Política
Acélio Casagrande recebe prefeitos da Amrec
O secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, recebeu nesta quarta-feira, 17, na sede da Secretaria de Articulação Nacional (SAN), em Brasília, oito prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). No encontro, debateram a pauta de prioridades da região, também discutidas na XX Marcha dos Prefeitos. “O Acélio foi muito receptivo ao pleito da região de apoio ao carvão e abriu um novo canal para os prefeitos buscarem recursos em Brasília”, falou o presidente da Amrec e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin.
Conforme Acélio, um trabalho constante junto ao Ministério de Minas e Energia (MME) e presidência da República será realizado para que seja criada, o quanto antes, a política nacional do carvão mineral. “Isto é urgente. O setor está sofrendo perdas, crises e retrocessos devido à falta de atenção do Governo Federal”, comentou.
Participaram do encontro os prefeitos Agenor Coral, de Morro da Fumaça; Luiz Gustavo Cancellier, de Urussanga; Valdir Fontanella, de Lauro Müller; Jorge Koch, de Orleans; Rogério Frigo, de Nova Veneza; Dimas Kammer, de Forquilhinha; e Hélio Roberto Cesa, de Siderópolis. O diretor Executivo da Amrec, José Roberto Madeira acompanhou os prefeitos
Política
Novos secretários são empossados em Siderópolis
Na manhã desta terça-feira, dia 14, novos secretários foram oficialmente empossados em Siderópolis, marcando mudanças nas Secretarias de Obras e Saúde. Gean Marcelo Bernardino foi nomeado secretário de Obras, enquanto Tayná Consoni assumiu a Secretaria de Saúde.
A antiga secretária de saúde, Fernanda Frello Venturini, que anteriormente acumulava pastas de Saúde e Assistência Social, volta a assumir exclusivamente a Assistência Social. As demais secretarias do município permanecem com seus respectivos titulares.
Atualmente, Siderópolis conta com oito secretarias, Saúde, Assistência Social, Obras e Serviços Municipais, Agricultura e Meio Ambiente, Administração, Finanças, Educação e Desenvolvimento Urbano e Habitação.
“Com essas mudanças, reafirmamos nosso compromisso com a excelência na gestão pública e no atendimento à nossa comunidade. Tenho certeza de que Gean e Tayná trarão ainda mais eficiência e inovação”, mencionou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.
Sobre os novos secretários
Tayná Consoni, tem 26 anos, é bacharel em Enfermagem pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), formada em julho de 2022. Atuou como enfermeira assistencial em uma Unidade Básica de Saúde de Siderópolis e, há aproximadamente um ano e meio, coordena a Atenção Básica no município. Com experiência em gestão e dedicação à saúde pública.
Gean Marcelo Bernardino, tem 43 anos, é técnico em edificações e em montagem e manutenção de sistemas de gás combustível. Possui experiência em empresas dos setores bancário e de vendas. Há cinco anos, atua como comerciante no ramo automobilístico.
Política
Criciúma realiza primeira ação do ano para acolher moradores em situação de rua
Nesta sexta-feira (10), as Secretarias de Assistência Social e Saúde, realizaram ação de abordagem de rua, com a participação do prefeito Vagner Espíndola, o Vaguinho, e do vice-prefeito Salésio Lima.
As equipes percorreram os bairros Centro, Santa Luzia, Próspera e Pinheirinho com o objetivo de oferecer apoio e assistência a pessoas em situação de rua. Durante a ação, 15 moradores aceitaram a internação voluntária e foram encaminhados para os leitos clínicos contratados pela Prefeitura.
A operação foi coordenada pelos secretários Dudi Sônego (Assistência Social) e Deivid Freitas (Saúde), com apoio de equipes formadas por assistentes sociais, enfermeiros e médicos, que formalizavam a documentação para a condução imediata assim que o morador concordava com o acolhimento.
O prefeito Vagner autorizou a contratação de 150 leitos para ampliar o atendimento. Com os novos 15 internados, o número de pessoas acolhidas chega a 59. A Secretaria de Assistência Social estima que cerca de 280 moradores vivam em situação de rua na cidade. Novas operações estão previstas para as próximas semanas.
Em contato direto com os moradores abordados, o prefeito ressaltou a importância de ações humanizadas. “Nós, gestores públicos, temos a responsabilidade de não desistir das pessoas, transformar realidades e acolher sentimentos, sempre focando na segurança da população e evitando o aumento dos moradores de rua”, afirmou Espíndola. O prefeito destaca também o compromisso da gestão em promover ações firmes e resolutivas, oferecer oportunidades de recuperação e dignidade para quem enfrenta a vulnerabilidade social.
Uma campanha de conscientização será lançada na próxima semana para orientar as pessoas a não oferecer esmolas. O material também vai comunicar sobre os novos processos da gestão quanto às abordagens e divulgar contatos da assistência social para denúncias.
Política
Setores de Cirurgias e Tratamento Fora Domicílio de Criciúma atenderão em novo local
As atividades do Setor de Cirurgias e Tratamento Fora Domicílio (TFD) da Rede Municipal de Saúde serão transferidas para novo local. O atendimento ao público, realizado no Paço Municipal Marcos Rovaris, está suspenso nesta sexta-feira (10), para a transferência dos móveis e equipamentos, bem como para organização da nova sala. O retorno das atividades dos setores está previsto para segunda-feira (13), no Edifício Millenium, no centro de Criciúma.
É a partir do setor de Cirurgias e Tratamento Fora Domicílio que a população tem acesso a serviços especializados em outros municípios, quando a cidade não possui profissionais para atender determinada demanda. Devido à necessidade de um espaço mais amplo para ofertar um atendimento ainda mais humanizado e de melhor qualidade à população. O serviço será transferido para o Edifício Millenium, localizado na área central do município, na Rua Coronel Pedro Benedet, nº 505.
O atendimento ao público do setor de Cirurgias e Tratamento Fora Domicílio será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. A sala está localizada no térreo do edifício. “É imprescindível que tenhamos um espaço mais adequado para atender a uma demanda muito específica da nossa população. Em um espaço amplo, que também possibilita mais conforto aos pacientes”, conta o secretário municipal de Saúde, Deivid Freitas.
-
Geral4 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política3 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia5 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política4 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia4 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia4 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens7 anos atrás
Cidades