Conecte-se conosco

Geral

Volta as aulas: Centros de Educação Infantil (CEIs) da Afasc iniciam ano letivo no dia 7 de fevereiro

Publicado

em

A partir desta quarta-feira (7), as crianças devidamente matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Afasc, darão início a um novo ano de muita alegria, novas amizades e principalmente, muito aprendizado. Neste primeiro encontro com a equipe da escola, os pequenos, que estarão em adaptação escolar, serão atendidos por meio do projeto “Criando Elos”, que foi desenvolvido pelo Departamento de Educação Infantil (DEI).

“Temos aproximadamente seis mil crianças matriculadas em nossos 40 CEIs, por isso, é necessário esse momento de adaptação. Neste primeiro momento, preparamos atividades e ações que incentivam à boa convivência. Será aproximadamente um mês para que pais e professoras promovam ações de acolhimento, para garantir o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil”, comenta a coordenadora do DEI, Andreza Dagostim.

Algumas dicas para os pais, para facilitar a adaptação escolar:

Para que a adaptação escolar não vire um processo traumático para as crianças, é necessário que os pais e professores tenham algumas atitudes para preparar os pequenos nos primeiros dias de aula.

Confira algumas dicas:

1 – Rotina

É necessário fazer ajustes na rotina da criança e adaptar seus horários de alimentação, sono, brincadeiras e tempo de tela, já que em sala de aula, existem horários a serem cumpridos.

2 – Mostrar o material escolar

Apresentar os materiais escolares (caderno, mochilas, lápis de cor, etc.) para as crianças, é um recurso muito importante. Como esses objetos são coloridos, chamam a atenção das crianças e elas ficam felizes.

3 – Mostrar a escola antes

Para já ir apresentando o ambiente escolar, os pais ou responsáveis podem passar em frente à escola com seus filhos e dizer que eles estudarão ali.

4 – A despedida pode ser diferente

Um dos momentos mais difíceis que pode gerar estresse na criança é na hora de se despedir dos pais quando chegam na escola, principalmente quando é o primeiro contato da criança com a escola. O indicado é que o pai ou responsável não saia sem dizer tchau, ou muito menos, tente sair escondido. É importante que fique claro para o pequeno que você vai embora, mas que retornará para busca-lo.

5 – Perguntas variadas à criança

Uma das formas de ajudar também na adaptação da criança na nova escola é fazer perguntas sobre como foi o dia na aula. É importante não gerar questionamentos que podem levar ao desconforto, mas sim falar de um assunto que a criança costuma ficar animada.

6 – Não associar a escola e equipe escolar a castigo

Por fim, outra atividade que pode ajudar na adaptação escolar é não associar a escola e equipe escolar a castigo ou algo ruim. O papel dos pais e professoras é ensinar a criança a importância da escola e tornar esse espaço um ambiente de aprendizado agradável e até mesmo divertido.

Geral

Centro de Inovação Criciúma ganha cores pelas mãos de artistas locais

Publicado

em

Na semana da inauguração do Centro de Inovação Criciúma (Crio), a ação A Arte de Criar levou cor às letras que identificam o ambiente. Na tarde desse domingo (21/04), cada letra foi instalada em um parque ou praça da cidade e passou pela intervenção de um artista. Amanda Milanez, Laerttes, Bruno Alvares e Gui Quadra colocaram talentos e estilos na identificação do novo equipamento de inovação da cidade. A inauguração do Crio está marcada para sexta, dia 26 de abril, às 10h.

A partir da inauguração do Crio, a Região Carbonífera ganhará mais um espaço de coesão, encontros de negócios, apoio aos empreendedores e estímulo ao desenvolvimento. A gestão dele estará sob responsabilidade da Unesc. O Centro de Inovação de Criciúma ocupa um prédio cedido pela Universidade e a implantação dele contou com recursos da própria Universidade, do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e da Prefeitura de Criciúma.

O Crio será um espaço de desenvolvimento de novas ideias, aceleração de negócios, networking, atração de talentos e criatividade. O equipamento de inovação terá pré-incubadora, incubadora, aceleradora, startups, empresas e organizações de apoio ao empreendedorismo.

O Centro de Inovação está localizado na Rua Henrique Lage, 666, próximo ao Supermercado Angeloni.

Continue Lendo

Geral

Governo autoriza 3,5 milhões em obras de infraestrutura em Criciúma

Publicado

em

Com o objetivo de garantir a mobilidade de pessoas com dificuldade de locomoção, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, implantará acessibilidade em ruas de três bairros da cidade. As comunidades contempladas serão: São Defende, Metropol e Quarta Linha. A assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das melhorias aconteceu na tarde desta segunda-feira (22), na Sala de Atos, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

“A Administração Municipal tem o compromisso de garantir acessibilidade e qualidade de vida para todos os cidadãos, independente da idade, estrutura física, limitações de mobilidade ou percepções. Esse não é um simples investimento em ruas da cidade, mas em oportunidade para que todos possam se deslocar com segurança e dignidade, sem impedimentos”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

As obras serão executadas nos seguintes pontos: ruas Lucas Peruchi, Manoel João Machado e Rodovia Luiz Rosso. Em toda a extensão das vias, serão implantadas calçadas acessíveis com piso tátil, responsável por orientar e guiar, principalmente, pessoas com deficiência visual ou baixa visão, rampas de acesso, essenciais para pessoas com dificuldade de locomoção e que dependem de cadeira de rodas, além de ciclofaixas. O investimento para a execução dos serviços é de mais de R$ 3,5 milhões, proveniente de emenda parlamentar destinada pela deputada federal Geovania de Sá.

“Criciúma terá um projeto de acessibilidade referência para os municípios. Me sinto feliz em poder contribuir para o desenvolvimento das comunidades criciumenses”, comentou a deputada federal. O prazo de execução das obras é de 180 dias.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Jóri Ramos Pereira, a empresa contratada terá seis meses para executar os serviços, que contemplam a execução de terraplanagem, base e sub-base, aterro, pavimentação asfáltica, drenagem, meio-fio e calçadas com paver e lajotas. “Com a implantação dessas melhorias, estamos construindo uma cidade mais inclusiva e acessível para todos os moradores. Contamos com a compreensão de todos durante o período de execução dos serviços”, reforçou Pereira.

Continue Lendo

Geral

Professores da Rede Estadual iniciam greve nesta terça-feira

Publicado

em

Nesta quinta-feira (4), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE) realizará uma assembleia estadual para discutir as demandas prioritárias da categoria. Entre os pontos em destaque estão a valorização da carreira, com a aplicação do reajuste do piso salarial em todos os níveis e a descompactação da tabela salarial; a revogação integral do confisco de 14% das aposentadorias; e a garantia de hora atividade para todos os professores dos anos iniciais e segundos professores, com a luta pela sua extensão a todos os profissionais da educação.

A expectativa do Conselho Deliberativo do SINTE-SC é que aproximadamente 5 mil trabalhadores da educação estejam presentes para fortalecer o apelo coletivo. O evento será aberto ao público e terá início às 14 horas na Praça Tancredo Neves, em Florianópolis. O objetivo é decidir se a categoria seguirá em negociações ou iniciará uma greve.

Segundo o coordenador do SINTE, Evandro Accadrolli, para intensificar essa iniciativa, os membros do sindicato visitaram mais de 400 escolas em todas as regiões do estado, convidando os trabalhadores/as da educação a participarem da assembleia.

“Estamos extremamente motivados e percebemos um alto nível de união entre os membros, o que nos leva a afirmar, sem hesitação, que estamos mais coesos e fortes do que nunca”, avalia. “Consideramos o ano de 2024 como o ano da carreira e a nossa agenda prioritária reflete as necessidades essenciais da nossa categoria”, conclui.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com