Geral
Governo de Cocal do Sul promove 3º Café com Saúde
Encontro acontece nesta quinta-feira (22), às 13h30, no Centro de Eventos, e irá destacar as principais ações e investimentos realizados
O governo de Cocal do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá promover o 3º Café com Saúde, na próxima quinta-feira (22). O objetivo é explanar as principais ações dentro da Pasta no último ano, elencando os investimentos realizados, número de atendimentos e procedimentos e as ações que estão por vir. O evento irá ocorrer no Centro de Eventos (bairro Jardim Itália), a partir das 13h30.
Além disso, o evento também irá homenagear importantes parceiros na área da saúde, com o destaque “Amigo da Saúde”, exaltando os prestadores de serviço à população, além de profissionais essenciais que têm se dedicado em prol da população.
“Os dados mostram eficiência no serviço prestado pela nossa equipe, o comprometimento com o cidadão e a transparência nos atos e ações. Os números comprovam que o investimento na Saúde em Cocal do Sul atende à demanda e a ideia é ampliar ainda mais. O atendimento na Saúde é diferenciado porque temos o compromisso na nossa gestão, de ter o cidadão em primeiro lugar. Saúde não é despesa, é investimento”, salienta o prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri.
Mais de R$ 28 milhões investidos
“Em 2023, investimos R$ 28,3 milhões na saúde. Destacamos os números de atendimentos do PA 24h que chegou a 190 mil procedimentos realizados e as Unidades de Saúde (ESFs) que ultrapassaram 407 mil atendimentos”, detalha a secretária de Saúde do Município, Glícia Pagnan.
Também no último ano, o governo do município implantou o NICS – Núcleo Integrado de Cuidado à Saúde, espaço acolhedor e que se destina a desenvolver as Práticas Alternativas (PICS), tais como Acupuntura, Auriculoterapia, Reiki, Barras de Accsess, Reflexologia, Ventosaterapia, Dança Circular, Shantala, entre outras. O NICS tem por objetivos proporcionar a melhoria da qualidade de vida e a qualidade do sono; diminuir o consumo de medicamentos e auxiliar no controle da dor crônica.
Durante o ano de 2023 a Equipe da Secretaria de Saúde desenvolveu o projeto “Saúde + Perto de Você”, que de forma itinerante, promoveu reuniões com a população, indo até os bairros, levando informações e conhecendo a realidade.
Geral
Prefeitura de Morro da Fumaça abre processo seletivo emergencial para contratação de motorista
Inscrições ocorrem de 8 a 14 de setembro, na sede da Secretaria do Sistema de Saúde, no Centro
A Prefeitura de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria do Sistema de Saúde e Desenvolvimento Social, abriu Processo Seletivo Simplificado Nº 011/2026 para contratação temporária e emergencial de motorista. O edital prevê uma vaga para contratação imediata, além da formação de reserva técnica.
A função possui carga horária de 40 horas semanais. Para participar, o candidato deve atender aos requisitos estabelecidos no edital, entre eles ter as Séries Iniciais completas, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria D ou superior, em plena validade, e apresentar qualificação para o exercício da função de motorista.
As inscrições ocorrem de 8 a 14 de setembro de 2026, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede da Secretaria do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça, localizada na Rua Inocente Pagnan, nº 20, Galeria San Valentin, térreo, Centro.
Para efetuar a inscrição, o candidato deve preencher a ficha de inscrição disponível no edital ou na própria Secretaria e entregá-la no local indicado dentro do prazo estabelecido.
Mais informações sobre requisitos, documentação, critérios de seleção e demais condições estão disponíveis no edital do Processo Seletivo Simplificado.
Geral
Alunos de Urussanga prestam homenagens ao Brasil durante a Semana da Pátria
A Semana da Pátria foi marcada por momentos de civismo e homenagens ao Brasil, em Urussanga. Os estudantes das redes municipal, estadual e particular estiveram na Prefeitura, ao longo da semana, para participar das atividades que antecedem as celebrações do Dia da Independência.
Durante as solenidades, as bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Urussanga foram hasteadas ao som do Hino Nacional. Os alunos também realizaram apresentações e declamaram poemas que destacaram os valores de cidadania, respeito e amor à pátria.
A prefeita Stela De Agostin Talamini acompanhou as apresentações e parabenizou os alunos. “É muito bonito ver nossas crianças e adolescentes participando desses momentos que valorizam a nossa história, os nossos símbolos e o sentimento de pertencimento. A Semana da Pátria é uma oportunidade de fortalecer a cidadania e os valores que queremos para o futuro”, disse.
O Desfile Cívico em Urussanga acontece na próxima segunda-feira, dia 7 de Setembro, no Centro Histórico. A solenidade de abertura começa às 8h30, na Praça Anita Garibaldi, com mais de 40 grupos confirmados nesse evento.
Geral
Afabess promove tarde de conscientização sobre prevenção ao Alzheimer
A Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess) promoveu, nesta sexta-feira, dia 4, uma tarde de conscientização e aprendizado sobre a prevenção ao Alzheimer. A atividade destacou a importância dos cuidados com a saúde e da adoção de hábitos que contribuem para uma melhor qualidade de vida.
Durante o encontro, o médico Dr. Álvaro Alberto Barcelos Junior abordou fatores relacionados ao estilo de vida que podem contribuir para a redução do risco de desenvolvimento da doença. Entre os pontos destacados estão a prática de atividade física, alimentação saudável, sono adequado, convivência em comunidade, prevenção da depressão e a busca por uma vida com propósito.
Segundo o médico, cerca de 45% do risco de Alzheimer está relacionado a fatores que podem ser modificados ao longo da vida. Por isso, a adoção de hábitos mais saudáveis pode contribuir para prevenir ou retardar o surgimento da doença. Ele também reforçou que nunca é tarde para começar a cuidar da saúde e promover mudanças no estilo de vida.
A presidente de honra da Afabess, Rosa Susana Salvaro Fernandes, destacou a importância de proporcionar momentos de informação e cuidado à comunidade. “A sensação de oferecer uma tarde como essa é de dever cumprido. Foi uma tarde de muito aprendizado, em que aprendemos, mais uma vez, que nunca é tarde para cuidar da nossa saúde e da nossa vida. A grande lição é que nunca é tarde para nos cuidarmos e buscarmos viver mais e melhor”, afirmou.
-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política6 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia6 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral6 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia6 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades
















