Geral
Unesc é destaque no Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação
A partir de uma rigorosa seleção envolvendo instituições relacionadas ao ecossistema científico de Santa Catarina, foram conhecidos os cinco pesquisadores que vão representar o estado na etapa nacional do 1º Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação / Francisco Romeu Landi, edição 2021. O resultado estadual foi conhecido nesta sexta-feira (8/10) em uma transmissão on-line e contemplou, entre os campeões, um cientista da Unesc: o professor doutor Felipe Dal Pizzol, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Universidade.
A premiação foi conferida pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc). Na disputa nacional estarão o professor Felipe Dal Pizzol e seus colegas de outras instituições, representando as categorias destacadas. O prêmio nacional é organizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
Unesc e a pesquisa com qualidade
“Mais um grande reconhecimento aos nossos pesquisadores, na figura do doutor Felipe, que muito honra toda a atenção que a nossa Universidade comunitária confere à pesquisa com qualidade”, avalia a reitora Luciane Bisognin Ceretta. O professor Felipe foi o destacado em Ciências da Vida, na categoria Pesquisador Destaque. Ele concorreu com os colegas Aleksandro Schafer da Silva, representante da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), segundo colocado, e Roger Walz, pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que ficou em terceiro.
O professor Felipe foi destacado, na última semana, no ranking dos pesquisadores mais influentes da América Latina apurado no AD Scientific Index, um sistema internacional de aferição da produção científica. Felipe apareceu em 102º lugar entre os pesquisadores do Brasil e em 138º entre os latino americanos. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ele ingressou na Unesc em 2000 e desde então desempenha inúmeras pesquisas. Nos últimos tempos, destacou-se em trabalhos nacionais e internacionais relacionados à Covid-19.
A Unesc teve outro finalista da etapa estadual do Prêmio Confap. Na categoria Pesquisador Inovador, o professor doutor Alexandre Gonçalves Dal Bó, do programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade, foi o terceiro colocado entre os cientistas que contribuíram com a Inovação no Setor Empresarial. A categoria foi vencida pelo reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), professor Valdir Cechinel, e contou com o pesquisador Marcelo Maraschin, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em segundo lugar.
“Uma jornada de todos”
Para o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, o resultado do Prêmio Cofap consagra a excelência da produção científica catarinense. “Esse momento reflete uma jornada de todos. É apaixonante contribuir para o crescimento da sociedade, e é isso que vocês, pesquisadores, fazem”, elogiou. “E o Estado de Santa Catarina está, cada vez mais, olhando para a ciência”, enalteceu. Holthausen lembrou que a inovação está no escopo da Fapesc há uma década, e grandes progressos foram alcançados desde então.
O presidente do Confap, Odir Dellagostin, lembrou da necessidade de dar ênfase às personalidades que fazem a diferença na ciência no Brasil. “Com esse prêmio nacional, visamos estimular os estados a promover esse reconhecimento, como está fazendo Santa Catarina agora”, pontuou o professor Odir, que também é presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
Além de cinco categorias para pesquisadores, o Prêmio Confap destaca uma classe especial para jornalistas que apresentam conteúdos que enaltecem a produção científica e aproximam essas informações do público em geral. Esses seis finalistas estarão disputando a premiação nacional em evento na primeira quinzena de dezembro, em data a ser confirmada.
Francisco Romeu Landi, o homenageado com a primeira edição do Prêmio Confap, foi um engenheiro mecânico e eletricista, professor e pesquisador brasileiro falecido em 2003. Ele presidiu a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e foi um dos criadores do Confap

Geral
Revitalização avança em avenida de ligação com a SC-108 em Cocal do Sul
A Avenida Valdemar Kleinubing, em Cocal do Sul, passa por uma revitalização completa, após 25 anos, em um dos principais acessos de ligação com a SC-108. A obra contempla um trecho de aproximadamente 900 metros, utilizado diariamente por motoristas que circulam entre a rodovia e a área industrial I.
Os trabalhos começaram com a retirada total do asfalto antigo, já comprometido pelo tempo e pelo aumento do fluxo de veículos. Nesta etapa, é realizada a remoção de toda a camada deteriorada da pista.
O prefeito Ademir Magagnin acompanhou o andamento da obra e explicou a necessidade da intervenção.
“Estamos fazendo a recuperação completa dessa avenida, começando pela remoção do asfalto antigo, que já tem cerca de 25 anos. É uma estrutura que não comporta mais o volume de tráfego atual, então precisava de uma intervenção definitiva”, afirma.
Após a retirada do material, a base é preparada para receber uma nova camada asfáltica com cerca de cinco centímetros de espessura, garantindo mais resistência e durabilidade.
“É um trabalho que resolve o problema de forma definitiva e traz mais segurança para quem passa por aqui todos os dias”, explica o prefeito.
A Avenida Valdemar Kleinubing é considerada estratégica por conectar a SC-108 a área industrial I e principalmente ao bairro Jardim Elizabeth.
“É uma via importante para o deslocamento interno e precisava dessa recuperação completa. Com o novo asfalto, vamos garantir melhores condições de tráfego por muitos anos”, completa.

Geral
Motolâncias completam um mês de operação em Criciúma
As motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Criciúma completam um mês de operação nesta quarta-feira (1º de abril). Nesse período, o serviço atendeu 66 ocorrências com tempo médio de chegada de até 10 minutos por chamada, o que proporcionou muito mais agilidade ao atendimento pré-hospitalar (APH) em áreas urbanas congestionadas e de difícil acesso.
“As motolâncias representam mais agilidade, mais eficiência e, principalmente, mais vidas salvas. O tempo de resposta que pode fazer toda a diferença em uma situação de emergência”, destaca o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
Equipadas com desfibriladores, materiais para controle de hemorragias, equipamentos de suporte básico de vida e outros suprimentos essenciais, as motocicletas possibilitam que técnicos de Enfermagem cheguem rapidamente aos locais das ocorrências. Para cada chamado, duas motolâncias são deslocadas simultaneamente com equipamentos e medicamentos complementares, o que garante uma resposta inicial ágil e completa até a chegada da ambulância convencional.
Diferente do modelo tradicional, que enfrenta tráfego intenso nas vias urbanas, as motocicletas oferecem maior mobilidade sem perder eficiência e qualidade no atendimento inicial, elevando a eficácia em situações críticas. O modelo já é adotado em outros municípios catarinenses, como Itapema, Itajaí e Balneário Camboriú, em parceria com o Corpo de Bombeiros.
Conforme o secretário de Saúde de Criciúma, Deivid de Freitas Floriano, o impacto positivo foi imediato: a população entendeu a importância do serviço e contribui diariamente abrindo caminho no trânsito. “O tempo médio de chegada das motolâncias é de 10 minutos, permitindo o pré-atendimento inicial até a ambulância assumir os cuidados e o transporte do paciente, quando necessário”, afirma ele.
Entre as ocorrências que podem ser atendidas pelas motocicletas do Samu estão acidentes de trânsito, paradas cardíacas, convulsões e até mesmo quedas domiciliares.
A iniciativa reforça o compromisso do município com a saúde pública, demonstrando resultados concretos em velocidade e eficiência logo no primeiro mês de uso.

Geral
Colônia de Pescadores Z33 recebe equipamentos e promove encontro sobre financiamento para a categoria
A Colônia de Pescadores Z33, de Balneário Rincão, reuniu nesta terça-feira (31/03) mais de 200 coloniados em reunião com a Epagri e a cooperativa de crédito Cresol para tratar das oportunidades de financiamento voltadas à categoria. No encontro, foram realizadas as entregas dos kits multimídia, fruto da emenda parlamentar do deputado federal Pedro Uczai, no valor de R$ 360mil, que atenderá todas Colônias de Pescadores de Santa Catarina.
No ato foram feitas as entregas para destinados às colônias de pesca de Balneário Rincão (Z33), Arroio do Silva (Z24), Balneário Gaivota (Z20) e Araranguá (Z16). Cada colônia recebeu um conjunto composto por smartphone, impressora, notebook, computador com monitor, teclado e mouse, além de uma smart TV.
A ação contou com a presença do presidente da Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina (Fepesc), Ivo da Silva, e do superintendente da Pesca em Santa Catarina, Jean Ricardo Antunes, que oficializaram a entrega dos equipamentos.
Conforme Jean Antunes, os equipamentos devem contribuir para a organização administrativa, a comunicação e a qualificação dos serviços prestados pelas entidades.
Financiamento para pescadores
Na sequência, os coloniados receberam orientação sobre políticas de financiamento para pescadores, com a Epagri e a Cresol, que apresentaram possibilidades de crédito para renovação e compra de equipamentos voltados ao desenvolvimento do trabalho.
Conforme a presidente da Colônia Z33, Maria Aparecida Luciano, a Cida, com o reconhecimento da região como “maretório” regulamentado de 118,9 hectares dentro do município do Balneário Rincão, os pescadores passam a contar com condições diferenciadas de financiamento, permitindo acesso a linhas de crédito com custos reduzidos e até mesmo com custo zero.
A presidente avaliou ainda que a participação foi expressiva e gerou encaminhamentos concretos. “Valeu muito a pena. As instituições foram bastante procuradas, houve troca de contatos e esclarecimento de regras. Isso impacta diretamente na qualidade de vida dos pescadores”, destacou.
Ela enfatizou que o processo é contínuo. “É uma caminhada. A Epagri atende no município alguns dias por semana e a Cresol tem se esforçado para dar suporte. O pescador vai poder melhorar seu freezer, sua rede, comercializar melhor o pescado e investir na sua casa”, afirmou.
A Epagri atende às terças e quartas no Balneário Rincão. Já a Cresol todos os dias. Conforme a presidente, a Colônia de Pesca fica à disposição para auxiliar os pescadores a organizar toda a documentação, para facilitar o processo de acesso ao crédito.–

-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política5 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política5 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia5 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral5 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia5 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens9 anos atrásCidades


















