Conecte-se conosco

Variedades

Reflexões, cultura e diversidade: Debates presentes no Festival de Teatro Revirado

Publicado

em

Em seu terceiro dia de espetáculos, o V Festival Nacional de Teatro Revirado levou arte e cultura para as cidades de Criciúma, Orleans e Forquilhinha. No total, quatro peças vindas de todo o estado de Santa Catarina e de São Paulo foram apresentadas ao público, encantando e divertindo crianças e adultos.

A temática da diversidade foi central ao grande espetáculo da noite: “Homens Pink“, da Cia de Artes Cênicas La Vaca, de Florianópolis, foi apresentado no Teatro Elias Angeloni para um grande público. O espetáculo, criado a partir dos depoimentos de um grupo de senhores gays, trouxe ao teatro narrativas sobre infância, fervo, epidemia e resistência que conectam-se a acervos pessoais, compondo uma performance que celebra a experiência e o orgulho das ancestralidades dissidentes. A peça emocionou o público presente no local, que aplaudiu de pé o espetáculo.

Durante a manhã, o Teatro Elias Angeloni foi palco de outra peça, apresentada para 7 escolas, institutos e cursos superiores da região: “Rio Bernunça“, da Cia Cobaia Cênica, de Rio do Sul/SC. O espetáculo de boi de mamão conta a história do encontro de um pescador, uma lavadeira e um balseiro que, ao se depararem com a poluição de um rio, relembram histórias contadas por seus antepassados, todas ligadas à lenda do Rio Bernunça. 

Com acessibilidade em LIBRAS, o espetáculo foi assistido por um grupo de alunos surdos da APAE, de Içara, que puderem apreciar a peça em sua totalidade. Ao todo, 565 crianças e jovens assistiram o espetáculo.

O Centro Cultural Galiano, em Orleans, foi palco de mais um belo espetáculo nos períodos matutino e vespertino: “Percursos: O Último Voo de um Menino“, do Poeira Grupo de Teatro, de Florianópolis. Uma celebração à periferia da capital do estado, a peça conta a história de um menino que possui um segredo: uma pipa mágica que o leva a conhecer os morros de Florianópolis. 

Já em Forquilhinha, o teatro chegou até a Escola de Educação Básica Waldemar Casagrande. O espetáculo “Quanta Coisa O Lixo É“, da Cia UsFulano, de Arujá/SP, trata de um tema comum a todos: o lixo. Na peça, dois amigos que trabalham como coletores de lixo descobrem através dos materiais descartados a possibilidade de transformá-los em bonecos, brinquedos e elementos lúdicos, se divertindo e pensando no consumo responsável, na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente.

O V Festival Nacional de Teatro Revirado é realizado em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio da Eliane,  Diamante Energia, Farbem e  Giassi Supermercados  por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Conta com o apoio da Brametal e da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul e da Prefeitura Municipal de Orleans e da LeyBack.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Variedades

Paula Fernandes fará show gratuito durante a CocalFest 2025

Publicado

em

A cantora Paula Fernandes será a atração nacional da XII CocalFest, que acontece de 24 a 28 de setembro. O show será realizado no sábado, 27 de setembro, com entrada gratuita, no Centro de Eventos do município.

A CocalFest é promovida pela Administração de Cocal do Sul e terá programação voltada à valorização das tradições locais, com shows, feira multissetorial, gastronomia típica e atividades culturais.

Neste ano, o evento também passa a integrar a I Festa do Colono e do Caminhoneiro, voltada à valorização de setores que movimentam a economia do município.

O prefeito Ademir Magagnin ressalta a importância do evento para a cidade.

“Estamos preparando uma festa acolhedora, pensada para todas as famílias. Ter um show gratuito da Paula Fernandes em Cocal do Sul é um presente para a nossa população e para quem nos visita. Queremos que a CocalFest seja um espaço de celebração da nossa história e de encontro da comunidade com a nossa cultura e identidade”, disse.

Continue Lendo

Variedades

Cocal do Sul entra no clima da festa julina com sábado especial e comércio aberto até às 17h

Publicado

em

O centro de Cocal do Sul será tomado pelo clima de festa julina neste sábado (12), durante mais uma edição do Sábado Especial.

Realizado pela Administração de Cocal do Sul, com apoio da CDL, o evento contará com programação que conta com cultura, serviços e diversão nas praças Cônego João Dominoni e Mariza Terezinha Búrigo Pagnan, além de lojas abertas das 8h às 17h, com ambientação temática e ações para os clientes.

Para o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Juarez Fogaça, o evento é uma forma de unir lazer, tradição e valorização da economia local.

“Temos buscado, junto à CDL, tornar esses momentos experiências completas para as famílias. Além de movimentar o centro e aquecer as vendas, é uma forma de celebrar a cultura popular, envolver os empreendedores e proporcionar lazer para a comunidade. É isso que faz Cocal do Sul pulsar com alegria e identidade”, ressalta.

A programação começa às 9h30 e inclui atividades do SESC, como jogos de mesa e bocha, exposições, ações do Clube de Mães, além de serviços de saúde em alusão ao Julho Amarelo, com orientações sobre a prevenção das hepatites virais, auriculoterapia e até a presença da Fada do Dente.

Um dos destaques será a apresentação do grupo Teatro Jonatas João, com a peça “Casamento na Roça”, e, à tarde, o concurso de danças típicas julinas. A música fica por conta da dupla Léo e Alisson, que promete animar o público com repertório sertanejo e forró.

Nas ruas e vitrines, o comércio também entra no clima caipira. De acordo com a presidente da CDL de Cocal do Sul, Cristiane Ceron Possamai, as lojas associadas estão se preparando com roupas típicas, decoração temática e até guloseimas para os clientes.

“Tem loja com funcionários de chapéu de palha, camisa xadrez, calça com remendo… sempre tem um quentãozinho, uma paçoquinha ou algo especial para marcar o dia. A ideia é transformar o sábado num momento acolhedor para quem vier comprar e curtir a festa”, conta.

Cristiane ressalta ainda a importância da parceria com a administração municipal. “Sem a atuação direta da Prefeitura, desde março, seria inviável movimentar o centro dessa forma. Os sábados especiais são resultado dessa união”, afirma.

A expectativa da CDL é de que o frio ajude a impulsionar as vendas, especialmente nos setores de roupas e calçados. 

Continue Lendo

Variedades

Festa da Tainha começa no Balneário Rincão e deve atrair mais de 70 mil pessoas

Publicado

em

A 28ª edição da Festa da Tainha começou na noite desta quinta-feira (10), em Balneário Rincão. Com expectativa de público superior a 70 mil pessoas até domingo (13), o evento celebra a tradição da pesca artesanal e movimenta a economia do município durante a baixa temporada.

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades locais e estaduais, além do show nacional com o grupo Tchê Garotos. Um dos destaques da festa é a praça de alimentação com mais de 20 restaurantes, onde os visitantes podem saborear pratos típicos, como a tainha na taquara, carro-chefe do evento gastronômico.

Para o prefeito Luiz Laurindo, a Festa da Tainha reforça o potencial turístico do município também fora da temporada de verão. “Estamos investindo em estrutura e atrações para manter o movimento na cidade o ano todo, fortalecendo o comércio, os restaurantes e o turismo”, afirmou.

Nesta sexta-feira (11), o público poderá degustar gratuitamente um tradicional pirão, servido ao meio-dia para mais de 200 pessoas. À noite, a principal atração musical será a Família Lima, que sobe ao palco às 22h. A programação segue no sábado com shows regionais.

No domingo, a agenda começa cedo, às 8h, com a primeira Corrida da Tainha, com percursos de 3 e 5 quilômetros. Ao meio-dia, a Orquestra da Igreja Assembleia de Deus se apresenta no palco principal.

A programação completa pode ser conferida nas redes sociais da Prefeitura de Balneário Rincão: @prefeiturarincao.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos