Conecte-se conosco

Geral

Estudantes apresentam trabalhos durante a 3ª edição da Feira do Jovem Empreendedor

Publicado

em

Os estudantes do Projeto Jovem Empreendedor da rede municipal de ensino vão encerrar as atividades de 2025 com a 3ª edição da Feira do Jovem Empreendedor, nesta quinta-feira (13), às 18h30, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Durante o evento, os alunos apresentarão os resultados dos projetos desenvolvidos ao longo do ano em forma de pitch, uma breve exposição das ações realizadas.

Cada edição do projeto propõe uma temática diferente. Em 2025, o foco dos trabalhos foi voltado a campanhas voluntárias e mídias sociais, incentivando o uso da tecnologia para ações solidárias. Cada escola participante contou com uma empresa apadrinhada, que acompanhou o desenvolvimento das atividades durante todo o ano.

“O Clube do Jovem Empreendedor é um exemplo de como a educação pode transformar diferentes realidades e contribuir para o desenvolvimento não apenas dos estudantes, mas também das empresas participantes e da cidade. Formar jovens qualificados para o mercado de trabalho é sinônimo de investir no futuro do nosso município”, pontua o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

Os estudantes criaram suas próprias campanhas voluntárias com o apoio dos professores – desde o planejamento até a divulgação e execução das ações. “A Feira do Jovem Empreendedor não será apenas um momento para a apresentação dos projetos dos alunos, ela será uma vitrine para mostrar o potencial de uma juventude incentivada a empreender e que buscar um futuro ainda melhor para a cidade a cada dia”, destaca a coordenadora do Clube do Jovem Empreendedor, Rúbia Acordi.

Aprendizado na prática

Criado em 2022, o Clube do Jovem Empreendedor se consolidou como uma iniciativa inovadora da rede municipal de ensino. O projeto nasceu de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o objetivo de aproximar os estudantes do universo do empreendedorismo e estimular o protagonismo juvenil.

“A meta do projeto é que, a cada ano, mais escolas da rede municipal, estudantes e empresas possam participar, contribuindo para a troca de aprendizado e experiências enriquecedoras”, explica a secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette.

Os encontros são destinados aos estudantes das turmas de sétimo e oitavo ano e acontecem uma vez por semana, no contraturno escolar. As aulas são conduzidas por professores capacitados, com formação e planejamento semanal. Com materiais do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido pelo Sebrae, o clube busca aprimorar o conhecimento dos alunos para o ambiente profissional de forma dinâmica, com atividades e campanhas elaboradas ao longo do ano letivo.

Confira os projetos desenvolvidos pelas escolas

EMEB Adolfo Back
Empresa apadrinhada: Farben Tintas
Projeto: adoção de pets e campanha de respeito aos animais

EMEB Ângelo de Luca
Empresa apadrinhada: USIPE
Projeto: arrecadação de bolachas para a Casa Guido

EMEB Érico Nonnenmacher
Empresa apadrinhada: Radar
Projeto: campanha de doação de sangue no Hemosc

EMEB Filho do Mineiro
Empresa apadrinhada: Plasson do Brasil
Projeto: arrecadação de alimentos para o Asilo

EMEB Hercílio Amante
Empresa apadrinhada: UFOWAY
Projeto: arrecadação de produtos de higiene para a Nossa Casa

EMEB José Contin Portella
Empresa apadrinhada: Damyller
Projeto: plantio de mudas de árvores nativas

EMEB Luiz Lazzarin
Empresa apadrinhada: Innova Corporate S/A
Projeto: campanha de conscientização contra jogos de aposta virtuais

EMEB Padre José Francisco Bertero
Empresa apadrinhada: PLASCIN
Projeto: biblioteca comunitária (doação de livros literários)

EMEB Professor Vilson Lalau
Empresa apadrinhada: PROCER
Projeto: Arrecadação de tampinhas para a Rede Feminina de Combate ao Câncer

EMEB Professora Iria Zandomênego de Luca
Empresa apadrinhada: Empresa Rio Deserto
Projeto: doação de ração para cachorro de ONGs

EMEB Professora Lili Coelho
Empresa apadrinhada: Sindiceram
Projeto: divulgação de vagas da EJA

EMEB Serafina Milioli Pescador
Empresa apadrinhada: Transportes Francisconi
Projeto: arrecadação de alimentos para a LBV

Geral

Alerta Sanitário: Cocal do Sul confirma dois casos de esporotricose transmitida por gatos e amplia ações de prevenção

Publicado

em

A Secretaria de Saúde de Cocal do Sul confirmou dois casos de esporotricose no bairro Boa Vista. A doença, uma micose causada por fungos, é transmitida principalmente por gatos e pode atingir também humanos.

Após a confirmação, a equipe municipal iniciou uma série de ações de orientação e prevenção, que serão ampliadas para todos os bairros do município, incluindo o Centro.


Como Ocorre o Contágio e Sinais da Doença

O médico veterinário Eduardo Bez Birolo, coordenador do Sistema de Inspeção Municipal, explicou que o contágio ocorre por meio de arranhaduras, mordeduras ou contato direto com feridas de gatos infectados.

  • Nos animais (gatos): Surgem feridas de difícil cicatrização.
  • Em humanos: Aparecem nódulos e úlceras nos braços, mãos ou rosto.

O tratamento é possível e deve ser iniciado o quanto antes, com acompanhamento veterinário para os animais e médico para os humanos.

A secretária de Saúde, Giovana Galato, ressaltou a necessidade de atenção: “Essa doença é tratável, mas exige atenção. O cuidado precisa ser coletivo, entre a população, os profissionais e o poder público”.

Medidas de Prevenção e Suspeita

As ações de prevenção começaram no Boa Vista, onde os casos foram confirmados após a captura de animais com lesões e a confirmação do diagnóstico pela equipe de endemias.

A Secretaria de Saúde alerta para as seguintes medidas preventivas:

  • Evitar o contato direto com gatos lesionados.
  • Usar luvas ao manusear animais.
  • Manter os animais doentes isolados e tratados.
  • Reforçar a guarda responsável para evitar o abandono.

A população deve comunicar qualquer suspeita de gato com feridas ou lesões à unidade de saúde mais próxima para que a Vigilância Epidemiológica possa realizar a captura e o encaminhamento para avaliação.

Continue Lendo

Geral

Coopercocal nas Escolas: Projeto leva cooperativismo e sustentabilidade para 1.300 alunos do Sul catarinense

Publicado

em

A Coopercocal está fortalecendo o projeto “Coopercocal nas Escolas“, com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e sustentáveis. Nesta edição de 2025, a iniciativa deve alcançar cerca de 1.300 alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) em 15 escolas dos municípios de Cocal do Sul, Urussanga e São Simão (Criciúma).

As visitas, que se iniciaram na semana passada, seguem até esta sexta-feira (14), levando informações e valores de forma lúdica.


Novidades e Personagens Lúdicos

O projeto é conduzido pelo presidente da Coopercocal, Altair Lorival de Melo (Belha), e pela coordenadora Jéssica Lima, que visitam as escolas na companhia do mascote Benjamin e da abelhinha autista Mel.

A novidade deste ano é uma revistinha educativa, entregue a todos os alunos. A publicação traz atividades de colorir, jogos e desafios com foco em:

  • Sustentabilidade
  • Inclusão
  • Cooperativismo

Jéssica Lima destacou a interação das crianças: “É uma oportunidade de plantar valores importantes desde cedo, de uma forma leve e educativa”.

O presidente Belha reforçou que as crianças são o futuro do cooperativismo. “As crianças demonstram um grande interesse pelos temas e isso mostra que estamos no caminho certo. É agora que precisamos plantar essa semente de consciência e cooperação.”

Continue Lendo

Geral

Estudantes de Siderópolis aprendem planejamento financeiro e matemática na prática

Publicado

em

Os 120 estudantes da Escola Sara Bom Moretti vivenciaram, recentemente, uma experiência prática de compra e venda ao “irem ao mercado fazer compras”. Utilizando dinheiro fictício, os alunos foram ao “Mercado do Seu Alfabeto”, como parte da atividade do projeto Sarau Literário, que vem sendo desenvolvido durante todo o ano.

A partir do livro “O Aniversário do Seu Alfabeto”, escrito por Amir Piedade, e que foi utilizado antecedendo e preparando as crianças para a dinâmica, foram desenvolvidas atividades voltadas à ortografia e à ampliação do vocabulário. Conforme uma das professoras que está a frente das iniciativas, Jane Farias, o projeto que envolve os seis professores do período da tarde, vem promovendo novas experiências de aprendizagem por meio da contação de histórias, vivências práticas e integração entre diferentes áreas do conhecimento.

A dinâmica ainda envolveu conceitos fundamentais de educação financeira e matemática, como planejamento de gastos; soma e subtração de valores; comparação de preços; e cálculo e recebimento de troco. “Os produtos disponibilizados eram lúdicos e concretos, e a partir deles, foi trabalhado o gênero textual rótulo, explorando suas características, finalidades e a forma como ele está presente no nosso cotidiano”, explicou Jane.

Antes da atividade ir ao mercado, foram realizadas diversas dinâmicas, onde as turmas realizaram compras de ingredientes para preparar receitas em sala de aula, com o auxílio das professoras. Conforme a diretora da escola, Dani Oliveira, o mercado se tornou um ambiente de interação, estratégias e descobertas, para que as crianças aprendam brincando, desenvolvendo autonomia, responsabilidade e criatividade.  

“As atividades foram marcadas por entusiasmo, participação ativa e a certeza de que o aprendizado se torna ainda mais significativo quando envolve a imaginação, a ludicidade e o vínculo entre alunos, professores e o ambiente escolar”, garantiu a diretora, reforçando que o Sarau Literário reafirmou seu papel de promover o gosto pela leitura e de transformar o conhecimento em vivências reais e prazerosas.

Secretaria de Educação

Conforme a Secretaria de Educação de Siderópolis, a ação já é derivada do projeto “Ler é uma verdadeira aventura”, de 2023, que estimula o hábito da leitura. O projeto corrobora o compromisso do Cantinho da Leitura, do Ministério da Educação (MEC), e está de acordo com o novo currículo da Escola em Tempo Integral, que foi elaborado com a participação do corpo docente da escola e Secretaria Municipal de Educação de Siderópolis.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos