Geral
Secretaria de Saúde de Criciúma adota estratégia para detecção precoce do câncer de mama
O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, elaborou uma nova estratégia na abordagem para diagnóstico precoce do câncer de mama no município. A iniciativa consiste em um novo fluxo nos exames de mamografia bilateral e unilateral, caso haja alguma alteração nos resultados. “Essa estratégia reafirma o compromisso do governo municipal com os cuidados da saúde da mulher. O diagnóstico precoce facilita o tratamento e a conduta adequada para cada paciente. Tudo foi possível em parceira e alinhamento com os prestadores que nos atendem, e estimamos que reduziremos em 60 dias o diagnóstico. É um olhar especial para as mulheres”, enfatizou o secretário de Saúde de Criciúma, Deivid Freitas.
A gerente de Controle, Avaliação e Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Juliane Zanon, explica que o processo beneficia a população feminina que tenha detectado alguma alteração mamária. “Todas as mulheres que realizarem a mamografia bilateral pelo SUS, e apresentarem alguma alteração no resultado, instantaneamente serão encaminhadas para fazer a mamografia unilateral/magnificação. Desta maneira, é possível ter acesso mais rápido ao diagnóstico e receber a orientação adequada para o quadro em menos tempo”, pontua. A mamografia bilateral (de ambas as mamas) é o exame de rastreamento que as mulheres realizam conforme indicação e a mamografia unilateral (de apenas uma mama) é realizada para complementar os resultados da primeira.
De acordo com a coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (CESMCA), Aline Padoin, o município de Criciúma registrou entre janeiro e setembro de 2024, 62 mulheres e um homem com câncer de mama. Destes casos, cinco foram na faixa etária de 30 a 39 anos, nove de 40 a 49 anos e 49 casos acima dos 50 anos. Com relação ao número de mulheres com câncer do colo uterino, há registros de 25 casos. “Identificamos uma paciente de 72 anos, que prosseguiu com os exames mesmo após a idade estabelecida pelo cronograma de rastreio, desta forma conseguiu identificar logo no início, o que possibilitou o tratamento em tempo hábil”, destacou.
Um estudo elaborado pelo INCA em 2022 identificou que para cada ano do triênio 2023-2025, surgiriam 17.010 casos novos de câncer do colo do útero, o que representa uma taxa bruta de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres. Números que reforçam a importância de campanhas educativas como a do Outubro Rosa, fundamental para a prevenção da doença.
Um toque de cuidado, um gesto de amor à vida
A campanha Outubro Rosa foca em atividades de sensibilização e incentivo ao acompanhamento médico regular, resultando em melhor qualidade de vida para as pacientes e em uma expectativa de vida mais longa. Agir preventivamente ajuda a evitar o agravamento de condições e a iniciar o tratamento precocemente. O Centro de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (CESMCA) executa um papel imprescindível na saúde feminina. “A mulher passa, ao longo da vida, por diversas fases, e podemos atuar em todas, como início da menstruação, fase fértil na contracepção e pré concepção, gestação/pré-natal, amamentação, climatério, menopausa e problemas ginecológicos diversos. Atuamos de forma ativa, com consultas de enfermagem que auxiliam em todas as fases da vida da mulher”, explica a enfermeira Aline Padoin.
Dentre os serviços oferecidos pelo Centro de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente estão:
– Consultas médicas com mastologista e ginecologista;
– Preventivos de seguimento (acompanhamento das mulheres com alteração em preventivos anteriores);
– Aplicação de ácido tricloroacético (ATA), para cauterização de lesões causadas pelo vírus do HPV;
– Punção para coleta de biópsia de mamas;
– Atendimento de fisioterapia uroginecológica, para tratar casos como dispareunia (dor na relação sexual), quadros de perda urinária e preparação para o parto.
Quando realizar os exames
O SUS disponibiliza programas para combater agravos que afetam a população feminina, como o câncer de colo do útero e de mama. O Ministério da Saúde recomenda que mulheres com idade entre 50 e 69 anos realizem a mamografia de rastreamento a cada dois anos. As mulheres que identificarem alguma alteração durante o autoexame, independente da idade, devem procurar médicos da sua UBS de referência.
Com relação ao exame citopatológico, comumente conhecido como “Papanicolau”, a recomendação do Ministério da Saúde é que seja realizado a partir dos 25 anos (ou quando a jovem já tiver vida sexual ativa) até os 64 anos. As duas primeiras coletas devem ser feitas anualmente. Após essas coletas, se os resultados apresentarem normalidade, o exame pode ser realizado a cada três anos.
Apesar da recomendação etária, a Lei 14.335/2022 assegura a realização dos exames citopatológicos do colo uterino, mamográficos e de colonoscopia a todas as mulheres que já tenham atingido a puberdade.
Vacinação contra o HPV
A aplicação da vacina do HPV é uma forma eficaz de prevenção contra o câncer de colo uterino (mas não substitui o exame citopatológico). Ela combate alguns tipos de Papilomavírus Humano (HPV), que podem se transformar em câncer no futuro. A vacina é disponibilizada para meninas e meninos com idade entre 9 e 14 anos nas Unidades Básicas de Saúde do município. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Mulheres e homens imunossuprimidos, de 9 a 45 anos, que convivem com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos, também têm acesso à vacina.
História do Outubro Rosa
A campanha Outubro Rosa, celebrada anualmente em diversos países, foi criada em 1990 nos Estados Unidos. Na época, alguns estados do país já promoviam ações voltadas à saúde da mulher, e o governo estadunidense decidiu concentrar os esforços em um mês destinado a luta contra o câncer de mama. O símbolo do laço rosa foi consolidado na primeira Corrida pela Cura, em Nova York, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu o símbolo para a população. Depois do evento, o laço passou a ser entregue em locais públicos e em ações sociais. A iluminação de monumentos e edifícios na cor rosa surgiu posteriormente, e transformou o movimento em uma iniciativa popular, pois essa expressão visual amplifica a mensagem de prevenção e diagnóstico precoce e é facilmente reconhecido mundialmente.
No Brasil, o Outubro Rosa começou a ganhar destaque em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa pela primeira vez. Iniciativa de um grupo de mulheres em apoio à causa, o movimento ganhou força no Brasil a partir de outubro de 2008, quando o movimento cresceu e entidades ligadas ao câncer de mama iluminaram com a cor da campanha os monumentos e prédios em várias cidades, incluindo a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Geral
Vencedores do Prêmio Acic de Língua Portuguesa serão premiados nesta terça-feira
A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) realiza nesta terça-feira, 5, a entrega das premiações aos vencedores do 1º Prêmio Acic de Língua Portuguesa. A partir das 9 horas, na sede da entidade, 78 estudantes da rede municipal de Criciúma receberão o reconhecimento, com a presença de representantes da Prefeitura, Secretaria de Educação, professores, gestores e familiares.
O prêmio selecionou em primeiro, segundo e terceiro lugares estudantes do sexto ano que receberão, respectivamente, medalhas de ouro, prata e bronze. Ao todo, serão entregues seis medalhas de ouro, 26 de prata e 46 de bronze. Os professores e escolas que se destacaram nesta edição também receberão certificados de Honra ao Mérito.
Participaram desta edição 1,5 mil alunos, em duas etapas. A primeira prova foi realizada em agosto, enquanto a segunda etapa, com 215 finalistas, ocorreu em setembro. A organização do prêmio contou com uma equipe técnica responsável pela elaboração, correção e resultados das provas.
“Com esse prêmio, buscamos contribuir para a qualidade do ensino, especialmente em uma área crucial para o desenvolvimento humano. Estamos orgulhosos por realizar a primeira edição do Prêmio Acic de Língua Portuguesa neste ano. Esse reconhecimento, por ora materializado em medalhas e certificados, impulsiona a autoestima, o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes”, afirma o presidente da Acic, Valcir José Zanette.
A coordenadora do prêmio, Marlene Pires, destaca o aspecto positivo da primeira edição do projeto: “Esse prêmio se consolidará. É fundamental termos ações que incentivem a leitura, a escrita e a interpretação, habilidades essenciais para o desenvolvimento dos alunos em Língua Portuguesa. Nosso objetivo é despertar esses talentos e valorizá-los”, ressalta.
“A premiação é um momento muito esperado pelos estudantes, pois materializa o sonho de chegar na final e fazer pensar que valeu a pena todo o esforço. Parabenizamos a todos os estudantes que irão subir no palco da Acic e receber o grande mérito. Mas também o nosso reconhecimento àqueles que se desafiaram em participar”, completa a coordenadora.
Geral
Parque Astronômico de Criciúma celebra os 30 anos do eclipse solar total visto no Brasil
O Parque Astronômico Albert Einstein E=mc², de Criciúma realiza evento em comemoração aos 30 anos do último eclipse solar total visto no Brasil. A programação especial inicia neste sábado 2), a partir das 15h até as 21h, e segue até domingo (3), também das 15h às 21h. A entrada é gratuita.
Para relembrar o fenômeno que colocou a região Sul do Brasil em evidência em relação à área astronômica, a equipe do Parque Astronômico preparou uma programação especial contendo diversas atividades interativas, como sessões no planetário, palestras, mesa redonda, exposição e observação de corpos celestes.”Esse fenômeno foi um dos motivos pelo qual o parque astronômico foi construído no Morro Cechinel, que além de um equipamento turístico tem a importante função de incentivar as crianças e adolescentes, ao estudo da ciência e da astronomia”, destaca a secretaria de Educação do município, Alexsandra Stols.
O Parque Astronômico é aberto ao público todos os dias, das 9h às 21h. A programação em comemoração aos 30 anos do eclipse solar em Criciúma inicia às 15h deste sábado, com entrada gratuita. A expectativa é de que o local receba, em média, 500 visitantes neste final de semana especial.
Último eclipse solar total visto no Brasil
O último eclipse solar do século XX ocorreu na manhã do dia 3 de novembro de 1994 e colocou o Sul do Brasil em destaque. Por estar localizada exatamente na faixa da Umbra do Sol na época, Criciúma se tornou o melhor ponto do país para observar o Astro natural totalmente coberto pela Lua, transformando o dia ensolarado em noite durante quatro minutos.
Em meio à escuridão do céu, os planetas Vênus e Júpiter se tornaram visíveis, e a temperatura no município caiu cerca de 2°C. O fenômeno reuniu inúmeros entusiastas e pesquisadores da área da Astronomia no ponto mais alto de Criciúma, o Morro Cechinel, onde hoje está localizado o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², fazendo com que olhares do Brasil e do mundo se voltassem para o céu da cidade.
Moradores e comerciantes também se reuniram em alguns pontos do município, como a Praça Nereu Ramos, para observar o evento histórico. “Criciúma recebeu diversos visitantes para observar e estudar o Eclipse Solar de 94. Foi um evento grandioso para nossa cidade, para o nosso país e também para a pesquisa nacional e internacional da astronomia”, conta a coordenadora do Clube de Astronomia da Secretaria Municipal de Criciúma, Vanessa Medeiros.
O próximo eclipse total do sol visível no Brasil deve acontecer no ano de 2046, e Criciúma voltará a ser um dos melhores pontos para observação de um eclipse solar total somente em 2103.
Como ocorre um eclipse
Um eclipse acontece sempre que um corpo entra na sombra de outro. O fenômeno natural é o resultado da posição do satélite natural (Lua) entre o Sol e a Terra, gerando dois tipos de sombra na superfície do nosso planeta: a Umbra, quando o Sol está ocultado pela Lua, e a Penumbra, quando apenas parte da luz solar está eclipsada.
Sempre que um corpo celeste está alinhado na sombra de outro corpo, o fenômeno é chamado de eclipse. Quando a Lua está posicionada na sombra da Terra, ocorre um eclipse lunar. Quando a Terra é atingida pela sombra da Lua, acontece um eclipse solar, como o de 1994.
Confira a programação especial do Parque Astronômico:
Sábado (02/11):
15h – Sessão no planetário com o filme “O Sol”, no planetário.
16h – Sessão especial no planetário: “Uma noite em 30 minutos”, com Alexandre Amorim, autor do Anuário Astronômico Catarinense desde 2015 e astrônomo amador do Núcleo de Estudos de Observação Astronômica “José Brazilício de Souza”.
Para participar da sessão especial, é necessário realizar a inscrição no link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeUe0LQMeKxvD8nS6PElU8Ha_EnN6DHm1RfLKaFDADY0qWyVQ/viewform
17h – Observação diurna do planeta Vênus e do Sol.
17h – Sessão de cinema com o filme “O Sol”, no planetário.
18h – Exposição: Eclipse de 1994 em Criciúma.
19h – Sessão no planetário com o filme “O Sol”, no planetário.
Domingo (03/11):
15h – Sessão no planetário com o filme “O Sol”, no planetário.
16h – Palestra “Eclipse 94”, com Alexandre Amorim, autor do Anuário Astronômico Catarinense desde 2015.
17h – Mesa redonda sobre o tema “O dia virou noite”, com a participação de:
- Alexandre Amorim, autor do Anuário Astronômico Catarinense desde 2015 e astrônomo amador do Núcleo de Estudos de Observação Astronômica José Brazilício de Souza.
- Walbert Pinheiro, historiador.
- Gilberto Custódio, jornalista.
- Luiz Carlos da Silveira, eng. agrimensor e um dos coordenadores das ações de observação do eclipse solar de 1994 em Criciúma.
18h – Exposição: Eclipse de 1994 em Criciúma.
19h – Observação noturna do planeta Saturno e da Lua.
Geral
Cooperaliança Inclusiva será inaugurada em comemoração aos 61 anos da cooperativa
Em comemoração aos seus 61 anos de fundação, a Cooperaliança inaugura neste domingo, 03, o Cooperaliança Inclusiva, um centro de atendimento e terapias para crianças com espectro autista. O evento, aberto à comunidade, ocorrerá às 18h na Associação de Funcionários da Cooperativa, em Içara, e contará com a presença especial de Marcos Petry – escritor, palestrante, produtor de conteúdo e músico. Petry compartilhará sua história de vida como autista e também fará uma apresentação musical para o público.
O Cooperaliança Inclusiva, foi criado para atender filhos de associados de 0 a 14 anos e busca oferecer um espaço gratuito e especializado para o desenvolvimento das crianças com autismo. “Estamos honrados em receber Marcos Petry neste dia especial. Queremos que ele seja uma inspiração viva para as famílias e as crianças que serão atendidas aqui, mostrando que o desenvolvimento é possível e que a inclusão é nosso compromisso”, afirma a coordenadora de projetos sociais da Cooperaliança, Sany Mazzuchetti.
Localizado na Rua Coronel Marcos Rovaris, 274, no Centro de Içara, o espaço fornecerá uma avaliação inicial detalhada para cada criança, identificando habilidades e necessidades específicas. Segundo Sany, serão aplicados protocolos padrão nosso como o VB-MAPP, que mapeia o desenvolvimento e barreiras comportamentais, e o Portage, que inclui uma extensa análise de 580 comportamentos, ambos amplamente recomendados por analistas de comportamento em todo o Brasil.
O presidente da Cooperaliança, Dedê de Jesus, reforça a importância da iniciativa. “Esse projeto é um marco para a nossa cooperativa e também para a comunidade. Nosso compromisso é promover a inclusão e garantir que as crianças tenham um espaço adequado para seu desenvolvimento, com suporte especializado.”
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades