Geral
Urussanga realiza mobilização contra o abuso e à exploração sexual infantil
Uma ação especial de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes foi realizada nesta sexta-feira, dia 16, em Urussanga. A mobilização organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Secretaria de Assistência Social e demais pastas da administração, promoveu a conscientização em crianças, adolescentes e da comunidade geral na Praça Anita Garibaldi.
Com a campanha “Urussanga faz bonito”, que integra o movimento nacional Maio Laranja, atividades foram realizadas com o objetivo de alertar a população sobre a gravidade do tema e fortalecer a Rede de Proteção. “A proteção das nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos. Precisamos falar sobre isso com seriedade e ensinar a agir sempre que necessário”, declara a prefeita Stela Dagostin Talamini.
O foco da campanha é garantir que crianças e adolescentes tenham voz e apoio. “É um tema delicado, mas que precisa ser abordado com clareza e responsabilidade. Promovemos atividades educativas e culturais para ajudar as crianças a entenderem seus direitos e saberem como se proteger. E também reforçamos a importância da denúncia sempre que presenciar algo estranho”, disse a secretária de Assistência Social, Sinara Elias Freccia.
A presidente do CMDCA de Urussanga, Andreia Dorneles Rodrigues, destaca a importância da ação. “A campanha tem como missão quebrar o silêncio e trazer à tona um tema cercado de tabus. Ensinar as crianças o nome correto das partes do corpo, por exemplo, é uma forma de ajudá-las a se proteger. A sociedade precisa estar atenta e denunciar qualquer suspeita. O Disque 100 é gratuito, sigiloso e pode salvar vidas”, ressalta.
A mobilização em Urussanga contou com distribuição de cartilhas educativas, apresentações teatrais e um varal com produções escolares que deram visibilidade ao tema de forma sensível e educativa. Alunos da rede municipal, Apae e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos marcaram presença e participaram das atividades.

Geral
Seminário de Caravaggio acolhe novos vocacionados na abertura do ano formativo
O Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, iniciou oficialmente seu ano formativo neste domingo, dia 8, com a acolhida de mais dez jovens aprovados para ingressar no caminho de discernimento vocacional. A Santa Missa de abertura foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada por diversos sacerdotes, entre eles o reitor do seminário, padre Juliano Pacheco Bitencourt.
A celebração contou com a presença de familiares, religiosas, agentes de pastoral e comunidade, que se uniram em oração pelo início desta etapa importante na vida dos seminaristas. Durante a homilia, Dom Jacinto enfatizou a alegria da Igreja em receber novos vocacionados e reforçou a missão formativa do seminário que passa a contar com 19 residentes. “Cada jovem que aqui chega é um sinal da ação de Deus em nossa Diocese. Que este seja um tempo de crescimento, escuta e entrega generosa ao chamado do Senhor”, disse.
O reitor, padre Juliano, também expressou gratidão e esperança diante do novo grupo. “Acolher estes quinze jovens é renovar o nosso compromisso com uma formação séria, humana e espiritual. O seminário é casa, escola e caminho, nesse sentido, estamos preparados para acompanhá-los com responsabilidade”, destacou.
Com a celebração e o início do ano letivo, o Seminário Nossa Senhora de Caravaggio começa mais um ciclo de atividades, que ao longo do ano inclui momentos intensos de espiritualidade, convivência comunitária, missão pastoral e acompanhamento personalizado, além dos compromissos com a escola próprios da formação dos futuros presbíteros.

Geral
Operação Limpa Fios chega à rua Constante Casagrande nesta terça
A rua Constante Casagrande, na região central de Criciúma, recebe, nesta terça-feira (10), a primeira edição da Operação Limpa Fios em 2026. A ação ocorre das 8 às 17 horas e tem como foco organizar a fiação aérea e retirar cabos irregulares, obsoletos ou fora do padrão, reduzindo riscos e melhorando a segurança para quem circula pela cidade.
A Operação Limpa Fios é realizada pelo Governo de Criciúma, por meio da Diretoria de Iluminação e Monitoramento, com apoio da Celesc e de empresas de telecomunicações. A partir deste ano, a iniciativa passa a contar com duas ações por mês, garantindo continuidade ao trabalho e ampliando o alcance das melhorias.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, destaca que a intensificação da operação faz parte de uma estratégia mais ampla de organização da cidade e cuidado com a população. “A Operação Limpa Fios é uma ação estruturante que impacta diretamente a segurança, a mobilidade e a estética urbana. Ao ampliarmos a frequência das operações, estamos qualificando os espaços públicos e promovendo mais proteção para quem circula diariamente pela cidade”, pontua.
Além da Constante Casagrande, outra operação já está prevista para fevereiro: no dia 24, as equipes atuarão na rua da República e na rua Artur Souza, também das 8 às 17 horas. As intervenções deste mês priorizam o entorno do Colégio Sebastião Toledo dos Santos (Colegião), local de grande circulação de estudantes.
Durante a operação, pode haver movimentação de equipes e veículos de serviço ao longo do trecho atendido. A orientação é que motoristas e pedestres redobrem a atenção ao transitar pela via enquanto os trabalhos estiverem em andamento.

Geral
Mutirão recolhe 6,5 toneladas de itens volumosos em Morro da Fumaça
O Governo de Morro da Fumaça, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fumaf), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, recolheu 6,5 toneladas de resíduos volumosos na última semana. Entre os materiais descartados estavam sofás, camas, colchões, guarda-roupas, mesas e outros móveis sem utilidade. Durante 12 horas de mutirão, 35 famílias fumacenses foram atendidas, destinando corretamente móveis e objetos de grande porte por meio do convênio do município com o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures). O volume recolhido representa um aumento de quase 190% em relação ao primeiro mutirão realizado em novembro de 2025, quando foram coletadas 2,26 toneladas de resíduos, evidenciando a adesão da comunidade e a importância da iniciativa para o meio ambiente.
A expressiva participação dos cidadãos motivou a Fumaf a estruturar um calendário anual de coleta de volumosos, garantindo que a ação passe a ocorrer de forma contínua ao longo do ano. As próximas datas já estão definidas para 5 de março, 2 de abril, 7 de maio, 2 de julho, 6 de agosto, 3 de setembro, 1º de outubro, 5 de novembro e 3 de dezembro, ampliando o acesso da população ao serviço e fortalecendo as práticas de descarte responsável no município.
O prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, destacou a importância da iniciativa para a qualidade de vida urbana e a preservação ambiental. “Esse resultado mostra que a população fumacense entende o seu papel e quer colaborar. Quando o poder público oferece alternativas corretas, o cidadão responde. O mutirão evita o descarte irregular, melhora a qualidade de vida e saúde nos bairros e reforça nosso compromisso com a sustentabilidade”, afirmou.
Para participar das próximas edições, os moradores interessados devem realizar o agendamento prévio pelo WhatsApp (48) 99610-3267, informando nome completo, telefone, endereço e enviando fotos dos itens a serem recolhidos. A Fumaf reforça que não são contemplados na ação resíduos da construção civil, restos de poda e galhos, lixo doméstico, eletroeletrônicos ou materiais classificados como perigosos.
Outro ponto que marcou novamente o mutirão foi o estímulo ao reaproveitamento de itens. A triagem antecipada, feita a partir das imagens enviadas pelos moradores no momento da inscrição, possibilitou identificar móveis e objetos em boas condições, que foram destinados à doação. “Essa etapa é fundamental para evitar desperdícios. O que ainda pode ser utilizado ganha uma nova função, e apenas o que realmente não tem mais aproveitamento segue para o descarte correto”, explicou a diretora da Fumaf, Silvia Sartor Roseng.
Os demais materiais, incluindo recicláveis e eletrodomésticos foram encaminhados à Associação de Catadores Por um Amanhã Melhor. No local, os itens passam por desmontagem e são comercializados como sucata, gerando renda aos associados e reduzindo impactos ao meio ambiente. Já lâmpadas e resíduos específicos receberam destinação adequada nos pontos de coleta mantidos pela Fumaf em Morro da Fumaça.

-



Geral6 anos atrásEdital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-



Política4 anos atrásEdilson assume vaga na Câmara
-



Economia6 anos atrásEdital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-



Política5 anos atrásConfira os eleitos para o legislativo de Içara
-



Polícia5 anos atrásImagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-



Geral5 anos atrásConfirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-



Polícia5 anos atrásNoite de terror em Criciúma
-



Imagens8 anos atrásCidades




















