Geral
Mudanças no ensino médio são aprovadas pela Câmara; projeto agora vai à sanção
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9) projeto de lei que muda alguns pontos da reforma do ensino médio (Lei 13.415/17) com o objetivo de adequar à realidade das escolas as alternativas de formação apresentadas aos estudantes. A proposta será enviada à sanção presidencial.
O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Mendonça Filho (União-PE) para o Projeto de Lei 5230/23, do Poder Executivo. O substitutivo mantém o aumento da carga horária da formação geral básica previsto no projeto original, de 1.800 para 2.400 horas (somados os três anos do ensino médio) para alunos que não optarem pelo ensino técnico.
A carga horária total do ensino médio continua a ser de 3.000 horas nos três anos (5 horas em cada um dos 200 dias letivos anuais).
Para completar a carga total nos três anos, os alunos terão de escolher uma área para aprofundar os estudos com as demais 600 horas. A escolha poderá ser entre um dos seguintes itinerários formativos:
- linguagens e suas tecnologias;
- matemática e suas tecnologias;
- ciências da natureza e suas tecnologias; ou
- ciências humanas e sociais aplicadas.
Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define um total de 1.800 horas para a formação geral básica, direcionando 1.200 horas para os itinerários de formação, após a reforma do ensino médio de 2017. Mendonça Filho era ministro da Educação à época e propôs essa reforma.
Ensino noturno
Uma das mudanças vindas do Senado determina que os estados deverão manter, na sede de cada um de seus municípios, pelo menos uma escola de sua rede pública com oferta de ensino médio regular no turno noturno. Esse ponto foi mantido no texto aprovado hoje no Plenário da Câmara.
A exigência dependerá de haver demanda manifestada e comprovada pela matrícula nesse turno, na forma da regulamentação do respectivo sistema de ensino.
Outra mudança acatada prevê apoio do Ministério da Educação aos sistemas estaduais de educação para o estabelecimento de políticas, programas e projetos de formação continuada dos docentes que incluam orientações didáticas e reflexões metodológicas relacionadas ao novo formato do ensino médio.
Formação técnica
No caso da formação técnica e profissional, um dos itinerários possíveis para as escolas ofertarem aos estudantes, a formação geral básica será de 1.800 horas. Outras 300 horas, a título de formação geral básica, poderão ser destinadas ao aprofundamento de estudos em disciplinas da Base Nacional Comum Curricular diretamente relacionadas à formação técnica profissional oferecida.
Como esses dois módulos totalizam 2.100 horas, outras 900 horas ficarão exclusivamente para as disciplinas do curso técnico escolhido pelo aluno quando ofertado pela escola, totalizando assim 3.000 horas.
Segundo o texto aprovado, o ensino médio será ofertado de forma presencial, mas será admitido, excepcionalmente, que ele seja mediado por tecnologia, na forma de regulamento elaborado com a participação dos sistemas estaduais e distrital de ensino.
Ao contrário do texto original do governo, continua na lei a permissão para contratar profissionais de notório saber reconhecido pelos sistemas de ensino para ministrar conteúdos na educação profissional técnica de nível médio, mesmo que sua experiência tenha sido em corporações privadas.
Itinerários
Os sistemas de ensino deverão garantir que todas as escolas de ensino médio ofertem o aprofundamento integral de todas as áreas de conhecimento, exceto o ensino profissional. Deverá haver, no mínimo, dois itinerários formativos de áreas diferentes.
Como os itinerários são formatados de acordo com o contexto local e as possibilidades dos sistemas de ensino, o estudante poderá optar por uma complementação com itinerários focados em duas áreas diferentes: matemática e ciências da natureza, por exemplo; ou linguagens e ciências humanas.
A montagem dos itinerários dependerá de diretrizes nacionais a serem fixadas pelo Conselho Nacional de Educação com a participação dos sistemas estaduais de ensino, reconhecidas as especificidades da educação indígena e quilombola.
Esses sistemas, por sua vez, deverão apoiar as escolas para a realização de programas e projetos destinados a orientar os alunos no seu processo de escolha dos itinerários.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Geral
Sombrio decreta situação de emergência após vendaval da noite de quarta
A prefeita Gislaine Cunha decretou Situação de Emergência em Sombrio. A decisão foi tomada nesta quinta-feira depois de um levantamento prévio dos danos provocados por um vendaval registrado na noite da última quarta-feira. Participaram do encontro representantes da Defesa Civil, Celesc, secretários municipais, servidores e autoridades estaduais, como André Fernandes, chefe de gabinete da Casa Civil de Santa Catarina, e o vereador Jonas D’Ávila. Foram definidas ações prioritárias para atender a população e recuperar os danos estruturais.
Impactos e assistência
Os bairros mais atingidos foram Sanga Negra, São Pedro, Guarita, Januária e São Francisco, com mais de 50 residências danificadas, além de indústrias, prédios públicos e o quartel do Corpo de Bombeiros. Um veículo da Secretaria de Educação também sofreu avarias. Apesar dos danos, não há registro de desabrigados.
A tempestade afetou o fornecimento de energia elétrica em cerca de 30 mil residências em Sombrio, Balneário Gaivota e Santa Rosa do Sul. Em Sombrio, 28 postes foram danificados, e equipes da Celesc estão atuando para normalizar o abastecimento.
As famílias afetadas podem buscar assistência no Corpo de Bombeiros e no CRAS do bairro São Pedro, onde estão sendo distribuídas lonas e realizados cadastros para o fornecimento de telhas.
“Já solicitamos a Defesa Civil do Estado as telhas necessárias para atender as famílias impactadas e agora com a situação de emergência decretada vamos ter mais agilidade para fazer os investimentos necessários para devolver a normalidade à cidade”, argumenta o coordenador da Defesa Civil de Sombrio, Alessandro Tavares.
Geral
Doa Criciúma e Região terá Dia D nesta sexta-feira
Uma grande manifestação de solidariedade está marcada para esta sexta-feira, 29, quando será celebrado o Dia de Doar em Criciúma. A campanha Doa Criciúma e Região terá o Dia D, com ações especiais de arrecadação lideradas pelo Núcleo do Terceiro Setor da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).
Todos os donativos e o dinheiro arrecadado serão revertidos em favor das diversas causas sociais representadas pelas 24 nucleadas, que com seu trabalho impactam diretamente na vida de mais de 40 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos, idosos e suas famílias.
Podem ser doados desde materiais de higiene e limpeza até itens de alimentação, além de recursos financeiros, nesse caso, por meio do Pix, chave [email protected].
As ações de arrecadação ocorrerão nos supermercados: Giassi (Bairro Santa Bárbara – Criciúma), Lino Supermercado (Balneário Rincão), Supermercado Beira-Mar (Balneário Rincão), Supermercado Santa Bárbara (Balneário Rincão), Abimar Supermercado (Balneário Rincão), Rosso Supermercados (Centro-Criciúma), Moniari Supermercados (Bairro São Luiz- Criciúma), Althoff Supermercados (Bairro Pinheirinho-Criciúma), Althoff Supermercados (Bairro Michel-Criciúma), Supermercados Manentti (Bairro Próspera – Criciúma), Supermercados Manentti (Bairro Santa Luzia – Criciúma), Combo Atacadista (Centro-Criciúma), Supermercados Manentti (Distrito do Rio Maina-Criciúma), Rosso Supermercados (Bairro Comerciário- Criciúma), Rosso Supermercados (Bairro São Luiz) e Combo Atacadista (Içara).
As doações também podem ser entregues nos pontos de coleta instalados na Acic, na Afasc, na Associação Vida Ativa São José, no Instituto de Educação Especial Diomício Freitas, na Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara e na Unesc.
Importância da doação
“Queremos transformar nossa região em um exemplo de compaixão e apoio mútuo. Com esse movimento, pretendemos alcançar um impacto de solidariedade e altruísmo, em que as pessoas vão se sentir melhor. Queremos gerar essa consciência sobre a importância da doação, do amor ao próximo”, afirma Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, coordenadora do Núcleo.
“A cultura de doação já está muito presente em Criciúma, mas é preciso fortalecê-la, para que as organizações sociais possam manter e ampliar os serviços que são tão relevantes, seja na educação, no esporte, na qualificação profissional, na assistência social, na saúde ou na inovação. O Terceiro Setor promove a inclusão, a sustentabilidade, a melhora na qualidade de vida das pessoas”, considera o presidente da Acic, Valcir José Zanette.
Geral
Inscrições abertas para a Corrida do Cooperativismo 2025
As inscrições para a Corrida do Cooperativismo 2025 já estão abertas. O evento acontece no domingo, 12 de janeiro de 2025, na orla do Balneário Esplanada, em Jaguaruna. A largada será às 7h30, na arena do CooperVerão, localizada na direção da rua Antônio Lima. A prova é aberta ao público geral, com inscrições gratuitas para associados e descontos especiais para dependentes.
A corrida contará com distâncias de 7 km e 14 km, que podem ser realizadas de forma individual ou em duplas (do mesmo gênero ou mistas). Para quem prefere um ritmo mais leve, haverá uma caminhada de 3,5 km. Todos os participantes que completarem suas provas dentro do regulamento receberão uma medalha de participação. Além disso, os três primeiros colocados nas categorias 7 km individual e 14 km individual e duplas serão premiados com troféus.
O presidente da Cermoful, Rudy Recco, adianta que a edição deste ano traz uma novidade: a categoria de participação. “A corrida de 7 km pode ser feita em dupla. Criamos essa categoria para que pessoas que nunca participaram possam se inscrever acompanhadas de familiares ou amigos, vivenciando a experiência de cruzar a linha de chegada. Nosso objetivo é promover o desafio e a superação”, destacou Recco.
A garotada também terá vez na Corrida Kids, que será realizada depois das provas principais. As inscrições das crianças serão realizadas exclusivamente no sábado, dia 11/01, na arena do CooperVerão. A participação infantil é gratuita e os pequenos que completarem a prova também vão receber medalhas de participação.
Os kits serão entregues no sábado, dia 11 de janeiro, a partir das 14h, na arena do CooperVerão. Cada kit incluirá uma camiseta de corrida personalizada do evento, confeccionada em material de alta qualidade; pulseira de suor; caixa ecológica e brindes dos patrocinadores. Além disso, o kit contará com os itens obrigatórios para a participação na prova: número de peito e chip de identificação.
Inscrições pelo site: www.trichip.com.br/evento/corrida-do-cooperativismo-2025. Mais informações pelo telefone/WhatsApp: (48) 99955-4381.
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades