Conecte-se conosco

Últimas

Confirmada data de Festival de Teatro

Publicado

em

O Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado divulgou hoje (17/05) o período em que irá realizar o Festival Nacional de Teatro Revirado. O Festival, que comemora os 20 anos de fundação do Grupo de Teatro, acontecerá de 16 a 23 de setembro em vários municípios da região. A pretensão é que o festival conte com a participação de 17 grupos de teatro do Brasil e da Argentina, mas tudo depende de um financiamento coletivo, que terminará em 20 dias.

A campanha para arrecadação de recursos para Festival Nacional de Teatro está sendo feita por meio do site catarse.me/festivalrevirado, onde qualquer um pode ajudar. Segundo Reveraldo Joaquim, os municípios que receberão o festival, ainda não está totalmente definido, mas que visitas estão sendo feitas. “Já visitamos alguns municípios e estamos sendo bem recebidos por onde passamos, mas ainda faltam alguns lugares”, explicou.

Sarau dia 27 de maio

No final do mês o grupo fará um grande Sarau no bairro Nossa Senhora da Salete, sede do grupo, onde apresentará gratuitamente o espetáculo “Arroz e Feijão em: Colapso no Sistema”. Onde será oferecido um carreteiro gratuitamente a comunidade, por meio da Cooperja.

O Grupo e festa de 20 anos

O grupo de Teatro Cirquinho do Reverado, de Criciúma, completa 20 anos de fundação no ano de 2017 e para celebrar a data a companhia realizará um Festival Nacional de Teatro, em parceria com diversos artistas e instituições parceiras da região carbonífera. Serão oito dias de evento, sendo que no último acontece a Revirada Cultural, com 12 horas de programação ininterrupta, com as mais diversas artes. O evento será financiado coletivamente por meio da plataforma Catarse (Catarse.me/festivalrevirado).

“Ao todo, serão mais de 100 artistas envolvidos em 34 apresentações teatrais. Estimamos que cerca de 15 mil pessoas terão acesso a programação culturais que serão apresentadas em diversos locais, como escolas, centros comunitários, universidades, empresas, e praças de toda a região”, afirma a atriz e cofundadora do Grupo Yonara Marques, que lembra que o festival será feito para a comunidade e pela comunidade. “Por isso precisamos da contribuição de todos”, explica Yonara Marques dizendo que as doações via catarse é bem, e que todos podem apoiar.

O Catarse

O Catarse é uma plataforma de financiamento coletivo. O projeto do cirquinho está no ar no endereço – https://www.catarse.me/festivalrevirado. O apoio é possível da aquisição de cotas, que vão de R$ 30 reais até 5mil reais, sendo que cada cota terá sua respectiva recompensa que vai de broches, camisetas, participação em oficinas e até o direito de escolher o local de uma apresentação do Festival Nacional de Teatro.

Entretenimento

Contação de Histórias Vivencial encanta em Siderópolis e região e convida para apresentação final no dia 15/12

Após seis apresentações marcantes, o projeto, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, encerra sua temporada no próximo domingo, 15 de dezembro, às 15h, no Espaço Aurora, com a última apresentação do ano aberta ao público.

Publicado

em

Foto: Marcos Dagostin

A Contação de Histórias Vivencial – O Universo Encantado de Aurora tem emocionado crianças e adultos em Siderópolis e região, oferecendo uma experiência inovadora que alia cultura, educação e natureza. Após seis apresentações marcantes, o projeto, contemplado pela Lei Paulo Gustavo – LPG – D+ SC/2023, encerra sua temporada no próximo domingo, 15 de dezembro, às 15h, no Espaço Aurora, com a última apresentação do ano aberta ao público.

O público foi impactado com seis apresentações especiais

Desde sua pré-estreia, o projeto tem conquistado diferentes públicos:           

  • 23 de novembro, às 16h – Pré-estreia no Espaço Aurora, Siderópolis/SC
  • 26 de novembro, às 14h30 – 1ª Apresentação: EEBM Sara Bom Moretti de Siderópolis/SC – Espaço Aurora, Siderópolis/SC
  • 30 de novembro, às 14h30: 2ª Apresentação apresentação: Associação Beneficente Nossa Casa de Criciúma/SC –  Associação Beneficente Nossa Casa – Criciúma/SC
  • 03 de dezembro, às 14h30: 3ª Apresentação: EEBM Jorge Biff de Siderópolis/SC – EEBM Jorge Biff – Siderópolis/SC 
  • 05 de dezembro, às 14h30: 4ª Apresentação: APAE e CRAS de Siderópolis/SC – Espaço Aurora, Siderópolis/SC
  • 15 de dezembro, a 5ª apresentação promete encerrar a temporada de forma especial, às 15h para o público geral.

Um vínculo com a natureza através da arte

Crianças da APAE e CRAS de Siderópolis/SC no encontro realizado no dia 05 de dezembro. Foto: Marcos Dagostin

O projeto apresenta a história de Aurorinha, uma menina que, ao lado de sua amiga Borboleta Azul, descobre a magia da amizade e uma conexão especial com a natureza. A narrativa, que se desenvolve no Bosque Encantado, permite que o público vivencie a história em um formato imersivo, caminhando pelo espaço e interagindo com os cenários descritos.

“Acreditamos que as crianças precisam conhecer e amar a natureza antes de aprenderem a protegê-la. Essa experiência vivencial desperta um vínculo emocional poderoso com o ambiente, algo essencial para inspirar atitudes conscientes no futuro”, explica Adiana Garlini, idealizadora do Espaço Aurora e coautora do roteiro. Ela também destaca a importância de conectar o projeto ao ODS 15, que trata da proteção da vida terrestre: “A preservação dos ecossistemas e da biodiversidade depende de uma educação ambiental que sensibilize e engaje as novas gerações.”

As crianças precisam conhecer e amar a natureza antes de aprenderem a protegê-la. Foto: Foto: Marcos Dagostin

Para o diretor do projeto, Clairton Rosado, a abordagem vivencial da contação de histórias é uma ferramenta educativa poderosa. “Quando o público se encontra no mesmo cenário em que a história acontece, ele vive a narrativa de forma mais intensa e significativa. Essa imersão amplia a percepção e reforça a conexão lúdica e educativa com os valores transmitidos pela história.”

Última apresentação será no dia 15 de dezembro

A última apresentação de O Universo Encantado de Aurora ocorrerá no domingo, 15 de dezembro, às 15h, no Espaço Aurora, em Siderópolis.

Em caso de chuva, o evento será realizado na casa do Espaço Aurora, parte integrante do cenário da história.

Ficha técnica:
Direção: Clairton Rosado
Texto e Roteiro: Adiana Garlini e Clairton Rosado
Contadora de Histórias – Borboleta Azul: Adiana Garlini
Contadora de Histórias – Fada Narizinho: Gabriele Damin de Souza
Cenário e Figurinos: Gabriela D’Agostin Batista
Trilha Sonora Original: Vitor Nesi
Apoio: Espaço Aurora e Melancia Produções Culturais

O projeto reafirma o compromisso de aliar arte e educação para promover uma consciência ambiental transformadora. Venha participar deste momento especial e encerrar o ano com uma experiência inesquecível.

Continue Lendo

Geral

Criciúma confirma mais duas mortes por Coronavírus

Publicado

em

Criciúma

Já são 98 as mortes provocadas pelo novo Coronavírus em Criciúma. Os últimos dois casos foram confirmados nesta quarta-feira, no Boletim Epidemiológico encaminhado à imprensa.

As vítimas desta quarta-feira são uma mulher de 84 anos e outra de 91. As duas vítimas eram portadores de comorbidades e estavam internadas em leitos de UTI. Nos últimos dois dias foram cinco mortes confirmadas na cidade.

Continue Lendo

Polícia

PRF flagra pássaros silvestres em caixas de leite

Publicado

em

Tubarão

Policiais Rodoviários Federais prenderam um homem por crime ambiental. Eles faziam uma blitz de rotina quando um motorista de um polo de Criciúma desobedeceu a ordem de parada. Ele acabou parando o carro cerca de 300 metros a frente da barreira Policial e tentou dispensar em um matagal uma caixa de papelão.

O motorista foi contido e a caixa recuperada.  Nela os policiais encontraram dez caixas de leite. Dentro das embalagens estão escondidos dez pássaros Silvestres. Foram recuperados sete Bicos de Pimenta e outras três Trinca Ferro. O homem de 44 anos contou a Polícia que havia comprado as aves em Florianópolis e estava levando para Criciúma.

Diante dos fatos ele foi levado a delegacia para os procedimentos legais. 

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos