Conecte-se conosco

Geral

Período de rematrículas da rede municipal de ensino de Içara inicia na próxima semana

Publicado

em

Foi dada a largada para o ano letivo de 2024 pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara. A partir da próxima segunda-feira, dia 13, já estará disponível para preenchimento online o link de inscrição para a rematrícula nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da rede municipal de ensino. O prazo se encerra já na próxima semana, na quinta-feira, 16.

Entre os dias 20 e 24 de novembro, acontece o período de entregas de documentos previstos no item 5.2 do edital, cujo a íntegra do documento está disponível em: . Esta etapa seguirá pelo agendamento de cada unidade educacional.

Transferências externas e/ou novas matrículas terão o período de inscrição online também entre os dias 20 e 24 deste mês. Já durante os dias 27, 28, 29 e 30, será o momento da entrega dos documentos solicitados pelo item 5.3 do edital.

“É importante que os pais dos estudantes não percam os prazos e acompanhem de perto a situação junto à unidade de ensino. A rede municipal trabalha com o ensino infantil e o ensino fundamental. Atualmente, ocupamos o primeiro lugar da Região Carbonífera no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em ambas as categorias, o que faz com que anualmente tenhamos uma grande demanda de alunos interessados em estudar aqui”, comenta Elenice Alvim, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara. 

Geral

Outubro Rosa: Saúde de Criciúma inicia ações de prevenção ao câncer de mama

Publicado

em

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira (1º) a campanha Outubro Rosa, um movimento mundial para conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante o mês, serão intensificadas as ações para alertar as mulheres sobre a importância dos cuidados preventivos.

A campanha deste ano busca destacar a relevância do cuidado com a saúde integral e da continuidade dos tratamentos necessários. A programação inclui atendimentos em unidades de saúde até atividades de conscientização em diferentes pontos da cidade.

Dia ‘D’ nas Unidades Básicas de Saúde

No dia 19 de outubro, será realizado o Sábado Rosa, também conhecido como Dia ‘D’. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17h, oferecendo consultas de enfermagem, coleta de exames preventivos e solicitação de mamografias conforme protocolo municipal. Brindes serão distribuídos para as mulheres que realizarem os exames preventivos. Além disso, durante todo o mês, serão realizadas ações de educação em saúde nas UBS, abrangendo também clubes de mães, igrejas, empresas e grupos comunitários, ampliando o alcance da campanha.

Criciúma Rosa

Outro símbolo importante será a iluminação de prédios públicos como o Paço Municipal, o Mirante Realdo Santos Guglielmi e os parques municipais, com luzes cor de rosa para sensibilizar sobre a campanha e a importância da prevenção.

Continue Lendo

Geral

Unesc oferta bolsas para profissionais em Residência Multiprofissional de Saúde

Publicado

em

Consolidar a trajetória profissional com foco na área de atuação, vivenciar a rotina de trabalho e, simultaneamente, adquirir qualificação e novas experiências. Essas são algumas das possibilidades oferecidas por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Unesc, que está com inscrições abertas para novos integrantes até 16 de outubro de 2024.

Os programas com editais disponíveis são voltados à Atenção Básica/Saúde da Família; Saúde Coletiva; Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial, todos viabilizados pela Unesc, proponente do projeto. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, que disponibiliza os locais para as atividades práticas.

A Residência tem duração de dois anos, com carga horária de 60 horas semanais, e a nova turma terá início em março de 2025. Ao todo, são oferecidas 36 vagas, distribuídas entre as áreas de Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia. As provas serão aplicadas no dia 8 de novembro de 2024.

Os residentes recebem uma bolsa do Ministério da Educação no valor de R$ 4.106,09. “A Residência Multiprofissional proporciona uma vivência prática intensa, que vai além da graduação, e prepara os profissionais para os desafios reais na área da saúde. Além de atuar diretamente no campo, o residente recebe uma bolsa do Ministério da Educação e, ao concluir o Programa, obtém o título de especialista, e amplia as oportunidades no mundo do trabalho”, salientou a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial, professora Bruna Giassi Wessler.

Ainda conforme a coordenadora, o Programa tem como objetivo contribuir para a consolidação do modelo assistencial preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa visa qualificar profissionais de saúde para desenvolverem atividades voltadas à promoção, prevenção e recuperação da saúde, por meio de ações que combinem abordagens coletivas e clínica individual. 

“Essas ações são fundamentadas nas diretrizes de integralidade e no modelo de vigilância à saúde do SUS, e promovem a atuação integrada entre diferentes áreas de conhecimento por meio do ensino em serviço”, pontuou Bruna.

Programas de Residência:

Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família

Iniciada em 2010, homologada pela Portaria Conjunta nº 1 de 24 de fevereiro de 2010, qualifica profissionais de saúde para atuarem na Estratégia de Saúde da Família (ESF). 

São oferecidas 9 vagas anuais para profissionais de sete áreas da saúde: 2 para Enfermagem, 1 para Farmácia, 1 para Fisioterapia, 1 para Nutrição, 2 para Odontologia, 1 para Psicologia e 1 para Educação Física (bacharelado).

Processo seletivo via Edital 435/2024 – Reitoria

Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva

Iniciada em 2012, homologada pela Portaria Conjunta nº 7 de 27 de novembro de 2012, visa integrar profissionais aos diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS), com enfoque especial na Atenção Primária à Saúde (APS). 

São oferecidas 12 vagas anuais para profissionais de seis áreas da saúde: 2 para Enfermagem, 2 para Farmácia, 2 para Fisioterapia, 2 para Nutrição, 2 para Psicologia e 2 para Educação Física (bacharelado).

Continue Lendo

Geral

Liberada consulta prévia para regularizar imóveis as margens do Rio Criciúma

Publicado

em

Proprietários de imóveis localizados em Áreas de Preservação Permanente (APPs) da bacia do Rio Criciúma, consideradas Áreas Urbanas Consolidadas (AUCs), já podem realizar a consulta prévia para a regularização. Ao todo, donos de mais de 4.500 imóveis podem solicitar o habite-se da edificação, documento que atesta a regulamentação da propriedade, de acordo com as normas do município. A consulta está disponível de forma online, no site da Prefeitura de Criciúma, por meio do link: https://bit.ly/3N0ZdNe.

A Lei Ordinária Nº 8.644, de 12 de setembro de 2024, na qual estabelece diretrizes para o uso e ocupação das margens da bacia do Rio Criciúma em áreas urbanas consolidadas, foi sancionada na última segunda-feira (23), pelo prefeito em exercício, Ricardo Fabris. A nova legislação regulamenta APPs ao longo do rio e seus afluentes, visando a preservação ambiental e a gestão sustentável.

O diagnóstico socioambiental da bacia do rio Criciúma foi realizado por técnicos do Centro Tecnológico da Satc, coordenados pelas diretorias municipais de Meio Ambiente e de Planejamento Urbano. Aproximadamente 1.500 pontos foram visitados, em uma área de 72,5 km lineares. O estudo identificou 6.734 edificações construídas em APPs na bacia do Rio Criciúma. Após a aprovação da lei municipal, 2.221 edificações permaneceram em APP. Os 4.513 imóveis que podem ser regularizados estão inseridos em uma área de 1.898 hectares, considerados APPs em AUCs.

Sobre as APPs

As Áreas de Preservação Permanente (APPs) são zonas legalmente protegidas, com o objetivo de preservar o solo e a vegetação nativa nas margens de cursos d’água, encostas e outras áreas sensíveis. Essas áreas são essenciais para garantir o equilíbrio ambiental e a segurança urbana, proibindo construções, plantações ou atividades econômicas que possam prejudicar esses ecossistemas, mesmo quando voltadas para projetos de urbanização e desenvolvimento urbano.

Continue Lendo

Mais vistos