Conecte-se conosco

Últimas

Projeto Unesc é reconhecido no Culturas Populares 2018

Publicado

em

Criciúma

A Unesc teve o trabalho desenvolvido na cultura reconhecido mais uma vez. O projeto de extensão “Boi de Mamão na Comunidade” está entre os vencedores do Prêmio Culturas Populares 2018, concedido pelo MinC (Ministério da Cultura). A premiação analisa fatores como a contribuição sociocultural que a iniciativa traz às comunidades e a melhoria da qualidade de vida nelas a partir de suas práticas culturais. Com o resultado, o projeto da Universidade receberá R$ 20 mil para o fortalecimento e desenvolvimento de atividades.

A sexta edição do prêmio recebeu 2.227 inscrições de projetos de todo o Brasil. A comissão de seleção avaliou as iniciativas e premiou 500 delas com R$ 20 mil cada. A ação tem como objetivo fortalecer as expressões culturais populares brasileiras, como o cordel, a quadrilha, o maracatu e o bumba-meu-boi – difundindo-as para além de seus limites territoriais.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, o reconhecimento demonstra que a Universidade está no caminho certo quando fortalece suas ações junto à indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. “Estamos muito felizes em receber o Prêmio Culturas Populares do Ministério da Cultura, em meio a tantos inscritos. Sabemos da importância da manifestação folclórica do boi-de- mamão, que é expressiva em nosso Estado, e contribuir com a sociedade levando um pouco dessa cultura para diversas regiões com certeza é muito gratificante”, afirma.

Conforme a coordenadora do Setor Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, ter o projeto cultural premiado pelo Ministério da Cultura é uma honra. “O projeto Boi de Mamão na Comunidade, já aprovado em outro edital, e que possibilitou a transformação da nossa Instituição em Ponto de Cultura da Rede Cultura Viva do MinC, nos possibilita fortalecer o Ponto de Cultura Unesc e ampliar as ações de formação cultural para toda região. Pensar a cultura transversalmente e ao lado do ensino, da pesquisa e da extensão é o que a Universidade Comunitária se propõe, dentro e fora da academia”, afirma Amalhene.

O produtor cultural do Setor de Arte e Cultura da Universidade, Maxwell Sandeer Flor, comenta que o “Boi de Mamão na Comunidade” colabora com a continuidade de uma das tradições fortes da cultura no Estado. “Uma das atividades para transmissão dos saberes às novas gerações vem ao encontro da interdisciplinaridade, não somente entre as disciplinas oferecidas nas escolas, mas também pelo hibridismo cultural, proporcionando diálogos com culturas como a hip hop. Interagir com as expressões diversas da cultura popular é provocar narrativas e abrir espaços para a memória, cultivando assim, a imaginação que possibilita novas criações, ação especificamente humana”.

Desenvolvimento de atividades

Com a premiação do Ministério da Cultura, a Unesc terá que desenvolver: Oficina de Boi de Mamão para estudantes de escolas públicas do Sul de Santa Catarina, incentivando autonomia na elaboração e construção de personagens do Boi de Mamão, qualificando ações voltadas para o entendimento da cultura regional, ampliando condições para o exercício da cidadania e a participação crítica no contexto social;

Estabelecer contato com escolas, Pontos de Cultura do Estado, instituições culturais, artistas, professores, pesquisadores, artesãos, cantadores e contadores de história, para troca de experiências, parcerias e divulgação do projeto;

Realizar palestra aberta sobre cultura popular, capacitando público de interesse, partindo de ação concreta, envolvendo sujeitos ativos da cultura popular da região, em parceria com Setor de Cultura Popular/Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma;

Realizar o 4º Encontro de Bois de Mamão na Unesc, reunindo grupos para dançar e desenvolver intercâmbio cultural.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Criciúma confirma mais duas mortes por Coronavírus

Publicado

em

Criciúma

Já são 98 as mortes provocadas pelo novo Coronavírus em Criciúma. Os últimos dois casos foram confirmados nesta quarta-feira, no Boletim Epidemiológico encaminhado à imprensa.

As vítimas desta quarta-feira são uma mulher de 84 anos e outra de 91. As duas vítimas eram portadores de comorbidades e estavam internadas em leitos de UTI. Nos últimos dois dias foram cinco mortes confirmadas na cidade.

Continue Lendo

Polícia

PRF flagra pássaros silvestres em caixas de leite

Publicado

em

Tubarão

Policiais Rodoviários Federais prenderam um homem por crime ambiental. Eles faziam uma blitz de rotina quando um motorista de um polo de Criciúma desobedeceu a ordem de parada. Ele acabou parando o carro cerca de 300 metros a frente da barreira Policial e tentou dispensar em um matagal uma caixa de papelão.

O motorista foi contido e a caixa recuperada.  Nela os policiais encontraram dez caixas de leite. Dentro das embalagens estão escondidos dez pássaros Silvestres. Foram recuperados sete Bicos de Pimenta e outras três Trinca Ferro. O homem de 44 anos contou a Polícia que havia comprado as aves em Florianópolis e estava levando para Criciúma.

Diante dos fatos ele foi levado a delegacia para os procedimentos legais. 

Continue Lendo

Economia

Criciúma e Içara lideram a geração de empregos na Amrec

Publicado

em

Criciúma

Dados divulgados pelo Caged, o  Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, mostram que Criciúma e Içara foram os grandes responsáveis por impulsionar a geração de empregos na Amrec ao longo do Mês de agosto. Juntas as duas cidades geraram mais da metade dos 1,473 empregos criados nos 12 municípios da região.

Segundo o relatório Criciúma terminou agosto criando 535 vagas com carteira assinada. Içara aparece em segundo com 383. Também terminaram com saldo positivo os municípios de Urussanga (127), Siderópolis (124), Nova Veneza (114) Forquilhinha (106), Morro da Fumaça (54), Treviso (20), Orleans (13) e Cocal do Sul (12). Saldo negativo apenas em Lauro Müller (-5) e Balneário Rincão (-10).

No acumulado do ano Içara se destaca

Quando os dados levam em conta todas as vagas criadas de janeiro até agosto o grande destaque acaba ficando com Içara. Impulsionada pela vinda de grandes empresas como Atacadão e Combo a cidade acumula saldo positivo de 495 vagas. A cidade é seguida de Forquilhinha que acumula a criação de  442 vagas e Urussanga, com saldo positivo de 400 novos postos de trabalho. Nesse quesito Criciúma é o destaque negativo com o fechamento de mais de mil postos de trabalho.

Confira os dados no acumulado do ano.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com