Conecte-se conosco

Geral

Museu de Cocal do Sul preserva 500 peças históricas e centenárias

Publicado

em

Cocal do Sul pode até ser um dos municípios mais jovens de Santa Catarina, prestes a completar 34 anos de emancipação, mas guarda relíquias com mais de um século de história. E boa parte desse passado está abrigada no Museu Municipal Venícios Burigo, um espaço que é praticamente um baú de memórias da colonização italiana na região.

O acervo impressiona: são mais de 500 peças antigas, entre móveis, ferramentas, livros, vestimentas e objetos litúrgicos. Algumas delas datam de décadas antes da fundação do município, e muitas pertenceram a famílias que ajudaram a construir a cidade desde os tempos de colônia.

Tem de tudo um pouco: a charrete do padre, que cortava as estradas de chão batido nas décadas passadas; móveis de madeira maciça, que resistiram ao tempo e à poeira das gerações; ferramentas de sapateiros e costureiras, que contam o dia a dia do trabalho artesanal; e até livros com caligrafia antiga, carregados de histórias de fé e de família.

Segundo a entusiasta da cultura Neide Pellegrin, que participou diretamente da construção do acervo, muitas das peças mais antigas vieram da igreja da comunidade dos polacos, como era chamada. “Tem andores de santos, púlpitos e pinturas de entrada da igreja que são verdadeiras obras de arte. São peças que podem ter até 140 anos”, conta.

Algumas dessas relíquias pertenceram a famílias tradicionais como os Burigo, Bosa, Cechinel, entre outras, com registros datados de 1930 e 1938, anotados em um antigo caderno de catalogação da saudosa Marisa, uma das primeiras colaboradoras do museu.

O espaço leva o nome de Venícios Burigo, um dos pioneiros na coleta e preservação dessas peças. Ao lado de outros moradores, ele foi juntando objetos, memórias e significados desde as primeiras gestões do município. “A base foi feita com o que tínhamos nas mãos, com verdade e cuidado. E depois fomos agregando o que aparecia com valor histórico”, lembra Neide.

Já o gerente de Cultura e Turismo, Jura Fogaça, reforça a importância do museu para a identidade do município. “Cocal do Sul tem uma história rica que vai muito além da sua data de emancipação. O museu é uma âncora cultural que nos conecta ao passado, dá sentido ao presente e inspira o futuro. Cada peça tem uma história e cada história ajuda a explicar quem somos.”

Atualmente, o museu segue em processo constante de preservação e reorganização, com atenção especial para que as peças fiquem mais acessíveis e visíveis ao público. “A ideia é valorizar ainda mais essas obras, especialmente as pinturas e esculturas antigas, colocando-as em destaque”, adianta Jura.

O horário de funcionamento da Casa da Cultura, da qual o museu faz parte, além da biblioteca, é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Geral

Casa da Cidadania de Morro da Fumaça passa a atender em novo local

Publicado

em

A Casa da Cidadania de Morro da Fumaça passou a realizar atendimentos em novo endereço, agora ao lado da sala do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do município. Os serviços ocorrem no térreo do Edifício San Valentin, localizado na Avenida Inocente Pagnan, no Centro. A mudança possui caráter temporário. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, em horário normal, das 8h às 12h e das 13h às 17h, sem necessidade de agendamento prévio.

No novo local, a Casa da Cidadania segue oferecendo atendimento jurídico gratuito, destinado a pessoas com renda familiar de até três salários mínimos ou com patrimônio de até R$ 250 mil. 

Continue Lendo

Geral

Criciúma recebe Selo Ouro de Referência em Atendimento do Sebrae/SC

Publicado

em


Criciúma celebra mais uma importante conquista: o Selo Ouro de Referência em Atendimento, concedido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) à Casa do Empreendedor do Município. O reconhecimento destaca a excelência no atendimento e nos serviços prestados aos empreendedores, reforçando o compromisso da gestão com o desenvolvimento econômico da cidade. Somente em 2025, a Casa do Empreendedor realizou mais de 40 mil atendimentos.

O prefeito Vagner Espindola comemorou o resultado, destacando o trabalho coletivo da equipe. “Esse selo é fruto de planejamento, dedicação e, principalmente, do compromisso que temos com quem empreende em Criciúma. A Casa do Empreendedor é um espaço que acolhe, orienta e impulsiona negócios. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, fortalecendo a nossa economia e gerando oportunidades para a nossa gente”, comentou o chefe do Executivo.

O Selo Sebrae de Referência em Atendimento é uma metodologia que avalia a qualidade dos serviços oferecidos pelas Salas do Empreendedor e parceiros da rede de apoio, com base em critérios qualitativos e quantitativos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços de Criciúma, Thiago Rocha Fabris, ressaltou o empenho que a Prefeitura tem realizado para atender os empreendedores do município. “Ao longo de 2025, conseguimos abrir uma empresa em até duas horas. Isso faz com que o nosso município seja um dos mais rápidos na abertura de empresas no estado. Em relação à abertura de novas empresas, foram mais de 8 mil CNPJs abertos. Isso mostra o dinamismo do município e se reflete em diversos indicadores e rankings. Além disso, proporciona aos empresários a garantia de que a nossa cidade é segura para empreender”, pontuou.

O gerente regional Sul do Sebrae, João Alexandre Guze, também destacou a estrutura oferecida pelo município. “É importante ressaltar a estrutura que a Prefeitura montou na Casa do Empreendedor. Isso demonstra o quanto o programa é valorizado, e os resultados comprovam isso”, afirmou.

 

Continue Lendo

Geral

Balneário Rincão promove Encontro de Oportunidades de Investimento para discutir desenvolvimento local

Publicado

em

O Encontro de Oportunidades de Investimento, ocorrido na noite de ontem, promovido pelo Governo Municipal, numa parceria com o Instituto DEL e Facisc, objetivou reunir lideranças empresariais para discutir os caminhos do desenvolvimento local. As ações apresentadas fizeram parte de uma estratégia de longo prazo – “Rincão 2050” – visando tornar o município mais competitivo e mais atrativo para negócios e moradores. 

O evento se consolidou como um espaço qualificado para geração de conexões, alinhamento de agendas e fortalecimento de iniciativas que impulsionam o desenvolvimento sustentável de Balneário Rincão. Um dos painéis apresentados, com dados levantados pelo diretor de Indústria do Governo do Estado de Santa Catarina, Anderson Linzmeyer, trouxe informações estratégicas sobre oportunidades, programas e benefícios disponíveis para as empresas, a fim de aproximar os participantes das políticas públicas e instrumentos de incentivo ao desenvolvimento econômico.

Na oportunidade, o secretário de Administração e Finanças da Prefeitura Municipal, Ramires Lino, representou o prefeito em exercício Carlito Darolt, que retornava de de Brasília (DF), e salientou que este trabalho realizado durante um ano, feito a partir de uma construção coletiva entre Poder Público, iniciativa privada e sociedade civil, constatou que Balneário Rincão vem crescendo rapidamente. “Temos que estar preparados para este pulo no desenvolvimento de nosso município”, salientando ainda que este trabalho em conjunto vai sim tornar nossa cidade mais atrativa e pronta para um crescimento sustentável.

Balneário Rincão em números

Balneário Rincão, no litoral catarinense, registra uma rápida expansão, com o PIB saltando 225% entre 2013 e 2023, atingindo R$ 420 milhões e consolidando o município como novo polo de crescimento, segundo estudo do Instituto IDEL. A cidade, que possui 98,5% da população em área urbana e forte vocação turística, projeta oportunidades de investimento no mercado imobiliário de segunda residência, no turismo integrado e na modernização da cadeia da pesca.

O levantamento aponta também o potencial de negócios na gastronomia e na “economia prateada”, voltada à população idosa, setor com alta demanda local, enquanto o setor de serviços e comércio já representa 76% dos empregos formais. Para sustentar esse desenvolvimento, o desafio é superar desafios estruturais, como a dependência de transferências governamentais, e diversificar a economia, visando transformar o crescimento urbano em melhoria de renda e qualidade de vida.

O evento contou também com a análise do economista Leonardo Alonso, que discorreu sobre a dinâmica econômica local, além da apresentação de Aline Nandi, que destacou as oportunidades do município, voltada à atração de investimentos. A programação incluiu também a participação do empresário e membro da diretoria da Facisc,  Ubirajara Pickler, com reflexões sobre o papel das lideranças na transformação dos territórios, e de Guilherme Fernando dos Santos Papini, diretor de Micro e Pequenas empresas do Governo do Estado.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos