Conecte-se conosco

Últimas

Sessão especial lembra os 100 anos da Catedral São José

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de Criciúma fará homenagem ao centenário da catedral São José. A Sessão Especial, proposta pelos vereadores, será nesta quarta-feira (13/9), a partir das 19h, no Auditório São José. O evento será abrilhantado pela Associação Coral de Criciúma e é aberto ao público em geral. A Sessão também será transmitida ao vivo pelo face do Legislativo: camaracriciuma.sc.gov.br.

“Nós queremos manifestar a nossa gratidão ao Poder Legislativo da nossa cidade de Criciúma pelo reconhecimento, por todo trabalho, por toda importância à nossa Catedral São José. Em torno da Catedral, em torno da igreja São José se desenvolveu a nossa cidade e, com a graça de Deus, chegamos a esses 100 anos de edificação deste templo que temos no centro da cidade. Nosso agradecimento à Presidência da Câmara, ao vereador Júlio Colombo e a todos os demais vereadores que estarão conosco na Sessão Especial.

Também queremos manifestar o nosso convite a toda a população, para que esteja conosco nesta quarta-feira, no Auditório São José para a Solene Sessão de Homenagem à Catedral, lembrando que serão homenageados também dois sacerdotes que trabalharam e trabalham na Catedral: padre Silvestre, pelos seus 50 anos de sacerdócio, e o padre Manoel (Maneca), pelos seus 60 anos de sacerdócio. Por tudo, Deus seja louvado e à nossa Câmara, uma vez mais, obrigado”, agradeceu o padre Antonio da Silva Miguel Junior, pároco da Paróquia São José.

“É uma grande honra para o Legislativo fazer essa homenagem. Essa proposta é de todos os vereadores e contamos com a presença de toda a população”, disse o presidente da Câmara, vereador Julio Colombo (PSB).

O centenário da catedral São José será oficialmente celebrado na missa do domingo, em 17 de setembro, às 10 horas. Em 1899, foi inaugurada a primeira igreja na atual paróquia são josé. Dom José Camargo de Barros, bispo de Curitiba, nomeou o padre Ludovico Coccolo primeiro padre da capela. Na época, Criciúma pertencia à diocese de Curitiba. A matriz São José foi inaugurada no dia 17 de setembro de 1917. Em 21 de dezembro de 1950 foi criada a paróquia São José, por Dom Joaquim Domingos de Oliveira, bispo da diocese de Florianópolis.

A diocese de Florianópolis foi instalada e criada em 1908. Portanto, Criciúma passou a pertencer àquela diocese. Em 1954 foi criada e instalada a diocese de tubarão, da qual criciúma pertenceu até 1998.

A diocese de Criciúma foi criada pelo papa João Paulo II em 27 de maio de 1998, através da bula papal “sollicitus de spirituali bono” (solícito pelo bem espiritual de seus fiéis) e instalada oficialmente no dia 15 de agosto de 1998.

Geral

Criciúma confirma mais duas mortes por Coronavírus

Publicado

em

Criciúma

Já são 98 as mortes provocadas pelo novo Coronavírus em Criciúma. Os últimos dois casos foram confirmados nesta quarta-feira, no Boletim Epidemiológico encaminhado à imprensa.

As vítimas desta quarta-feira são uma mulher de 84 anos e outra de 91. As duas vítimas eram portadores de comorbidades e estavam internadas em leitos de UTI. Nos últimos dois dias foram cinco mortes confirmadas na cidade.

Continue Lendo

Polícia

PRF flagra pássaros silvestres em caixas de leite

Publicado

em

Tubarão

Policiais Rodoviários Federais prenderam um homem por crime ambiental. Eles faziam uma blitz de rotina quando um motorista de um polo de Criciúma desobedeceu a ordem de parada. Ele acabou parando o carro cerca de 300 metros a frente da barreira Policial e tentou dispensar em um matagal uma caixa de papelão.

O motorista foi contido e a caixa recuperada.  Nela os policiais encontraram dez caixas de leite. Dentro das embalagens estão escondidos dez pássaros Silvestres. Foram recuperados sete Bicos de Pimenta e outras três Trinca Ferro. O homem de 44 anos contou a Polícia que havia comprado as aves em Florianópolis e estava levando para Criciúma.

Diante dos fatos ele foi levado a delegacia para os procedimentos legais. 

Continue Lendo

Economia

Criciúma e Içara lideram a geração de empregos na Amrec

Publicado

em

Criciúma

Dados divulgados pelo Caged, o  Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, mostram que Criciúma e Içara foram os grandes responsáveis por impulsionar a geração de empregos na Amrec ao longo do Mês de agosto. Juntas as duas cidades geraram mais da metade dos 1,473 empregos criados nos 12 municípios da região.

Segundo o relatório Criciúma terminou agosto criando 535 vagas com carteira assinada. Içara aparece em segundo com 383. Também terminaram com saldo positivo os municípios de Urussanga (127), Siderópolis (124), Nova Veneza (114) Forquilhinha (106), Morro da Fumaça (54), Treviso (20), Orleans (13) e Cocal do Sul (12). Saldo negativo apenas em Lauro Müller (-5) e Balneário Rincão (-10).

No acumulado do ano Içara se destaca

Quando os dados levam em conta todas as vagas criadas de janeiro até agosto o grande destaque acaba ficando com Içara. Impulsionada pela vinda de grandes empresas como Atacadão e Combo a cidade acumula saldo positivo de 495 vagas. A cidade é seguida de Forquilhinha que acumula a criação de  442 vagas e Urussanga, com saldo positivo de 400 novos postos de trabalho. Nesse quesito Criciúma é o destaque negativo com o fechamento de mais de mil postos de trabalho.

Confira os dados no acumulado do ano.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com