Conecte-se conosco

Geral

Engenharia de Produção Unesc: oportunidade de carreira promissora

Publicado

em

Formado há cinco anos, Mateus Alexandre Floriano atua na área da Engenharia de Produção desde a graduação e alça voos cada vez mais altos. O interesse pela temática surgiu ainda no Ensino Médio, quando frequentou o curso técnico em Administração e encontrou apreço especialmente pelas áreas de produção e finanças. A partir daí, a aptidão pelo assunto e a avaliação do bom potencial de trabalho aos poucos foram se tornando combustível para o sonho de cursar Engenharia de Produção na Unesc. Hoje ele é o primeiro mestre formado pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP), o mais recente Programa do qual a Unesc faz parte.

Para Mateus, a formação em Engenharia de Produção proporcionou um conhecimento abrangente em diversas áreas, o que se revela vantajoso ao ingressar no mundo do trabalho, cada vez mais exigente em dinamismo e competências interdisciplinares. “Durante o curso, absorvi conceitos fundamentais relacionados à engenharia, qualidade, produtividade, Indústria 4.0, produção mais limpa, produção enxuta, e muitos outros. Foram cinco anos de aprendizado intenso, resultando em uma base sólida de conhecimentos”, cita o acadêmico formado em 2019.

Além da gama de aprendizados, conforme o egresso, a inspiração para continuar os estudos e aprimoramentos na área também nasceu na graduação. “Durante a minha jornada universitária, já estava inserido profissionalmente na área de Engenharia de Produção, e continuo atuando nesse campo até hoje, com a intenção de prosseguir. Na graduação percebi a necessidade de manter-me em constante aprimoramento, evitando acomodação e buscando incessantemente conhecimento. Ao compartilhar isso com os coordenadores do curso fui apresentado ao PPG, o que logo despertou meu interesse”, destaca ainda.

Conforme o coordenador do curso, Vilson Menegon Bristot, o egresso Mateus representa bem o perfil dos profissionais formados no curso, profissionais estratégicos na otimização e gestão eficiente dos processos industriais. “Temos orgulho de ver nossos ex-alunos, agora colegas, bem colocados no mundo do trabalho, dando sequência aos aprendizados e alçando vôos mais altos. É com esse objetivo que focamos a formação: com experiências que mostrem o potencial da profissão e lhes deem instrumentos para chegar onde sonharem”, pontua.

Primeiro formado no Programa interinstitucional

Ser o primeiro mestre formado no Programa, que envolve Unesc, Uniplac, Univille e UNC, para Mateus, é motivo de grande satisfação. “Esse título não apenas enche meu coração de orgulho, mas também abriu novas oportunidades. Atualmente, sou professor na Unibave, universidade comunitária parceira da Unesc, lecionando também no curso de Engenharia de Produção. Além disso, realizei meu estágio de docência na Engenharia de Produção da nossa Unesc. Essas experiências únicas seriam inalcançáveis sem a dedicação ao estudo proporcionada pelo curso de Engenharia de Produção da Instituição”, completa.

Abordagem alinhada ao mundo do trabalho

O curso de Engenharia de Produção da Unesc destaca-se pela abordagem abrangente, integrando teoria e prática para fornecer uma formação completa aos estudantes. Com um corpo docente altamente qualificado, formado por mestres e doutores, e uma infraestrutura de ponta, a Universidade proporciona um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades técnicas e competências gerenciais.

O engenheiro de produção formado pela Unesc, conforme Vilson, é capacitado para atuar em diversas áreas, desde o planejamento e controle da produção até a melhoria contínua dos processos industriais. “Além disso, o curso enfatiza a importância da sustentabilidade e responsabilidade social na Engenharia de Produção, preparando profissionais conscientes do impacto de suas decisões no meio ambiente e na sociedade”, pontua, acrescentando o papel crucial na atual sociedade, na qual a competitividade e a eficiência são essenciais para o sucesso das organizações.

Graduação Multi

Há dois anos, a Unesc proporcionou uma virada de chave no modelo de ensino-aprendizagem por meio da Graduação Multi, um método inovador de ensino que oferece aos estudantes a oportunidade ímpar para ampliar as habilidades pessoais e acadêmicas por meio de atividades estimulantes. A nova modalidade de Ensino conecta o ecossistema acadêmico e proporciona aos estudantes uma vivência que só uma Universidade pode oferecer.

Desde então, os acadêmicos são desafiados em atividades como avaliação de qualidade de vida e saúde, interação com comunidades, análise de bairros da região, verificação de acessibilidade em escolas, acompanhamento técnico de obras, dentre tantas outras práticas desenvolvidas dentro e, principalmente, fora de sala de aula e longe dos métodos tradicionais, fazendo com que os estudantes sintam na pele a excelência acadêmica ao se aprofundarem na realidade local.

Diversas possibilidades

Na Graduação Multi, os acadêmicos são incentivados a trabalhar em projetos em grupo, em colaboração com professores e profissionais de diversas áreas, como empresas e organizações não governamentais. Dessa forma, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, criatividade e inovação. Após formado, o profissional tem mais de 40 possibilidades, entre elas, atuação em escolas, academias; na saúde pública e privada, além de esportes. O segmento possui alta taxa de empregabilidade e possibilita, ainda, a aprovação em diversos concursos”, acrescenta Joni.

O curso de Educação Física da Unesc possui ainda parcerias com o Criciúma Esporte Clube, com a Sociedade Esportiva e Recreativa Mampituba, com a Fundação Municipal de Esportes (FME), de Criciúma, com a Secretaria de Saúde, além de vários locais que oferecem academia da região. “Possuímos também o Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (PIDE), por meio do qual os alunos recebem bolsas e podem atuar na área”, salienta Joni.

Oportunidade para ingressar na sonhada graduação

Como uma Instituição completa para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc está preparada para receber os novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Universidade estão abertas aos interessados em ingressar já em fevereiro. As aulas iniciam no dia 26 deste mês.

Para iniciar o sonho de cursar uma graduação na Unesc não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.

Na página unesc.net/graduacao é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ex-engenheiro da Nasa ministra palestras no Parque Astronômico de Criciúma

Ex-engenheiro da Nasa ministra palestras no Parque Astronômico de Criciúma

Publicado

em

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta segunda-feira (15) a abertura de uma sequência de palestras ministradas pelo ex-engenheiro da National Aeronautics and Space Administration (Nasa), o norte-americano Gabe Gabrielle. O palco do evento será o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², localizado no Morro Cechinel. As sessões acontecem de segunda-feira a sexta-feira (19), às 9h e às 14h, e no sábado (20) e domingo (21), às 18h. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

A palestra tem como objetivo encorajar as pessoas a seguirem seus sonhos, além de instigar a curiosidade pelo aprendizado dos estudantes da rede municipal, que estarão presentes no evento. “O objetivo da palestra é, acima de tudo, inspirar nossos meninos e meninas e mostrar a eles que é possível chegar onde queremos a partir dos estudos, da dedicação e do trabalho”, afirma o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Gabe já esteve em Criciúma em 2023, quando ministrou palestras com uma abordagem descontraída. O ex-engenheiro relatou suas experiências pessoais e profissionais, detalhando trabalhos anteriores ao de engenheiro de estruturas da Nasa e o caminho trilhado até a realização de seus sonhos. “A educação pública de Criciúma é referência, inclusive, na área da astronomia. Por isso, é interessante promover eventos que despertem ainda mais o interesse dos nossos estudantes por essa ciência”, relata a secretária municipal de Educação, Alexsandra Stols Pelegrim.

Além da participação na palestra, o evento confere à população, aos membros do Clube de Astronomia e demais estudantes da rede municipal de ensino, a oportunidade de visitar o  Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc² e participar de sessões no planetário digital. “Os estudantes assistiram às palestras realizadas no parque com muita empolgação, e agora outros alunos poderão ter a oportunidade de participar dessa iniciativa”, conta a coordenadora do Parque Astronômico Municipal e do Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras, Vanessa Medeiros.

A história de Gabe Gabrielle

De chapeiro do MC Donald’s a engenheiro da Nasa, o norte-americano Gabe Gabrielle levou 20 anos para concluir o ensino superior. Apesar do longo tempo, ele atuou como diretor de Engenharia do Comando de Operações Espaciais da Força Aérea dos Estados Unidos, engenheiro do Knnedy Space Center e membro da equipe de palestrantes “Speakers Bureau”, da Nasa. Nos dias atuais, Gabe percorre diversos países relatando suas experiências pessoais e profissionais de forma divertida e motivadora, mostrando ao público que é possível alcançar seus sonhos através da dedicação e perseverança.

Continue Lendo

Geral

Posto de atendimento do Detran será instalado no Espaço Cidadão

Publicado

em

O Espaço Cidadão, de Forquilhinha, passará a contar com mais um serviço para a população. Nos próximos dias, um Posto de Atendimento do Detran iniciará as atividades no local. A parceria entre o Governo de Forquilhinha e o Governo do Estado, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SC) foi firmada através de reunião entre o prefeito de Forquilhinha, José Claudio Gonçalves, o Neguinho e o presidente da autarquia estadual, Kennedy Nunes.

O acordo firmado nesta quinta-feira, dia 11, prevê que a administração municipal cederá de dois a três funcionários, além do espaço, já o Detran será responsável por fornecer todo o suporte operacional. “Com exclusividade a população de Forquilhinha, o posto de atendimento estará em funcionamento em breve. É mais um passo visando o desenvolvimento do município”, afirma o chefe do executivo.

O Espaço Cidadão de Forquilhinha fica localizado na Alameda Felipe Arns, nº 201, no Centro, com horário de funcionamento das das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Continue Lendo

Geral

Prefeitura de Criciúma destina mais de R$ 35 milhões para execução de grandes obras

Publicado

em

Criciúma terá mais duas grandes obras de mobilidade urbana em execução ainda neste ano: a implantação da via de ligação entre as rodovias Antônio Just e Vante Rovaris, na região da Grande Santa Luzia, e a terceira etapa do Binário da Avenida Santos Dumont. As obras estão em processo licitatório na Prefeitura de Criciúma, com datas de sessões públicas para abertura dos envelopes previstas para o próximo mês. Somados, os investimentos iniciais ultrapassam R$ 35 milhões, provenientes de operação de crédito internacional viabilizado junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

“Criciúma vive um momento de transformações, com obras espalhadas por toda a cidade. São investimentos que melhoram o dia a dia dos cidadãos e proporcionam mais qualidade de vida. É natural que cada uma gere transtornos, que serão transformados em benefícios a longo prazo. Seguimos realizando uma gestão eficiente para melhorar ainda mais a vida de cada criciumense”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

A via de asfalto que ligará as rodovias Antônio Just e Vante Rovaris será implantada ao lado da AM Master Hall (apenas referência), com aproximadamente 700 metros de extensão. A obra contemplará, ainda, a construção de ciclofaixas em toda a extensão da via, duas rótulas e uma ponte sobre o Rio Sangão, com investimento inicial de R$ 6,2 milhões. O prazo para a conclusão da obra será de seis meses.

Estimadas em R$ 30 milhões, as obras da terceira etapa do Binário da Avenida Santos Dumont são a continuação das etapas I e II do sistema viário. A terceira etapa engloba a duplicação da Avenida Imigrantes Poloneses, de 950 metros de extensão, e a construção de um viaduto em curva, na altura da rótula entre a Avenida Imigrantes Poloneses e a rua Miguel Patrício de Souza. A estrutura terá quatro faixas, cerca de 300 metros de extensão e 6,5 metros de altura. O período de execução da obra será de 24 meses.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Jóri Ramos Pereira, a terceira etapa do Binário da Avenida Santos Dumont contempla, também, a execução das obras de implantação, pavimentação, urbanização, obras de arte especiais, sinalização vertical e horizontal e obras complementares do viário da Avenida Santos Dumont/Carlos Pinto Sampaio. “É uma obra grandiosa, que beneficiará a população a longo prazo. Essa é a solução para dar mais fluidez ao trânsito intenso dos bairros São Luiz, Ceará e Jardim Maristela”, comentou.

Para o secretário-geral da prefeitura e coordenador do Programa Acelera Criciúma, Arleu da Silveira, tanto a via de ligação entre as rodovias Antônio Just e Vante Rovaris, quanto a terceira etapa do Binário da Avenida Santos Dumont, são sonhos antigos da Administração Municipal. “Trabalhamos para proporcionar segurança e mobilidade para os mais de 240 mil criciumenses, além de contribuir para o desenvolvimento econômico, construindo boas estradas que facilitam o escoamento de produtos. Seguimos acelerando para alcançarmos uma Criciúma mais desenvolvida”, afirmou.

Fonplata

O Fonplata é um banco de desenvolvimento multilateral composto por cinco países: Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. A entidade financia projetos de pequeno e médio porte, em valores médios de US$ 50 milhões, especialmente nas áreas urbanas vulneráveis, zonas rurais e regiões fronteiriças, a fim de impulsionar a integração entre países ou entre regiões dentro de um mesmo país.

Em outubro de 2022, o Governo de Criciúma assinou a contratação do Fonplata II, com empréstimo no valor de US$ 25 milhões. Em reais, são R$ 130 milhões destinados para a continuação do binário da Avenida Santos Dumont, ciclovias/faixas espalhadas por diversos pontos, implantação da Central Semafórica com a Onda Verde e do Parque Ecológico Municipal, no Morro Cechinel. Os investimentos contemplam, ainda, a revitalização de ruas na área central da cidade e as obras das Avenidas Antônio Scotti e Luiz Lazzarin.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com