de ciclofaixas em toda a extensão da via, duas rótulas e uma ponte sobre o Rio Sangão, com investimento inicial de R$ 6,2 milhões. O prazo para a conclusão da obra será de seis meses.

Estimadas em R$ 30 milhões, as obras da terceira etapa do Binário da Avenida Santos Dumont são a continuação das etapas I e II do sistema viário. A terceira etapa engloba a duplicação da Avenida Imigrantes Poloneses, de 950 metros de extensão, e a construção de um viaduto em curva, na altura da rótula entre a Avenida Imigrantes Poloneses e a rua Miguel Patrício de Souza. A estrutura terá quatro faixas, cerca de 300 metros de extensão e 6,5 metros de altura. O período de execução da obra será de 24 meses.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Jóri Ramos Pereira, a terceira etapa do Binário da Avenida Santos Dumont contempla, também, a execução das obras de implantação, pavimentação, urbanização, obras de arte especiais, sinalização vertical e horizontal e obras complementares do viário da Avenida Santos Dumont/Carlos Pinto Sampaio. “É uma obra grandiosa, que beneficiará a população a longo prazo. Essa é a solução para dar mais fluidez ao trânsito intenso dos bairros São Luiz, Ceará e Jardim Maristela”, comentou.

Para o secretário-geral da prefeitura e coordenador do Programa Acelera Criciúma, Arleu da Silveira, tanto a via de ligação entre as rodovias Antônio Just e Vante Rovaris, quanto a terceira etapa do Binário da Avenida Santos Dumont, são sonhos antigos da Administração Municipal. “Trabalhamos para proporcionar segurança e mobilidade para os mais de 240 mil criciumenses, além de contribuir para o desenvolvimento econômico, construindo boas estradas que facilitam o escoamento de produtos. Seguimos acelerando para alcançarmos uma Criciúma mais desenvolvida”, afirmou.

Fonplata

O Fonplata é um banco de desenvolvimento multilateral composto por cinco países: Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. A entidade financia projetos de pequeno e médio porte, em valores médios de US$ 50 milhões, especialmente nas áreas urbanas vulneráveis, zonas rurais e regiões fronteiriças, a fim de impulsionar a integração entre países ou entre regiões dentro de um mesmo país.

Em outubro de 2022, o Governo de Criciúma assinou a contratação do Fonplata II, com empréstimo no valor de US$ 25 milhões. Em reais, são R$ 130 milhões destinados para a continuação do binário da Avenida Santos Dumont, ciclovias/faixas espalhadas por diversos pontos, implantação da Central Semafórica com a Onda Verde e do Parque Ecológico Municipal, no Morro Cechinel. Os investimentos contemplam, ainda, a revitalização de ruas na área central da cidade e as obras das Avenidas Antônio Scotti e Luiz Lazzarin.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com