Conecte-se conosco

Geral

Unesc entra em recesso na sexta-feira e retoma atividades em janeiro

Publicado

em

A Unesc entrará em recesso na sexta-feira (22/12) com retorno das atividades, em horário especial, pelo período de 8 de janeiro de 2024 até o dia 6 de fevereiro de 2024. Antes disso, a Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac) e o Setor Comercial da Universidade retornarão às atividades no dia 3 de janeiro de 2024, a partir das 9h.

Confira os horários

Para os calouros e veteranos que necessitarem dos serviços da Centac o atendimento estará disponível a partir do dia 3 de janeiro de 2024, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 19h – presencialmente ou pelos canais virtuais -, por meio do Whatsapp (48) 99644-0170 e pelo 3431-2545. Interessados também poderão encaminhar email para: [email protected]

O Setor Comercial da Universidade estará à disposição também a partir do dia 3 de janeiro, das 9h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira, pelos canais virtuais, por meio do Whatsapp (48) 99915-0433 ou 3431-4500. 

Os demais setores, como o Colégio Unesc, funcionarão de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 18h, a partir de 8 de janeiro. As aulas do primeiro semestre iniciam no dia 14 de fevereiro. 

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque), estará disponível das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira também a partir de 8 de janeiro, bem como a Biblioteca Central Professor Eurico Back, que atenderá das 13h às 19h de segunda-feira a sexta-feira a partir de 8 de janeiro.

As Casas da Cidadania, o Posto de Atendimento e Conciliação (PAC) e o Centro de Prática Jurídica (CPJ) seguem o recesso institucional, e a Unidade Judiciária de Cooperação (UJC) segue o calendário do Tribunal de Justiça.

As aulas dos cursos de Graduação iniciarão em 26 de fevereiro de 2024.

Clínicas Integradas terá horário especial no recesso

Para garantir o atendimento da população que frequenta as Clínicas Integradas e como forma de contribuir com os Municípios, primando pelo zelo e cuidado com a saúde da população, os serviços, no período de recesso (22/12 a 7/01), estão organizados em horário especial. Confira:

Ambulatório de Fibromialgia – AMASF:

  • Fechado de 22/12 a 7/01.
  • Horário de atendimento das 8h às 19h de 8/01 a 6/02.

Centro Especializado em Reabilitação – CER II:

  • Fechado em 22/12.
  • Horário especial de 26/12 a 05/01: 8h às 12h e 13h às 17h.
  • Horário normal de 8/01 a 6/02: 8h às 19h.

Farmácia Escola – PMC:

  • Horário de trabalho normal seguindo o cronograma da Prefeitura Municipal de Criciúma (PMC).
  • Sem atendimento ao público na semana de 26/12 a 29/12.
  • Funcionamento normal a partir de 1/01/2024.

Serviço Especializado em Reabilitação Cardiopulmonar – SERC:

  • Fechado em 22/12.
  • Atendimento de 26/12 a 6/02: 13h às 17h.

Programa de Automonitoramento Glicêmico Capilar – PAMGC:

  • Fechado em 22/12.
  • Horário especial de 26/12 a 5/01: 8h às 14h.
  • Horário normal de 8/01 a 6/02: 8h às 12h e 13h às 17h.

Núcleo de Prevenção Violências e Promoção da Saúde – NUPREVIPS – PMC:

  • Horário normal de trabalho: 8h às 12h e 13h às 17h, seguindo o cronograma da PMC.

Ambulatório de Feridas – PMC:

  • 22/12: horário normal, 7h às 16h, seguindo o cronograma da PMC.
  • De 26 a 29/12: horário especial, 7h às 13h.
  • A partir de 2/01: horário normal, 7h às 16h, conforme o cronograma da PMC.

Ostomia – PMC:

  • De 22/12 a 5/01: horário normal, 7h às 12h e 13h às 16h, conforme o cronograma da PMC.
  • Sem atendimento a partir de 8/01, retornando em 7/02 no horário normal.

Farmácia Solidária:

  • Fechada ao público de 22/12 a 6/02.

Fisioterapia e NUPAC, Medicina, Nutrição, Psicologia, Odontologia:

  • Fechados ao público de 22/12 a 6/02.

Geral

Criciúma participa do III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas

Publicado

em

A rede municipal de saúde de Criciúma participa, a partir desta quarta-feira (6), do III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que acontece em Foz do Iguaçu, no Paraná, até o dia 8 de novembro. Com uma estimativa de mil participantes, o evento reúne profissionais da área farmacêutica para compartilhar conhecimentos e inovações no setor da saúde pública.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Deivid de Freitas Floriano, a participação no congresso é uma importante oportunidade para mostrar os avanços na qualidade dos serviços de saúde em Criciúma. “Nosso objetivo é compartilhar as boas práticas desenvolvidas no município e, ao mesmo tempo, aprender com outras experiências. Este evento reforça o compromisso da nossa gestão em sempre melhorar a assistência farmacêutica e o atendimento à população”, afirma.

Durante o congresso, representantes de Criciúma apresentarão dois artigos, destacando as inovações e as práticas farmacêuticas da cidade. “A participação de Criciúma neste congresso nos permite não apenas mostrar o que estamos fazendo, mas também trocar experiências com profissionais de todo o país. A integração entre os diferentes setores da saúde é fundamental para oferecer um atendimento mais eficiente e qualificado”, ressalta a gerente de assistência farmacêutica, Heby Varnier Mariano.

Os artigos que serão apresentados exploram a integração da assistência farmacêutica com outros setores da saúde, enfatizando a relevância do registro adequado dos atendimentos no sistema público. “Esses artigos visam fortalecer o papel da assistência farmacêutica, promovendo a integração das nossas ações com a rede de atenção à saúde e assegurando um cuidado mais completo e eficaz aos pacientes.”, completa Mariano.

Continue Lendo

Geral

Siderópolis sediará em dezembro Festival da Montanha em novo conceito

Publicado

em

Siderópolis vai sediar nos dias 14 e 15 de dezembro a 6ª edição do Festival da Montanha, ou o novo Festival da Montanha que agora passa a se chamar Festival Montanhas Verdes. As inscrições já estão abertas e o lançamento do evento aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 05, no Teatro Elias Angeloni, em Criciúma, durante o 2º Fórum Regional de Turismo da Encantos do Sul.

A nova identidade visual do evento, conforme o gerente de projetos do Instituto Alouatta, o publicitário Paulo Cadallóra, é um alinhamento ao Plano de Ações Integradas para o Desenvolvimento do turismo do município de Siderópolis denominado Montanhas Verdes, que foi lançado em junho de 2024. “O Festival volta a Siderópolis e promete atrair amantes do turismo de natureza. Os aventureiros vão encontrar emoção para bicho do mato e para bicho urbano, como diz o slogan do evento”, comentou Paulo.

Para o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabricio Nunes, o evento promete dias de emoção em meio às belezas do município. “O grande Festival Montanhas Verdes está de volta, e serão dias intensos de provas em meio a nossa Barragem do Rio São Bento. Ele faz parte do nosso Plano de Desenvolvimento do Turismo de Siderópolis que já estamos colocando em prática com os roteiros ferroviário, gastronômico, ‘bellunesi’, religioso e o desenvolvimento do turismo rural e ecoturismo”, analisou.

O prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, destaca a importância do planejamento. “Nossa cidade tem um grande potencial, e é com muita honra termos esse planejamento por meio do plano. Isso marca o início de uma nova era de crescimento e desenvolvimento sustentável. O turismo deve andar junto com infraestrutura adequada, e o município deve proporcionar essas condições. Queremos criar atrações para que as pessoas visitem Siderópolis”, declarou.

Mix de atividades

A exemplo das edições anteriores será oferecido aos participantes um mix de atividades diretamente ligadas. Canoagem, Stand UP Padle, Mountain Bike, Caminhada, Escalada, Astroturismo e a novidade: a Canoa Polinésia.

O evento já está com as inscrições abertas por meio do link https://www.ticketsports.com.br/e/festival-montanhas-verdes-70326

Montanhas Verdes

O programa tem como foco o turismo de natureza como fator principal capaz de gerar emprego e renda aliado a conservação. Com 62% da Reserva Biológica Estadual do Aguaí em seu território, Siderópolis deseja credenciar-se como polo de ecoturismo da região.

A promoção do evento é do Governo de Municipal de Siderópolis e a realização do Instituto Alouatta. Mais informações pelo WhatsApp (48) 99841-5372.

Continue Lendo

Geral

Empolgação marca entrega de medalhas do Prêmio Acic de Língua Portuguesa

Publicado

em

Finalistas do Prêmio Acic de Língua Portuguesa, 78 estudantes da rede municipal de Criciúma receberam nesta terça-feira, 5, as medalhas pelo desempenho no concurso. Em clima de empolgação, a cerimônia de premiação ocorreu na sede da Associação Empresarial de Criciúma, contemplando 46 medalhistas de bronze, 26 de prata e seis de ouro na primeira edição do prêmio.

“Estamos muito felizes com o engajamento de todos os participantes e muito orgulhosos dos estudantes que passaram pelas primeiras etapas e agora receberam o merecido reconhecimento”, declara o presidente da entidade, Valcir José Zanette.

“A educação é uma das principais bandeiras da Acic e procuramos incentivar nossas crianças, adolescentes e jovens a sempre buscarem o conhecimento, a se aperfeiçoar como pessoas e como profissionais. Um desses incentivos foi a criação neste ano do Prêmio de Língua Portuguesa”, acrescenta.

“Foi emocionante ver os estudantes felizes por terem realizado o propósito de receberem a premiação. E é assim que também nos sentimos, realizados por termos concluído a primeira premiação de Língua Portuguesa com muito êxito”, avalia a coordenadora do prêmio, Marlene Pires.

Ela destaca a participação de representantes das famílias e das escolas, da Secretaria de Educação e do Governo de Criciúma. O secretário municipal da Fazenda, Celito Cardoso, que representou o prefeito Clésio Salvaro na solenidade de premiação, enalteceu a importância do concurso.

“Iniciativas como o Prêmio Acic de Língua Portuguesa mostram como é possível construir o caminho para o futuro. É preciso encará-lo como uma oportunidade, um instrumento capaz de os tornar grandes vencedores na vida. A Acic é uma entidade empresarial e, em princípio, nada teria a ver com a educação, não fosse a vocação para ser apoiadora do conhecimento”, considera.

Destaque da primeira edição

Participaram do 1º Prêmio Acic de Língua Portuguesa 1,5 mil alunos matriculados no sexto ano em escolas da rede municipal de Criciúma. A primeira prova, realizada em agosto nas unidades escolares, classificou 215 estudantes para a segunda etapa. A segunda prova foi aplicada em setembro, na Acic, resultando nos 78 medalhistas.

Entre eles, a aluna destaque foi Alice dos Reis de Sousa, da Escola Municipal de Educação Básica Jorge da Cunha Carneiro, que alcançou a maior pontuação entre todos os medalhistas.

“A primeira prova não foi fácil, tive um pouco mais de dificuldade em algumas questões, outras mais facilidade para resolver. Na segunda fase, fiquei muito nervosa, mas a minha amiga estava do meu lado e me deixou mais tranquila. As conquistas, como essa do Prêmio Acic, mostram que podemos ir construindo melhor a nossa vida, para ter um futuro melhor”, reflete Alice.

A menina conta que o apoio da família foi fundamental para o desempenho no concurso. “Meus pais sempre estão comigo, me apoiam bastante, me incentivam a não desistir e acho isso importante para me manter focada nos meus objetivos”, afirma.

Mãe da estudante, Cláudia Fermínio dos Reis não escondeu o orgulho pela conquista da menina. “Ainda estou tentando assimilar, porque foi muito emocionante descobrir que a Alice foi o destaque do prêmio. Mas ela é muito esforçada, gosta muito de ler e os presentes que nos pede geralmente são livros”, revela.

Além das medalhas, todos os finalistas receberam certificados de honra ao mérito e bolsas de estudo em cursos de inglês da Rockefeller, parceira da ação. Os medalhistas de ouro também ganharam camisetas comemorativas.

Houve ainda o reconhecimento, com a entrega de um certificado de honra ao mérito, à gestora da escola Jorge da Cunha Carneiro, Gerusa Ribeiro dos Santos, e à professora da aluna destaque, Juliana dos Santos Spillere.

Continue Lendo

Mais vistos