Conecte-se conosco

Emprego

Governo de Içara abre prazo para inscrições em programa de Qualificação profissional

Publicado

em

O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, vai abrir na próxima quinta-feira, dia 29, o período de inscrições para quatro cursos profissionalizantes. Os içarenses terão a oportunidade de se capacitarem em Panificação e Confeitaria, Modelista de Roupa, Mecânico de Máquina de Costura e Costureiro Industrial.

Com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o projeto Escola Profissional Municipal almeja encerrar o ano com a marca de 1.000 graduações oportunizadas. Desde 2021, mais de 800 pessoas já receberam o certificado para atuarem nos mais diversos segmentos industriais.

“As inscrições irão até o dia 7 de março, na secretaria. É necessário levar documento pessoal com foto e comprovante de residência. Como pré-requisito, os interessados devem morar em Içara, terem mais de 16 anos e serem alfabetizados. São 80 vagas ao todo, e seguiremos a ordem de chegada”, informa o secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Eduardo Zata.

As aulas estão previstas para iniciarem no dia 11 de março, nas carretas móveis montadas no centro da cidade. Serão 160 horas de curso, em período noturno. A prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, enalteceu a importância desta oportunidade.

“Aproveitem, pois são cursos gratuitos e com a extrema qualidade que o Senai dispõe. É a oportunidade ideal para quem busca crescimento profissional. Sem a qualificação, as dificuldades são maiores. Nestes três anos de projeto, também tivemos muitos ex-alunos que começaram a empreender em um negócio próprio. Bons exemplos não faltam”, ressalta.

Emprego

Arroio abre vagas para professores

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Balneário Arroio do Silva torna público edital de chamada Pública nº 001/2024 para contratação de professores para atuar no ano letivo de 2024.

As vagas são para professor de anos iniciais e/ou ensino infantil (20h semanais); e professor de educação especial (segundo professor)

Os candidatos interessados deverão comparecer na Secretaria de Educação na rua Antônio Luiz de Freitas, nº 40, bairro Centro, no dia 19 de abril das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, para a entrega da inscrição.

Os documentos necessários constam no edital que está disponível no site da Prefeitura www.arroiodosilva.sc.gov.br

Continue Lendo

Economia

Governo de Cocal do Sul promove vitrine de empregos nesta sexta-feira

Os interessados poderão levar os currículos na Praça Coberta, das 8h às 12h

Publicado

em

Com o objetivo de divulgar as vagas de emprego disponíveis no município e dar oportunidade às pessoas de ingressarem no mercado de trabalho, a prefeitura de Cocal do Sul, por meio da Secretaria de Ação Social, irá promover nesta sexta-feira (22), a Vitrine de Empregos, das 8h às 12h, na Praça Coberta.

Para participar, basta levar os documentos pessoais e o currículo. “Sabendo que muitos estão à procura de emprego e sabemos que há empresas com vagas disponíveis, por isso faremos essa ação, como forma de fomentar a geração de empregos e fazendo os encaminhamentos ao mercado de trabalho, para quem sabe já saírem dali empregados”, comenta o prefeito Fernando de Fáveri.

As empresas parceiras irão disponibilizar vagas de emprego em diversas áreas, voltadas a pessoas com todos os níveis de instrução. “Tendo em vista a retomada da economia, as empresas aproveitam essa oportunidade para buscar talentos para o mercado, em busca também de qualificação; vamos fazer essa engrenagem chamada economia girar”, finaliza o prefeito

Continue Lendo

Economia

Indústria lidera a geração de empregos no Sul do Estado em janeiro

Setor foi responsável por 1.324 dos 2.249 novos postos de trabalho com carteira assinada registrados pela mesorregião no primeiro mês do ano

Publicado

em

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados na última semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego, os cinco grandes grupamentos econômicos registraram saldo positivo de empregos no Sul do Estado em janeiro, sendo que a indústria liderou com folga esse resultado.

O setor foi o responsável por 1.324 dos 2.249 novos postos de trabalho com carteira assinada somados pela mesorregião no primeiro mês do ano, à frente dos serviços, com 584; do comércio, com 173; da construção, com 155; e da agropecuária, com 13.

“O início de ano traz consigo uma demanda maior na produção, o que está diretamente relacionado ao número de empregos gerados ser maior na indústria em geral”, analisa o economista Leonardo Alonso Rodrigues.

Quando desagregado por segmentos específicos, o segmento que obteve maior saldo de vagas (179) foi Construção de edifícios e, por outro lado, no comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (-133) houve o maior saldo negativo no mês.

“Em janeiro de 2024 foram registrados números positivos no mercado de trabalho formal em Santa Catarina, bem como nas regiões Sul, Carbonífera e no município de Criciúma. Além disso, quando comparado com o mês de janeiro de 2023, o resultado de 2024 expressou saldo líquido maior de empregos gerados”, ressalta o economista Alison Fiuza.

Movimentos impulsionam alta

Segundo Fiuza, o resultado pode ser explicado por dois movimentos. O primeiro está diretamente relacionado a uma sazonalidade do emprego formal em janeiro, reflexo de uma retração maior no mês de dezembro.

“O segundo motivo é que, apesar de um ambiente macroeconômico desafiador, principalmente por conta de um cenário de incertezas fiscais e juros ainda altos, já temos sinais positivos, como inflação e desemprego em queda, crescimento do consumo em geral e de alguns setores específicos, como o agronegócio”, aponta.

Região Carbonífera

Na Região Carbonífera, igualmente veio da indústria a maior contribuição para o saldo positivo de 845 vagas em janeiro, com 484 postos de trabalho adicionados. Com 331 e 40, respectivamente, os serviços e o comércio também fecharam o mês com saldo positivo, enquanto as quedas se deram na agropecuária (-9) e na construção (-1).

Quando desagregado por segmentos específicos, o segmento que registrou maior saldo de vagas (68) foi Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida (82). Já o Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (-55) foi o que registrou maior saldo negativo.

Todos os municípios registraram saldo positivo de empregos no mês. Além disso, foi o melhor janeiro desde 2021, sendo que o total de vagas geradas na região foi superior em mais de quatro vezes às 207 obtidas no mesmo mês no ano passado.

Criciúma

No mês de janeiro, houve um saldo líquido positivo de 245 empregos formais em Criciúma. Esse resultado veio bem acima do mesmo mês do ano anterior (38), mas menor do que os obtidos entre 2020 e 2022.

A variação no estoque de empregos em Criciúma foi positiva em 0,32% adicional ao estoque anterior, chegando ao total de 77.558 vagas ocupadas no município. Com isso, Criciúma registra participação de 3,12% no total do Estado; 24,53% na mesorregião Sul e 50,52% na Região Carbonífera.

Em seguida, vem Içara, com 13,81% no total de empregos da Região Carbonífera. Considerando os 12 municípios, são ao todo 153.518 empregos formais. “Criciúma e região, com esse incremento no número de trabalhadores na ativa e com aumento direto na renda, conduzirá, em última análise, a um estímulo do movimento econômico da região”, projeta Rodrigues.

Novo serviço

Consultores da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), os economistas Leonardo Alonso Rodrigues e Alison Fiuza passam a elaborar o Boletim do Emprego Formal, mais um serviço disponibilizado pela entidade a seus associados.

“Teremos mensalmente o boletim com os dados e a análise dos especialistas sobre o mercado de trabalho formal no Sul do Estado, na Região Carbonífera e em Criciúma, um instrumento que vai permitir às empresas avaliar melhor o cenário e tomar decisões mais bem embasadas”, entende o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com