Conecte-se conosco

Geral

Criciúma ocupa 1° posição no Brasil em coleta e destinação de resíduos sólidos

Mais de 80% dos bairros da cidade são contemplados com o serviço de coleta seletiva

Publicado

em

Criciúma caminha para um futuro mais sustentável, consciente e tecnológico. O município ocupa a 1ª posição no Brasil em coleta seletiva e destinação de resíduos sólidos. A cidade atingiu a nota máxima no Ranking de Competitividade dos Municípios, em 2023. Atualmente, mais de 80% dos bairros são contemplados com o serviço de coleta seletiva, realizado semanalmente nas comunidades. O cronograma e itinerário da coleta pode ser conferido no site da Prefeitura de Criciúma, por meio do link bit.ly/3V0zXvA.

“É uma satisfação alcançar essa marca. Demonstra que estamos no caminho certo em relação à gestão do serviço de coleta seletiva. A destinação correta dos resíduos garante um futuro mais sustentável para as novas gerações e proporciona qualidade de vida para os mais de 240 mil criciumenses. Continuaremos elevando o nível de Criciúma para uma cidade cada vez mais consciente e tecnológica”, ressaltou o prefeito Clésio Salvaro.

O descarte incorreto de resíduos na natureza é um dos principais problemas que causam danos ao meio ambiente. Em Criciúma, os trabalhos de coleta, transporte e destinação de resíduos sólidos são realizados pelo Grupo Rac Saneamentos e Racli Limpeza Urbana. A coleta seletiva passa uma vez por semana em cada bairro, às 8h e às 13h. “É importante que os resíduos estejam higienizados e sejam jogados no lixo apenas no dia da coleta, para facilitar a separação e evitar o acúmulos dos materiais”, destacou a gestora do Fundo de Saneamento Básico (Funsab) da Prefeitura de Criciúma, Anequésselen Bitencourt Fortunato.

O lixo reciclável é encaminhado para o Centro de Processamento de Resíduos, onde está localizado o Ecoponto. Lá, as cooperativas e associações de catadores são responsáveis pela separação e, posteriormente, comercialização dos materiais. No Ecoponto é realizado, ainda, o descarte de objetos e materiais como móveis, pneus, pilhas e baterias, que não podem ser jogados no lixo comum e necessitam de tratamento específico.

Programa Jogue Limpo com a Cidade

O município de Criciúma possui, também, outros programas e ações que contribuem para o aumento da cobertura da coleta seletiva e preservação do meio ambiente. Com o projeto Jogue Limpo com a Cidade, que tem o propósito de incentivar a separação de lixo, o cidadão pode obter até 50% de desconto na Taxa de Coleta e Destinação de Resíduos Sólidos (TCDRS), que é cobrada junto com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Para isso, materiais como papelão, papéis, jornais, plásticos, latas, isopor, caixas, metais e vidros devem ser lavados, separados e entregues nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pelo município. Os locais podem ser conferidos em bit.ly/48ywtUe. “Nos pontos de descarte, os profissionais realizam a verificação e a pesagem dos materiais. Por isso, é importante que todos estejam separados da forma correta. Depois disso, o fiscal realiza o cadastro no aplicativo do programa, onde o munícipe pode conferir, também, seu saldo”, explicou Anequésselen.

O morador pode acompanhar o seu saldo, informações e pontos de entrega mais perto da sua residência por meio do aplicativo REVER Cidadão, disponível na App Store e na Play Store.

Novas lixeiras subterrâneas

Até o fim de 2024, o Governo de Criciúma deve instalar 20 lixeiras subterrâneas nas praças e parques municipais. Até então, já foram instalados equipamentos em três locais: Praça Nereu Ramos, Praça da Santa Bárbara e na Praça do Congresso. Nas próximas semanas, serão instaladas outras seis lixeiras nos seguintes pontos: Parque das Nações, Praça Maria Silva Rodrigues, no Centro, e nos bairros São Luiz, Universitário e Pio Corrêa.

Cada kit de lixeira subterrânea é composto por dois compartimentos, um para resíduos recicláveis e outro para não recicláveis, com duas toneladas de capacidade cada. Os equipamentos ficam abaixo do solo e oferecem mais higiene e segurança. “Os materiais recicláveis são encaminhados para as cooperativas e associações de catadores do município, garantindo a renda e sustento para muitas famílias”, afirmou a gestora do Funsab.

A instalação das lixeiras subterrâneas fazem parte do Programa Acelera Criciúma, que prevê investimento de aproximadamente R$ 400 milhões em mais de 200 obras e projetos até o final de 2024.

Geral

Centro de Inovação Criciúma ganha cores pelas mãos de artistas locais

Publicado

em

Na semana da inauguração do Centro de Inovação Criciúma (Crio), a ação A Arte de Criar levou cor às letras que identificam o ambiente. Na tarde desse domingo (21/04), cada letra foi instalada em um parque ou praça da cidade e passou pela intervenção de um artista. Amanda Milanez, Laerttes, Bruno Alvares e Gui Quadra colocaram talentos e estilos na identificação do novo equipamento de inovação da cidade. A inauguração do Crio está marcada para sexta, dia 26 de abril, às 10h.

A partir da inauguração do Crio, a Região Carbonífera ganhará mais um espaço de coesão, encontros de negócios, apoio aos empreendedores e estímulo ao desenvolvimento. A gestão dele estará sob responsabilidade da Unesc. O Centro de Inovação de Criciúma ocupa um prédio cedido pela Universidade e a implantação dele contou com recursos da própria Universidade, do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e da Prefeitura de Criciúma.

O Crio será um espaço de desenvolvimento de novas ideias, aceleração de negócios, networking, atração de talentos e criatividade. O equipamento de inovação terá pré-incubadora, incubadora, aceleradora, startups, empresas e organizações de apoio ao empreendedorismo.

O Centro de Inovação está localizado na Rua Henrique Lage, 666, próximo ao Supermercado Angeloni.

Continue Lendo

Geral

Governo autoriza 3,5 milhões em obras de infraestrutura em Criciúma

Publicado

em

Com o objetivo de garantir a mobilidade de pessoas com dificuldade de locomoção, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, implantará acessibilidade em ruas de três bairros da cidade. As comunidades contempladas serão: São Defende, Metropol e Quarta Linha. A assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das melhorias aconteceu na tarde desta segunda-feira (22), na Sala de Atos, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

“A Administração Municipal tem o compromisso de garantir acessibilidade e qualidade de vida para todos os cidadãos, independente da idade, estrutura física, limitações de mobilidade ou percepções. Esse não é um simples investimento em ruas da cidade, mas em oportunidade para que todos possam se deslocar com segurança e dignidade, sem impedimentos”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

As obras serão executadas nos seguintes pontos: ruas Lucas Peruchi, Manoel João Machado e Rodovia Luiz Rosso. Em toda a extensão das vias, serão implantadas calçadas acessíveis com piso tátil, responsável por orientar e guiar, principalmente, pessoas com deficiência visual ou baixa visão, rampas de acesso, essenciais para pessoas com dificuldade de locomoção e que dependem de cadeira de rodas, além de ciclofaixas. O investimento para a execução dos serviços é de mais de R$ 3,5 milhões, proveniente de emenda parlamentar destinada pela deputada federal Geovania de Sá.

“Criciúma terá um projeto de acessibilidade referência para os municípios. Me sinto feliz em poder contribuir para o desenvolvimento das comunidades criciumenses”, comentou a deputada federal. O prazo de execução das obras é de 180 dias.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Jóri Ramos Pereira, a empresa contratada terá seis meses para executar os serviços, que contemplam a execução de terraplanagem, base e sub-base, aterro, pavimentação asfáltica, drenagem, meio-fio e calçadas com paver e lajotas. “Com a implantação dessas melhorias, estamos construindo uma cidade mais inclusiva e acessível para todos os moradores. Contamos com a compreensão de todos durante o período de execução dos serviços”, reforçou Pereira.

Continue Lendo

Geral

Professores da Rede Estadual iniciam greve nesta terça-feira

Publicado

em

Nesta quinta-feira (4), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE) realizará uma assembleia estadual para discutir as demandas prioritárias da categoria. Entre os pontos em destaque estão a valorização da carreira, com a aplicação do reajuste do piso salarial em todos os níveis e a descompactação da tabela salarial; a revogação integral do confisco de 14% das aposentadorias; e a garantia de hora atividade para todos os professores dos anos iniciais e segundos professores, com a luta pela sua extensão a todos os profissionais da educação.

A expectativa do Conselho Deliberativo do SINTE-SC é que aproximadamente 5 mil trabalhadores da educação estejam presentes para fortalecer o apelo coletivo. O evento será aberto ao público e terá início às 14 horas na Praça Tancredo Neves, em Florianópolis. O objetivo é decidir se a categoria seguirá em negociações ou iniciará uma greve.

Segundo o coordenador do SINTE, Evandro Accadrolli, para intensificar essa iniciativa, os membros do sindicato visitaram mais de 400 escolas em todas as regiões do estado, convidando os trabalhadores/as da educação a participarem da assembleia.

“Estamos extremamente motivados e percebemos um alto nível de união entre os membros, o que nos leva a afirmar, sem hesitação, que estamos mais coesos e fortes do que nunca”, avalia. “Consideramos o ano de 2024 como o ano da carreira e a nossa agenda prioritária reflete as necessidades essenciais da nossa categoria”, conclui.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com