Conecte-se conosco

Últimas

Vindima Goethe 2020: Mais qualidade nas uvas e novidades na programação

Publicado

em

Urussanga

Eles vêm conquistando, aos poucos, os consumidores brasileiros e apreciadores especialmente de vinhos brancos, frisantes e espumantes. Refrescantes e aromáticos, os típicos produtos feitos com a rara variedade de uva Goethe, exclusivos da região Sul de Santa Catarina, continuam ganhando o Brasil, principalmente em estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Esta trajetória atual percorre um caminho repleto de história e reconhecimento.

Há 75 anos, o ex-presidente do Brasil, Getúlio Vargas, era um grande apreciador dos conhecidos “vinhos brancos de Urussanga”, reconhecidos com medalhas nacionais e internacionais, e implantou na cidade uma subestação de Enologia vinculada ao Ministério da Agricultura, na época, em 1942. Segundo o historiador Sérgio Maestrelli, o vinho Goethe era servido nas recepções diplomáticas no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, então sede do Governo Federal, no Jóquei Clube do Rio e nas recepções oficiais do Copacabana Palace.

Esta história de sucesso continua sendo comemorada na cidade de Urussanga com a realização da Vindima Goethe, a celebração que evidencia a colheita da uva. Em 2020, o evento chega a 12ª edição e acontecerá de 17 de janeiro a 2 de fevereiro. As condições climáticas, segundo a Epagri de Urussanga, favorecem a boa maturação das uvas e devem contribuir na qualidade.

Além de ser estendida por três finais de semana, outra novidade na programação será as ações exclusivas dentro das vinícolas. As experiências singulares contemplam colheita nos parreirais, ritual tradicional da pisa das uvas com os pés, passeios na colônia, oficinas, venda de artesanatos e produtos coloniais, exposições e manifestações artísticas, entre outras atividades.

A 12ª Vindima Goethe, em 2020, será uma realização da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

VALES DA UVA GOETHEO território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva com o objetivo de elevar a imagem deste produto distinto e raro a fim de preservar, por meio do cultivo desta tradição feito por pequenos produtores, a identidade e cultura de descendentes de italianos no sul de Santa Catarina através da vinificação e harmonização com a gastronomia típica local. As vinícolas associadas à ProGoethe são Casa Del Nonno, De Noni, Quarezemin, Trevisol e Vigna Mazon.    

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Criciúma confirma mais duas mortes por Coronavírus

Publicado

em

Criciúma

Já são 98 as mortes provocadas pelo novo Coronavírus em Criciúma. Os últimos dois casos foram confirmados nesta quarta-feira, no Boletim Epidemiológico encaminhado à imprensa.

As vítimas desta quarta-feira são uma mulher de 84 anos e outra de 91. As duas vítimas eram portadores de comorbidades e estavam internadas em leitos de UTI. Nos últimos dois dias foram cinco mortes confirmadas na cidade.

Continue Lendo

Polícia

PRF flagra pássaros silvestres em caixas de leite

Publicado

em

Tubarão

Policiais Rodoviários Federais prenderam um homem por crime ambiental. Eles faziam uma blitz de rotina quando um motorista de um polo de Criciúma desobedeceu a ordem de parada. Ele acabou parando o carro cerca de 300 metros a frente da barreira Policial e tentou dispensar em um matagal uma caixa de papelão.

O motorista foi contido e a caixa recuperada.  Nela os policiais encontraram dez caixas de leite. Dentro das embalagens estão escondidos dez pássaros Silvestres. Foram recuperados sete Bicos de Pimenta e outras três Trinca Ferro. O homem de 44 anos contou a Polícia que havia comprado as aves em Florianópolis e estava levando para Criciúma.

Diante dos fatos ele foi levado a delegacia para os procedimentos legais. 

Continue Lendo

Economia

Criciúma e Içara lideram a geração de empregos na Amrec

Publicado

em

Criciúma

Dados divulgados pelo Caged, o  Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, mostram que Criciúma e Içara foram os grandes responsáveis por impulsionar a geração de empregos na Amrec ao longo do Mês de agosto. Juntas as duas cidades geraram mais da metade dos 1,473 empregos criados nos 12 municípios da região.

Segundo o relatório Criciúma terminou agosto criando 535 vagas com carteira assinada. Içara aparece em segundo com 383. Também terminaram com saldo positivo os municípios de Urussanga (127), Siderópolis (124), Nova Veneza (114) Forquilhinha (106), Morro da Fumaça (54), Treviso (20), Orleans (13) e Cocal do Sul (12). Saldo negativo apenas em Lauro Müller (-5) e Balneário Rincão (-10).

No acumulado do ano Içara se destaca

Quando os dados levam em conta todas as vagas criadas de janeiro até agosto o grande destaque acaba ficando com Içara. Impulsionada pela vinda de grandes empresas como Atacadão e Combo a cidade acumula saldo positivo de 495 vagas. A cidade é seguida de Forquilhinha que acumula a criação de  442 vagas e Urussanga, com saldo positivo de 400 novos postos de trabalho. Nesse quesito Criciúma é o destaque negativo com o fechamento de mais de mil postos de trabalho.

Confira os dados no acumulado do ano.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com