Conecte-se conosco

Polícia

Polícia Federal faz operação contra a pedofilia em todo o Brasil

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (3/12) a Operação LOBOS II, a qual desarticulou um grupo de criminosos que utilizava a darkweb para a difusão de material de abuso sexual infantil no Brasil e em diversas partes do mundo. Trata-se de uma ação de grande relevância no combate a este tipo de atividade criminosa, em razão do volume de material produzido e da periculosidade dos alvos.

Iniciando no ano de 2016, a Polícia Federal estabeleceu parcerias com forças policiais de diversos países, com o objetivo de identificar indivíduos que se utilizavam da darkweb para difundir material de abuso sexual infantil. Os criminosos atuavam mediante divisão de tarefas (arregimentadores, administradores, moderadores, provedores de suporte de hospedagem, produtores de material, disseminadores de imagens, dentre outros) com a finalidade de produzir e realizar a difusão de imagens, fotos e comentários acerca de abuso sexual de crianças e adolescentes e, ainda, alimentar a demanda por esse tipo de material.

A união internacional de esforços permitiu a identificação de um indivíduo brasileiro que utilizava a deepweb para hospedar e gerenciar cinco dos maiores sites de abuso sexual infantil de toda a rede mundial de computadores. Os sítios e fóruns da darkweb eram divididos por temática, com imagens e vídeos de abuso sexual de crianças de 0 a 5 anos, abuso sexual com tortura, abuso sexual de meninos e abuso sexual de meninas.

Os sites eram utilizados por mais de 1.8 milhão de usuários, em todo o mundo, para postar, adquirir e retransmitir materiais relacionados à violência sexual contra crianças e adolescentes, dando a dimensão da necessidade do enfrentamento aos principais fomentadores deste tipo de conduta delituosa.

A Polícia Federal, capitaneando no Brasil a união internacional, conseguiu identificar e prender o principal responsável pelos sites voltados para o abuso sexual de crianças e adolescentes, em uma ação que foi batizada de OPERAÇÃO LOBOS. Na época o esforço investigativo não foi objeto de divulgação no escopo de viabilizar prisões de produtores e consumidores deste tipo de material criminoso e o resgate de crianças vítimas em todo o mundo.

Ainda, a continuidade das medidas investigativas em sigilo permitiu a identificação e localização de dezenas de indivíduos no Brasil envolvidos com a produção e divulgação de material envolvendo abusos sexuais contra crianças e adolescentes. Desta forma, está sendo possível a deflagração da Operação LOBOS II, a qual está sendo realizada com o cumprimento de 104 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão preventiva, distribuídos em 20 Estados e no Distrito Federal.

A Polícia Federal ressalta que o objetivo da Operação Lobos II, para além da identificação e prisão de abusadores sexuais e de consumidores desse tipo de material, visa a localização e o resgate de crianças que se encontram em situação de extrema violência.

Os crimes investigados na Operação LOBOS II são a venda, produção, disseminação e armazenamento de Pornografia Infantil (arts. 240, 241, 241-A e 241-B do ECA) e estupro de vulnerável (217-A do CPB), sem prejuízo de outros que possam surgir com a continuidade das investigações.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Protesto vai fechar Centenário nesta terça-feira

Manifestação organizada por comerciantes pede mais segurança na comunidade

Publicado

em

Um protesto vai fechar a Avenida Centenário no final da tarde desta terça-feira (31). A manifestação é organizada por comerciantes e moradores do bairro Pinheirinho e tem como foco o apelo por mais segurança na comunidade. “Vamos fechar a avenida nas proximidades ad Alianda (apenas referência), no sentido Pinheirinho. A manifestação nasceu do desejo da comunidade e dos comerciantes que não suporta mais a presença de moradores em situação de rua e usuários de droga que diariamente furtam casas e estabelecimentos comerciais”, reclama o comerciante Rafael Topanotti.

Segundo ele a situação tem provocado revolta da comunidade e o protesto foi a alternativa encontrada para chamar atenção para o problema. “É uma revolta da comunidade, porque nem parece que temos 17 vereadores na cidade e infelizmente o prefeito tem virado as costas para isso. O convite fica para toda a cidade porque o problema não é só do Pinheirinho”, ressalta.

Segundo Marlon Zappellini, um dos responsáveis pela organização do protesto, afirma que a manifestação é legítima e não será a única. “Porque os moradores são intimidados diariamente, crianças e mulheres sofrem ainda mais, então é justo e legítimo que a comunidade se manifeste e cobre uma posição através deste protesto pacífico”, explica.

Diante do cenário o já caótico trânsito no Pinheirinho nos horários de pico deve enfrentar um cenário ainda mais delicado nesta terça-feira.

Continue Lendo

Polícia

Jovem de 18 anos é preso por tráfico de drogas em Forquilhinha

Suspeito tentou fugir e descartou pacote com entorpecentes ao perceber chegada da Polícia Militar

Publicado

em

Um jovem de 18 anos foi preso por tráfico de drogas no início da tarde deste sábado (28), em Forquilhinha. A ocorrência foi registrada por volta das 12h24, na Rua Luiz Mezzari, no bairro Santa Cruz, após denúncias de moradores.

Segundo a Polícia Militar, a guarnição realizava rondas quando recebeu a informação de que um homem estaria tentando acessar uma residência pelo telhado. Ao chegar ao local, os policiais flagraram o suspeito, que ao perceber a presença da viatura tentou fugir para dentro do imóvel.

Durante a tentativa de fuga, o jovem carregava um pacote, que acabou sendo descartado pela janela do banheiro. Na sequência, os policiais realizaram a abordagem e a verificação do material.

Dentro do pacote, foram encontrados entorpecentes, confirmando a suspeita de tráfico. O jovem foi preso em flagrante e encaminhado para os procedimentos legais.

Continue Lendo

Polícia

Mulher é assassinada pelo companheiro em Criciúma

Homem fugiu, bateu o carro e está internado em estado grave

Publicado

em

Uma mulher de 39 anos foi assassinada pelo companheiro na manhã deste sábado (28), em Criciúma. Crime ocorreu no bairro Linha Batista. A vítima foi identificada como Grasiela de Cândido, natural do município.

Segundo a Polícia, ela havia acabado de retornar de um turno de trabalho noturno em uma empresa do setor químico. O casal, conforme relatos, enfrentava conflitos domésticos ao longo da última semana.

Após cometer o crime, o agressor teria enviado mensagem aos irmãos. No texto ele informava ter cometido um erro e pedia que eles fossem até a residência. Quando a Polícia chegou até o local encontrou o corpo de Grasiela na área da lavanderia, em uma edícula nos fundos do terreno.

A perícia apontou que a causa da morte foi asfixia.

Após o crime, o homem fugiu e se envolveu em um acidente no Distrito de Estação Cocal, em Morro da Fumaça. Ele sofreu traumatismo cranioencefálico (TCE) e foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, onde permanece internado sob guarda policial.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos