Conecte-se conosco

Geral

Projeto transforma horta em sala de aula

Publicado

em

Com muito aprendizado e diversão, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da EEB Barão do Rio Branco, de Urussanga, já estão colhendo as primeiras remessas de hortaliças do projeto “Barão Sustentável”. Através de uma aula prática na horta da escola, os alunos aprendem sobre sustentabilidade, meio ambiente, biologia e até mesmo matemática.

O projeto desenvolvido pela professora Bruna de Fátima Goulart Miot é aplicado na escola há dois anos e envolve alunos de 6 a 11 anos em duas turmas. “A ideia surgiu de dar um novo olhar para o mundo. Ainda que nossa região tenha muitas famílias que cultivam a agricultura familiar, esta cultura tem se perdido ao longo dos anos. Através deste projeto, nós conseguirmos contextualizar o aprendizado de maneira prática, além de envolver o aluno com sustentabilidade e meio ambiente”, explica.

Da horta da escola para a mesa da família

O Barão Sustentável vai além da horta, após o plantio das hortaliças, a professora leva os produtos para a sala de aula e para a mesa da família. Para a excussão do projeto, a comunidade escolar também colabora com a aquisição das mudas, sementes, adubo e terra. “O projeto envolve toda a comunidade escolar. Após a colheita, nós enviamos as hortaliças para a casa dos alunos para uma alimentação saudável. O retorno é bem positivo”, comenta a professora.

Para a aluna Laura Betiol Diniz, de apenas seis anos, o projeto é mais que uma aula prática é delicioso. “É muito legal. A gente planta a sementinha, vê crescer e depois ainda pode levar para a casa e comer tudo. A minha mãe adora quando eu levo alface da escola”, revela.

Plantio vira aula de matemática

Com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, a professora Bruna ainda trabalha a matemática. De acordo com a educadora, é possível trabalhar multiplicação, divisão e outros assuntos. “Tudo o que plantamos aqui na horta a gente consegue levar para o pedagógico. Conseguimos explicar com mais facilidade a multiplicação, soma, metragem do canteiro e vários outros exemplos aplicados na matemática”, assegura.

Geral

Galeria Willy Zumblick recebe “Locomotivas”: Exposição resgata a memória industrial do carvão em Criciúma

Publicado

em

A Galeria de Arte Willy Zumblick, no Centro Cultural Jorge Zanatta, está recebendo a exposição “Locomotivas“, dos artistas plásticos Edi Balodi e Sérgio Brody. A mostra, com 26 telas, cria uma narrativa visual sobre a memória industrial de Criciúma, retratando as icônicas locomotivas a vapor, símbolo da economia do carvão.

A visitação é aberta e gratuita ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e segue até o dia 30 de novembro.


Fumaça e Memória Afetiva da Cidade

Além das imponentes máquinas, as obras de Edi Balodi e Sérgio Brody retratam cenários diversos do cotidiano da extração do mineral, como os grandes galpões de beneficiamento e as bancadas das mulheres escolhedeiras.

A presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Maccari Uliana Zappelini, destacou o valor histórico da mostra:

“As obras do Edi e do Sérgio são um convite à memória afetiva de Criciúma. Elas remontam um período que moldou nossa identidade e ajudam as novas gerações a compreenderem o quanto a cultura e o trabalho estão entrelaçados na nossa trajetória.”

O artista Sérgio Brody lembrou a forte lembrança da fumaça das locomotivas, que frequentemente cobria os bairros e influenciou diretamente o imaginário artístico. A exposição reforça o papel da arte como guardiã da história do município.

Continue Lendo

Geral

Solicitação de cota única da Taxa de Lixo 2026 pode ser realizada até 1° de dezembro

Publicado

em

O prazo para solicitações de pagamento em cota única da Taxa de Coleta e Destinação de Resíduos Sólidos (TCDRS) de 2026 termina no dia 1° de dezembro em Criciúma. O pedido pode ser realizado de maneira presencial, no Paço Municipal Marcos Rovaris, no setor de Núcleo de Fiscalização de Tributos Imobiliários, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou de forma online, via sistema de protocolo G-DOC (https://abrir.link/jSqhP).

As guias para pagamento serão emitidas apenas no período em que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) estiverem disponíveis, em boletos separados. Em virtude de contrato firmado entre a Prefeitura de Criciúma e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), a taxa de lixo é cobrada nas faturas de água do município, com o parcelamento automático em 12 vezes na conta ou em cota única.

Cadastro do Imóvel

Para o requerimento, é obrigatório informar o Cadastro do Imóvel. O contribuinte que não souber, pode solicitar a Consulta Prévia no Setor de Cadastro, no site da prefeitura ou conferir em uma guia do IPTU antiga.

Continue Lendo

Geral

Balneário Rincão conquista R$ 41 milhões para infraestrutura

Publicado

em

O Balneário Rincão está prestes a dar um grande passo para ampliar a infraestrutura do município. A Prefeitura conquistou, junto ao Ministério das Cidades, do Governo Federal, um financiamento de até R$ 41 milhões para a pavimentação de ruas. O projeto, que já foi aprovado pela Câmara de Vereadores, será aplicado na pavimentação de todas as vias da cidade.

“O Programa Pró-Transportes é exclusivo para pavimentações. Nós temos uma carência nesse sentido em nosso município, mas, mesmo assim, realizamos 55 km de pavimentação junto com o ex-prefeito Jairo. Agora, esse novo pacote vem para completar o trabalho, e vamos conseguir atingir praticamente todas as ruas do município com pavimentação”, afirma o prefeito Luiz Laurindo.

O prefeito também destaca o empenho do município para que o projeto fosse aprovado. “Acredito que a pavimentação melhora a qualidade de vida do cidadão, e essa sempre foi uma bandeira da nossa gestão desde o início. É mais um grande feito, que contou com a contribuição do deputado federal Luiz Fernando Cardoso, responsável por intermediar o diálogo com o Governo Federal”, ressalta o chefe do Executivo.

Com o projeto aprovado pela Câmara de Vereadores e publicado no Diário Oficial da União, os documentos para a assinatura do repasse serão encaminhados à Caixa Econômica Federal. “Estamos trabalhando nesse processo desde fevereiro, em um esforço conjunto da equipe técnica da Prefeitura e do Governo Federal. Esse resultado é fruto de muito empenho, planejamento e diálogo entre as esferas municipal e federal. Agora, seguimos para a assinatura do contrato, que deve ocorrer nos próximos dias”, pontua o gestor de convênios da Prefeitura, Cristiano Cancelier.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos