Conecte-se conosco

Geral

Julho amarelo: equipe da Saúde está realizando testes rápidos nos grupos de idosos

Publicado

em

A Campanha Julho Amarelo visa a conscientização sobre as hepatites virais, promovida pelo Ministério da Saúde em todo o país. E em Cocal do Sul não é diferente – as equipes de saúde estão trabalhando com orientações e realizando testagem rápida nos grupos de idosos não só de hepatites mas também de sífilis.

O teste para as hepatites B e C é rápido e feito de forma gratuita, encontrando-se disponível em todas as unidades de saúde, cujo resultado é imediato. A equipe da Vigilância Epidemiológica do município está indo nos encontros que acontecem durante a semana com os grupos da terceira idade.

A hepatite é uma doença silenciosa, portanto só é possível saber se tem, se realizar o teste. “Importante lembrar dos cuidados de prevenção, com o uso de preservativo, não compartilhar materiais de manicure e barbear, escovas de dente ou objetos que furem, devendo utilizar sempre materiais descartáveis ou esterilizados em procedimentos”, orienta a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Gilmara Correa Viel.

Vale lembrar que a vacina para a hepatite B está disponível nas unidades de saúde do município. Não existe ainda vacina disponível para a hepatite C, porém o tratamento é disponibilizado pelo SUS.

Geral

Chineses conhecem trabalhos de recuperação ambiental do Setor Carbonífero 

Publicado

em

Uma comitiva do Departamento de Prospecção Geológica da Província de Shanxi, no norte da China, conheceu os trabalhos de recuperação ambiental realizados no Sul catarinense. A convite do Serviço Geológico do Brasil (SGB), os chineses visitaram áreas que passaram por obras de recuperação ambiental na região e a Mina de Visitação Octávio Fontana, em Criciúma.  

“Aqui em Criciúma o foco deles foi conhecer alguns aspectos relacionados a recuperação ambiental, que na China eles tem uma grande produção de carvão. Com certeza, também, tem os passivos ambientais e áreas a recuperar. Então eles estão estavam curiosos sobre rejeitos, sobre drenagem, entre outros aspectos do trabalho realizado aqui. Eles visitaram uma área que é atribuída à União Federal, com o pessoal do Serviço Geológico do Brasil”, comenta o pesquisador do Núcleo de Meio Ambiente e Mineração do Centro Tecnológico Satc, William Sant’Ana, que acompanhou os chineses e o SGB, juntamente com a geóloga do CT Satc, Jéssica Rolim.  

 “A visita a região teve o interesse na recuperação ambiental que vem sendo implementada na Bacia Carbonífera de Santa Catarina. Na agenda, além de conhecer as áreas em processo de recuperação ambiental, a equipe foi recebida pelos pesquisadores da SATC para conhecer as instalações da mina de visitação Octávio Fontana. O intercâmbio abre importantes possibilidades de cooperação em projetos de recuperação de passivos ambientais da mineração do carvão e reutilização de rejeitos”, explica o chefe do Núcleo de Apoio de Criciúma do SGB/CPRM, o geólogo Guilherme Casarotto Troian. 

 Além da recuperação ambiental, a comitiva visitou nesta quarta-feira (3) a Mina de Visitação Octávio Fontana, administrada pela SATC. No local, eles conheceram a história da mineração de carvão na região e o funcionamento de uma mina no passado e atualmente.  

 “Ao caminhar dentro da mina de visitação, eles viram a questão da iluminação, como era feita dentro da mina antigamente e foi feito paralelo com as condições atuais e mais tecnológicas que a mineração da região tem atualmente. Foi uma visita bem rápida. Eles fizeram perguntas de caráter técnico, até por serem de uma região produtora de carvão”, explica William. 

A província de Shanxi é a maior produtora de carvão da China, responsável por mais de 1 bilhão de toneladas por ano. A província tem procurado suprir a alta demanda de combustível acelerando a expansão de produção, aumentando a capacidade de transporte e otimizando as mais de 100 minas existentes na região, as quais estão procurando garantir uma produção segura.

“Essa visita é mais uma mostra da importância e do grande trabalho que está sendo realizado na recuperação ambiental em nossa região. O trabalho desenvolvido aqui é referência internacional”, finaliza o diretor técnico do Siecesc-Carvão+, Márcio Zanuz.

Continue Lendo

Geral

Em Urussanga, nova frota municipal recebe Identificação

Publicado

em

A administração municipal deu início à plotagem da nova frota de veículos, incluindo carros, caminhões, máquinas agrícolas, ônibus e utilitários, em conformidade com a Lei 3.107. Esta legislação estabelece a obrigatoriedade de identificação dos veículos oficiais ou a serviço da Prefeitura, visando aumentar a transparência e a segurança tanto para o município quanto para a população.

De acordo com a Lei 3.107, todos os veículos devem ser identificados com o brasão oficial do município, o nome da secretaria ou departamento responsável, um telefone de contato e um número de identificação específico. Essas medidas são essenciais para garantir que os veículos sejam facilmente reconhecidos. A nova frota já está circulando pelas ruas da cidade com a nova plotagem, e a expectativa é que, conforme a necessidade, todos os veículos estejam devidamente identificados conforme a lei.–

Continue Lendo

Geral

Cidade do Idoso de Içara é contemplada pelo Fundo Estadual do Idoso

Publicado

em

O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, foi contemplado a receber recursos do Fundo Estadual do Idoso. Em evento realizado nesta quarta-feira, dia 3, em Florianópolis, foram apresentados projetos de políticas públicas voltados à área, e a Cidade do Idoso içarense foi agraciada com o segundo maior recurso de todo o estado: aproximadamente R$ 800 mil.

De acordo com a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, o repasse será utilizado para equipar o empreendimento, que já está em obras. Em breve, o antigo Clube dos 50, no bairro Jaqueline, será transformado em um espaço de excelência na atenção à terceira idade.

“Também, pela primeira vez, ativamos o Fundo Municipal do Idoso a receber recursos através do Imposto de Renda. Com isso, seremos capazes de adquirir os equipamentos para a sala de pilates, academia, fisioterapia, piscina e diversos outros setores. Vai ampliar ainda mais a qualidade de vida desse público. Afinal, não adianta a cidade crescer, se as pessoas daqui não viverem felizes”, destaca Dalvania.

Além da prefeita, o município foi representado no evento pela assistente social Lisiane Mazzuco, técnica responsável pela elaboração do trâmite. Com o avanço das obras de reforma da estrutura, a expectativa é de que até o início do próximo ano a Cidade do Idoso já esteja à disposição do público.

“A pirâmide etária da cidade mudou. Se na década de 80 a base era mais larga, hoje, com o avanço da expectativa de vida, o cenário se inverteu. Crianças e jovens deixaram de ser a maioria, e cada vez mais a população de Içara é composta majoritariamente por adultos e idosos. É preciso preparar a cidade e os ambientes públicos para essa realidade, a fim de tratar com carinho e respeito a nossa terceira idade”, pontua Lisiane.

A área possui dois hectares de terra. As instalações compreendem, ainda, salão de festas, refeitório, cancha de bocha, jardim e sala de jogos. Os médicos contratados pela Administração Municipal irão realizar avaliações para constatar para quais tipos de exercícios o idoso está apto. “Teremos hidroginástica, caminhada, alongamento, atividades recreativas e muito mais. As famílias ficarão tranquilas, porque terão a certeza de que eles estarão em um lugar seguro, e os beneficiados mais felizes, já que estarão cuidando do corpo e da mente em um ambiente acolhedor”, assinala Dalvania.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com