Conecte-se conosco

Entretenimento

Lançamento do Filme “As Histórias de Dona Samambaia”

O filme será lançado no dia 5 de julho de 2024, às 19h, na Estação Cidadania, Bairro Progresso, em Criciúma – SC.

Publicado

em

A mais antiga e divertida contadora de histórias de todos os tempos chega a Criciúma trazendo um universo encantador e repleto de muita sabedoria. O filme será lançado no dia 5 de julho de 2024, às 19h, na Estação Cidadania, Bairro Progresso, em Criciúma – SC. A entrada é franca e o filme possui acessibilidade em Libras, garantindo inclusão para todos.

Dona Samambaia, a personagem central do filme, é uma contadora de histórias que, com sua sabedoria ancestral, leva o público a uma viagem através dos tempos. Inspirado no conto “O Carvalho e os Contos” de Claudine Bernardes, o filme narra, por meio do olhar da Dona Samambaia,  a vida de um solitário Carvalho que se transforma com a chegada de novos amigos. A trama aborda temas profundos como amizade, companheirismo e gratidão, ressaltando a importância das conexões intergeracionais e do respeito à natureza.

“Os personagens, animais e plantas nativos da fauna e flora local da região, e a própria Samambaia, inspiram pais, crianças e educadores de forma lúdica sobre a importância da preservação da natureza e de valores cruciais para uma sociedade mais justa, humana e sustentável”, destaca Clairton Rosado, um dos diretores do filme.

Dirigido por Rosado e Adiana Garlini, o filme é um trabalho coletivo que une talentos em roteiro, animação, edição e trilha sonora. A personagem Dona Samambaia, criada e adaptada por Adiana, ganha vida através de narrações cativantes, das ilustrações de Gabriele Damin de Souza e da trilha sonora especialmente composta por Vitor Nesi.

O filme não apenas conta uma história tocante, mas também integra movimentos de yoga, incentivando as crianças a se movimentarem e se conectarem com a natureza de maneira única. “Trazer os movimentos de Yoga na narrativa da história tem como objetivo corporificar os ensinamentos que ela traz, além é claro de ser uma excelente forma de introduzir essa prática na vida das crianças.”, afirma Adiana.

O projeto foi contemplado com recursos do Edital Cultura Criciúma Nº 001/2023 – Lei Complementar Nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), destacando-se como uma iniciativa cultural relevante para a cidade e região.

Ficha Técnica:

  • Coordenação Geral: Clairton Rosado
  • Produção Executiva: Adiana Garlini e Clairton Rosado
  • Direção Artística: Adiana Garlini e Clairton Rosado
  • Criação e concepção da personagem “Dona Samambaia”: Adiana Garlini
  • Adaptação do Conto “O Carvalho e os Contos [Claudine Bernardes]”: Adiana Garlini
  • Roteiro: Adiana Garlini
  • Texto: Adiana Garlini
  • Ilustrações: Gabriele Damin de Souza
  • Animações: Gabriele Damin de Souza
  • Edição de Vídeo: Gabriele Damin de Souza
  • Trilha Sonora Original: Vitor Nesi
  • Narração vozes “Dona Samambaia”, “Esquilo”, “Lebre” e “Gato do Mato”: Adiana Garlini
  • Narração vozes “Seu Carvalho”, “Sr. Pássaro”, “Leão” e “Lobo”: Clairton Rosado
  • Estúdio Gravação Vozes: Estúdio Ebulição
  • Edição e Finalização de Áudio: Renato Bosa
  • Designer Gráfico: Fernando Fontana
  • Assessoria de Imprensa: Carine Bergmann
  • Intérprete de Libras: Jonathan Costa
  • Estúdio Gravação Libras: CSL Estúdio
  • Técnico de Vídeo Gravação Libras: Bruno Scandolara e Raquel Xavier de Oliveira
  • Edição de Vídeo Gravação Libras: Davi Monteiro
  • Masterização do Filme: Davi Monteiro

Dona Samambaia convida todos a se emocionarem com histórias de transformação e amizade, num evento que promete ser inesquecível. Para mais informações, entre em contato com a assessoria de imprensa através de Carine Bergmann.

SERVIÇO

O quê: Lançamento do Filme “As Histórias de Dona Samambaia”

Quando: 5 de julho de 2024 (sexta-feira), às 19h

Onde: Estação Cidadania, Bairro Progresso – Criciúma – SC

Entrada: Franca

Classificação: Livre

Acessibilidade: Filme com acessibilidade em Libras
Trailer – As Histórias de Dona Samambaia

Entretenimento

Contação de Histórias Vivencial encanta em Siderópolis e região e convida para apresentação final no dia 15/12

Após seis apresentações marcantes, o projeto, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, encerra sua temporada no próximo domingo, 15 de dezembro, às 15h, no Espaço Aurora, com a última apresentação do ano aberta ao público.

Publicado

em

Foto: Marcos Dagostin

A Contação de Histórias Vivencial – O Universo Encantado de Aurora tem emocionado crianças e adultos em Siderópolis e região, oferecendo uma experiência inovadora que alia cultura, educação e natureza. Após seis apresentações marcantes, o projeto, contemplado pela Lei Paulo Gustavo – LPG – D+ SC/2023, encerra sua temporada no próximo domingo, 15 de dezembro, às 15h, no Espaço Aurora, com a última apresentação do ano aberta ao público.

O público foi impactado com seis apresentações especiais

Desde sua pré-estreia, o projeto tem conquistado diferentes públicos:           

  • 23 de novembro, às 16h – Pré-estreia no Espaço Aurora, Siderópolis/SC
  • 26 de novembro, às 14h30 – 1ª Apresentação: EEBM Sara Bom Moretti de Siderópolis/SC – Espaço Aurora, Siderópolis/SC
  • 30 de novembro, às 14h30: 2ª Apresentação apresentação: Associação Beneficente Nossa Casa de Criciúma/SC –  Associação Beneficente Nossa Casa – Criciúma/SC
  • 03 de dezembro, às 14h30: 3ª Apresentação: EEBM Jorge Biff de Siderópolis/SC – EEBM Jorge Biff – Siderópolis/SC 
  • 05 de dezembro, às 14h30: 4ª Apresentação: APAE e CRAS de Siderópolis/SC – Espaço Aurora, Siderópolis/SC
  • 15 de dezembro, a 5ª apresentação promete encerrar a temporada de forma especial, às 15h para o público geral.

Um vínculo com a natureza através da arte

Crianças da APAE e CRAS de Siderópolis/SC no encontro realizado no dia 05 de dezembro. Foto: Marcos Dagostin

O projeto apresenta a história de Aurorinha, uma menina que, ao lado de sua amiga Borboleta Azul, descobre a magia da amizade e uma conexão especial com a natureza. A narrativa, que se desenvolve no Bosque Encantado, permite que o público vivencie a história em um formato imersivo, caminhando pelo espaço e interagindo com os cenários descritos.

“Acreditamos que as crianças precisam conhecer e amar a natureza antes de aprenderem a protegê-la. Essa experiência vivencial desperta um vínculo emocional poderoso com o ambiente, algo essencial para inspirar atitudes conscientes no futuro”, explica Adiana Garlini, idealizadora do Espaço Aurora e coautora do roteiro. Ela também destaca a importância de conectar o projeto ao ODS 15, que trata da proteção da vida terrestre: “A preservação dos ecossistemas e da biodiversidade depende de uma educação ambiental que sensibilize e engaje as novas gerações.”

As crianças precisam conhecer e amar a natureza antes de aprenderem a protegê-la. Foto: Foto: Marcos Dagostin

Para o diretor do projeto, Clairton Rosado, a abordagem vivencial da contação de histórias é uma ferramenta educativa poderosa. “Quando o público se encontra no mesmo cenário em que a história acontece, ele vive a narrativa de forma mais intensa e significativa. Essa imersão amplia a percepção e reforça a conexão lúdica e educativa com os valores transmitidos pela história.”

Última apresentação será no dia 15 de dezembro

A última apresentação de O Universo Encantado de Aurora ocorrerá no domingo, 15 de dezembro, às 15h, no Espaço Aurora, em Siderópolis.

Em caso de chuva, o evento será realizado na casa do Espaço Aurora, parte integrante do cenário da história.

Ficha técnica:
Direção: Clairton Rosado
Texto e Roteiro: Adiana Garlini e Clairton Rosado
Contadora de Histórias – Borboleta Azul: Adiana Garlini
Contadora de Histórias – Fada Narizinho: Gabriele Damin de Souza
Cenário e Figurinos: Gabriela D’Agostin Batista
Trilha Sonora Original: Vitor Nesi
Apoio: Espaço Aurora e Melancia Produções Culturais

O projeto reafirma o compromisso de aliar arte e educação para promover uma consciência ambiental transformadora. Venha participar deste momento especial e encerrar o ano com uma experiência inesquecível.

Continue Lendo

Entretenimento

Parque Astronômico Municipal de Criciúma é cenário para obra cinematográfica

Publicado

em

Nos dias 14 e 15 de outubro, um dos pontos turísticos mais visitados de Criciúma, o Parque Astronômico Albert Einstein E=mc², se torna cenário para a gravação do curta-metragem, “Notícias da Lua”. A obra do diretor e roteirista Sérgio Azevedo, é produzida pela da Café Preto Filmes e conta com a participação do consagrado ator Otávio Augusto, e a participação do ator mirim Davi Burg. Durante esses dois dias o parque estará com o acesso restrito ao público.

De acordo com o gerente administrativo do Parque Astronômico de Criciúma, Alessandre Jorge Moro, as gravações do projeto cinematográfico destacam a cultura popular brasileira e também o equipamento turístico municipal. “Essa é uma oportunidade única para colocar a nossa cidade também no roteiro turístico cultural. Um dos objetivos do parque, é promover o conhecimento aos que nos visitam, para isso contamos com professores qualificados e preparados para atender o público”, explica.

A escolha do cenário veio depois de uma longa pesquisa por parte da produção. Foram analisados todos os planetários de Santa Catarina até encontrar o ideal para as filmagens. Deste modo, o diretor e roteirista, Sérgio Azevedo contou que quando conheceu o Parque Astronômico percebeu que era o cenário ideal para realizar as captações. “O planetário de Criciúma me encantou. Ele tem coisas muito legais, ele tem os foguetes, toda a parte externa. É muito bonito, tudo muito bonito, parece uma cidade cenográfica já pronta pro filme”, destaca.

Detalhes sobre curta-metragem

“Notícias da Lua” é o terceiro projeto de ficção de Azevedo. A história é contada na perspectiva de um menino autista de 10 anos chamado Luã, que possui hiperfoco em astronomia. O personagem é interpretado pelo ator mirim Davi Burg. A narrativa se desenvolve a partir do desaparecimento da lua, na qual a situação será explorada pelo Luã ao lado do velho zelador de escola apaixonado por ciências e astronomia chamado Astor, que será interpretado por Otávio Augusto.

Sobre o elenco

Otávio Augusto é ator que possui mais de 50 anos de carreira, é nacionalmente conhecido por seus papéis de destaque na TV, no teatro e no cinema. Iniciou no mundo das artes nos anos de 1960, participando de radionovelas e programas musicais, seguindo depois para o teatro. O seu marco na televisão foi com a novela Turbilhão (1965), da emissora Record, e em pouco tempo conseguiu ser escalado para Excelsior, Band e Tupi, e inclusive para Rede Globo na qual teve seu primeiro papel fixo em 1975 em Escalada.

Davi Burg, de 11 anos natural de Brusque, foi selecionado para o papel durante as audições que contaram com a participação de quase 40 meninos autistas da mesma faixa etária.

Também fazem parte do elenco do curta o ator Cássio do Nascimento, que interpreta Samuel, o instrutor do observatório, e as atrizes catarinenses Dea Busato, no papel de Verônica, mãe de Luã, e Ana Miranda, que interpretará a professora Márcia.

Continue Lendo

Entretenimento

Cooperaliança realiza a quarta edição da festa de Dia das Crianças

Publicado

em

Uma grande comemoração está sendo organizada pela Cooperaliança para celebrar o Dia das Crianças. Destinada aos filhos dos associados e residentes da área de concessão da cooperativa, o evento acontecerá no dia 12 de outubro, das 9h às 17h, na Associação de Funcionários da Cooperaliança, localizada na rua Tiradentes, bairro Jardim Silvana, em Içara.

Esta é a quarta edição do evento, que se consolida como uma das celebrações mais aguardadas pela comunidade. Na edição passada, mais de 2 mil crianças participaram da festa. Este ano, o evento estará ainda mais recheado de brinquedos, guloseimas, brindes e muitas comidas gostosas para a criançada. “A cada ano, buscamos oferecer uma experiência ainda mais especial para as crianças e suas famílias. Este é um momento de alegria e integração, onde a cooperativa reafirma seu compromisso com a comunidade”, afirma o presidente da Cooperaliança, Reginaldo de Jesus (Dedê).

Uma estrutura coberta está sendo montada no local, garantindo maior conforto e proteção para os participantes. “Essa estrutura será permanente na associação, para atender não só este evento, mas também outros que promovemos para a comunidade”, acrescenta o presidente.

Para facilitar o acesso, os pais ou responsáveis podem realizar o cadastro e retirar as pulseiras de entrada com antecedência no atendimento comercial da Cooperaliança em Içara, Balneário Rincão e Jaguaruna. O cadastro também poderá ser feito no dia do evento, diretamente na entrada da festa.

Continue Lendo

ADSAAA

ADS1

Mais vistos