Conecte-se conosco

Geral

Primavera começa com frio, vento forte e mar agitado em SC

Publicado

em

Depois de um fim de semana marcado por temporais em várias regiões de Santa Catarina, o tempo firme começa a se estabelecer a partir da tarde desta segunda-feira (22), primeiro dia da primavera. O afastamento da frente fria dá lugar a uma massa de ar seco e frio, que derruba as temperaturas e garante melhora nas condições do tempo. A nova estação inicia oficialmente às 15h19.

A queda mais acentuada será sentida entre a noite desta segunda e a manhã de terça-feira (23). As mínimas ficam entre 5°C e 10°C no Grande Oeste e Planaltos, podendo ser menores na Serra. Já no Litoral, variam de 10°C a 15°C.

Os ventos do quadrante Sul também ganham força, com rajadas entre 50 km/h e 70 km/h, podendo passar desse valor em alguns pontos. No mar, ondas entre 2 m e 2,5 m, com picos de até 3 m em alto mar, deixam o Litoral em alerta para alagamentos costeiros entre esta segunda e terça-feira, especialmente em Florianópolis e Itajaí.

A partir de quarta-feira (24), a circulação marítima mantém chance de chuva fraca nos extremos do dia no Litoral. No fim de semana, uma nova frente fria deve voltar a trazer instabilidade, sobretudo no Oeste e nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

Estragos do fim de semana

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, até o meio-dia desta segunda-feira 25 municípios registraram danos causados por granizo, chuvas intensas e vendavais. Três deles – Barra Bonita, Entre Rios e Rio Negrinho – já decretaram situação de emergência e recebem itens de assistência humanitária. Outros quatro municípios avaliam decretar nos próximos dias.

O que esperar da primavera

A estação vai até 21 de dezembro e é marcada por chuvas frequentes e risco maior de temporais. O 232º Fórum Climático Catarinense aponta que, em outubro e novembro, a tendência é de chuva abaixo da média, principalmente no Oeste. Nem El Niño nem La Niña devem influenciar o período.

As temperaturas ficam próximas da normalidade: tardes mais quentes que no inverno e manhãs amenas. Não estão descartados episódios de frio fora de época e ondas de calor acima da média, sobretudo no Grande Oeste.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Galeria Willy Zumblick recebe “Locomotivas”: Exposição resgata a memória industrial do carvão em Criciúma

Publicado

em

A Galeria de Arte Willy Zumblick, no Centro Cultural Jorge Zanatta, está recebendo a exposição “Locomotivas“, dos artistas plásticos Edi Balodi e Sérgio Brody. A mostra, com 26 telas, cria uma narrativa visual sobre a memória industrial de Criciúma, retratando as icônicas locomotivas a vapor, símbolo da economia do carvão.

A visitação é aberta e gratuita ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e segue até o dia 30 de novembro.


Fumaça e Memória Afetiva da Cidade

Além das imponentes máquinas, as obras de Edi Balodi e Sérgio Brody retratam cenários diversos do cotidiano da extração do mineral, como os grandes galpões de beneficiamento e as bancadas das mulheres escolhedeiras.

A presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Maccari Uliana Zappelini, destacou o valor histórico da mostra:

“As obras do Edi e do Sérgio são um convite à memória afetiva de Criciúma. Elas remontam um período que moldou nossa identidade e ajudam as novas gerações a compreenderem o quanto a cultura e o trabalho estão entrelaçados na nossa trajetória.”

O artista Sérgio Brody lembrou a forte lembrança da fumaça das locomotivas, que frequentemente cobria os bairros e influenciou diretamente o imaginário artístico. A exposição reforça o papel da arte como guardiã da história do município.

Continue Lendo

Geral

Solicitação de cota única da Taxa de Lixo 2026 pode ser realizada até 1° de dezembro

Publicado

em

O prazo para solicitações de pagamento em cota única da Taxa de Coleta e Destinação de Resíduos Sólidos (TCDRS) de 2026 termina no dia 1° de dezembro em Criciúma. O pedido pode ser realizado de maneira presencial, no Paço Municipal Marcos Rovaris, no setor de Núcleo de Fiscalização de Tributos Imobiliários, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou de forma online, via sistema de protocolo G-DOC (https://abrir.link/jSqhP).

As guias para pagamento serão emitidas apenas no período em que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) estiverem disponíveis, em boletos separados. Em virtude de contrato firmado entre a Prefeitura de Criciúma e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), a taxa de lixo é cobrada nas faturas de água do município, com o parcelamento automático em 12 vezes na conta ou em cota única.

Cadastro do Imóvel

Para o requerimento, é obrigatório informar o Cadastro do Imóvel. O contribuinte que não souber, pode solicitar a Consulta Prévia no Setor de Cadastro, no site da prefeitura ou conferir em uma guia do IPTU antiga.

Continue Lendo

Geral

Balneário Rincão conquista R$ 41 milhões para infraestrutura

Publicado

em

O Balneário Rincão está prestes a dar um grande passo para ampliar a infraestrutura do município. A Prefeitura conquistou, junto ao Ministério das Cidades, do Governo Federal, um financiamento de até R$ 41 milhões para a pavimentação de ruas. O projeto, que já foi aprovado pela Câmara de Vereadores, será aplicado na pavimentação de todas as vias da cidade.

“O Programa Pró-Transportes é exclusivo para pavimentações. Nós temos uma carência nesse sentido em nosso município, mas, mesmo assim, realizamos 55 km de pavimentação junto com o ex-prefeito Jairo. Agora, esse novo pacote vem para completar o trabalho, e vamos conseguir atingir praticamente todas as ruas do município com pavimentação”, afirma o prefeito Luiz Laurindo.

O prefeito também destaca o empenho do município para que o projeto fosse aprovado. “Acredito que a pavimentação melhora a qualidade de vida do cidadão, e essa sempre foi uma bandeira da nossa gestão desde o início. É mais um grande feito, que contou com a contribuição do deputado federal Luiz Fernando Cardoso, responsável por intermediar o diálogo com o Governo Federal”, ressalta o chefe do Executivo.

Com o projeto aprovado pela Câmara de Vereadores e publicado no Diário Oficial da União, os documentos para a assinatura do repasse serão encaminhados à Caixa Econômica Federal. “Estamos trabalhando nesse processo desde fevereiro, em um esforço conjunto da equipe técnica da Prefeitura e do Governo Federal. Esse resultado é fruto de muito empenho, planejamento e diálogo entre as esferas municipal e federal. Agora, seguimos para a assinatura do contrato, que deve ocorrer nos próximos dias”, pontua o gestor de convênios da Prefeitura, Cristiano Cancelier.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos