Geral
“Temer deve cair e Lula será preso”, afirma Jurista

Michel Temer deve cair. A análise é do Jurista Luiz Flávio Gomes. Em entrevista à Difusora ele afirmou que o país não pode seguir com ele no poder. “Não podemos admitir que um corrupto fique no comando do país”. Apontado como um dos maiores juristas do país, ele avaliou a conjuntura nacional e cravou que Lula também acabará preso.
Ele não tem dúvida que Michel Temer cai e acredita que será via renúncia. “Ele só não renunciou ainda porque acordos estão sendo feitos para se discutir um nome de consenso para comandar o país. A via mais rápida é a da renúncia. Porque se essa situação de instabilidade perdure vamos ter prejuízos gigantes. Temer tem que cair, pode ser via impeachment, cassação ou o Procurador Geral oferecer denúncia contra Temer. Se o Supremo aceitar ele está fora das funções. Certo é que não podemos ser governados por um corrupto”.
Outro que também cairá, para ele, é Lula. “Lula cai, ele vai ser preso. Ele já está enrolado em suas falcatruas. Dilma também. Lula vai ser condenado. Não sei se isso ocorre em segunda instância antes de validar sua candidatura. Se não for será candidato, mas ele será condenado e preso para pagar pelo que fez. Como Maluf, que depois de sessenta anos de roubalheira foi condenado e está perdendo suas funções públicas”
Para ele a Operação Lava Jato destoa de tudo que já foi visto no judiciário Brasileiro. “É um novo modelo de se fazer justiça criminal. Ela está indo muito bem e o ideal seria que muitas lava jatos ocorressem em vários Estados. Os poderosos se julgam acima da lei e acham que podem escapar. Por isso é importante que se apoie a lava jato e a gente veja mais gente sendo punida pela corrupção. A justiça sempre foi lenta no país, a Lava Jato vai no caminho contrário”, comenta.
Na avaliação do Jurista a Lava Jato está longe do fim. “A Lava Jato vai descobrir muito mais coisa e está longe do fim. Ela gera instabilidade e isso passa para a vida do país. Por isso a sensação de que o país parece que vai acabar. Mas é preciso ter consciência que essa é uma situação semelhante a uma operação no coração. As vezes é preciso abrir o peito. Isso causa dor, desconforto, mas depois o você fica bem”.
De olho na eleição do próximo ano, o jurista entende que é fundamental que se procure, ano que vem, novas lideranças. “Mas também é preciso fazer um votofaxina. O que é isso? É tirar da vida pública pessoas que já mostraram que entraram na vida pública e que são criminosos e inescrupulosos. Gente que já mostrou que não serve não pode ser votada. A lava jato não vai pegar todo mundo. É preciso que o eleitor faça sua cidadania vigilante, e expulse os corruptos. Os novos que vamos escolher podem ser bons ou ruins, mas os que estão ai são muito ruins”.

Geral
Amrec participa de Fórum Estadual de Projetos e Convênios

Gestores públicos dos municípios da Região Carbonífera estiveram presentes no Fórum de Projetos e Convênios, realizado em Campos Novos. O evento foi promovido pela Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), em parceria com a Associação dos Municípios do Planalto Sul (AMPLASC), e reuniu representantes das 21 associações de municípios de Santa Catarina, técnicos do Governo do Estado, do Governo Federal e órgãos de controle.
A participação da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) envolveu representantes de diversos setores das prefeituras, incluindo engenheiros, secretários, assessores de projetos e gestores municipais. As prefeitas Dalvania Cardoso, de Içara, e Ângela Ghislandi, de Nova Veneza, e o vice-prefeito de Morro da Fumaça, Davi Pellegrin, estiveram presentes.
A programação foi ampla e abordou temas como as novas diretrizes do Transferegov.br, o papel da Caixa Econômica Federal na fiscalização de repasses, experiências de escritórios municipais de projetos, governança pública, uso de dados para tomada de decisão, e fiscalização de obras públicas por órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral do Estado.
Conforme a coordenadora do Colegiado Estadual de Captação e Gestão de Convênios da FECAM, Fabiane Thomaz, o objetivo do fórum foi contribuir na atualização das exigências legais e boas práticas de gestão. “A qualificação contínua fortalece os municípios e reflete diretamente na entrega de serviços mais eficientes para a população”, afirmou Fabiane, que também é gestora de convênios na Prefeitura de Urussanga.
Para o presidente da AMREC, prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, participar de eventos como esse é parte do esforço institucional da associação em garantir mais qualidade e transparência na aplicação dos recursos públicos. “Esses momentos de troca e aprendizado são fundamentais para todos os municípios. Quando a gente caminha junto, todo mundo evolui. E a Amrec tem buscado justamente isso: unir forças para melhorar a vida de quem mora na nossa região”, destacou Fontanella.

Geral
Criciúma 100 anos: Governo de Criciúma laça campanha “100 Toneladas de Solidariedade”
Em alusão ao Centenário de Emancipação de Criciúma, a Administração Municipal, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Cruz Vermelha e demais instituições, realizará neste sábado (12) o lançamento da campanha “100 Toneladas de Solidariedade”. O objetivo é arrecadar 100 toneladas de alimentos até o fim do ano, que serão distribuídas para instituições de assistência social. A ação acontecerá durante a 16ª edição do Imposto de Renda na Praça, das 9h às 12h, na Praça Nereu Ramos.
“Criciúma está prestes a completar 100 anos de emancipação. Queremos que esse centenário seja marcado por gestos de cuidado, empatia e compromisso com o próximo. A campanha ‘100 Toneladas de Solidariedade’ é um símbolo da generosidade que sempre fez parte da nossa história”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
Segundo a presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Cristiane Uliana Macari Zapellini, até o momento foram arrecadadas três toneladas de alimentos, desde a primeira reunião do grupo de trabalho do Centenário de Emancipação com a secretaria de Assistência Social. “Essa será uma grande campanha, em parceria com os supermercados da região, para que possamos arrecadar uma grande quantidade de alimentos para as famílias carentes da nossa cidade. O objetivo é mobilizar toda a população, para celebrar o centenário de Criciúma com ações de solidariedade”, explicou a presidente.
Imposto de Renda na Praça
Com o objetivo de orientar e incentivar a população a destinar parte do Imposto de Renda devido aos fundos municipais, acontecerá neste sábado (12) a 16ª edição do Imposto de Renda na Praça. Os contribuintes podem destinar até 6% do imposto, sendo 3% para o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e 3% para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI). A iniciativa é realizada pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Pessoa Idosa (CMDPI), em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unesc, o curso de Ciências Contábeis da universidade e o Sindicato dos Contabilistas de Criciúma e Região (SINDICONT).
As comemorações do Centenário
No dia 4 de novembro de 2025, Criciúma comemora 100 anos de emancipação político-administrativa (1925-2025). A Administração Municipal, por meio da Fundação Cultural de Criciúma, montou uma Comissão que reúne 86 representantes de entidades, deputados, sociedade civil e equipe de Governo, para organizar as diversas ações alusivas ao Centenário. O objetivo é reverenciar a história do município e celebrar suas vitórias.

Geral
Morro da Fumaça retoma aulas gratuitas de cerâmica artística para crianças do município

Foram retomadas, nesta quinta-feira, as aulas de cerâmica artística para crianças de nove a 12 anos de idade, promovidas pela Administração Municipal de Morro da Fumaça, por meio do Departamento de Cultura e Turismo. As aulas, que resgatam as origens do município relacionados à cerâmica vermelha, foram pausadas para o público infantil por alguns anos e agora voltam a acontecer. As aulas gratuitas são promovidas às quintas-feiras, no Centro Cultural Silvio Cechinel, das 13h30 às 16h30, sob comando do professor e artesão Joselito Henfrain.
Celebrou a retomada da iniciativa, o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, destaca que a cerâmica artística ocupa um espaço importante na história e cultura fumacense, visto que o setor cerâmico, especialmente a produção de cerâmica vermelha, já teve grande participação no desenvolvimento econômico do município. “Queremos manter essa tradição e a nossa conexão com essa prática milenar, agora investindo no futuro por meio das nossas crianças, para que aprendam essa arte e a mantenham viva”.
O coordenador do Departamento de Cultura e Turismo de Morro da Fumaça, Paulo Vitor Cechinel explica que a cerâmica artística é importante instrumento educativo e que carrega histórias, simbolismos e expressões culturais. “Além de todo o fator histórico e cultural, para as crianças, o contato com o barro permite desenvolver a percepção tátil, a coordenação motora e a concentração, sendo utilizada em contextos escolares e terapêuticos”, explica o coordenador.
As aulas infantis de cerâmica artística em Morro da Fumaça contarão com no máximo dez alunos por turma, sendo que a cada quatro meses as turmas se renovam para dar oportunidade a mais alunos do município. Para realizar a inscrição na lista de espera do curso é preciso entrar em contato com o Departamento de Cultura e Turismo fumacense pelo telefone (48) 3434-6123, pelo e-mail [email protected] ou diretamente no Centro Cultural Silvio Cechinel, localizado na Rua Nereu Ramos, nº 90, Centro.

-
Geral5 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens8 anos atrás
Cidades