Conecte-se conosco

Política

Santa Catarina é o estado mais seguro de acordo com Ranking de Competitividade

Publicado

em

Santa Catarina é destaque mais uma vez na pesquisa nacional que mostra o Ranking de Competitividade dos Estados. No ranking geral, o estado aparece em 2° lugar – pelo oitavo ano consecutivo -, atrás apenas de São Paulo. Já na região Sul do país o estado catarinense ficou em primeiro. “São Paulo é praticamente um país, e ficar atrás apenas deles no ranking de competitividade, é quase a mesma coisa que ficar em primeiro. Esses resultados refletem o compromisso e o trabalho árduo de todos os catarinenses”, comemora o governador Jorginho Mello, que esteve no evento, acompanhando a divulgação.

O estudo foi realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP) e avalia diferentes áreas. Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira, 21, em Brasília. De acordo com a pesquisa, Santa Catarina está em primeiro lugar no quesito Segurança Pública, com destaque para a segurança pessoal, segurança patrimonial e qualidade da informação de criminalidade, a transparência com os dados.

Para o governador Jorginho Mello, o resultado é consequência, além de investimentos na área, também dos números de empregos. Ele acredita que quanto menor o percentual de desemprego, menor a violência. “Santa Catarina tem a menor taxa percentual de desemprego do país, 3,2%. Se o cidadão tem o que fazer, tem o trabalho dele, a violência cai drasticamente”, afirma.

Os indicadores são distribuídos em 13 pilares fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

:: Leia também: Florianópolis é a cidade mais competitiva do Brasil e outras seis aparecem entre as 50 primeiras do país

“Os números mostram que Santa Catarina está no caminho certo. Muito orgulho de estarmos com tanto destaque no cenário nacional, resultado do trabalho do governador Jorginho Mello e de toda a equipe que compõe o governo”, enfatizou a secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco, que acompanhou o governador na solenidade realizada na capital federal.

Santa Catarina também liderou o ranking nos quesitos “Capital Humano” e “Sustentabilidade Social”. Além disso ficou em terceiro lugar em “Inovação”, “Infraestrutura” e “Eficiência da Máquina”.

O governador Jorginho Mello participou ainda de um painel com os governadores Renato Casagrande, do Espírito Santo; Raquel Lyra, de Pernambuco; Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul; e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul. A divulgação dos resultados também contou com a presença de prefeitos, ministros, senadores e secretários de Estado.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vereadoras propõem criação da Clínica da Mulher em Forquilhinha

Publicado

em

As vereadoras Grasi Cravo (União Brasil), Ivone Minatto (PSD) e Laísa Figueredo (PSDB) apresentaram a Indicação nº 020/2025, sugerindo ao Executivo Municipal a criação da Clínica da Mulher em Forquilhinha. O objetivo é oferecer um espaço especializado para a saúde feminina, com serviços como mamografia, ultrassonografia, exames preventivos, acompanhamento pré-natal e suporte à saúde mental.

Atendimento especializado para mulheres

Para a vereadora Grasi Cravo, a implantação da clínica representa um avanço essencial na qualidade de vida das mulheres do município. “Precisamos garantir acesso rápido e eficiente a exames e atendimentos especializados. A Clínica da Mulher será um passo fundamental para fortalecer essa rede de cuidado”, afirmou.

Proposta pode incluir Clínica da Criança

Além do foco na saúde feminina, a vereadora Ivone Minatto defendeu a ampliação da proposta para incluir uma Clínica da Criança. “É fundamental que o município também invista no atendimento especializado para as crianças, garantindo um desenvolvimento saudável para os pequenos”, destacou.

Saúde feminina e políticas públicas

A vereadora Laísa Figueredo enfatizou a importância de políticas públicas voltadas ao bem-estar das mulheres. “A saúde feminina envolve desde a prevenção até o suporte psicológico. Criar um ambiente acolhedor e oferecer atendimento de qualidade são necessidades urgentes”, pontuou.

A proposta está em análise pelo prefeito José Cláudio Gonçalves (Neguinho) e pela Secretaria de Saúde.

Continue Lendo

Política

Aprovada proposta de reforma administrativa em Forquilhinha

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de Forquilhinha aprovou, na sessão desta segunda-feira (10), por sete votos a um, o Projeto de Lei do Executivo nº 007/2025, que implementa uma reforma administrativa na Prefeitura. O vereador Felipe Dordete (PP) foi o único voto contrário, rejeitando tanto a emenda corretiva quanto o próprio projeto de lei.

A principal mudança da reforma é a ampliação do número de secretarias, que passará de nove para 12, além da criação de novos departamentos. A reestruturação inclui a criação da Secretaria de Captação de Recursos, da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Esporte, que se desvinculará da atual Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte.

Um dos pontos destacados pela Prefeitura é que as secretarias da Fazenda e de Captação de Recursos serão ocupadas por servidores de carreira, garantindo continuidade e eficiência nos trabalhos. Além das novas pastas, a reforma prevê a criação de departamentos para a gestão do Aeroporto Diomício Freitas, cuja administração será transferida do Governo do Estado para o município, do Porto Seco, cuja construção está prevista para Forquilhinha, e dos parques e praças.

Votação e discussão

O vereador Felipe Dordete (PP) foi o único a votar contra o projeto e a emenda corretiva referente aos cargos de Coordenador de Educação Especial e Coordenador dos Serviços de Segurança e Medicina do Trabalho, alegando falta de debate sobre o tema.

O presidente da Câmara, Célio Elias (PT), defendeu a proposta, argumentando que o crescimento do município justifica a criação dos novos cargos. “Aeroporto, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e uma escola em tempo integral. Isso demanda mais profissionais. Os novos cargos são reflexo do desenvolvimento de Forquilhinha, e em 2025 serão investidos R$ 150 milhões no município”, destacou.

Continue Lendo

Política

Representatividade feminina marca a 5ª Sessão da Câmara de Forquilhinha

Publicado

em

A 5ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Forquilhinha foi realizada excepcionalmente nesta quinta-feira (6), devido ao recesso de Carnaval. Durante a reunião, os parlamentares discutiram e votaram projetos de lei, requerimentos e indicações voltadas para melhorias na infraestrutura e qualidade de vida dos munícipes.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste sábado (8), a Mesa Diretora foi composta exclusivamente por mulheres. As vereadoras Grasiela Camilo Cravo (União Brasil), Ivone Minatto (PSD) e Laísa da Silva Figueiredo (PSDB), juntamente com a adjunta legislativa da casa, Vaudriana Savi, conduziram os trabalhos da sessão, marcando esse momento simbólico de representatividade feminina no Legislativo municipal.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos