Conecte-se conosco

Economia

Coopera apresenta projeto para atrair novas empresas

Publicado

em

Detentora da menor tarifa de energia elétrica do Brasil e com energia em quantidade e qualidade para atender novos associados em sua área de abrangência, a Cooperativa Pioneira de Eletrificação – COOPERA, lançou nesta quarta-feira (03) o Projeto Poligonal da COOPERA. O objetivo é atrair novas indústrias e empresas para área de atuação da cooperativa, que inclui os municípios de Forquilhinha, Nova Veneza e parte de Criciúma.

O presidente da COOPERA, Walmir Rampinelli, apresentou o projeto aos prefeitos e secretários dos setores de Planejamento e Desenvolvimento dos três municípios, onde foi mostrada toda a estrutura e os investimentos no sistema elétrico da COOPERA, bem como, o demonstrativo de tarifas e benefícios oferecidos aos associados/consumidores. “Estamos lançando esse projeto e queremos o apoio e a parceria dos municípios porque acreditamos que juntos podemos criar meios para trazer mais desenvolvimento, empregos e arrecadação de impostos, promovendo o crescimento da região”, explicou o presidente.

O prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer, aprovou a iniciativa e salientou a importância de unir os três municípios nas ações que venham a atrair novas empresas. “Temos nove distritos industriais praticamente lotados, mas vamos ampliar essas áreas,  pois só temos a ganhar com novas parcerias que venham  fortalecer a economia e gerar emprego e renda”, comentou.

Para o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, a COOPERA está dando um grande passo para estimular o crescimento regional. “A cooperativa tem uma excelente estrutura par atender a demanda e os municípios devem identificar sua maior vocação e as características para divulgarem seus incentivos”, reforçou o prefeito. Representando a secretaria de Finanças da prefeitura de Criciúma, o secretário Antônio Sérgio Tramontin, também participou do encontro e frizou que nessa época de crise a iniciativa da COOPERA é louvável. ”Com certeza esse projeto trará muitas vantagens para a região” avaliou.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Taxa de desemprego recua para 6,8% no Brasil, aponta IBGE

Publicado

em

O mercado de trabalho no país continua em trajetória de melhoria. A taxa de desemprego recuou para 6,8% no trimestre encerrado em julho, em comparação com o trimestre de fevereiro a abril, quando ficou em 7,5%. No mesmo período de 2023, o indicador alcançou 7,9%.

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do IBGE, divulgados nesta sexta-feira, mostram que essa foi a menor taxa para um trimestre encerrado em julho na série histórica, iniciada em 2012.

Segundo a coordenadora de pesquisas domiciliares do IBGE, Adriana Berenguy, entre maio e julho havia 102 milhões de pessoas trabalhando, o maior contingente para o período desde 2012. Berenguy atribuiu esse crescimento à expansão do emprego com e sem carteira assinada em quatro atividades.

Ainda de acordo com a pesquisa, o rendimento real de todos os trabalhos ficou estável no trimestre e cresceu 4,8% no ano, alcançando R$ 3.206.

Continue Lendo

Agronegócio

Das cinzas do carvão mineral, uma oportunidade para a agricultura 

Publicado

em

Das cinzas da queima do carvão mineral, uma oportunidade que pode auxiliar a agricultura. É isso que busca uma pesquisa que está sendo desenvolvida pelo Centro Tecnológico (CT) da SATC e que deverá começar os testes de campo até outubro. Iniciado em 2022, o projeto de pesquisa visa a produção de fertilizantes com a utilização de zeólitas, um mineral que pode ser encontrado na natureza ou produzido de forma sintética. 

“Tínhamos uma otimização da zeólita para captura de CO2, primeiramente, depois isso evoluiu para aplicação como fertilizante através de dois trabalhos de pesquisadores do NEP – Núcleo de Energia e Síntese de Produtos do CT SATC. Aí sentiu-se a necessidade de fazer isso em escala piloto, já que tinha sito otimizado e os resultados em bancada foram muito bons e essa linha ganhou força devido a importância dos fertilizantes para o nosso país”, lembra o líder do NEP, Thiago Aquino.

As zeólitas são produzidas com as cinzas provenientes da queima do carvão mineral, misturado com um resíduo da indústria do alumínio e uma fonte de metal alcalino. Posteriormente, são inseridos os macronutrientes necessários para a fertilização do solo, como fósforo, potássio e nitrogênio.  

“É importante destacar que a zeólita já tem uma característica de uso agrícola, mas como condicionador de solo, não como fertilizante.  Estamos trazendo uma proposta de um fertilizante com liberação lenta dos nutrientes e com um potencial de solução da necessidade do solo igual a um fertilizante tradicional, mas que reduz o impacto ambiental”, ressalta o engenheiro agrônomo e pesquisador do CT SATC, Daniel Pazini Pezente. 

Uma planta piloto foi criada, onde estão sendo realizados diversos testes em ambientes controlados. “Comparamos nosso fertilizante com fertilizantes convencionais nas mesmas condições. Estamos tendo resultados muito promissores, muito semelhantes e em alguns casos até melhores do que os fertilizantes convencionais”, destaca Pezente. 

Os testes em ambiente real serão realizados no campo de demonstração da Cooperja, em Jacinto Machado, que é parceira do projeto que é fomentado pela Diamante Geração de Energia. O fertilizante produzido através da zeólita tem formato similar ao convencional para que o agricultor utilize as mesmas ferramentas de aplicação no solo.  “Nossa perspectiva agora é preparar todo o material para aplicação no campo até início de outubro. As primeiras culturas que temos em vista são o milho e a soja”, explica Aquino.

Continue Lendo

Economia

Acic e Sebrae abrem inscrições para Sessão de Negócios

Publicado

em

Criar um ambiente de integração e networking, unindo empresas de diferentes portes, empresários, empreendedores e profissionais. Com esse objetivo, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) promove mais uma edição da Sessão de Negócios, em parceria com o Sebrae.

O evento ocorrerá na sede da entidade empresarial, no dia 4 de setembro, a partir das 15h30, e as inscrições já estão abertas, podendo ser realizadas pelo link www.acicri.com.br/cursos. A participação se estende também a não associados, mas associados da Acic contam com benefícios exclusivos.

“Entendemos a necessidade de fomentar essa aproximação entre as empresas, para que possam estabelecer novas parcerias, ampliar a carteira de clientes, ao mesmo tempo em que prospectam novos fornecedores. Por isso, nos unimos ao Sebrae para proporcionar essa oportunidade a associados e não associados”, pontua o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

Seguindo a metodologia do Sebrae, os participantes serão divididos em sete mesas. Em cada rodada, cada participante terá um minuto para fazer sua apresentação e/ou entregar materiais. Após o final de cada rodada, eles irão trocar de mesa, possibilitando assim que todos se conheçam.

Além dos participantes que estarão se alternando durante as rodadas, uma empresa ficará fixa em cada mesa, sendo elas: Destak Logística e Transportes, Farben Tintas, Gabriella Revestimentos Cerâmicos, Plascin Soluções em Plásticos, Plasson do Brasil, Rio Deserto e Usipe.

No intervalo entre as rodadas e, ao final da Sessão, haverá momentos para ampliar as conversas e gerar networking.

Continue Lendo

Mais vistos