Conecte-se conosco

Entretenimento

Criciúma amplia infraestrutura de lazer com mais dois chafarizes em parques urbanos

Publicado

em

Após o sucesso dos equipamentos instalados nos parques da Santa Luzia e da Prefeitura, a Prefeitura de Criciúma deu início às obras de mais dois chafarizes interativos, desta vez no Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina, e no Parque das Nações, na Próspera. Com previsão de funcionamento logo no primeiro semestre de 2026, os equipamentos contarão com 10 metros de diâmetro, 19 jatos de água e iluminação cênica em LED.

O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, destacou que a valorização de espaços públicos com qualificação do bem-estar da população é primordial.

“Criciúma consolidou-se como a Capital Catarinense dos Parques Urbanos e nossa missão é qualificar cada vez mais esses espaços. O chafariz é um investimento que une entretenimento e bem-estar, proporcionando ao cidadão criciumense um ambiente saudável e interativo que coloca nossa cidade em destaque no estado”, afirmou.

O vice-prefeito, Salésio Lima, reforça que os projetos buscam replicar o sucesso observado nas outras regiões da cidade.

“O primeiro chafariz, na Santa Luzia, mostrou o potencial de transformação desses equipamentos. Recentemente, vimos no Parque da Prefeitura a alegria das famílias em aproveitar ao máximo o chafariz. Nosso objetivo é que o ato de brincar e se refrescar nos parques se torne parte da cultura de lazer da nossa população, integrando todas as idades”, destacou.

Sucesso de público garantido

Os novos equipamentos seguem o modelo circular, com um jato central em formato “vulcão” e 19 jatos auxiliares nas bordas do chafariz. O sistema visual será composto por cerca de 38 pontos de iluminação em LED coloridas, garantindo um espetáculo de luzes nos períodos noturnos. Os projetos também prezam pela sustentabilidade, em que água é armazenada em reservatórios de mais de 5 mil litros e é reaproveitada por meio de um sistema de bombeamento contínuo.

O chafariz no Parque das Nações começou a ser construído no início do mês de abril com prazo de finalização para o final do primeiro semestre. Já o equipamento do Parque dos Imigrantes tem a sua inauguração prevista para a primeira semana de maio.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Obras, João Paulo Casagrande, o cronograma de trabalho segue conforme o planejado.

“A preparação da base estrutural, os reservatórios e as instalações hidráulicas do sistema já estão em ritmo acelerado. É uma obra que exige precisão técnica para garantir a pressão correta dos jatos e a eficiência energética. Estamos trabalhando para entregar este novo atrativo à comunidade do Rio Maina ainda neste primeiro semestre”, informou.

O diretor de Parques e Praças, Vittor Teixeira, ressalta que o equipamento é um dos principais atrativos dos parques.

“O chafariz do Parque da Prefeitura, recém-inaugurado, já recebeu milhares de pessoas. É uma ferramenta fundamental de lazer que atrai novos visitantes. No Parque dos Imigrantes, o chafariz será o complemento ideal para a estrutura já existente, oferecendo mais uma opção de lazer e bem-estar para a população”, finalizou.

Entretenimento

Projeto Sarau Literário promove reflexão sobre o autismo em Siderópolis

Publicado

em

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado no dia 2 de abril e, para marcar a data, a Escola Sara Bom Moretti, de Siderópolis, abordou o tema durante o projeto “Sarau Literário”. Nesta segunda edição do ano, a obra escolhida foi “Meu amigo faz iiiii”, de Andréa Werner.

O livro retrata situações cotidianas no ambiente escolar, destacando a convivência entre amigos e o aprendizado mútuo. Por meio de personagens cativantes, aborda o desenvolvimento de habilidades essenciais, como comunicação, cooperação, criatividade e solução de pequenos problemas.

“O objetivo do projeto é ampliar o interesse dos alunos pela leitura e pela literatura, promovendo momentos especiais de encantamento, reflexão e aprendizado por meio da arte e da ludicidade”, explicou a diretora da escola, Daniela de Oliveira Sebastião.

Além de ensinar o alfabeto, a obra promove um aprendizado integral, estimulando a conscientização e o respeito desde a infância, valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e empática. A contação da história, realizada no último dia 9, teve como objetivo ampliar o entendimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e incentivar a inclusão e o respeito às diferenças. 

Continue Lendo

Entretenimento

Festival AnimaMão resgata história milenar por meio de bonecos

Publicado

em

Com uma proposta que mistura humor, aventura e um mergulho nas origens da narrativa humana, o espetáculo A Última Aventura de Gilgamesh vai revisitar uma das histórias mais antigas da humanidade no Festival de Teatro de Bonecos de Nova Veneza, o Animamão. Em circulação desde 2019, a montagem apresentará uma releitura leve e envolvente da saga do herói mesopotâmico, que, mesmo após milênios, ainda ecoa temas profundamente atuais: o sentido da vida, os limites humanos e o desejo pela imortalidade.

Dentro da programação do Festival AnimaMão, o espetáculo da Essaé Cia será apresentado no dia 8 de maio (sexta-feira), em duas sessões, às 9h30 e às 14h30, no Teatro Municipal de Nova Veneza. Dirigido por Henrique Sitchin, a montagem conta com Cassio Correia, Jackson Amorim, Muriel Szym e Thuani Stolf. A experiência teatral tem ainda a cenografia e os bonecos assinados pela Ambar Ophicina de Artes, aliados à trilha sonora e operação técnica de Fábio Cabelo e à iluminação de Flávio Andrade.

“Cada companhia trás em sua pesquisa algo que soma a todo o festival. Essa é uma troca que ocorre também com o público e com os demais grupos. E assim, favorece o movimento cultural e econômico da cidade. Teremos grandes espetáculos, por isso, convidamos todos da região que venham conhecer a arte do teatro de bonecos e desbravar ricas histórias que circulam o país e o mundo”, indica a assistente de coordenação do festival, Victória João.

Fundada em Joinville em 2010, a Essaé Cia já alcançou mais de 500 mil espectadores no Brasil e também no exterior, com passagens por países como Chile e França. Entre os reconhecimentos, soma o prêmio de melhor espetáculo infantil no 2º Festival Nacional de Teatro de Viçosa (MG), em 2020, com a apresentação que traz agora ao Sul de Santa Catarina.

AGENDAMENTOS – As apresentações do Festival AnimaMão são gratuitas e abertas ao púbico em geral, inclusive, com tradução em Libras. Para reserva em grupos, as entidades da região podem fazer o contato pelo WhatsApp (48) 99662-8919. Ao todo, o Teatro Municipal de Nova Veneza tem capacidade de 300 lugares.

Continue Lendo

Entretenimento

Escola Hercílio Amante promove ações voltadas ao Dia Nacional da Literatura Infantojuvenil

Publicado

em

Em alusão ao Dia Nacional da Literatura Infantojuvenil, celebrado neste sábado (18), a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Hercílio Amante preparou uma programação especial para os alunos. A iniciativa, que é tradição na unidade há 15 anos, tem como objetivo incentivar a leitura entre os estudantes. Ao longo do dia, os alunos dos anos iniciais e finais participaram de atividades educativas, que neste ano trouxeram como tema o bullying e o cyberbullying.

A escola foi preparada especialmente para a data, com decorações temáticas e espaços dedicados à leitura. Durante a manhã, os alunos de 6° ao 9° ano participaram de uma palestra sobre bullying e cyberbullying, com a psicóloga Andreia Daminelli, seguida de um troca-troca de livros. À tarde, os estudantes de 1° ao 5° ano apresentaram dramatizações de histórias, contos e fábulas, promovendo o contato com a leitura de forma lúdica.

A secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento dos estudantes. “Trabalhar a leitura desde cedo é fundamental para a formação crítica e cidadã dos nossos alunos. A escola Hercílio Amante está de parabéns por unir o incentivo à leitura com temas tão relevantes como o bullying e o cyberbullying, promovendo não apenas o conhecimento, mas também a empatia e o respeito”, afirmou.

De acordo com a diretora da EMEB Hercílio Amante, Ana Paula de Carvalho Fernandes Colombo, a ação marca o início de um trabalho contínuo ao longo do ano. “Há 15 anos a nossa escola celebra o Dia Nacional da Literatura Infantojuvenil, data que também marca o aniversário de Monteiro Lobato. Esse momento é o pontapé inicial de um projeto de leitura que se estende durante todo o ano, com o objetivo de fomentar o hábito da leitura entre os estudantes”, explicou.

A diretora também ressaltou a escolha do tema deste ano. “A palestra sobre bullying e cyberbullying veio para conscientizar os estudantes sobre a importância de identificar essas situações, entender os papéis envolvidos e promover uma convivência mais saudável, especialmente em um contexto em que muitos estão inseridos no ambiente virtual”, completou.

Interação entre os estudantes

O troca-troca de livros foi organizado pelo Grêmio Estudantil da EMEB Hercílio Amante. Para o estudante do 9° ano, João Vitor Anacleto Custódio, de 14 anos, a iniciativa contribuiu para aproximar os colegas da leitura. “Acho que essa é uma forma de o pessoal aprender mais sobre a leitura, entender que faz bem. E também é legal trocar livros e ideias sobre as histórias”, contou.

A estudante Manuela da Silva, do 6° ano, estava ansiosa para o troca-troca e aprovou a ação. “Achei bem legal para incentivar os alunos a lerem. Gosto muito de gibis, sou fã, e já tenho vários em casa. Quero aproveitar para trocar alguns com meus colegas e conhecer novas histórias”, relatou.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos