Conecte-se conosco

Variedades

Com 14 grupos do Brasil e Argentina, abre hoje mais uma edição do Festival Revirado

Publicado

em

A 5ª edição do Festival Nacional de Teatro Revirado inicia nesta segunda-feira, dia 27 de maio, no Teatro Elias Angeloni em Criciúma.  Para a estreia serão quatro espetáculos em três cidades: Criciúma, Cocal do Sul e Içara. A peça “Amor Negro Amor”, do Coletivo Ação Zumbi, de Florianópolis abre oficialmente o Festival, às 19h30, no Teatro Elias Angeloni, com classificação de 12 anos. O espetáculo musical aborda como principal questão a solidão da mulher negra. Nele, o público é convidado a atravessar localidades e épocas distintas, conhecendo realidades de mulheres e homens negros que vivenciam diferentes formas de amor e desamor. Os ingressos estão disponíveis para reserva gratuita na plataforma https://minhaentrada.com.br ou 30 minutos antes no teatro. A programação da noite  será o grande diferencial das outras edições, pois deixa de ser itinerante. Todas as noites o teatro abre as portas para apresentações teatrais com linguagens e temáticas bem diversificadas. É importante observar a classificação indicativa. Na noite de segunda-feira,  a Noca Moda e Cultura de empreendedoras negras de Criciúma estarão expondo as suas roupas e demais acessórios no teatro.

Ainda no dia 27, segunda-feira, o espetáculo “Rio Bernunça” da Cia Cobaia Cênica, de Rio do Sul, será apresentado às 9h e 14h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Cocal do Sul com classificação livre.  Em cena, a importância do cuidado com os rios e com a natureza. Na beira de um rio encontram-se encontram um pescador, uma lavadeira e um balseiro. Ao se depararem com a poluição do rio, os três relembram histórias contadas por seus antepassados. A narrativa de cada um dos personagens é diferente, mas todos chegam à lenda do Rio Bernunça.  E no mesmo dia, a Escola Especial Sonho Dourado, Apae de Içara, recebe o espetáculo Laborioso Contato: “Um Palhaço Anuncia O Fim do Mundo”, da Trupe Motim de Teatro, de Quixeré do Estado do Ceará , às 9h30 e 13h30. A peça fala de um  extraterrestre pousando na terra para julgar e por fim na humanidade, a partir de sua avaliação sobre nossas ações. Um Bufão será o representante da terra. É o fim do mundo e esse palhaço enfrentará os quatro cavaleiros do apocalipse. Será que ele conseguirá vencer os cavaleiros, passar pelas provas da alienígena e salvar o mundo? Para promover a acessibilidade, um tradutor de Libras integra os espetáculos.

Para Yonara Marques Joaquim, uma das idealizadoras do Grupo de Teatro Revirado e integrante da organização, a expectativa do grupo é receber um grande público neste dia de abertura:  “Sabemos que a população de Criciúma respira muita cultura e só precisa de oportunidade para prestigiar um bem cultural que é o teatro. Além da apresentação da noite, com um tema sobre a africanidade, a peça deverá provocar, chamar mais pessoas para as demais noites. Nós buscamos democratizar o teatro com espaço para o público de todos os grupos sociais, sem preconceitos de cor, gênero e religião. O Festival é sempre pensado para as pessoas, não para o nosso ego e sim, organizado para o coletivo”, ressalta Yonara.

O Festival é promovido pelo Grupo de Teatro Revirado e, nesta edição, terá a participação de 14 grupos de teatro das regiões sul, sudeste e nordeste do Brasil e também da Argentina com um total de 27 apresentações gratuitas para diversos públicos. A mostra acontece em quatro cidades: Criciúma, Orleans, Içara, Cocal do Sul e Forquilhinha. (Programação completa abaixo).

 As apresentações serão realizadas em parques, praças, centros culturais e teatros das cidades. A extensa programação é um dos eventos artísticos mais importantes do calendário cultural do sul de Santa Catarina. Promovido a cada dois anos, a primeira edição foi realizada em 2017 em comemoração aos 20 anos de trajetória do Grupo de Teatro Revirado.

Foram 429 peças inscritas do Brasil e Argentina. Para este ano, entre artistas e produção local, o Festival conta com aproximadamente 150 pessoas envolvidas diretamente, movimentando e aquecendo a economia local. Nas quatro primeiras edições passaram pela região sul do estado 219 artistas de 55 grupos, totalizando 141 apresentações gratuitas para um público aproximado de 35 mil pessoas, além de atividades formativas para os mais diferentes públicos. O V Festival Nacional de Teatro Revirado é realizado em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio da Eliane, Diamante Energia, Farbem e  Giassi Supermercados  por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Conta com o apoio da Brametal e da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul e da Prefeitura Municipal de Orleans e da LeyBack.

Variedades

Cocal do Sul entra no clima de Páscoa com programação especial na praça

Publicado

em

O clima de Páscoa já tomou conta de Cocal do Sul. A Praça Coberta Mariza Terezinha Búrigo Pagnan está decorada para a data e já chama a atenção de quem passa pelo centro da cidade.

A programação segue no dia 4 de abril, com o “Sábado Especial de Páscoa”, das 9h às 13h, reunindo atrações voltadas para toda a família e incentivo ao comércio local.

Durante a manhã, o público poderá acompanhar apresentações de dança com o Espaço de Dança Aline da Silveira e o Gabriela Moraes Studio Ballet. O evento também contará com ações de saúde, atividades esportivas, brinquedos e lojas com horário estendido.

Um dos destaques será a presença do coelhinho da Páscoa, que estará na praça das 10h30 ao meio-dia, interagindo com as crianças e participando das atividades.

O prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, destaca que a proposta é movimentar a cidade e fortalecer o comércio. “Queremos proporcionar um dia diferente para a população, valorizando o comércio local e promovendo integração entre as famílias. A cidade já vive o clima de Páscoa e a ideia é aproveitar esse momento”, afirma.

A presidente da CDL, Cristine Ceron Possamai, reforça o convite à comunidade. “Tudo foi preparado com carinho. É uma oportunidade para passear, comprar e viver esse momento especial com a família”, convida.

Já o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Juarez Fogaça, destaca a ambientação da praça. “O espaço foi pensado para acolher crianças, famílias e idosos, criando um ambiente especial que antecede a Páscoa”, completa.

Continue Lendo

Variedades

Urussanga promove o 2º Fórum de Educação Patrimonial nos dias 25 e 26 de março

Publicado

em

O 2º Fórum de Educação Patrimonial de Urussanga será realizado nos dias 25 e 26 de março, das 19h às 22h, na Casa do Colono, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira. Com o tema “Salvaguarda em Construção: Educação Patrimonial e Instrumentos de Gestão”, o evento é promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, e reunirá especialistas, gestores públicos e representantes de instituições municipais e estaduais.

De acordo com a secretária de Cultura, Turismo e Esporte, Vanessa Lopes, o fórum consolida os avanços do município na área cultural. “Urussanga está alinhada às diretrizes estaduais e nacionais e tem avançado de forma concreta na preservação do patrimônio. A presença de autoridades estaduais reforça a importância do evento e eleva o nível das discussões”, ressalta.

Para a diretora de Cultura, Eliana Maccari, o momento é de construção coletiva. “O fórum reúne diferentes experiências e níveis de gestão em torno de um objetivo comum, fortalecer a salvaguarda do patrimônio. O diálogo com o Estado amplia horizontes e contribui para qualificar ainda mais as ações desenvolvidas no município”, destaca.

A programação inclui palestras com especialistas, lançamento de consulta pública para identificação de bens do patrimônio cultural imaterial e a apresentação de casos de preservação em andamento no município. Também haverá apresentações culturais e a entrega do Plano Municipal de Cultura.

Continue Lendo

Variedades

Praia Grande celebra sucesso da primeira Expocanyon

Publicado

em

A Prefeitura de Praia Grande realizou entre os dias 13 e 15 de março de 2026 a primeira edição da Expocanyon & Festival de Balonismo. O evento reuniu mais de 10 mil pessoas durante os três dias de programação, com atividades esportivas, atrações culturais e o 1º Campeonato Catarinense de Balonismo, consolidando o município como destino turístico e cenário para grandes eventos no Sul de Santa Catarina.

Promovida pela administração municipal, por meio da Secretaria de Turismo, a programação foi distribuída em diferentes pontos da cidade e integrou voos de balão, competições esportivas, apresentações culturais e exposições. Os voos do campeonato e do festival ocorreram ao amanhecer e no entardecer, seguindo critérios técnicos da Confederação Brasileira de Balonismo.

Durante a Expocanyon, Praia Grande sediou o 1º Campeonato Catarinense de Balonismo, reunindo pilotos de diferentes regiões do país. A competição contou com provas de precisão, nas quais os pilotos precisam lançar um marcador sobre um alvo definido, sendo a pontuação determinada pela proximidade com o centro do ponto estabelecido pela organização.

As atividades esportivas foram organizadas pela Secretaria Municipal de Esportes. A programação incluiu provas de Boia Cross no Balneário Bira, passeio ciclístico e etapas do Campeonato Municipal de Vôlei de Areia. As disputas integraram o calendário esportivo do município e ampliaram as opções de participação para moradores e visitantes durante o evento.

Na noite de sábado, o Estádio Sorefa recebeu o Night Glow e Special Shapes, espetáculo com balões iluminados e formatos especiais que reuniu grande público. A programação cultural também contou com apresentações musicais e o show nacional do cantor Loubet, aberto ao público.

O secretário municipal de Turismo, Henrique Maciel, destacou que o evento fortalece o posicionamento de Praia Grande como destino turístico e sede de grandes eventos ligados à natureza e ao esporte. “A Expocanyon foi planejada para integrar o balonismo, que já é uma atividade consolidada na cidade, com outras atrações capazes de valorizar o potencial turístico do município e ampliar o fluxo de visitantes”, afirmou.

O prefeito Elisandro Machado, o Fanica, ressaltou os impactos positivos da iniciativa para a economia e para a projeção do município. “Eventos como a Expocanyon estimulam o turismo, movimentam hotéis, pousadas, restaurantes e o comércio. Também reforçam a imagem de Praia Grande como a Capital Catarinense dos Canyons e ampliam as oportunidades para quem vive e trabalha na cidade”, declarou.

A programação foi encerrada no domingo, 15 de março, com voos do festival, finais das competições esportivas e a cerimônia de premiação do Campeonato Catarinense de Balonismo e do Boia Cross. O encerramento contou ainda com o tradicional Voo Fiesta e apresentações musicais.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos