Conecte-se conosco

Variedades

Morro da Fumaça: Natal inicia com Papai Noel vindo de trem e acendimento das luzes

Publicado

em

Morro da Fumaça inicia sua Programação de Natal 2025 no domingo, 23 de novembro, com um dos momentos mais aguardados: a chegada do Expresso de Natal. O Papai Noel chegará de trem, em um evento que resgata a história e a identidade da cidade.

A festa, promovida pelo Governo Municipal, terá início às 18h30 com concentração na Praça da Igreja Matriz São Roque, de onde o público seguirá em caminhada até a Vila Natalina.


Abertura e Destaques da Programação

A noite de abertura, no dia 23/11, contará com o acendimento oficial das luzes da Vila Natalina e um espetáculo de neve. O evento terá a apresentação do Projeto Música nas Escolas, Desfile de Natal, pocket show com Ludicoz, show pirotécnico, apresentação do Coral da Unesc e a tradicional entrega da chave da Casa do Papai Noel.

O prefeito Eduardo Sartor Guollo reforçou que a programação, que se estende por novembro e dezembro, foi pensada para todas as idades, com atividades culturais, religiosas e recreativas, todas de forma gratuita.

“Ver o Papai Noel chegando sobre os trilhos será um momento mágico, que une tradição, emoção e o encantamento das famílias. Queremos que cada morador e visitante sinta essa energia”, disse Paulo Vitor Cechinel, coordenador de Cultura e Turismo.

A agenda de Natal tem o apoio da CDL e integra o calendário do VivaMF, buscando fortalecer o comércio local e o turismo.

Agenda Detalhada de Dezembro

DataEvento PrincipalLocal/Destaque
28/11 (Sex)Natal CermofulSorteio ao vivo de Natal Cermoful e Chegada do Papai Noel.
30/11 (Dom)Vila NatalinaApresentações escolares, Trenzinho da Alegria e brinquedos infláveis.
05/12 (Sex)Vila NatalinaShow com a Orquestra Camerata di Venezia e apresentações escolares.
06/12 (Sáb)Natal Linha TorrensCantata de Natal com corais convidados.
07/12 (Dom)Estação CocalAbertura de Natal no Distrito, Chegada do Papai Noel e espetáculos.
12/12 (Sex)Vila NatalinaEspetáculo “O Pequeno Príncipe” (Studio Gabriela Moraes).
14/12 (Dom)Vila NatalinaNoite de Louvor com Igrejas Evangélicas do Município.
21/12 (Dom)Vila NatalinaSamba na Praça – Encerramento do calendário VivaMF 2025 e da programação de Natal.
Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Variedades

Exposição “As vozes e memórias” abre o Novembro Negro em Siderópolis

Publicado

em

A programação do Novembro Negro em Siderópolis terá início nesta segunda-feira (3) com a abertura da exposição “As vozes e memórias: O legado das mulheres Negras Sideropolitanas“. A mostra será realizada às 20h, no Museu do Carvão, no antigo escritório da CSN.

A exposição traz a história de 15 personalidades que construíram e constroem a história do município. Entre as homenageadas estão a escolhedeira de carvão Alvacir Crescêncio Marques, de 71 anos, e a Miss Santa Catarina recém-eleita, Pietra Travassos, de 18 anos.


Fruto de Pesquisa Escolar e Foco na Vivência

A curadoria da exposição é assinada pelos professores Varli Chagas e Lilian Zanelatto. Segundo eles, a motivação surgiu da necessidade de levar para além dos muros da Escola José do Patrocínio as vivências dessas mulheres.

“O legado das mulheres negras de Siderópolis não está apenas no que foi registrado, e sim na vivência e no que foi transmitido”, reforçaram os professores.

O trabalho é fruto de uma pesquisa dos alunos do terceirão e agora ganha o espaço do Museu do Carvão, que, segundo o assessor de Cultura e Turismo, Arisson Fabrício Nunes, cumpre seu papel ao receber a mostra.

Agenda do Novembro Negro

Além da exposição, a programação prevê:

  • Palestras e Vivências: Com o tema capoeira, nos dias 3 e 5 de novembro.
  • Apresentações Culturais: Na Piazza Nova Belluno, a partir das 19
Continue Lendo

Variedades

Mais de 750 bailarinos de nove cidades lotam Teatro Elias Angeloni na Mostra de Dança Infantil “A Noite É uma Criança”

Publicado

em

A terceira edição da Mostra de Dança Infantil “A Noite É uma Criança” lotou o Teatro Elias Angeloni, em Criciúma, neste domingo (2), celebrando a arte e a infância em movimento. O evento reuniu mais de 750 bailarinos em 69 coreografias, representando nove cidades do Sul catarinense.

A Mostra é realizada em formato não competitivo, valorizando o palco como espaço de aprendizado e descoberta.


A Dança como Paixão e Sonho de Família

A paixão pela dança resumiu o sentimento do evento. A bailarina Isabelly Goulart, de 14 anos, que participou pela terceira vez, resumiu a emoção: “Não sei o que é viver sem dançar“. Ela classificou a experiência como “a melhor de todas as apresentações do ano”.

A emoção também contagiou o público. Camila Moretti, mãe da pequena Maria, de 7 anos, compartilhou seu sentimento: “Eu acho maravilhoso, porque é como se ela realizasse o meu sonho de infância. Eu também dançava quando era criança, então ver a Maria no palco é como reviver tudo isso”.

A coreógrafa Simone Duarte, da SD Ballet, que trouxe cerca de 80 meninas, destacou o valor da experiência. “Elas amam estar aqui. O palco é enorme, um palco de verdade. Para muitas, é a primeira vez em um teatro assim, e é emocionante ver o brilho nos olhos delas”.

Para a idealizadora da Mostra, Lenise Pavan Gonzaga de Andrade, o evento vai além da performance: “A Mostra é sobre oportunidade, sobre permitir que as crianças vivam a experiência do palco, do teatro, da arte”.

O projeto cultural é realizado pela Kukuli Brasil, por meio do PIC (Programa de Incentivo à Cultura), do Governo de Santa Catarina, e conta com o incentivo de empresas como Havan e Tigre.

Continue Lendo

Variedades

Espetáculo “Tango: Nos Passos de Uma Paixão” une dança e tecnologia em apresentações gratuitas em Criciúma

Publicado

em

Criciúma receberá o espetáculo de dança “Tango: Nos Passos de Uma Paixão“, que promete levar a intensidade da cultura argentina ao público com uma proposta inovadora. Conduzido pelos bailarinos Viviane Candiotto e Anderson Felisberto, o projeto mescla apresentações ao vivo com projeções audiovisuais, criando um diálogo harmonioso entre movimento e tecnologia.

As primeiras exibições, com entrada gratuita e classificação livre, serão em espaços de democratização cultural:

  • 30 de outubro, às 19h: Praça C.E.U. – Bairro Progresso.
  • 7 de novembro: Apresentação especial no Centro de Convivência da Afasc.

Diálogo entre Arte e Tecnologia para Inclusão

A bailarina Viviane Candiotto destaca que a relevância do projeto está na inovação dos recursos narrativos. “O projeto vai além de uma apresentação de dança: ele promove a identificação e valorização das culturas latino-americanas”, pontua.

Durante a performance, o público acompanha a história de um casal de bailarinos apaixonados, onde cada sequência coreográfica é intensificada por imagens projetadas, transformando o palco em um espaço sensorial.

O espetáculo tem forte caráter social, com a apresentação na Praça CEU e a exibição especial para os idosos da Afasc, garantindo que diferentes grupos da comunidade tenham acesso à arte.

O projeto “Tango: Nos Passos da Paixão” será exibido novamente no dia 27 de novembro no Teatro Elias Angeloni, como parte do Espetáculo de Final de Ano da Escola de Dança Viviane Candiotto, que celebra 30 anos de atuação em Criciúma.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos