Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura de Criciúma alerta sobre aumento de casos de doenças respiratórias e gastroenterites

Publicado

em

Devido aos diversos vírus que normalmente circulam em todo o território nacional nesta época do ano, Criciúma tem registrado aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e gastroenterites em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais. Em abril, mais de 25 mil atendimentos foram registrados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h do município. Na maioria dos casos, as doenças se manifestam em crianças e podem ser evitadas com cuidados básicos. Por isso, a Prefeitura de Criciúma alerta a população sobre a importância da vacinação e da prevenção às doenças.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Deivid Freitas, com a chegada do inverno, os casos tendem a aumentar, gerando lotação nas UPAs e nos hospitais do município. Grande parte das doenças pode ser evitadas por meio da vacinação. Porém, segundo o secretário, a procura da população ainda é baixa, principalmente, de crianças. “Atualmente, a cobertura vacinal da gripe em Criciúma está em 47%. Precisamos atingir 90% do público-alvo. A prevenção dessas doenças é extremamente importante para manter a saúde individual e coletiva da população”, afirmou.

Os imunizantes, como o da Influenza (gripe), estão disponíveis em todas as UBSs de Criciúma. Além do horário tradicional, das 8h às 17h, 11 UBSs do município atendem em horários estendidos, das 7h às 18h30. Aos sábados, a Sala de Vacinação da UBS Boa Vista atende a população das 7h às 16h.

Reforço na equipe

Diante do crescimento dos atendimentos, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou a equipe de saúde com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das UPAs 24h dos bairros Próspera e Rio Maina. Os profissionais começaram a atender, de maneira emergencial, na última semana. O objetivo é ampliar o acesso ao atendimento para toda a população, em especial, às crianças.

“Tomamos essa iniciativa como estratégia para evitar a falta de atendimento, em específico, para crianças, grupo mais sucessíveis as doenças que aparecem com mais frequência no período de inverno. Desta forma, pretendemos auxiliar a demanda de atendimento do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC), bem como as nossas unidades de saúde”, explicou o secretário.

A nova equipe atuará nas UPAs no prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período se necessário.

Cuidados e prevenção

De acordo com o médico e diretor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Ronald Benedet Barroso, além da vacinação, a população pode tomar alguns cuidados simples para evitar o contagio e transmissão de SRAG e gastroenterites. Segundo o médico, as principais medidas são:

SRAGs:

– Uso constante de álcool em gel nas mãos, principalmente, ao tocar em objetos em lugares públicos.

– Não tocar na boca, nariz e olhos ao encostar em objetos coletivos, sem antes usar álcool em gel e/ou lavar as mãos.

– Limpar o nariz com lenço descartável.

– Ao apresentar sintomas, usar máscara para proteção, principalmente, em ambientes fechados.

– Manter ambientes pequenos e fechados arejados, com janelas abertas.

– Ao tossir, pôr o braço (não a mão) em frente a boca e nariz.

– Procurar atendimento médico caso apresente sintomas gripais.

Gastroenterites:

– Higienizar frutas e verduras depois de compradas.

– Armazenar corretamente os alimentos.

– Cuidado ao ingerir alimentos fora de casa.

– Lavar as mãos após usar o banheiro.

– Beber água filtrada ou fervida.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Unesc entrega mais de 160 livros arrecadados para o Presídio Regional de Araranguá

Publicado

em

A Unesc, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propriex), da Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) e Biblioteca Professor Eurico Back, efetuou na manhã desta quarta-feira (19/06), a entrega de mais de 160 livros para o Presídio Regional de Araranguá, arrecadados na campanha iniciada em abril junto aos acadêmicos e comunidade em geral.

Para a pró-reitora, Gisele Coelho Lopes, o empoderamento da sociedade se dá por meio da educação e os livros são essenciais para a transformação pessoal.

“Quando nós temos seres humanos que por alguma razão tiveram um desvio de conduta, eles precisam ter uma oportunidade de se reinserir na sociedade, de encontrar uma esperança no meio do caminho, e a Universidade tem a função de construir essas possibilidades. Os livros proporcionam uma mudança de dentro para fora para aquele que lê. Estamos felizes, pois entregamos esta contribuição para o bem da comunidade durante a semana do aniversário da nossa Universidade”, comentou a pró-reitora.

A Biblioteca Eurico Back, durante todo o ano letivo, realiza  e coordena diversas campanhas para arrecadação de obras. A última foi de livros infantis e infanto-juvenis para o Rio Grande do Sul.

“Disponibilizamos os livros graças às doações que recebemos. São diversos temas como: literatura em geral, espirita, norte-americana e de auto-ajuda.  A Biblioteca faz a separação e também doa exemplares em duplicidades. É muito gratificante para nós poder contribuir com o sistema prisional”, comentou a coordenadora da Biblioteca, Elisângela Just Steiner.

Acervo reforçado

Atualmente o Presídio Regional de Araranguá está com cerca de 360 apenados, sendo que desses, 160 participam do Projeto “Despertar Pela Leitura”. As caixas contendo os livros arrecadados foram entregues para os agentes prisionais, Vanessa Colares de Bittencourt e Daniel Possamai.

Segundo Vanessa, que também responde pela coordenação de Ensino e Promoção Social da unidade prisional, o projeto é destinado à diminuição de penas através da leitura.

“Esses exemplares reforçarão o acervo da nossa biblioteca, principalmente os exemplares de literatura. A doação será muito útil para o nosso público. Cada obra lida e resenhada e aprovada, concede ao preso quatro dias de remição da pena. Nós contatamos a Unesc, que nos deu o retorno e agora recebemos o material que será de extrema importância para a execução do projeto”, explicou a agente prisional

Lei de Execução Penal

Conforme o Artigo 126 da Lei, os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semiaberto , que participam dos programas de Desenvolvimento Educacional no Sistema Prisional de Santa Catarina, têm um dia de pena reduzido a cada 12 horas de frequência escolar e quatro dias remidos para cada livro lido e resenhado pelo Projeto “Despertar Pela Leitura”.

Continue Lendo

Geral

Abertas inscrições para Olimpíadas Rurais da Festa do Colono em Siderópolis

Publicado

em

O Governo Municipal de Siderópolis abriu as inscrições para as Olimpíadas Rurais e para o Desfile Cultural da 23ª Festa do Colono. Todas as comunidades e famílias estão convidadas a participar.

As inscrições para as Olimpíadas podem ser feitas na Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid), localizada no antigo escritório da CSN, na rua Arlindo Barzan, Rio Fiorita. O horário de funcionamento é das 08h às 12h e das 13h às 18h. Já as inscrições para o Desfile Oficial podem ser feitas pelo link. Ambas as inscrições poderão ser feitas até o dia 1º de julho.

Sobre as Olimpíadas

As Olimpíadas acontecerão no sábado (06/07) das 08h às 17h, simultaneamente à festa. “As Olimpíadas são uma oportunidade única para as comunidades se unirem em um clima de amizade e competição saudável. As competições englobam diversas modalidades típicas da vida no campo e prometem muita diversão e integração entre os participantes”, mencionou o presidente da Famsid, Vinicius Pasquali.

Modalidades das Olimpíadas:

– Mora

– Bocha de Piongo

– Debulha de milho

– Corrida de cacho de banana

– Escolha do feijão

– Corrida de carrinho de mão

– Tiro ao alvo com funda

– Arremesso de espiga de milho

– Cabo de guerra

– Topiador

– Pênalti de botas sete léguas

– Laço de vaca parada

Sobre o Desfile

O Desfile Cultural acontecerá no domingo (07/07) a partir das 9h. “No ano passado, fizemos um desfile histórico, reunindo ampla participação das comunidades e famílias. Este ano não será diferente. Contamos com todos para saudar nossa cultura e origens, que são merecedores de homenagens”, convidou o assessor de Cultura e Turismo, Arisson Fabricio Nunes.

23ª Festa do Colono

A festa ocorrerá de 4 a 7 de julho, na Piazza Nova Belluno, e contará com uma variedade de atrações musicais, culturais e religiosas, totalmente gratuitas. O destaque são os quatro shows nacionais que prometem atrair grande público.

– Quinta-feira, 4 de julho: Bruno e Barretto

– Sexta-feira, 5 de julho: Nenhum de Nós

– Sábado, 6 de julho: Antony e Gabriel

– Domingo, 7 de julho: Garotos de Ouro

“A festa é um momento especial para celebrarmos as tradições e a força da nossa comunidade. Já as Olimpíadas e o Desfile são um reflexo dessa união e resistência do nosso povo. Convidamos todas as comunidades a participar”, pontuou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro. 

Continue Lendo

Geral

Governo de Içara antecipa 30% do 13º salário dos servidores municipais

Publicado

em

O Governo de Içara depositou nesta quarta-feira, dia 19, a antecipação de 30% do 13º salário aos servidores municipais. Com a medida, a Administração Municipal injetou R$ 2.029.858,67 na economia local. O restante do benefício será pago no mês de dezembro.

“É uma boa notícia para o nosso comércio. Pedimos aos servidores que valorizem quem investe aqui e ajudem a movimentar a nossa economia. É o quarto ano consecutivo que antecipamos parte do 13º ainda antes do prazo determinado, sempre trabalhando com zelo e transparência com o dinheiro público”, observa a prefeita Dalvania Cardoso. 

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com