Conecte-se conosco

Economia

Comitiva chinesa visita Morro Grande de olho em investimentos

Publicado

em

A conversa é inicial, mas empresários da maior potencia econômica do mundo podem mesmo aportar em Morro Grande. O contato feito há duas semanas com investidores chineses ganhou corpo e nesta quinta-feira uma comitiva visitou o município do Extremo Sul. Na pauta está a possibilidade de abrir um frigorífico de aves na cidade. Se a conversa evoluir, essa pode ser a redenção de Morro Grande. A cidade viu sua economia encolher brutalmente nos últimos meses em virtude do fechamento da JBS.

Quem também está de olho neste dinheiro são os avicultores. “Isso seria a salvação de pelo menos 100 famílias que estão no aguardo e sem trabalho no momento. A vinda de um concorrente também faria bem para “, ressalta Emir Tezza, presidente da associação dos avicultores.

O Prefeito Valdo Rocha foi o responsável por ciceronear os possíveis investidores, mas prefere não falar sobre o assunto. Por telefone ele confirmou a visita, não escondeu a expectativa, mas só vai falar quando algo de concreto acontecer.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Inflação de 2024 foi maior para famílias de baixa renda

Publicado

em

A inflação aumentou em dezembro para quase todas as faixas de renda, na comparação com novembro. Apenas para as famílias de alta renda houve queda de um mês para o outro, de 0,64% para 0,55%.

Já a inflação das famílias de renda muito baixa avançou de 0,26% em novembro para 0,48% em dezembro. Os grupos alimentos e bebidas e transportes foram os principais responsáveis pela alta.

Os dados são do Indicador Inflação por Faixa de Renda, divulgado nesta quinta-feira (16) pelo Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. No acumulado de 2024, a faixa de renda baixa registrou a maior alta da inflação, 5%. Para as famílias de renda alta a taxa foi menos elevada, 4,4%.

Na comparação de 2024 com 2023 a Inflação aumentou para as quatro primeiras faixas de renda (muito baixa, baixa, média-baixa e média), e caiu para as faixas de renda média alta e alta.

Na comparação de dezembro de 2024 com o mesmo mês de 2023, com exceção das faixas de renda média e média alta, as demais classes registraram queda.

O preço da alimentação em casa teve forte impacto para quem tem renda mais baixa, por ser maior o percentual desse gasto no orçamento dessas famílias. No segmento de renda alta, a pressão maior veio do grupo transportes.

A forte alta de carnes, 5,3%, ovos 2,2%, além da elevação do óleo de soja e do café, ambos com reajuste de 5%, foram os principais responsáveis pelo aumento da inflação nas classes de rendas mais baixas em dezembro.

Em contrapartida, segundo o Ipea, a queda de preços no grupo habitação, reflexo da redução das tarifas de energia elétrica, de cerca de – 3%, gerou alívio inflacionário em dezembro para todas as classes.

Continue Lendo

Comércio

Encontro entre CDL e vereadores aborda desafios do comércio em Criciúma

Publicado

em

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma recebeu, nesta quarta-feira (15/01), o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Daros, acompanhado pelos vereadores Amaral Bittencourt e Marcos Machado, para uma reunião que debateu pautas relevantes para o comércio da cidade. O encontro foi conduzido pela presidente da CDL, Andréa Gazzola Salvalággio, e teve como foco dois temas principais que impactam diretamente o setor comercial local.

Entre as pautas apresentadas a CDL reforçou a necessidade de garantir uma verba anual dedicada às ações de Natal, independentemente das mudanças no poder executivo. O alinhamento antecipado para o período natalino foi destacado como essencial, dado o impacto direto dessa data no comércio. “Tem comerciante que só sobrevive com sua porta aberta graças ao Natal. O Natal é muito importante. Se ele não tiver o Natal, ele fecha a porta dele”, ressaltou Andréa Gazzola Salvalággio, presidente da CDL de Criciúma.

Outra pauta levantada foi a busca por maior equilíbrio no comércio local, com atenção à fiscalização de feiras ambulantes, garantindo condições justas para todos os lojistas.

O presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Daros, entendeu as demandas apresentadas pela CDL e comprometeu-se a verificar, especialmente, a questão da verba destinada ao Natal, reconhecendo como a época natalina impacta grandemente o comércio local e influencia diretamente na economia da cidade.

O encontro reafirmou o compromisso da CDL e da Câmara de Vereadores em trabalhar em conjunto, desde o planejamento de ações estratégicas, para garantir melhores condições ao comércio e aos consumidores de Criciúma.

Continue Lendo

Comércio

Leila Dal Bó assume presidência da CDL de Içara

Publicado

em

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara oficializou a posse de uma nova diretoria para a gestão 2025/2026 na noite desta quarta-feira, dia 15. Leila Dal Bó assumiu o comando da entidade junto com outros 15 diretores para dar seguimento a uma história de 45 anos de atuação no fortalecimento do comércio local, atualmente, com suporte a mais de 230 associados engajados no desenvolvimento econômico e social da cidade.

“Ao longo dos meus 28 anos no comércio, aprendi que o sucesso não é construído sozinho. Ele nasce da união, da colaboração e do esforço coletivo. E é exatamente essa a mensagem que quero trazer para este novo ciclo. Vivemos tempos desafiadores, mas também cheios de oportunidades. A tecnologia está transformando a forma como nos conectamos com nossos clientes, e as tendências de consumo estão em constante evolução. Como comerciantes, precisamos estar atentos, abertos ao aprendizado e preparados para inovar”, afirma Leila.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso (PL), que reforçou o papel da CDL no desenvolvimento da cidade e colocou o Governo Municipal à disposição da entidade. “Uma cidade é feita de pessoas. São elas que dão sentido ao pedaço de terra em que estamos. E, aqui em Içara, temos muita gente trabalhadora”, elencou a prefeita. Ao final, ela também entregou uma insígnia com a bandeira de Içara para que cada diretor também carregue a bandeira da cidade em suas atividades.

Vice-presidente de Coordenação Distrital da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), Célio da Silva Patrício participou da cerimônia, destacou os serviços e produtos oferecidos pela federação e enalteceu o trabalho realizado pela CDL de Içara. Coube a ele também entregar o diploma de posse para Leila e de homenagem ao ex-presidente, Paulo Roberto Brígido. A noite foi ainda de homenagem a Nereu Casagrande, voluntário ativo mais longevo da entidade, presente há 45 anos nas diretorias da CDL de Içara.

“Agradeço a todos que contribuíram para o sucesso de cada ação, cada promoção e consequentemente da gestão. Foram dois anos de muito trabalho e dedicação. Este é um momento de agradecimento também ao Poder Público pela parceria que tivemos e pelos bons resultados alcançados. À nova gestão, desejamos sucesso e nos colocamos à disposição para apoiar sempre”, resume Paulo.  “A presença feminina é muito importante para o movimento lojista. Vemos em Içara essa força que tem, agora, também na presidência da entidade. Assim também é com a integração dos jovens para uma instituição cada vez mais forte. Sucesso aos diretores”, pontua Célio.

Além de oferecer serviços como SPC, assessoria jurídica e a gestão do estacionamento rotativo, a CDL tem um histórico marcante de atuação social. Entre suas iniciativas, destacam-se a arrecadação de donativos para vítimas das enchentes de 1996, o apoio às famílias afetadas pelo furacão Catarina em 2004, a implantação do Corpo de Bombeiros na cidade, além de mobilizações para a duplicação da BR-101 e da SC-445. Recentemente, a entidade também esteve à frente da arrecadação de recursos para ajudar na reconstrução de municípios afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Continue Lendo

ADSAAA

ADS1

Mais vistos