Estilo
Em Urussanga, casos da doença mão-pé-boca são monitorados pelas secretarias de saúde e educação
O Governo de Urussanga, através das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, alerta para o aumento de casos da Síndrome mão-pé-boca. Uma infecção de origem viral, causada por diversos enterovírus, principalmente o Coxsackie. A síndrome costuma acontecer na forma de surtos, atingindo principalmente crianças menores de cinco anos que frequentam creches e escolas. O período mais comum de contaminação, são os meses de verão e primavera, e a transmissão se dá pelo contato fecal-oral e com secreções respiratórias, sendo o período de incubação de três a sete dias.
Em Urussanga, das dez escolas municipais que contam com educação infantil, quatro registraram casos da doença. Na semana passada, 28 crianças foram afastadas da sala de aula. Nesta sexta-feira (17), são sete crianças em cuidados devido à síndrome. “Nenhuma turma precisou ter as aulas suspensas, mas as secretarias de educação e saúde monitoram o número de casos para garantir a desinfecção dos locais e também a segurança das crianças”, explica a secretária de educação, Janea Possamai.
A servidora pública, Bruna da Fonseca, conta que os primeiros sintomas no filho, de 1 e 6 meses, foram febre e pequenas manchas na sola dos pés e em outras regiões do corpo. “Ele também apresentou falta de apetite, vômito e diarreia. Procuramos o atendimento médico, comunicamos imediatamente a Agente de Saúde e a escola, para alertar outros pais e a comunidade”, conta.
Segundo a enfermeira Marília Marcineiro, a mão-pé-boca pode ser descrita como uma doença febril autolimitada. “A febre e o mal-estar costumam ser os primeiros sintomas, sendo normalmente baixa e passando em 48 horas. Mas logo em seguida, chegam as úlceras orais que causam dor na boca e garganta, pequenas bolhas nas palmas das mãos e plantas dos pés, e as vezes, nas nádegas e região genital”, pontua. Ela ainda alerta para a falta de apetite, vômitos e diarreia. “A própria dor que as bolhas causam, pode fazer com que essa criança tenha dificuldade para engolir e salivação excessiva. É preciso garantir a hidratação da criança durante o período da infecção”, destaca Marília.
Tratamento
Não existe um tratamento específico para a síndrome mão-pé-boca, e as medidas de suporte orientadas, são as mesmas que para todos os pacientes com doenças virais: repouso, alimentação leve e muita hidratação oral. “Os casos de febre devem ser controlados com antitérmico prescrito pelo pediatra. Como uma virose autolimitada, a síndrome tem regressão espontânea, ou seja, se cura sozinha com o passar dos dias”, destaca a enfermeira, Marília Marcineiro.
Como controlar e evitar o contágio?
Para controle da síndrome viral do mão-pé-boca, a lavagem frequente e correta das mãos, especialmente após a troca de fraldas e do uso de banheiros, se faz necessária. “Outro ponto que sempre destacamos é a limpeza de superfícies e brinquedos utilizados pela criança, de preferência e, quando possível, com água e sabão e depois desinfetado com uma solução de água sanitária. Indicamos diluir uma colher de sopa do produto em quatro copos de água. Além disso, é necessário evitar contatos como beijo, abraço e compartilhamento de itens de alimentação e higiene com pessoas infetadas”, comenta a enfermeira.
Em caso de contaminação, a orientação médica é para que a exposição das crianças doentes seja limitada, mantendo-as afastadas de escolas, creches e outras crianças sadias.
Estilo
Colégio Unesc prepara alunos para o Enem
Izabele Zeferino, decidiu acordar cedo neste sábado (21/10) por um bom motivo: rever o conteúdo aprendido até aqui visando a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela fez isso por meio do Prepara Enem, ação realizada pelo Colégio Unesc. “Gostei bastante. Eu nunca tinha participado e tinha expectativa. Foi ótimo, pois me ajudou a entender o conteúdo”, comenta a aluna da Instituição que pretende cursar História e se especializar em Arqueologia posteriormente.
O aulão, que é realizado desde 2016, ocorreu na Unesc de forma presencial, das 8h às 17h.
“O Enem é uma das principais portas para o acesso ao ensino superior, por isso, é muito importante que os alunos recapitulem todo o conteúdo e nada melhor que fazer isso por meio dos nossos excelentes professores do Colégio Unesc que, desde 2016, se dedicam ao Prepara Enem e a contribuir com estes futuros acadêmicos”, conta a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
Por meio do Prepara Enem, o Colégio Unesc oferece aulões gratuitos com o objetivo de ajudar os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio a terem um bom desempenho. Não precisa ser aluno da Instituição para participar.
“Os aulões são totalmente gratuitos. Os participantes do Enem 2023 podem aproveitar a oportunidade para se preparar para as provas”, lembra o coordenador do Ensino Médio do Colégio Unesc, professor Gian Marangoni, reforçando que a próxima aula abordará os componentes das áreas de Ciências da Natureza (Biologia e Química) e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
Ótima experiência
Quem também buscou a retomada do conteúdo e saiu feliz do Prepara Enem foi Ludmilla Dornelles dos Santos. Ela não é aluna do Colégio Unesc e ao saber da oportunidade não pensou duas vezes: fez a inscrição.
“Adorei as aulas. Tudo muito bem explicativo, detalhado e com muitas dicas”, conta ela que ainda não definiu qual curso irá fazer, mas o certo é que irá ingressar na Universidade.
A diretora do Colégio Unesc, Marcela Gava, enfatiza que os professores organizaram as aulas de forma bastante didática para que os alunos tenham a oportunidade de sanar todas as dúvidas e cheguem prontos para se saírem bem na prova do Enem.
“A retomada de conteúdo é muito importante, pois os assuntos podem ser revisados para que o aluno consiga ter uma melhor desenvoltura nas provas. Além disso, a experiência dos nossos professores, faz com que os alunos tenham acesso a dicas e estratégias para o momento das provas”, comenta a diretora, Marcela Gava.
A iniciativa ocorre por meio da parceria entre o Colégio Unesc e a Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade. “Estamos felizes em realizarmos mais uma edição do Prepara Enem para contribuir com os estudantes de diversas instituições de ensino neste momento de revisão dos conteúdos que antecede a prova. A Unesc está sempre de mãos dadas com a comunidade em prol da educação de qualidade e do desenvolvimento regional. Assim cumprimos nossa missão institucional ao mesmo passo em que verificarmos a adesão das pessoas aos nossos significativos projetos”, ressalta a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego.
Culinária
Festival gastronômico e cultural acontece neste final de semana em Nova Veneza
Gastronomia de qualidade, vinhos, drinks, tudo isso regado à música para todos os gostos. Essa é a segunda edição do Festival Gastronômico e Cultural de Nova Veneza, que acontece de sexta (22) e segue até este domingo (24), na Rua Coberta, em Nova Veneza.
O evento tem a finalidade de reunir em um mesmo espaço o melhor da gastronomia típica italiana com opções de pratos especiais, que será apresentada por restaurantes, como Ristorante Veneza, Capo & Gin, Bodega do Zeca, Alpino Restaurante, Coofanove, Quiosque da Célia e Atafona Marini. Além disso, a Vinícola Borgo também preparou o lançamento do primeiro vinho de barril de carvalho Borgo, Merlot Reserva e o vinho branco da uva Lorena. exclusiva para o evento. Mas, se o seu paladar é voltado para um bom drink, o Festival terá espaço reservado para as caipirinhas de vinhos tinto e branco goethe e os espumantes com Limoncello, com Arancello e com Berehibisco.
Os neovenezianos e visitantes que forem conferir o evento vão encontrar desde porções de massas, nhoques de vários sabores, filés, peixes, arancini, minestra, polenta com ragu e piadina. As tradicionais porções de batata frita, polenta, frios e pastéis com valores especiais. No entanto, o cardápio é diversificado e preparado para atender a todos os gostos e bolsos.
Além de uma excelente gastronomia de nossa cidade, a programação de shows musicais contará na sexta-feira (22), a partir das 19h30, com o Sarau com o grupo Pega na Rua e Convidados. Já no sábado (23), a partir das 19h30, o show com Riccardo Amboni e banda e lançamento da música nova de trabalho “Solo Baciami”. E no domingo (24), a programação inicia às 11h, com o Grupo Alegro, às 14h, Musical Eco di Venessia e às 15h, Flávio Arena.
Esse é o segundo ano que o evento é preparado pela Associação Neoveneziana de Turismo (ANET) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.
“Nova Veneza é tradicionalmente conhecida pela sua gastronomia e hospitalidade e desde o ano passado estamos plantando uma nova semente com esse evento realizado no segundo semestre do ano. A proposta é idealizada pelos empreendedores em parceria com a prefeitura para trazermos algo bem especial em nossa praça. Preparamos tudo com muito carinho, para que os visitantes e neovenezianos possam viver uma experiência a mais neste final de semana”, conta Cris Freitas, presidente da ANET.
A secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Carolina Ghislandi também enaltece a parceria feita com a associação para a realização deste e outros eventos. “Temos uma parceria muito boa com a ANET e somos parceiros com todas as associações e de quem queria realizar eventos que tenham afinidade com a nossa cidade. Sabemos que a população de nossa região e turistas adotam Nova Veneza como destino para momentos de lazer com a família e amigos e queremos a cada dia oferecer novidades para quem chega na cidade, sem esquecer da nossa identidade e da nossa cultura”.
Estilo
Balneário Rincão inaugura novo CEI no bairro Urussanga Velha
Eleita como prioridade no Orçamento Comunitário, a comunidade do bairro Urussanga Velha comemorou nesta quarta-feira, dia 22, a inauguração do CEI Cantinho do Rincão, com uma área de 159,17 m² em uma construção moderna e acessível para os pequenos de quatro a cinco anos
Eleita como prioridade no Orçamento Comunitário pelos moradores, o CEI conta com uma sala de aula, refeitório, cozinha, área de serviço, depósito, banheiros, secretaria e área de lazer, com parque infantil, em um investimento de R$400 mil. “Nossas crianças ficavam em um espaço pequeno. Com essa nova estrutura conseguimos aumentar o número de vagas, para 24 alunos, em ensino integral. Esse foi um pedido da comunidade no Orçamento Comunitário e ficamos felizes em poder realizar esse sonho”, comemora o prefeito Jairo Custódio.
O prefeito Jairo Custódio inaugurou nos últimos anos dois berçários, no bairro Pedreiras e Centro, uma escola no bairro Lagoa dos Freitas, um CEI no bairro Zona Sul e reformou e ampliou outros três CEI, nos bairros Pedreiras, Centro e Lagoa dos Freitas. Os CEI dos bairros União e Mirassol também foram inaugurados recentemente.
-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia7 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades














