Conecte-se conosco

Últimas

Corpus Christi: ser presença eucarística e rezar pelo Brasil

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 15, a Igreja Católica celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, comumente chamada de Corpus Christi, único dia do ano em que a Igreja permite a exposição pública da Eucaristia – o Santíssimo Sacramento – com procissão pelas ruas.

A solenidade recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e também a Instituição da Eucaristia. A celebração teve início em 1246, na Bélgica, após visões da religiosa agostiniana Juliana de Cornion, e estendida a toda a Igreja pelo Papa Urbano IV, em 1264, tomando força nos séculos subsequentes.

“Nós saímos à rua, em procissão, lembrando este grande mistério do amor de Deus pela humanidade; Jesus não só entregou sua vida lá na cruz, mas continua nos entregando o alimento – o seu corpo e o seu sangue – que é o que de mais precioso existe sobre a face da terra. Nós, cristãos católicos, temos acesso a essa maravilha tão grande que nem os anjos do céu podem experimentar”, afirma o Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, que presidirá a solenidade às 09h30min, na igreja Santa Bárbara, e às 15h na Praça do Congresso, em Criciúma.

Serragem, flores, borra de café, farinha e sais coloridos preenchem os tapetes que compõem o imenso mosaico estendido ao longo do caminho por onde Jesus, presente no pão consagrado, irá passar. Fiéis engajados em movimentos e serviços pastorais da Igreja preparam os tapetes que compõem o trajeto com três altares, percorrido após a celebração da missa e que culmina com a solene bênção com o Santíssimo Sacramento. Diversos motivos são confeccionados pelo caminho, neste ano, com ênfase, por exemplo, ao Ano Nacional Mariano e ao tema da Campanha da Fraternidade 2017, além de motivos eucarísticos. A Catedral São José, que celebrará seu jubileu centenário em setembro, também fará memória ao seu aniversário de evangelização.

“Uma das coisas bonitas que se vê nesta procissão são os tapetes que o povo prepara, aonde o Cristo irá passar. Nós precisamos preparar muitos tapetes, neste mundo, para que, cada vez mais, as pessoas, sobretudo aquelas que tanto precisam, possam passar pelos tapetes preparados com nosso amor, nossa doação e nosso serviço, para que se sintam amadas e queridas como filhos e filhas de Deus. Convoco todo o povo a participar deste momento tão sagrado”, conclama Dom Jacinto, ao evidenciar gestos cristãos que vão muito além da participação na solenidade e encontram seu sentido na vida em comunidade.

Geral

Criciúma confirma mais duas mortes por Coronavírus

Publicado

em

Criciúma

Já são 98 as mortes provocadas pelo novo Coronavírus em Criciúma. Os últimos dois casos foram confirmados nesta quarta-feira, no Boletim Epidemiológico encaminhado à imprensa.

As vítimas desta quarta-feira são uma mulher de 84 anos e outra de 91. As duas vítimas eram portadores de comorbidades e estavam internadas em leitos de UTI. Nos últimos dois dias foram cinco mortes confirmadas na cidade.

Continue Lendo

Polícia

PRF flagra pássaros silvestres em caixas de leite

Publicado

em

Tubarão

Policiais Rodoviários Federais prenderam um homem por crime ambiental. Eles faziam uma blitz de rotina quando um motorista de um polo de Criciúma desobedeceu a ordem de parada. Ele acabou parando o carro cerca de 300 metros a frente da barreira Policial e tentou dispensar em um matagal uma caixa de papelão.

O motorista foi contido e a caixa recuperada.  Nela os policiais encontraram dez caixas de leite. Dentro das embalagens estão escondidos dez pássaros Silvestres. Foram recuperados sete Bicos de Pimenta e outras três Trinca Ferro. O homem de 44 anos contou a Polícia que havia comprado as aves em Florianópolis e estava levando para Criciúma.

Diante dos fatos ele foi levado a delegacia para os procedimentos legais. 

Continue Lendo

Economia

Criciúma e Içara lideram a geração de empregos na Amrec

Publicado

em

Criciúma

Dados divulgados pelo Caged, o  Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, mostram que Criciúma e Içara foram os grandes responsáveis por impulsionar a geração de empregos na Amrec ao longo do Mês de agosto. Juntas as duas cidades geraram mais da metade dos 1,473 empregos criados nos 12 municípios da região.

Segundo o relatório Criciúma terminou agosto criando 535 vagas com carteira assinada. Içara aparece em segundo com 383. Também terminaram com saldo positivo os municípios de Urussanga (127), Siderópolis (124), Nova Veneza (114) Forquilhinha (106), Morro da Fumaça (54), Treviso (20), Orleans (13) e Cocal do Sul (12). Saldo negativo apenas em Lauro Müller (-5) e Balneário Rincão (-10).

No acumulado do ano Içara se destaca

Quando os dados levam em conta todas as vagas criadas de janeiro até agosto o grande destaque acaba ficando com Içara. Impulsionada pela vinda de grandes empresas como Atacadão e Combo a cidade acumula saldo positivo de 495 vagas. A cidade é seguida de Forquilhinha que acumula a criação de  442 vagas e Urussanga, com saldo positivo de 400 novos postos de trabalho. Nesse quesito Criciúma é o destaque negativo com o fechamento de mais de mil postos de trabalho.

Confira os dados no acumulado do ano.

Continue Lendo

Mais vistos