Geral
Projeto quer ampliar a arborização pelas ruas de Forquilhinha

Pensando em uma Forquilhinha ainda mais “verde”, o vereador Hildo Gonçalves (PSD) defendeu durante a Sessão da Câmara de Forquilhinha dessa segunda-feira (22), o Projeto de Lei nº 027/2025, que cria o Programa Municipal de Arborização em Forquilhinha. O projeto, aprovado por unanimidade, prevê o plantio de árvores frutíferas e não frutíferas em praças, parques e áreas verdes do município .
Segundo o texto do projeto, a iniciativa será coordenada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Horto Florestal Municipal, responsável por cultivar e fornecer gratuitamente as mudas destinadas às áreas públicas. Já nos loteamentos particulares, a responsabilidade pelo plantio será dos proprietários.
O programa dará prioridade a espécies nativas da Mata Atlântica ou já adaptadas ao ecossistema local, favorecendo a preservação da fauna e a qualidade do espaço urbano. Além disso, escolas, organizações sociais, empresas e moradores poderão participar das ações, reforçando a educação ambiental e o senso de coletividade.
Entre os benefícios estão a melhoria da qualidade do ar, a redução do calor urbano, o embelezamento da cidade e a criação de novos habitats para aves e polinizadores.
“O plantio de árvores é uma forma de cuidar do meio ambiente, oferecer mais qualidade de vida e deixar a cidade mais bonita e acolhedora”, destacou o vereador Hildo Gonçalves.

Geral
Escola Hercílio Amante promove Encontro das Avós para celebrar a data

Para comemorar o Dia do Idoso, celebrado nessa quarta-feira (1°), os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Hercílio Amante, do bairro Vila Floresta, em Criciúma, participaram de um momento de carinho e ternura. O 15° Encontro das Avós promoveu uma dinâmica para valorizar a família no ambiente escolar. Em uma tarde de descontração, as avós foram recepcionadas com apresentações dos estudantes, brincadeiras e acolhimento.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, destacou que o encontro reforça a importância da presença da família dentro do ambiente escolar, fortalecendo vínculos e criando memórias afetivas que ultrapassam gerações. “O Encontro das Avós é um gesto simples, mas de grande valor. Ele mostra como a escola vai além do ensino em sala de aula, fortalecendo a família e valorizando a experiência de vida dos idosos. Esse vínculo entre gerações é um exemplo de amor e de respeito que queremos incentivar cada vez mais em Criciúma”, ressaltou.
Para a secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, a iniciativa ficará marcada para sempre na memória tanto dos netos, como dos avós. “Certamente todos vão lembrar desse momento com muito carinho. Essa lembrança fortalece os laços familiares e dá ainda mais sentido à vida escolar das crianças porque elas aprendem a valorizar quem veio antes delas. As avós carregam consigo histórias, experiências e ensinamentos que se tornam parte da formação dos netos. Trazer essa vivência para dentro da escola é um gesto de reconhecimento e de respeito”, afirmou.
Segundo a diretora da EMEB Hercílio Amante, Ana Paula de Carvalho Fernandes Colombo, o Encontro das Avós acontece todos os anos na escola e reúne aproximadamente 200 convidadas, com o objetivo de valorizar a pessoa idosa. “Essa é uma atividade em que as professoras contam histórias e falam da importância das avós, onde todas são convidadas para um café com os seus netos. Ressaltamos a importância desse contato dentro do espaço escolar, o vínculo e a memória afetiva, essencial para as crianças e também para as vovós”, destacou a diretora.

Geral
Governo propõe fim da obrigatoriedade de autoescolas e CNH pode ficar até 80% mais barata

O Ministério dos Transportes abriu, a partir desta quinta-feira (2), uma consulta pública para mudar as regras de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O principal objetivo é flexibilizar a formação de novos motoristas e reduzir drasticamente o custo do documento.
A proposta prevê o fim da obrigatoriedade de contratação de autoescolas. Os candidatos poderão optar por:
- Contratar instrutores autônomos credenciados pelo Detran.
- Fazer a formação teórica por cursos digitais.
- Fim da exigência de carga horária mínima de 20 horas-aula práticas.
A expectativa do Governo Federal é que a flexibilização reduza o custo da CNH — que hoje pode passar de R$ 3,2 mil — em até 80%.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que o modelo atual é “excludente, caro e demorado demais” e que a mudança visa democratizar o acesso à CNH.
A minuta do projeto estará disponível por 30 dias na plataforma Participa + Brasil. Após esse período, o texto seguirá para análise do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Geral
Criciúma Qualifica Mais prorroga inscrições até o dia 15 para cursos na Construção Civil e Vestuário

O Governo de Criciúma prorrogou o prazo de inscrições para a segunda etapa do programa Criciúma Qualifica Mais. Os interessados têm agora até o dia 15 de outubro para se inscrever.
O programa é desenvolvido em parceria com o Senai e visa qualificar a mão de obra local de acordo com a demanda do mercado.
Nesta fase, o foco está na preparação de profissionais para dois setores em alta: o do Vestuário e o da Construção Civil.

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia6 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política5 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia5 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral5 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia5 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades