Geral
Nota do curso de Medicinada Unesc é revisada pelo Inep
A Unesc obteve uma decisão favorável da Justiça Federal que determina a revisão da nota do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de Medicina. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), levando em consideração os dados corretos sobre o regime de trabalho e a titulação dos professores, eleva agora para 3 a nota do curso.
A reavaliação dos indicadores que resultam na nota 3, que atesta que a graduação atende plenamente aos critérios de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação (MEC), reafirma a qualidade da formação médica da Unesc, já consolidada. No mais recente processo de reconhecimento do curso pelo MEC, por exemplo, a graduação obteve nota máxima (5) após análise de mais de 50 critérios. No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o curso alcançou nota 3, acima da média nacional.
“A revisão da nota nos deixa tranquilos pela certeza de que esse é o resultado que de fato reflete a qualidade do nosso ensino. Temos um curso consolidado, altamente qualificado e que tem formado médicos de referência para a nossa região e para o país. A nota é satisfatória, reflete um ótimo resultado diante de uma avaliação extremamente criteriosa, e nos deixa aliviados pela justiça feita, prontos para seguir evoluindo”, pontua a reitora em exercício Gisele Silveira Coelho Lopes.
Para a reitora licenciada e secretária de Educação de Santa Catarina, Luciane Bisognin Ceretta, a decisão do Inep representa uma vitória. “A Unesc preza pela excelência em todas as entregas que faz e no curso de Medicina não é diferente, muito pelo contrário. Esse é um curso que há 25 anos nos traz orgulho e colabora sobremaneira para a saúde da região ao formar médicos pautados na ciência, na ética e na responsabilidade social, por meio de uma estrutura moderna e professores altamente qualificados. É justo que a decisão anterior seja corrigida e a nota reflita a qualidade do curso oferecido, que não por acaso é referência no país”, salienta.
Impacto social e inovação
O curso de Medicina da Unesc, que completa 25 anos, alia excelência acadêmica a um forte compromisso social. Somente em 2024, foram realizados 200 mil atendimentos gratuitos em saúde, com participação direta dos acadêmicos supervisionados por professores nas Clínicas Integradas da Universidade.
A infraestrutura segue em constante expansão, incluindo novos blocos, salas cirúrgicas, laboratórios de ponta e o Centro de Realidade Mista Carlos Antônio Althoff – único da América Latina –, reforçando a posição da Unesc como referência em inovação e ensino médico no Brasil.

Geral
Galeria Willy Zumblick recebe “Locomotivas”: Exposição resgata a memória industrial do carvão em Criciúma
A Galeria de Arte Willy Zumblick, no Centro Cultural Jorge Zanatta, está recebendo a exposição “Locomotivas“, dos artistas plásticos Edi Balodi e Sérgio Brody. A mostra, com 26 telas, cria uma narrativa visual sobre a memória industrial de Criciúma, retratando as icônicas locomotivas a vapor, símbolo da economia do carvão.
A visitação é aberta e gratuita ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e segue até o dia 30 de novembro.
Fumaça e Memória Afetiva da Cidade
Além das imponentes máquinas, as obras de Edi Balodi e Sérgio Brody retratam cenários diversos do cotidiano da extração do mineral, como os grandes galpões de beneficiamento e as bancadas das mulheres escolhedeiras.
A presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Maccari Uliana Zappelini, destacou o valor histórico da mostra:
“As obras do Edi e do Sérgio são um convite à memória afetiva de Criciúma. Elas remontam um período que moldou nossa identidade e ajudam as novas gerações a compreenderem o quanto a cultura e o trabalho estão entrelaçados na nossa trajetória.”
O artista Sérgio Brody lembrou a forte lembrança da fumaça das locomotivas, que frequentemente cobria os bairros e influenciou diretamente o imaginário artístico. A exposição reforça o papel da arte como guardiã da história do município.

Geral
Solicitação de cota única da Taxa de Lixo 2026 pode ser realizada até 1° de dezembro
O prazo para solicitações de pagamento em cota única da Taxa de Coleta e Destinação de Resíduos Sólidos (TCDRS) de 2026 termina no dia 1° de dezembro em Criciúma. O pedido pode ser realizado de maneira presencial, no Paço Municipal Marcos Rovaris, no setor de Núcleo de Fiscalização de Tributos Imobiliários, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou de forma online, via sistema de protocolo G-DOC (https://abrir.link/jSqhP).
As guias para pagamento serão emitidas apenas no período em que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) estiverem disponíveis, em boletos separados. Em virtude de contrato firmado entre a Prefeitura de Criciúma e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), a taxa de lixo é cobrada nas faturas de água do município, com o parcelamento automático em 12 vezes na conta ou em cota única.
Cadastro do Imóvel
Para o requerimento, é obrigatório informar o Cadastro do Imóvel. O contribuinte que não souber, pode solicitar a Consulta Prévia no Setor de Cadastro, no site da prefeitura ou conferir em uma guia do IPTU antiga.

Geral
Balneário Rincão conquista R$ 41 milhões para infraestrutura
O Balneário Rincão está prestes a dar um grande passo para ampliar a infraestrutura do município. A Prefeitura conquistou, junto ao Ministério das Cidades, do Governo Federal, um financiamento de até R$ 41 milhões para a pavimentação de ruas. O projeto, que já foi aprovado pela Câmara de Vereadores, será aplicado na pavimentação de todas as vias da cidade.
“O Programa Pró-Transportes é exclusivo para pavimentações. Nós temos uma carência nesse sentido em nosso município, mas, mesmo assim, realizamos 55 km de pavimentação junto com o ex-prefeito Jairo. Agora, esse novo pacote vem para completar o trabalho, e vamos conseguir atingir praticamente todas as ruas do município com pavimentação”, afirma o prefeito Luiz Laurindo.
O prefeito também destaca o empenho do município para que o projeto fosse aprovado. “Acredito que a pavimentação melhora a qualidade de vida do cidadão, e essa sempre foi uma bandeira da nossa gestão desde o início. É mais um grande feito, que contou com a contribuição do deputado federal Luiz Fernando Cardoso, responsável por intermediar o diálogo com o Governo Federal”, ressalta o chefe do Executivo.
Com o projeto aprovado pela Câmara de Vereadores e publicado no Diário Oficial da União, os documentos para a assinatura do repasse serão encaminhados à Caixa Econômica Federal. “Estamos trabalhando nesse processo desde fevereiro, em um esforço conjunto da equipe técnica da Prefeitura e do Governo Federal. Esse resultado é fruto de muito empenho, planejamento e diálogo entre as esferas municipal e federal. Agora, seguimos para a assinatura do contrato, que deve ocorrer nos próximos dias”, pontua o gestor de convênios da Prefeitura, Cristiano Cancelier.

-



Geral5 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política4 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política5 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia5 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral5 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia5 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens8 anos atrásCidades




















