Conecte-se conosco

Geral

Volta as aulas: Centros de Educação Infantil (CEIs) da Afasc iniciam ano letivo no dia 7 de fevereiro

Publicado

em

A partir desta quarta-feira (7), as crianças devidamente matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Afasc, darão início a um novo ano de muita alegria, novas amizades e principalmente, muito aprendizado. Neste primeiro encontro com a equipe da escola, os pequenos, que estarão em adaptação escolar, serão atendidos por meio do projeto “Criando Elos”, que foi desenvolvido pelo Departamento de Educação Infantil (DEI).

“Temos aproximadamente seis mil crianças matriculadas em nossos 40 CEIs, por isso, é necessário esse momento de adaptação. Neste primeiro momento, preparamos atividades e ações que incentivam à boa convivência. Será aproximadamente um mês para que pais e professoras promovam ações de acolhimento, para garantir o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil”, comenta a coordenadora do DEI, Andreza Dagostim.

Algumas dicas para os pais, para facilitar a adaptação escolar:

Para que a adaptação escolar não vire um processo traumático para as crianças, é necessário que os pais e professores tenham algumas atitudes para preparar os pequenos nos primeiros dias de aula.

Confira algumas dicas:

1 – Rotina

É necessário fazer ajustes na rotina da criança e adaptar seus horários de alimentação, sono, brincadeiras e tempo de tela, já que em sala de aula, existem horários a serem cumpridos.

2 – Mostrar o material escolar

Apresentar os materiais escolares (caderno, mochilas, lápis de cor, etc.) para as crianças, é um recurso muito importante. Como esses objetos são coloridos, chamam a atenção das crianças e elas ficam felizes.

3 – Mostrar a escola antes

Para já ir apresentando o ambiente escolar, os pais ou responsáveis podem passar em frente à escola com seus filhos e dizer que eles estudarão ali.

4 – A despedida pode ser diferente

Um dos momentos mais difíceis que pode gerar estresse na criança é na hora de se despedir dos pais quando chegam na escola, principalmente quando é o primeiro contato da criança com a escola. O indicado é que o pai ou responsável não saia sem dizer tchau, ou muito menos, tente sair escondido. É importante que fique claro para o pequeno que você vai embora, mas que retornará para busca-lo.

5 – Perguntas variadas à criança

Uma das formas de ajudar também na adaptação da criança na nova escola é fazer perguntas sobre como foi o dia na aula. É importante não gerar questionamentos que podem levar ao desconforto, mas sim falar de um assunto que a criança costuma ficar animada.

6 – Não associar a escola e equipe escolar a castigo

Por fim, outra atividade que pode ajudar na adaptação escolar é não associar a escola e equipe escolar a castigo ou algo ruim. O papel dos pais e professoras é ensinar a criança a importância da escola e tornar esse espaço um ambiente de aprendizado agradável e até mesmo divertido.

Geral

Tsunami meteorológico assusta e deixa estragos em praias de Jaguaruna

Publicado

em

Na madrugada desta segunda-feira ,02, moradores da região de Jaguaruna, no Litoral Sul de Santa Catarina, presenciaram um raro e inesperado fenômeno natural: um tsunami meteorológico. Por volta da 1h da manhã, o mar avançou de forma súbita e percorreu uma longa extensão em direção ao continente.

De acordo com a Central de Monitoramento da Defesa Civil, a estação maregráfica de Balneário Rincão registrou um aumento de 1 metro no nível do mar em poucos minutos. O evento ocorreu em condições incomuns, já que os modelos meteorológicos não indicavam maré alta ou agitação marítima.

Os meteorologistas da Defesa Civil explicam que o fenômeno foi causado por uma intensa Linha de Instabilidade  presente na região naquele momento. Essas linhas, formadas por tempestades alinhadas, geram alterações bruscas na pressão atmosférica e ventos fortes. Esse conjunto de fatores cria pulsos de pressão que se propagam no oceano, amplificando as ondas à medida que se aproximam da costa.

“Quando há uma ressonância quase perfeita entre a velocidade da linha de instabilidade e das ondas no oceano, o efeito é intensificado, causando um avanço súbito do mar”, explicou o meteorologista Caio Guerra.

Apesar da raridade, outros tsunamis meteorológicos já foram registrados no Litoral Sul de Santa Catarina, especialmente na primavera. O mais recente ocorreu em novembro do ano passado, no município de Laguna.

Felizmente, o evento desta madrugada não causou danos significativos nem deixou feridos. As autoridades reforçam a importância do monitoramento constante das condições meteorológicas e da conscientização da população sobre como agir em situações semelhantes.

Continue Lendo

Geral

Expectativa de vida do brasileiro sobe para 76,4 anos, diz IBGE

Publicado

em

A expectativa de vida do brasileiro aumentou para 76,4 anos para os nascidos em 2023, superando os 75,5 anos para quem nasceu em 2022.

Para a população masculina, a esperança de vida passou de 72,1 anos, para 73,1 anos . Já para as mulheres, o ganho foi um pouco menor: passando de 78,8 anos para 79,7 anos, na mesma comparação.

A pesquisa Tábuas da Mortalidade 2023, divulgada nesta sexta-feira, 29, pelo IBGE, traz as expectativas de vida nas idades até 90 anos para o Brasil. E o importante… o resultado é usado como um dos parâmetros para calcular o valor das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social.

A gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Izabel Marri, explica que a recuperação desse indicador, a partir de 2022, reflete a redução do excesso de mortes causado pela pandemia de covid-19, para ambos os sexos.

Marri destacou que, na comparação com o ano de 1940, quando a expectativa de vida para ambos os sexos era de 45,5 anos, houve um aumento de 30,9 anos.

Sobre a mortalidade infantil, em 2023, a probabilidade de um recém-nascido não completar o primeiro ano de vida, era de 12,5 óbitos para cada mil nascimentos. Em 1940, a taxa de mortalidade infantil era de 146,6 óbitos para cada mil nascimentos. Houve uma redução de 91,5%.

Outra informação que merece destaque, é que, em 2023, os homens, de 20 a 24 anos de idade, tinham quatro vezes mais chances de morrer do que uma mulher do mesmo grupo de idade.

O estudo também mostra que a expectativa de vida dos idosos aumentou em 9,3 anos, de 1940 a 2023.

Continue Lendo

Geral

Tempo melhora amanhã e chuva retorna na sexta-feira

Publicado

em

A primeira semana de dezembro começa com céu nublado e risco de chuva no Sul de Santa Catarina. A informação é do Meteorologista Márcio Sonego. Segundo ele a semana também terá temperaturas mais agradáveis. “Tempo instável hoje, com melhor já a partir de amanhã. Temperaturas ficam mais amenas na terça e na quarta-feira. Quinta já volta a esquentar com termômetros marcando 30 graus de máxima”, adianta.

O dia mais quente da semana será a sexta-feira. As máximas devem bater nos 36 graus; um calorão que serve de aviso para a passagem de uma nova frente fria. “Ainda na quinta-feira o tempo muda com riscos de algum temporal para a região. Fim de semana será marcado por tempo fechado e com chuva na região”.

Continue Lendo

ADSAAA

ADS1

Mais vistos