Conecte-se conosco

Geral

Canal Auxiliar do Rio Criciúma: obras entram na fase final no bairro Santa Bárbara

Iniciativa tem como objetivo aumentar a capacidade de escoamento do rio, proporcionando uma medida preventiva contra inundações

Publicado

em

O primeiro lote de obras da terceira etapa no Canal Auxiliar do Rio Criciúma, no bairro Santa Bárbara, está na reta final e prestes a ser concluído. A iniciativa tem como objetivo aumentar a capacidade de escoamento do rio, proporcionando mais segurança aos moradores em dias de fortes chuvas. O investimento totaliza R$ 4.539.895,74, proveniente de um convênio firmado entre a Prefeitura de Criciúma e a Caixa Econômica Federal (CEF). “É fundamental reconhecer o papel significativo dessa obra na proteção dos criciumenses contra os efeitos das chuvas intensas e no fortalecimento da infraestrutura urbana”, afirma o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli, após a conclusão da etapa de concretagem e da etapa de aterro das margens, a próxima fase envolverá a construção das calçadas, caixas de boca de lobo e, posteriormente, as contenções, finalizando, assim, a preparação da base para a pavimentação da rua Artur Pescador. “Estamos dedicados a assegurar o sucesso desse projeto e a buscar soluções que contribuam para o bem-estar de todos”, pontua.

Sobre o Canal Auxiliar

O Canal Auxiliar é a obra de macrodrenagem do Rio Criciúma. Segundo dados levantados durante o estudo para o prolongamento do canal, as enchentes que ocorriam com frequência na bacia eram resultados do rápido crescimento da cidade.

O novo Canal Auxiliar do Rio Criciúma surgiu como solução para o problema das enchentes. As obras começaram na região central, em uma extensão de 1,7 mil metros. Além da implantação do canal, foram construídas quatro pontes e realizado o desassoreamento do rio entre a Avenida Centenário e a rua Araranguá. Na segunda etapa, em 2017, a obra cobriu 780 metros do rio entre as ruas Vitório Serafim e Ângelo Peruchi, no bairro Santa Bárbara.

“Em suma, o Canal Auxiliar do Rio Criciúma desempenha um papel vital na gestão das águas pluviais da cidade, contribuindo para a proteção e o desenvolvimento sustentável de Criciúma e de sua população”, ressalta o prefeito.

Geral

CDL celebra 45 anos com homenagem a ex-presidentes

Publicado

em

De Clube de Dirigentes Lojistas de Içara a uma das maiores entidades empresariais da cidade, a CDL tem 45 anos de muitas conquistas. Além de oferecer serviços focados na segurança comercial e a promoção do comércio, a CDL imprimiu a sua marca na arrecadação de donativos para pessoas atingidas pela enchente de 1996; no furacão Catarina, em 2004; implantação do Corpo de Bombeiros em Içara; a duplicação da BR-101 e da SC-445; a doação de cestas básicas na pandemia e mais recentemente na ajuda à reconstrução do Rio Grande do Sul.

Alguns destes momentos foram celebrados com o encontro dos presidentes que estiveram na liderança do movimento lojista. O evento enalteceu o trabalho que cada um realizou com um jantar festivo na noite desta quarta-feira, dia 27. Além da entrega de certificados, a entidade também foi homenageada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina pela atuação na cidade e a integração regional.

“Cada liderança contribuiu com visão, inovação e compromisso, construindo uma trajetória sólida que reflete a união e o esforço conjunto dos associados. Celebrar este marco é reconhecer a importância do trabalho coletivo e da continuidade das ações que fazem da CDL um pilar indispensável na vida empresarial e comunitária de Içara”, ressalta o presidente da CDL, Paulo Roberto Brígido.

“Içara tem uma CDL ativa, que reflete a pujança da cidade e a importância que tem para o estado. A dedicação e o comprometimento de todos que fazem parte dessa história, iniciada no dia 9 de agosto de 1979, valoriza o associativismo, impulsiona o empreendedorismo, fortalece o movimento lojista e contribui com o desenvolvimento socioeconômico da cidade e região”, completa o presidente da FCDL, Onildo Dalbosco Júnior.


Galeria de ex-presidentes

  • Agilmar Pedro Viana (2001/03 – 2003/05 – 2010)
  • Aldo Vânio de Souza (1995/97)
  • Alexandre Fernandes (2017/18 – 2019/20)
  • Antônio Luiz Casagrande (1982/83 e 1984/85)
  • Augusto da Luz (1989/91 – 1991/93)
  • Celso Luiz da Silva (1987/88 – 1988/89 – 1993/95 e 1999/01)
  • Jader Ednei de Souza (2006/07 – 2008/10)
  • José Dionísio Cardoso (1997/99 e 2011/12)
  • Nereu Casagrande (1981/82, 1985/86 e 1986/87)
  • Paulo Roberto Brígido (2013/14 – 2015/16 – 2021/22 – 2023/24)
  • Santos José da Silva (1983/84)
  • Vanderlei Jorge De Luca (1979/81)
Continue Lendo

Geral

Cerimônia de troca da Bandeira do Brasil marca início da Semana da Pátria em Criciúma

Publicado

em

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza neste domingo (1º) a abertura oficial da Semana da Pátria no município. A cerimônia, que inicia as comemorações da independência do Brasil, será realizada às 17h, no Parque da Prefeitura, em Criciúma.

O Desfile Cívico Militar será no sábado (7), data que marca a Independência do Brasil, a partir das 8h, na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações, no bairro Próspera.

Continue Lendo

Geral

HSJosé presta atendimento de excelência ao paciente renal crônico

Publicado

em

O Hospital São José de Criciúma é reconhecido pelo serviço de qualidade que oferece a quem dele necessita. É referência em diversas áreas da saúde e se consolida cada vez mais na prestação de serviços de Alta Complexidade. Entre essas áreas está a Nefrologia.

O serviço de Nefrologia o HSJosé oferece à comunidade, desde o atendimento ambulatorial inicial que envolve consultas médicas e métodos diagnósticos, até os complexos tratamentos de diálise e transplante renal. Tudo realizado levando em consideração um serviço de excelência, focado na segurança, humanização e bem-estar do paciente.

No Dia Nacional da Diálise, lembrado em 29 de agosto, a médica nefrologista, responsável técnica pelo serviço de nefrologia do HSJosé, Dra. Cassiana Mazon Fraga (CRM I 9170/RQE I6382), reforça a importância da especialidade para a saúde, bem-estar e qualidade de vida dos pacientes.

“O HSJosé se consolida cada vez mais como referência em atendimento às doenças renais. Hoje temos um serviço de Nefrologia que oferece pessoal tecnicamente capacitado e equipamentos de última geração e tecnologia. Realizamos todos os tipos de Terapia Renal Substitutiva como: hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal. Fazemos parte do programa do governo estadual da Linha de Cuidado ao Doente Renal Crônico de Santa Cataria”, explica a médica nefrologista, responsável técnica pelo serviço de nefrologia do HSJosé, Dra. Cassiana Mazon Fraga (CRM I 9170/RQE I6382).

Equipe multiprofissional capacitada

Atualmente, o HSJosé conta com uma equipe multiprofissional especializada e capacitada para o diagnóstico e o tratamento de qualquer doença renal. É um cuidado que se estende a todos que precisam deste serviço.

“Para os pacientes que precisam de diálise, temos o setor de hemodiálise com seu parque composto 100% de máquinas novas, adquiridas recentemente, com tecnologia de ponta, o que permite individualizar o tratamento para os pacientes. O setor de hemodiálise do serviço conta com cinco médicos nefrologistas capacitados e três enfermeiros especialistas, além de toda equipe multiprofissional como nutricionistas, psicólogas e assistente social.

O setor de Nefrologia conta também com uma equipe especializada em diálise peritoneal como explica a médica nefrologista Dra. Thatyana Wendhausen e a enfermeira Cristiane Oliveira que são as responsáveis por esse tratamento. “Neste tipo de tratamento, somos referência para toda região que abrange os municípios desde Palhoça a Passo de Torres. Atualmente o serviço de diálise do HSJosé tem aproximadamente 230 pacientes que realizam entre hemodiálise e diálise peritoneal e que contam com toda a qualidade em equipamentos e capacidade técnica da equipe”, reforçam.

De acordo com Dra. Cassiana, o HSJosé também é referência no Sul do estado no transplante renal. “Neste ano de 2024 estamos nos aproximando do 90º transplante realizado na instituição o que tem melhorado muito a qualidade de vida de pacientes que realizam este tratamento e não mais precisam se deslocar para outras cidades. Isto tem fortalecido o HSJosé como centro transplantador”, esclarece a especialista.

Saiba mais:

O Dia Nacional da Diálise é celebrado anualmente na última quinta-feira do mês de agosto, com o objetivo de conscientizar sobre doenças renais e prevenir o seu agravamento, fatores de risco, comorbidades e a diálise.

Continue Lendo

Mais vistos