Conecte-se conosco

Polícia

Polícia Civil realiza operação contra tráfico de drogas e atuação de facções em Criciúma

Publicado

em

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate às Drogas (DECOD) do Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Criciúma, deflagrou na manhã desta quinta-feira (6) uma operação para reprimir o tráfico de drogas e a atuação de facções criminosas no município.

A ação mobilizou cerca de 50 agentes, entre policiais civis e militares, integrando equipes da DECOD, Delegacia de Repressão a Roubos (DRR), Delegacia de Homicídios (DH), Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil (NOC/PCSC), SAER/PCSC, unidades da 6ª Delegacia Regional de Polícia, além de guarnições do TÁTICO e da Rádio Patrulha da Polícia Militar.

Os mandados judiciais foram cumpridos principalmente no bairro Paraíso, na região conhecida como Baixada, área com forte presença de traficantes e recorrentes denúncias de intimidação e ameaças a moradores. Também houve diligências no bairro Montevideo.

Durante a operação, três pessoas foram conduzidas à sede do DIC, entre elas um adolescente, todos suspeitos de envolvimento com o tráfico. Os policiais apreenderam rádio comunicador, porções de maconha e crack, balança de precisão e dinheiro em espécie.

De acordo com a Polícia Civil, a investigação teve início após diversas ações da Polícia Militar na região, onde foi constatado um ambiente hostil à presença policial, típico de áreas sob influência de organizações criminosas.

As diligências seguem em andamento e novas informações poderão ser divulgadas conforme o avanço dos trabalhos.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Três homens são presos em flagrante por tráfico de drogas e receptação

Publicado

em

Três homens, de 28, 28 e 37 anos, foram presos em flagrante na noite desta terça-feira (4), em Siderópolis, por envolvimento com tráfico de drogas, associação para o tráfico e receptação de produtos furtados. A prisão ocorreu por volta das 20h, no bairro Rio Fiorita.

A Polícia Militar (PM), com apoio de equipes de Siderópolis e Treviso, agiu após uma denúncia que indicava uma residência utilizada para a comercialização de entorpecentes e também como depósito de objetos furtados de uma empresa.


Apreensões no Local

Durante a ação policial, foram apreendidos diversos materiais que confirmaram o esquema de tráfico e receptação:

  • 31 gramas de cocaína e 4,4 gramas de maconha.
  • R$ 52 em dinheiro e embalagens plásticas.
  • Quatro celulares e um veículo VW/Gol branco.
  • Eletrodomésticos e outros itens reconhecidos pela vítima de furto da empresa.

Os três homens foram encaminhados à Central de Flagrantes da Polícia Civil de Criciúma. Moradores do bairro Rio Fiorita relataram sentir maior segurança com o fechamento do ponto de venda de drogas.

Continue Lendo

Polícia

PM já aplicou mais de 250 multas por porte e consumo de drogas em locais públicos de SC

Publicado

em

A Polícia Militar de Santa Catarina, em conjunto com as demais Forças de Segurança, já está aplicando a nova lei estadual (Lei nº 18.987) que institui multa pecuniária para quem for flagrado portando ou consumindo entorpecentes em locais públicos. O governador Jorginho Mello destacou a rapidez na fiscalização:

“Já foram mais de 250 multas na última semana, principalmente em praças públicas. Praça é para as famílias curtirem, para as crianças brincarem em segurança, sem maus exemplos”, afirmou o governador.


Multa e Destinação dos Recursos

A legislação considera como ambiente público qualquer espaço aberto ou fechado nas proximidades de órgãos, instituições ou vias públicas, como praças e parques. A proibição abrange todas as substâncias ilícitas.

  • Valor da Multa: O infrator será multado em um salário mínimo vigente. Em caso de reincidência no período de 12 meses, o valor será dobrado.
  • Ação Cumulativa: A aplicação da multa não exclui outras sanções previstas na legislação penal.
  • Destinação: Os valores arrecadados serão direcionados a políticas públicas de prevenção e tratamento de dependentes químicos, sendo distribuídos entre os fundos de Segurança Pública, Antidrogas e Estadual de Saúde.

Jorginho Mello reforçou que o combate ao “pequeno delito” é essencial para manter a segurança no estado, afirmando que Santa Catarina combate o problema “na raiz”.

Continue Lendo

Polícia

Operação Nuremberg: GAECO desmantela grupo neonazista com ações em quatro estados, incluindo SC

Publicado

em

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), por meio do CyberGAECO, deflagrou nesta sexta-feira (31/10) a Operação Nuremberg com o objetivo de desmantelar um dos mais organizados e violentos grupos neonazistas em atividade no Brasil.

A operação cumpriu 21 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Regional de Garantias de Criciúma e pela Vara Estadual das Organizações Criminosas.


Extremismo e Planejamento de Violência

O grupo é investigado por promover discursos de ódio, antissemitismo, apologia ao nazismo e por planejar atos violentos em diferentes regiões do país.

As buscas foram realizadas simultaneamente em quatro estados – Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Sergipe – e incluíram a cidade de Cocal do Sul/SC e Jaraguá do Sul/SC.

Materiais apreendidos:

  • Diversos materiais de apologia ao nazismo.
  • Armas brancas, facas e “soco inglês”.

Estrutura Hierarquizada e Símbolo de Violência

As investigações revelaram que o grupo se autodenomina skinhead neonazista e utiliza como símbolo o “Sol Negro” (emblema associado à supremacia ariana) com a figura de um fuzil AK-47 ao centro, que representa a exaltação da violência.

O GAECO identificou que a organização possuía uma estrutura hierarquizada, com:

  • Encontros presenciais para recrutamento e planejamento de confrontos.
  • Fichas de ingresso e cobrança de mensalidades dos membros “batizados”.
  • Realização de cerimônias de “batismo”, um ritual de iniciação para fortalecer os laços ideológicos.

O Ministério Público de Santa Catarina reafirma o compromisso com a defesa da sociedade, declarando que discursos de ódio e incitação à violência não serão tolerados. O nome da operação é uma alusão aos Julgamentos de Nuremberg, que responsabilizaram indivíduos por crimes de ódio e extremismo após a Segunda Guerra Mundial.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos